O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
Casamento & Dinheiro
DressGo
Tips For Bride

5 principais erros na organização financeira do casamento

Percebo que uma das maiores mudanças para os noivos que acabaram de se casar não é a aliança no dedo, passar a morar juntos e muito menos o estado civil, o que altera mesmo na vida deste casal é ter que arcar com todas as responsabilidades de uma nova família. Logo começam a chegar as primeiras contas de luz, telefone, celular, TV a cabo, condomínio e por aí vai…. Muitos começam já no primeiro mês a cometer pequenos erros de organização financeira, que logo vão se transformando em uma bola de neve. Dificilmente eles já terão alguma experiência em organizar suas próprias finanças, já que muitos, antes do casamento, ainda viviam na casa de seus pais e não estavam acostumados a pagar nem a sua própria academia. Então, alguns equívocos acabam comprometendo a saúde financeira do casal, que já começa uma nova vida com o pé esquerdo….

huffingtonpost.com
huffingtonpost.com
  1. Gastar sem limites

Pela falta de experiência anterior em gerenciar seus compromissos financeiros e o seu próprio dinheiro, alguns casais se perdem nas contas e acabam gastando mais do que suas rendas lhe permitiriam. É comum, para aqueles que resolvem ter uma conta conjunta, que ambos contem com aquele mesmo saldo no banco e acabem gastando esse montante dobrado. Ao perguntar para jovens casais quais eram seus limites de gastos, muitas vezes eles não sabiam responder essa questão. (Na verdade, até para casais nem tão jovens assim….)

  1. Nem olhar a conta corrente com medo do furo que possa encontrar

Alguns casais são tão desligados com sua situação financeira que nem olham a conta corrente para saber como está a situação. Outros, por já saberem que o rombo é iminente, nem olham pra não se aborrecerem. Pensam que “o que os olhos não vêem, o coração não sente”, mas aí é que se enganam, pois o bolso sente – e muito, devido aos juros astronômicos do cheque especial!

  1. Não ter o hábito de lançar suas despesas na planilha de fluxo de caixa

Esse erro, na verdade se divide em dois:

a) O primeiro é para os casos em que o casal só lança suas despesas fixas na planilha e esquece dos itens supérfluos. Estes gastos – para os quais não recebemos boletos – podem se configurar em 40% das despesas de uma família, como jantares, presentes, roupas etc. E, portanto, o casal tem uma sensação de que está gastando muito menos, ou de até estar poupando, mas na verdade, está gastando bem mais do que imagina. Alguns também consideram os gastos recorrentes, mas esquecem dos extraordinários, como viagens, festas, obras, compra de móveis, dentre outros.

b) O segundo é para os que nem têm uma planilha financeira. Neste caso, a situação é ainda mais crítica, pois o casal não tem ideia nem de seus gastos do dia a dia. Se um dos dois, ou ambos, forem autônomos ou empresários, aí então, podem nem saber quanto ganham….

  1. Não investir um tempo para organizar as finanças

Normalmente investimos tanto de nosso tempo para ganharmos nosso suado dinheirinho e não nos dedicamos nem um minuto para cuidar dele… É preciso se organizar, fazer planos e cálculos, conciliar as contas e faturas de cartão de crédito!

  1. Não conversar sobre questões ligadas a dinheiro

Por último e talvez o mais importante é não conversarem sobre dinheiro em casa. Isso muitas vezes ainda é um tabu em muitos lares. Já trabalhei para várias famílias em que um não sabia nem o quanto o outro ganhava. Isso acaba levando à infidelidade financeira, quando um esconde do outro a real situação de suas finanças. Veja aqui o que escrevi para o Tips for Bride sobre Infidelidade Financeira.

Espero que esta pequena lista abra os olhos desta nova família para que possam viver com bastante saúde financeira e em paz com as questões relativas ao dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride