O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

10 dicas para garantir fotos incríveis no pré-wedding

Viver os preparativos do casamento é uma delícia!

Cada minuto entre o noivado e o grande dia é especial e deve ser aproveitado ao máximo. Um período cheio de emoção e descobertas, onde o tempo parece voar.

Assim como o casamento, esta fase única também merece ser registrada. Um dos objetivos do pré-wedding é exatamente eternizar essa fase cheia de emoções. Existe coisa melhor do que dar uma pausa na correria dos preparativos do casamento e curtir um dia a dois?

noivos sorrindo
Vinicius Donha

Para que as fotos fiquem perfeitas, basta esvaziar a mente e se entregar à experiência. Nada de ficar pensando nos detalhes da cerimônia ou da festa do casamento. Conversamos com o fotógrafo Vinicius Donha sobre as principais dicas para um ensaio pré-wedding dos sonhos. Ele é um mestre na arte de captar os momentos mais especiais e a essência do casal diante da câmera.

Fotografia de casamento: Perguntas antes de assinar o contrato

First Look: Ensaio fotográfico antes da cerimônia

Making of do casamento: Devo fotografar esse momento?

Especialista em contar histórias de amor de maneira autoral, utilizando a fotografia documental e lifestyle, ele elaborou um guia prático com 10 dicas especiais para o ensaio pré-wedding. Um compilado de dicas práticas, feito especialmente para você que está prestes a subir ao altar. Confira!

noivos na chuva, segurando guarda-chuva transparente
Vinicius Donha

Timidez diante das câmeras 

Eis um dos principais dilemas dos noivos na hora de optar pelo pré-wedding.

A vergonha em ser fotografado acaba, muitas vezes, falando mais alto. Uma boa notícia é que o ensaio de fotos pode ser especial até mesmo para aqueles que evitam os flashes. A timidez não é um fator limitante para um resultado incrível – muitas vezes, exatamente aí que mora o charme dos noivos.

Transbordando amor e felicidade, as imagens do pré-wedding são encantadoras. Elas são tão bonitas que, muitas vezes, passam a ser mais do que boas recordações. A beleza dos cliques é tanta que os noivos optam por compartilhá-los com seus amigos e familiares.

noiva tomando café e e noivo sorrindo
Vinicius Donha

1 – É hora de relaxar

É comum que a ansiedade e o nervosismo aumentem à medida que o casamento se aproxima. A preocupação em excesso faz com que os noivos deixem de curtir momentos importantes e que deixarão saudades. Definitivamente, o pré-wedding é um deles.

Encare a experiência do ensaio fotográfico como um presente especial para vocês. É hora de relaxar e curtir esse momento diferente e cheio de novidades! Junto com seu fotógrafo, defina o estilo das fotos, escolha um local bem bacana e deixe todas as preocupações de lado. “Sempre fazemos questão de reservar um dia inteiro para o ensaio. Assim, os noivos podem aproveitar e reduzir o nível de estresse às vésperas do casamento, explica o fotógrafo Vinicius Donha.

2 – Quanto mais intimidade, melhor

“Quando o casal faz o pré-wedding, eles não se sentem muito constrangidos com a nossa presença durante o casamento. Isso é muito importante, já que, entre o making of e a festa, são quase 12 horas juntos”, esclarece Vinicius Donha. A sintonia com o fotógrafo é essencial para garantir um resultado cheio de emoção.

Conhecer pessoalmente os profissionais que estarão envolvidos durante o pré-wedding pode deixar tudo mais leve e gostoso. Nossa dica é: agende uma reunião para discutir sobre as principais ideias, sonhos e expectativas em relação ao ensaio de fotos. Tenha certeza que isso fará a diferença para clicks mais espontâneos e descontraídos entre vocês. A sessão costuma durar, em média, três horas.

noivos com meias divertidas tomandocafé da manhã
Vinicius Donha

3 – O melhor lugar do mundo

Não existem regras para definir o local do pré-wedding. Pode ser uma praia paradisíaca, um cenário deslumbrante ou a própria casa de vocês. Desde os lugares mais espetaculares até os mais singelos, o mais importante é que ele tenha um significado especial para vocês.

“Podemos sugerir alguns locais, mas preferimos quando os noivos já vêm com ele definido. Algo que faça sentido para eles, que esteja relacionado à história deles”, comenta o fotógrafo Vinicius Donha. Algumas sugestões seriam: o lugar onde vocês se conheceram, onde tiveram o primeiro encontro ou o primeiro beijo são ótimas opções.

Como escolher o local do pré-wedding?

Se vocês amam o litoral, faz todo o sentido escolher as praias como destino para o pré-wedding. Do contrário, não faz muito sentido. “Nós tivemos um casal que o noivo era apaixonado por aviação e a noiva trabalhava como aeromoça. Eles não faziam ideia da locação do espaço para as fotos e nós sugerimos que o ensaio acontecesse no hangar do Campo de Marte, em São Paulo. Eles toparam na hora e estão super empolgados com a ideia”, conta o fotógrafo Vinicius Donha.

silhueta dos noivos com por-do-sol ao fundo
Vinicius Donha

O mais importante? Que o local tenha alguma ligação com a história de vocês.

“Outra sugestão que já fizemos foi fotografar em Campos do Jordão, cidade que o casal sempre passava as férias de inverno desde que se conheceram. Uma história curiosa e super diferente foi um casal que já estava na fase de montar o apartamento durante os preparativos para o casamento. Nós captamos esse momento e fotografamos com o apartamento em obras para eternizar essa fase tão especial para eles”, diz o fotógrafo.

4 – Se você é tímido, seu lugar é aqui

Fotografias espontâneas são um dos fatores mais importantes para um ensaio emocionante e cheio de significado. Mas, afinal: como conseguir ser descontraído se vocês morrem de vergonha das câmeras?

“Não adianta falar para ele parar de ser tímido, isso não funciona”, diz o fotógrafo Vinicius Donha. O segredo é conseguir captar sua essência e garantir clicks que irão surpreendê-los. “Sempre me lembro de um noivo que, ao receber as fotos, teve a reação mais inesperada possível. Ele disse que era a primeira vez em que se via nas fotos e tinha gostado do resultado. Ele conseguiu se ver no nosso olhar de fotógrafos. O melhor presente que podemos receber”, conta.

Na maioria das vezes, os homens são os primeiros a descartar a possibilidade do pré-wedding. Se esse é o seu caso, um bate papo com a equipe de fotografia pode ajudá-lo a entender a importância do ensaio de fotos. Além disso, ele poderá ouvir experiência de outros noivos e conferir o resultado final. Quem sabe ele não se anima também?

noivos sorrindo
Vinicius Donha

5 – Be yourself: Seja você mesmo

Difícil encontrar alguém que tenha tamanha intimidade com uma câmera fotográfica, a ponto de se sentir à vontade diante dela. É praticamente impossível ser espontâneo ao ver aquela lente enorme apontada em sua direção.

Como já falamos, no pré-wedding é essencial que o clima de descontração se faça presente. Quanto mais espontâneos os registros, melhor o resultado. Eis a dúvida que não quer calar: o que fazer para conseguir atingir o resultado esperado? Como passar longe das fotos posadas, sem expressão ou sentimento?

A grande sacada é focar na personalidade dos noivos. “Não faz sentido fazer fotos iguais se as pessoas não são iguais. O nosso dever é fazer com que se sintam à vontade. Desempenhando um trabalho de direção aliado a arte de fotografar”, explica Vinicius Donha. Nessa hora, a experiência e o talento do profissional de fotografia podem fazer muita diferença em deixá-los à vontade – ou não.

6 – Sinergia do casal com o fotógrafo

Estreitar a relação com seu fotógrafo faz toda a diferença. Este é um ponto importante – e que merece atenção especial. “A partir do momento que o casal fecha o contrato, nós criamos mais intimidade com eles. Vamos conversando e buscando informações sobre seus gostos pessoais e aquilo que faz sentido para eles”, comenta Vinicius Donha.

A proximidade realmente influencia no resultado final do pré-wedding. Por isso, quanto mais o profissional conhecer vocês, maiores as chances dele conseguir capturar sua essência. Saber cada detalhe desta história de amor, também é primordial.

“Na reunião de briefing, buscamos quem são eles, como se conheceram, qual é o relacionamento com a família”, comenta o fotógrafo Vinicius Donha. A partir daí, fica mais fácil planejar o ensaio e fazer sugestões de temas e locais que realmente tenha a ver com vocês.

noivos com balão de coração
Vinicius Donha

7 – Fotos do pré-wedding na hora certa

Dois a três meses antes do casamento.

“É o momento perfeito em que a ansiedade e a expectativa dos noivos estão a mil”, comenta o fotógrafo Vinicius Donha. Com as emoções à flor da pele, os registros sempre ficam mais sensíveis e românticos. Em cada foto e em cada olhar, dá para perceber os sentimentos do casal. É tão gostoso quando o ensaio traduz exatamente aquela sensação boa, não é mesmo? O amor, a alegria e a cumplicidade que estão sentindo naquele momento tão especial em suas vidas.

Outra vantagem de fazer o pré-wedding com antecedência é usar as imagens no site de casamento, no Save the Date ou até mesmo na decoração da festa.

8 – Vale a pena investir?

Na hora de fechar o ensaio pré-wedding, a questão financeira acaba pesando na decisão. Ao avaliar o investimento total, infelizmente, ele é uma das primeiras coisas a ser descartadas pelos noivos.

É importante ter em mente o significado deste momento nos preparativos para o grande dia. Se o seu critério para desistir de viver esta experiência for o custo, vale bater um papo com seu fotógrafo. Antes de tomar a decisão, pergunte para o profissional o que ele pode fazer por vocês. “Não queremos que eles se arrependam por conta da situação financeira”, explica o fotógrafo Vinicius Donha.

noivos trocando carinho
Vinicius Donha

9 – À busca do dia perfeito

Não existem regras para eleger o melhor dia e lugar para seu pré-wedding.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, sábados e domingos não são os melhores dias para isso. Vale pensar com carinho na possibilidade de eleger um dia da semana para se dedicar ao ensaio. “Caso os noivos consigam conciliar com o trabalho e os demais compromissos, fica perfeito!”, afirma o fotógrafo Vinicius Donha.

Os locais públicos – como praças, parques ou praias – são sempre os favoritos dos noivos. Nesses casos, a nossa dica é sempre escolher dias e horários mais tranquilos, em que o fluxo de pessoas seja o menor possível. Isso ajuda a deixá-los mais à vontade – além da paisagem totalmente exclusiva para vocês!

10 – Contrate o olhar do fotógrafo

Imagens do Pinterest e do Instagram são pura inspiração!

É muito comum as noivas mostrarem como referência para seus fotógrafos. A boa notícia é que dá para conseguir um bom resultado misturando imagens autorais – e também registrar aquelas que você tanto sonhou.

É importante ter em mente que ao contratar um fotógrafo, você e seu noivo estarão contratando o olhar dele. “Trazer uma referência para o fotógrafo é muito válido, mas tudo deve ser avaliado e ponderado com os noivos. A conversa com o casal é muito importante!”, comenta Vinicius Donha.

Para não haver nenhum tipo de atrito ou arrependimento, nossa dica é sempre alinhar as expectativas. É importante entender que o trabalho do profissional contratado consiste em fotografar o casal e contar sua história sob a ótica dele.

noivos tímidos
Vinicius Donha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride