O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Anel de noivado: Solitário é a única opção dos noivos?

Se você está noiva e prestes a viver o dia mais especial da sua vida, já sentiu a emoção de ser pedida em casamento! É um dia tão maravilhoso e mágico que é difícil acreditar que seja verdade, não é mesmo? Por mais que existam algumas exceções, eis uma tarefa que ainda fica a cargo dos homens. Pedir a namorada em casamento com um anel de noivado e aquele tradicional solitário. A imagem perfeita para um dia inesquecível! Mas, afinal, o anel solitário é a única opção para o famoso anel de noivado?

anel de noivado solitário para casamento em ouro branco e diamante

No Brasil, há alguns anos, o noivado era selado exclusivamente com um par de alianças douradas – que seria o mesmo usado no dia do casamento. Há quem prefira seguir a moda americana e presentear a noiva com um lindo anel de brilhantes! Seja qual for a escolha, uma coisa é certa: será o início de uma etapa maravilhosa. A pedido do blog de casamento Tips for Bride, conversamos com o Henrique Murgel, da joalheria Brazil & Murgel, sobre o tema. “O pedido de casamento nem sempre precisa ser feito com um anel solitário clássico. O anel é mais uma maneira de eternizar o momento com uma joia que dure por gerações. Sendo assim, o mais importante é que essa joia tenha a ver com o casal e carregue um significado legal”, explica.

Confira nosso bate-papo com as principais dúvidas sobre anel de noivado e solitário:

O que caracteriza um anel de noivado?

O protagonismo de uma gema é a principal característica de um anel de noivado. A ideia mais tradicional costuma ser a de um anel em ouro branco com um diamante redondo em destaque, mas esquecendo um pouco as convenções e pensando no que essa peça realmente significa, ela é a joia que será dada para marcar o pedido de casamento. Sendo assim, o mais interessante é que ela seja feita de acordo com o gosto, a personalidade e a história dos noivos, o que abre a possibilidade para se utilizar outras pedras, outras lapidações, tons de ouro diferentes e, inclusive, novos formatos, fugindo um pouco do solitário clássico. Tudo para deixar a peça mais personalizada e fazer com que ela conte uma história mais completa.

É fundamental ter alguma pedra para caracterizar um anel de noivado?

Não necessariamente. O mais comum é que o anel tenha uma pedra, mas se a pessoa não gosta ou não faz questão de ter um diamante aparente, sem problemas. Não há motivos para seguir regras em uma peça que é tão pessoal, feita para um momento tão marcante e íntimo.

anel de noivado solitário para casamento em ouro amarelo e diamante anel de noivado solitário para casamento em ouro branco e diamante anel de noivado solitário para casamento em ouro branco e diamante

Quais são as pedras mais procuradas para o anel de noivado?

O diamante é sempre a pedra mais procurada, mas às vezes nos pedem para usar outras pedras por causa da cor favorita, para lembrar a cor dos olhos ou porque uma determinada pedra tem um significado importante para a pessoa. Esses motivos já nos levaram a usar outras pedras, como topázio, turmalina paraíba, ametista e água-marinha.

Depois dos tradicionais solitários, quais seriam os tipos de aneis mais procurados para noivado?

A maior parte das pessoas que nos procuram chega com a ideia de dar algo diferente do solitário clássico. Os noivos nos procuram com a ideia de fazer um anel personalizado, que traga no desenho um conceito que faça sentido ao casal, algo que carregue um significado, que tenha uma história por trás.

Qual seria uma boa dica para ajudar na escolha dos noivos que querem surpreender? O que levar em consideração?

Costumamos dar uma espécie de consultoria aos noivos que querem surpreender na escolha do anel de noivado. Durante uma conversa, ele nos conta sobre a noiva, sobre sua personalidade e estilo de vida. São muitos os fatores que podem indicar a melhor escolha da joia. Pensando no lado prático, por exemplo, é importante levar em consideração se a noiva tem o costume de usar peças mais suntuosas ou se ela prefere as mais delicadas. Esse costume pode ocorrer devido ao gosto ou por alguns aspectos do dia a dia, como a sua profissão, por exemplo.

anel de noivado solitário para casamento em ouro amarelo e diamante anel de noivado solitário para casamento em ouro branco e diamante

A versatilidade é outro ponto interessante a se pensar. O solitário, por exemplo, por ser um anel mais fino e delicado, é mais fácil de combinar com outras joias. Não deixamos de lembrá-los que, depois do anel de noivado, espera-se a chegada das alianças e muitas noivas gostam de continuar usando o anel de noivado em conjunto 😉

Qual o prazo para entrega de peças sob medida?

Depende muito da necessidade do cliente. Alguns ainda não escolheram uma data e não têm muita pressa, então podemos fazer todo o processo com mais calma. Outros nos procuram já com uma data mais próxima estabelecida ou com uma viagem marcada. Mas sempre recomendamos: o tempo ideal é de 1 a 2 meses antes do pedido para os processos de criação, confecção de modelos e peça final.

anel de noivado solitário para casamento em ouro branco e diamante

O que é levado em consideração para criar um anel personalizado para a noiva?

Sempre começamos esse processo com uma conversa bem informal, quando reunimos a maior quantidade de informação possível sobre a noiva e sobre o casal. Perguntamos como se conheceram, há quanto tempo estão juntos, algumas histórias interessantes sobre o relacionamento dos dois, como é a personalidade dela, o que ela gosta de usar, como é seu dia a dia… São vários detalhes que nos ajudam a conhecer o casal e criar a peça que tenha mais a ver com a história dos dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride