O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Aquarela em convites: Tendência para casamentos

Imprimir a personalidade do casal em todos os detalhes do casamento é uma das maneiras de encantar os convidados e deixá-los realmente surpresos com a cerimônia e a festa. O convite é a primeira impressão que seus amigos e familiares terão do grande dia – e, a cada dia, cresce o número de opções e alternativas para transmitir a ideia do casamento, seja em relação ao estilo, ao local da cerimônia, ao estilo de vida e gostos pessoais dos noivos.

Uma das grandes tendências no mercado é o desenvolvimento de um desenho específico como identidade visual para o convite e toda a papelaria, utilizando a aquarela como pintura. Fica extremamente charmoso, sofisticado e, claro, seus convidados se sentem únicos e muito especiais por compartilhar esse momento com vocês. Fizemos uma entrevista com a designer Susana Fujita, que há alguns anos, desenvolveu a técnica e se consagrou no mercado com seus belíssimos e encantadores desenhos de aquarela em convites e em outros itens:

casamento-convites-aquarela-11casamento-convites-aquarela-10casamento-convites-aquarela-9casamento-convites-aquarela-8

Quando vocês começaram a criar convites com aquarela? De onde surgiu a inspiração?

Começamos a pensar em aquarela há pouco mais de dois anos. A inspiração surgiu através das ilustrações que meu pai fazia quando eu era criança. Na época, eu achava tudo aquilo mágico, eu desejava entrar nas paisagens que ele pintava. Recentemente pedi para meu pai fazer uma ilustração e apliquei ao convite. Foi como se aquele meu sonho de entrar em suas pinturas tivesse se realizado. Foi a realização de um grande sonho.

Seu pai é o artista responsável pelas criações. Como funciona o processo criativo em aquarela? Todas as etapas são artesanais?

O processo criativo tem a ver com as experiências e lembranças das pessoas envolvidas. Desperta um sentimento nostálgico e o processo é de descoberta mútua. A partir de uma foto ou uma imagem, podemos apresentar um esboço em grafite e, depois, para a fase da pintura. Alguns noivos participam ativamente durante todo o processo, já outros preferem confiar no dom e na intuição do artista. O resultado final é emocionante para ambas as partes.

O convite é uma parte da identidade visual da papelaria do casamento. Como é o processo de replicar a aquarela em outros itens (necessaires, bolsas, tags)?

Cada material possui uma forma diferenciada de impressão. No papel usamos o processo gráfico tradicional (serigrafia, digital etc), em tecidos usamos a sublimação e em tags a impressão digital. Cada produto exige um profundo conhecimento do processo de impressão.

Qual é o tempo médio para criar uma identidade visual de casamento com aquarela?

Depende muito da complexidade de cada projeto. Precisamos de pelo menos três semanas para alinhar as ideias e colocá-las no papel em forma de convite.

casamento-convites-aquarela-3casamento-convites-aquarela-5casamento-convites-aquarela-4

Se comparado com o convite tradicional, conseguimos dar uma estimativa de qual seria a diferença percentual entre os dois orçamentos?

A diferença no orçamento não está de fato na aquarela. O valor da pintura é fechado de acordo com a complexidade do projeto. Na matéria-prima e no processo gráfico não há diferença em comparação a um convite tradicional.

O convite com aquarela é mais indicado para que tipos de cerimônia?

É indicada para qualquer tipo de cerimônia, da moderna à tradicional. A presença de uma imagem cheia de significado no convite desperta um sentimento de cuidado, aconchego e aproximação. É comum escutarmos comentários do tipo “o convite é a cara dos noivos” ou “o convite é tão lindo, imagine como será o casamento”.

Para casamentos modernos, na praia e no campo, podemos explorar cores vivas e contrastantes. Para cerimônias tradicionais podemos fazer adornos para compor as iniciais ou ilustrar um pequena parte da igreja. O resultado final é surpreendente.

Vocês sentem um aumento no número de noivas que optam pela aquarela nos convite? Se sim, conseguiríamos ilustrar com algum dado percentual, por exemplo?

Sinto que o mercado está carente de produtos diferenciados. Ninguém está interessado em fazer um convite igual ao da amiga. Todos querem que a papelaria e o casamento imprimam a personalidade do casal. Este movimento fez com que a procura por convites aquarelados aumentasse consideravelmente. Atualmente, de dez noivos que nos procuram, pelo menos metade tem interesse em desenvolver uma pintura exclusiva para usar no grande dia.

casamento-convites-aquarela-7casamento-convites-aquarela-2casamento-convites-aquarela-6

Créditos das fotos: Susana Fujita
Susana Fujita e seu pai na confecção das aquarelas. (Créditos das fotos: Susana Fujita)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride