O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
BLOG DO NOIVO
Blog do Noivo
Tips For Bride

Conheça todos os tipos de nós em gravatas: Dica especial para noivos

Engana-se quem pensa que estar deslumbrante em seu grande dia é uma preocupação exclusiva das noivas. Acredite se quiser, mas, de uns tempos pra cá, além de começar a se interessar e participar das decisões ligadas ao casamento, os noivos também passaram a se preocupar mais com o traje escolhido para dizer o tão sonhado SIM. É verdade que a grande maioria deles ainda prefere apostar na segurança de um terno tradicional. Mesmo assim, é possível surpreender e dar seu toque pessoal ao look. Como? Usando um nó de gravata diferenciado!

tipos de nó de gravata para noivo fotografia preta e branca pai e filho durante making of
Pinterest
tipos de nó de gravata para noivo camisa branca making of casamento
Produtora 7
tipos de nó de gravata para noivo com terno vinho
Rafael Ohana

Discretos e muito elegantes, eles são uma ótima alternativa para quem procura algo que fuja do tradicional, mas não tem coragem de ousar aderindo à tendência dos ternos coloridos para noivos. Ao contrário do que se imagina, as opções de formato e tamanhos são muitas. Uma grande variedade capaz de satisfazer até mesmo os noivos mais exigentes. Você já deve estar curioso para conhecê-los, não é mesmo?

tipos de nó de gravata para noivo com borboleta com caveiras e colete marinho
Key Design

Para te ajudar a eleger um para chamar de seu e subir ao altar cheio de estilo e elegância, reunimos algumas inspirações. Uma seleção de modelos que combinam com os mais diversos tipos de traje e de celebração. É escolher aquele que mais te agrada e já começar a se imaginar no altar, ansioso e muitíssimo bem vestido, aguardando a tão esperada entrada de sua futura esposa!

tipos de nó de gravata para noivo com camisa branca com bolso
Katy Tesser
tipos de nó de gravata para noivo com terno preto e flor na lapela
PxHere

Os queridinhos dos noivos

Assim como tudo no mundo, a moda também evolui. Prova disso são os inúmeros modelos de nós de gravata que foram surgindo ao longo do tempo. A maioria deles parecidos uns com os outro, mas, com detalhes diferentes que, às vezes, de tão pequenos, acabam passando desapercebidos. Para facilitar a sua escolha, separamos apenas os mais tradicionais e utilizados para casamentos. Modelos que caem bem em todos os tipos de noivo e que podem ser facilmente combinados com diferentes estilos de ternos e demais complementos.

tipos de nó de gravata noivo com borboleta branca e terno bege
Marcos Araújo
tipos de nó de gravata para noivo com camisa branca em making of de casamento
Marcos Araújo

Nó simples

Como o próprio nome sugere, é o mais básico, fácil e prático de fazer. Considerado o modelo mais tradicional de todos, é também o mais versátil. Fica bonito na maioria das gravatas e se adequa a todos os tipos de colarinho. Além disso, cai bem em todas as ocasiões. Ou seja, optar por ele é garantia de sucesso! Pequeno e discreto, é o mais indicado para homens com pescoço curto, principalmente se o acessório for confeccionado em um tecido mais encorpado.

tipos de nó de gravata para noivo passo-a-passo simples
Augusto Camiseiro
tipos de nó de gravata para noivo com terno azul
Pinterest

Windsor

Se você procura por algo mais formal, elegante e sofisticado, acaba de encontrar. Feito com laçada dupla, este modelo é mais largo e imponente, o que faz dele perfeito para casamentos. Também conhecido como nó cheio, é indicado para gravatas confeccionadas em tecidos finos e combina melhor com camisas mais sofisticadas que tenham colarinhos espaçados. Apesar das inúmeras vantagens, caso você seja baixinho ou tenha pescoço curto, melhor dar preferência a um outro tipo.

tipos de nó de gravata para noivo passo-a-passo windsor
Augusto Camiseiro
tipos de nó de gravata para noivo com terno preto em making of de casamento
Diego Peixoto

Meio Windsor

Oferecendo elegância e formalidade na medida certa, esta opção é prefeita para quem busca fugir do tradicional, porém, mantendo a discrição. Conhecido também como nó francês, oferece mais volume e um toque de estilo ao visual. O único problema é que não é com tudo que ele caiu bem. Isso mesmo, apesar de ser bastante versátil, por ter um tamanho mediano, combina melhor com peças mais finas e menos expessas – como as do tipo slim – ficando rente ao colarinho.

tipos de nó de gravata para noivo passo-a-passo semi-winderson
Augusto Camiseiro
tipos de nó de gravata para noivo fotografia branca e preta
Amazing Fotografia

Italiano

Bonito e elegante são os adjetivos que melhore definem este tipo de nó. Bastante usado pelos noivos, este modelo está entre os mais complexos de se fazer, mas, acredite, o esforço vale a pena.  Para garantir ainda mais classe e sofisticação ao visual, aposte em camisas que fujam do modelo tradicional. As de colarinhos largos são a melhor pedida, nesse caso.

tipos de nó de gravata para noivo com camisa branca
Pinterest
tipos de nó de gravata para noivo camisa branca e colete bege
Singular 8

Borboleta

Queridinho dos noivos, atualmente, este tipo de nó confere um ar mais moderno e chique ao visual.  Muito versátil, ele vai bem em todos os ambientes – dos mais formais aos casuais. Para garantir uma produção estilosa, basta combiná-lo a uma camisa clara e um smoking preto. Se você faz o tipo ousado, vale apostar em um look mais descontraído com colete, suspensório ou até mesmo uma flor na lapela.

tipos de nó de gravata para noivo passo-a-passo borboleta
Augusto Camiseiro
tipos de nó de gravata para noivo com borboleta xadrez e terno preto
Pinterest
Tips For Bride

Alugar a roupa do noivo: Saiba tudo e tire suas dúvidas!

Há alguns anos, nós sabemos que o noivo era considerado apenas um coadjuvante no dia do casamento – e também durante os preparativos do grande dia. Graças a Deus que os tempos mudaram e, hoje em dia, o mercado voltado para os noivos é cheio de possibilidades. São tantas opções que, muitas vezes, é difícil escolher a melhor opção. Quando pensamos no look do noivo, é comum surgir a dúvida clássica: alugar ou comprar? O que vale mais a pena?

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma

Basicamente, a resposta é: depende. Para ajudar a sanar todas as dúvidas a respeito desse dilema, conversamos com a Cris, da Villa Roma. Se você ainda não conhece, é uma loja super descolada de locação de trajes masculinos, localizada em Limeira, no interior de São Paulo. É fácil se perder – e sair de lá absolutamente encantado – entre tantas opções de trajes e acessórios masculinos. Seja para noivos, pais ou padrinhos, em casamentos mais clássicos ou mais descontraídos, é certeza de um look simplesmente perfeito!

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma

Comprar ou alugar: Eis a questão!

Entre comprar e alugar um traje masculino, alguns fatores devem ser colocados em perspectiva para ter certeza da escolha. O estilo da cerimônia e o perfil do noivo são determinantes. “Se o noivo tem o hábito de usar terno e vai trabalhar em cima de cores mais básicas – como o preto, o cinza e o marinho, não tem a ver partir para a linha de locação. Agora, para casamentos durante o dia, no campo ou na praia, são outras propostas. São peças que, às vezes, a locação é mais interessante”, explica Cris, da Villa Roma.

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma

Apostar em tons mais claros – como o linho e o azul – é garantia de sucesso para cerimônias durante o dia e realizadas ao ar livre. Nesses casos, a locação seria o mais indicado, já que dificilmente esse look seria usado numa outra ocasião. A regra vale basicamente para todos os homens do casamento: noivo, pais e padrinhos. Por isso, o mais importante é ter em mente o estilo do casamento e levar em consideração o dia a dia do noivo. Depois disso, optar pela melhor escolha para você: locação, compra ou feito totalmente sob medida!

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma

Consumo consciente no caminho do altar

O dia do casamento é um dos momentos mais importantes e inesquecíveis de um casal. Além disso, ficará como um registro para as próximas gerações de filhos e netos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher o look dos noivos. Muitos casais optam pela compra do vestido de noiva e do traje masculino, sem pensar duas vezes. A nossa dica é: pare e pense. Especialmente para o homem, avalie se realmente você irá aproveitar aquele look em outras ocasiões. Pensando justamente nisso, é que a Villa Roma adota uma filosofia de consumo consciente.

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma

“Não tem porquê um noivo ou um padrinho comprar um traje, sendo que ele não tem o hábito de usar terno no dia a dia. É bem mais prático e mais inteligente a locação”, sugere Cris, da Villa Roma. No caso de cores específicas para os padrinhos, a dica é ainda mais valiosa – já que dificilmente eles usarão novamente esses trajes. “A gente avalia e conversa com o casal sobre o estilo da cerimônia, o local, o horário e também procura saber como é o vestido da noiva. Tudo para poder alinhar e ficar em harmonia”, explica.

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma

Decidi comprar o traje do noivo!

Caso você já tenha pensado sobre essa possibilidade e, definitivamente, a locação não se encaixe no seu perfil – temos uma dica para você! São algumas sugestões de quem realmente entende do assunto para que sua compra seja certeira. “Um bom corte, um tecido bacana e um caimento legal. Acho que isso define uma compra bacana para o noivo”, explica Cris, da Villa Roma. Nesses casos, a nossa dica é optar sempre por tons mais básicos e que poderão ser usados em outras ocasiões – como o preto, o grafite ou o azul marinho.

locação de trajes masculinos para noivos modernos no interior de sp na villa roma em limeira
Villa Roma
Tips For Bride

Terno branco para noivo: Usar ou não usar, eis a questão!

Foi-se o tempo em que tomar decisões para o grande dia era responsabilidade única e exclusiva da noiva. Ainda bem que é cada vez mais comum o noivo participar da deliciosa fase dos preparativos do casamento – inclusive com dicas, palpites e sugestões. Dentre todas as etapas, uma das mais esperadas pelo noivo é a escolha do look para subir ao altar.

Eis um assunto que preocupa a grande maioria dos homens que está prestes a se casar, não é mesmo? Nós sabemos que fazer esta escolha não é uma tarefa assim tão fácil, principalmente se você é daqueles que têm medo de errar e acaba sempre apostando no mais básico e tradicional. Dentre as muitas dúvidas que costumam surgir, uma das mais frequentes é: usar ou não um terno branco?

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Pinterest

A cor branca é o verdadeiro símbolo do casamento, tradicional e super bem aceita nos vestidos de noiva. No entanto, é motivo de polêmica e divide opiniões quando o assunto é o traje eleito pelo noivo para o grande dia. Se você gosta da ideia de trocar o clássico terno preto por algo branco, vai adorar o post de hoje. Nós reunimos todas as dicas e sugestões de quando usar e quando não usar, além de inspirações para todos os estilos de noivos e casamento.

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Divulgação / Feel Good Fashion

Uma relação de amor e ódio

Há quem diga que não há coisa mais deselegante do que noivo com traje branco. Para a grande maioria dos especialistas no assunto, esta quebra de paradigma só é permitida caso se trate de um casamento militar. Daí, não existe muitas possibilidades de escolha, né?

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Leandro Lima Fotografia

Por outro lado, existe quem ache uma bobagem essa história de que, para estar elegante, é preciso usar um traje convencional. Os tempos mudaram, a moda é cíclica e se renova a cada dia… Há, inclusive, quem defenda o uso do branco pelos noivos, sim! É claro que, neste caso, o estilo escolhido por você e sua noiva para celebrar o início da vida a dois deve ser levado em conta. Outro quesito primordial é que esta ousadia fashion tenha a ver com sua personalidade. Se este for o seu desejo, ele não só pode, como deve ser respeitado. Por que não?

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
KDImagem

Quando a cor branca não é bem vinda

Cerimônias clássicas e formais, realizadas à noite, pedem trajes tradicionais, certo? Certíssimo! Em celebrações deste tipo, o branco deve ser exclusividade de sua futura esposa e está terminantemente proibido para o noivo. Para você, a melhor pedida é optar por um terno convencional e de tons mais escuros, de preferência preto, azul marinho, grafite ou chumbo. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que quanto mais tarde for o horário do casamento, mais escuro deve ser o tom do traje do noivo. Naturalmente elegantes, eles são apostas certeiras para quem busca algo que seja discreto e sofisticado ao mesmo tempo.

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Mi Boda / Aron Delagnolli

Já para os casamentos realizados durante a tarde, os ternos em tons de cinza e azul são os mais adequados. Um pouco menos formais que as opções escuras, eles combinam perfeitamente com o clima mais leve e descontraído posposto pelo horário. Para compor um visual leve e charmoso, vale combiná-los com camisa e a gravata lisa – com ou sem textura – em um tom mais escuro. Uma dica de ouro! Válida também para os casamentos mais formais.

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Érika Machado Fotografia

Livre, leve e solto

Se você faz o estilo mais despojado e não combina nem um pouco com a formalidade imposta pelo clássico terno preto, tem todo o direito de se casar vestindo algo mais leve. Como já dissemos, os ternos brancos não podem ser usados a qualquer hora ou em qualquer momento, por isso é preciso ter muito cuidado ao fazer esta escolha. Afinal, mais do que nunca, o que você deseja é estar vestido à altura da ocasião e de sua futura esposa, é claro!

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Arthur Rosa

Os casamentos realizados ao ar livre – seja na praia ou no campo – e durante o dia são os que melhor combinam com esta proposta de traje. O clima descontraído permite apostar em algo que privilegie o conforto. Nada de costumes completos. Dá até para dispensar o uso da gravata, do colete e do cinto.

Caso você prefira um look um pouco mais sofisticado, pode optar por uma gravata feita de crochê. Por ser mais informal, ela pode ser uma ótima alternativa. Vale ainda apostar em um lenço na mesma cor, colocado no bolso do paletó. Simples e muito chique!

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Mi Boda / Divulgação

Para todos os gostos e ocasiões

Na hora de eleger o traje certo para o grande dia existem outros fatores, além do estilo do casamento, que devem ser levados em conta. Geralmente, as cerimônias realizadas na praia ou no campo costumam durar o dia todo – ou seja, elas não combinam com um terno escuro, por exemplo. Celebrações deste tipo combinam muito mais com um traje mais leve, do que com um visual assim tão clássico. Peças confeccionadas em linho, algodão ou seda são simplesmente perfeitas.

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Divulgação

Se você sonha em se casar com um traje que te faça sentir confortável, bem vestido e ainda tenha um toque do seu estilo próprio, que tal apostar em algo que vá além do terno? Dá uma olhada nas dicas de look que nos separamos. Temos certeza de que você irá encontrar algo que seja exatamente a sua cara!

Total White:

O terno de linho é uma ótima escolha para os noivos que decidem se casar de branco. Para deixar o visual ainda mais leve e despojado, abra mão dos acessórios. Nada de cinto, gravata, cinto nem sapatos. Isso mesmo! Vale ir descalço. Se você resolver aderir a esta ideia, não esqueça de deixar alguns botões da camisa abertos. Eles darão um ar ainda mais descontraído ao seu look.

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Pinterest / Mi Boda

Off-white:

Você não precisa se prender ao branco. Pode optar ainda por um traje off-white. O tom vem despontando como o queridinho das noivas mais descoladas e combina muito bem com casamentos diurnos, realizados em lugares abertos e que dispensam formalidades.

Um toque de cor:

Quer um visual mais alegre? Que tal quebrar a monotonia de um look monocromático, apostando em acessórios coloridos? Combine seu terno branco com gravata, lenço ou mesmo colete em um tom de sua preferência. Os tons pastéis são ótimas opções para manter a leveza do visual. Outra boa alternativa é escolher peças em cores opostas como preto, marinho, chumbo e vinho. Elas dão um ar mais sofisticado ao visual.

terno branco para noivos em casamento na praia, no campo e ao ar livre
Mario Lima Fotografia

Comfort Chic:

Quem foi que disse que todo noivo precisa subir ao altar usando terno? Você pode fugir totalmente do tradicional e escolher vestir algo que tenha mais a sua cara. Basta eleger uma belíssima camisa solta – as de seda são muito confortáveis e frescas – e combiná-la a uma calça também de tecido mais fluído. Se achar que o look pede algo a mais, por conta da importância da ocasião, arremate com um colete em tom claro ou até mesmo com estampa suave. Diferente e muito charmoso!

Dica extra!

Para compor um visual digno de tirar o fôlego de sua noiva, não esqueça de dar uma atenção especial também ao seu calçado. Se você for celebrar o início da vida a dois em uma cerimônia pé na areia, que tal ousar um pouco mais e apostar em uma belíssima sandália de couro? No caso de um casamento no campo um par de sapatos marrom, cai muito bem!

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride