O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
BLOG DO NOIVO
Blog do Noivo
DressGo
Tips For Bride

Música para entrada do noivo: Você já sabe qual escolher?

Que a cerimônia é a parte mais emocionante e marcante do casamento, todo mundo sabe. Mas, o que faz ela ser tão especial? A atenção dada a cada detalhe deste momento e a trilha sonora escolhida são as grandes responsáveis por torná-la inesquecível. Cada música desperta uma sensação diferente nos convidados e é exatamente por isso que cada uma delas deve ser escolhida a dedo. Dentre todas, claro, as músicas tocadas na entrada do noivo e da noiva merecem uma atenção e um carinho especial. Afinal, vocês são os grandes protagonistas desse dia cheio de emoção e amor.

entrada do noivo com a mãe e pai em cerimônia de casamento realizada ao ar livre
Leandro Lima Fotografia

Praticamente impossível não se arrepiar ao som da Marcha Nupcial, não é mesmo? Basta ouvir os primeiros acordes para que todos fiquem atentos e ansiosos pela entrada da noiva. A canção escolhida a entrada do noivo na cerimônia deve causar o mesmo efeito – ser impactante e emocionante. Se você, noivo, ainda não elegeu um som para chamar de seu neste momento, vamos te ajudar! A convite do Tips, a cantora Tatiana Chammas respondeu às principais perguntas sobre o tema de uma forma simples e muito prática. É só se preparar para tirar todas as suas dúvidas e eleger a melhor opção para este momento tão especial.

Para começar, a cantora dá uma dica preciosa. “No dia de seu casamento, seja fiel ao que você é, ao que você ama, ao que te desperta sensações boas, independentemente de opiniões contrárias. O seu grande merece uma trilha sonora que toque o coração dos dois. Seja criativo, dê seu toque pessoal, divirta-se com os preparativos! Este é o dia que marcará as lembranças de vocês para sempre”, sugere Tatiana.

Como definir a música da entrada do noivo?

O mais importante na hora de definir a música de entrada do noivo é o próprio noivo. A cerimônia é a parte mais marcante do casamento e, ao escolher a música para sua entrada, o noivo acaba participando das escolhas para este momento. Isso ajudará o casal a criar lembranças inesquecíveis.

É claro que o estilo do casamento acaba influenciando nesta decisão, já que ele reflete a personalidade dos noivos. É importante lembrar que – caso a música tenha letra – ela deve falar sobre de amor e/ou sentimentos positivos.

cantora para casamento no campo com microfone retrô
Caio Chammas

Quais são as músicas mais tocadas?

Não existe uma música específica para a entrada do noivo – assim como a Marcha Nupcial é o tema oficial para entrada das noivas. Apesar disso, algumas canções são bastante usadas para este momento e acabaram se tornando tradicionais. Algumas delas são:

Bitter Sweet Symphony – The Verve

Hino da UEFA Champions League

Tema do filme Piratas do Caribe

Tema do filme Coração Valente

Nothing Else Matters – Metallica

música para casmaento ao ar livre quarteto percussão violino voz e violão
Caio Chammas

E quais as músicas sugeridas para noivos moderninhos?

Alguns noivos desejam fugir do tradicional, escolhendo um tema inusitado para sua entrada. Em casos como esses, existem algumas músicas que podem ser boas opções para este momento. São elas:

Hard Sun – Eddie Vedder

Budapest – George Ezra

Here, There and Everywhere – The Beatles

Por Você – Frejat

Photograph – Ed Sheeran

Ai que Saudade D’Ocê – Zeca Baleiro

Turn Your Lights Down Low – Bob Marley

XO – John Mayer

Como surpreender os convidados sem perder o romantismo?

Existem algumas músicas que, à primeira vista, podem parecer inapropriadas para uma cerimônia de casamento. Mas, dependendo do estilo do casal e da celebração, podem se encaixar perfeitamente no repertório. Se o que você deseja é impactar seus convidados com a entrada do noivo, pode apostar em algumas opções um tanto quanto inusitadas, porém, adequadas.

Send me an Angel – Scorpions

The Way You Used To Do – Queens of the Stone Age

Closer to the Heart – Rush

Lady Stardust – David Bowie

Pride and Joy – Stevie Ray Vaughan

música para casamento ao ar livre duo voz e violão
Caio Chammas

Qual é o limite da ousadia para a música do noivo?

Tudo o que os casais desejam é que cada detalhe do seu grande consiga traduzir sua personalidade. Para isso, vale tudo! Em relação a música para entrada do noivo, basta contar com uma boa equipe de profissionais para executar a trilha sonora do casamento. É possível apostar em algo realmente único para este momento. Dá para criar um mix com suas canções preferidas.

Assim como as noivas têm usado a marcha nupcial como introdução combinada com outra música romântica, dá para combinar duas ou mais canções. Caso você seja apaixonado por futebol, que tal entrar na cerimônia ao som do hino do seu time do coração? Você pode optar por combinar o trecho do hino instrumental a uma música que fale sobre o amor.  Uma forma de unir duas paixões e ainda se declarar para sua futura esposa.

música para casamento intimista trio percussão voz e violão
Kali Marina

Afinal… Como escolher a música perfeita?

A principal dica para eliminar qualquer medo de errar e bater o martelo sem nenhum tipo de arrependimento futuro é usar a emoção e a intuição. Para ter certeza sobre sua escolha, basta responder às perguntas abaixo. Se a resposta for sim a pelo menos uma das perguntas, você pode ter certeza que fez a escolha certa! 😉

– A música que escolhi me desperta emoção?

– Ela tem um significado especial na minha vida e/ou na nossa vida a dois?

– Esta canção me traz boas lembranças?

– Ela representa quem eu sou e os meus gostos pessoais?

– A música uma declaração de amor à minha noiva?

duo para música de casamento voz e violão
Caio Chammas

Existem músicas inadequadas?

Muitos noivos acham que músicas agitadas demais são inadequadas para este momento. Uma boa pedida é recorrer a uma versão exclusiva, criada pelo responsável por executar a trilha do casamento. A música ganha um toque diferente, fica mais delicada e perfeita para as cerimônias. Agora, se mesmo após receber uma nova roupagem – seja pela letra ou estilo – a música ainda não se encaixar, o noivo poderá escolher outro momento para tocá-la. Ela pode ser usada para a recepção dos convidados ou para o coquetel após a cerimônia, por exemplo.

cantora para música de casamento com microfone retrô
Caio Chammas
Tips For Bride

Noivo que participa do casamento: Confira nossas dicas e aproveite!

Há alguns anos, casamento era coisa de mulher! Cuidar dos preparativos para o grande dia era uma responsabilidade que a noiva dividia apenas com sua mãe e madrinhas. O noivo acabava sendo um mero coadjuvante neste momento tão especial e só ficava sabendo o que iria acontecer no momento do evento. Com o passar do tempo – e a busca pela igualdade de gêneros – este comportamento sofreu uma significativa mudança. Os futuros maridos assumiram seu protagonismo junto a suas noivas. Hoje, o que vemos são noivos que participam do casamento, muito mais preocupados e participativos durante toda a fase de preparativos.

noivo que participa do casamento com noiva
Lauren Love Photography

Se você está às vésperas de subir ao altar, com certeza se identificou, não é verdade? Nós sabemos que, apesar da boa vontade de muitos homens, algumas vezes é difícil saber como agir. Para te dar uma forcinha, reunimos algumas sugestões do que fazer para conseguir desempenhar o papel de noivo da melhor forma possível. Convidamos a assessora e produtora de eventos Veri Antonelli para nos ajudar nesta importante tarefa. Com 15 anos de experiência atuando no mercado de eventos em todo o interior e litoral de São Paulo, ela falou um pouco de suas experiências e impressões sobre tema. Além de revelar alguns truques e dicas para ser o noivo perfeito. Um papo bastante esclarecedor e inspirador. Confira!

Novos tempos, novas regras

Se tem uma coisa que não dá para negar é que o perfil dos casais que decidem subir ao altar mudou. Segundo Veri Antonelli, atualmente, 80% dos noivos são responsáveis pelo o pagamento total de todas as despesas do casamento. Além disso, as pessoas estão se casando mais tarde e – como são mais experientes – já sabem o que querem e como querem que seja seu grande dia. “A nova realidade fez com que os noivos se tornassem muito mais exigentes. Eles não abrem mão de que tudo aconteça exatamente como eles querem. Buscam celebrações onde consigam imprimir sua personalidade, sem se preocupar com qualquer tipo de convenção”, explica Veri.

noivo que participa do casamento com padrinhos
Live Picture Studios

Há alguns anos, como o noivo não participava dos preparativos do casamento, ele costumava achar tudo muito caro e desnecessário. Com a mudança de comportamento, a percepção masculina sobre a necessidade de tantos detalhes e seus respectivos investimentos passou a ser visto sob uma outra ótica. “Hoje em dia, a preocupação com os custos já não é a única prioridade. Assim como as noivas, eles passaram a buscar os melhores fornecedores. Além disso, sabem falar com propriedade a respeito de cada item – mesa de doce, arranjo de flores, iluminação, buffet”, conta a especialista.

noivo que participa do casamento emocionado
Rich Howman

Dicas para você: Manual prático do noivo

Como a maioria dos homens gosta de praticidade, nós preparamos uma listinha com tudo que você precisa saber para ser um noivo participativo no casamento. Nós contamos com a ajuda da assessora e cerimonialista Veri Antonelli para elencar cada um dos itens. Aproveite para curtir ao máximo essa etapa tão especial e cheia de emoção:

  • Conheça a fundo cada um dos itens necessários para a festa. Só assim você terá propriedade para discutir com os fornecedores sobre cada um deles.
  • Lembre-se sempre que o custo não deve ser a única prioridade na hora de escolher um fornecedor.
  • Exija o melhor de cada um dos profissionais contratados. Deixe claras suas expectativas e não abra mão de nenhuma de suas exigências.
  • Durante os preparativos e no dia do casamento, mantenha a calma e aproveite.
  • Confie na qualidade dos serviços dos profissionais contratados.
  • Convide seus amigos para passar o Dia do Noivo com você em um lugar especial, onde possam relaxar.
  • Contrate um fotógrafo para registrar este momento especial ao lado de pessoas tão queridas. Será uma experiência inesquecível.
  • Não existem regras para que você seja o noivo ideal. Apenas busque participar ativamente de todas as decisões ligadas a seu grande dia e esteja sempre disposto a ouvir e ajudar sua futura esposa.
  • Respeite sua noiva. Algumas decisões cabem única e exclusivamente a ela. Nada de palpites sobre o que ela irá vestir ou a cor escolhida para as madrinhas, por exemplo.
  • Para garantir que a vida a dois seja prazerosa e agradável, pense antes de agir. Tenha paciência e saiba ouvir.
  • Nossa última dica é: quando surgirem dificuldades, não se esqueça de que o amor verdadeiro é capaz e vencer qualquer barreira.

Ajude no planejamento – e confie nos profissionais

Jogo de cintura e uma excelente equipe à sua disposição são itens essenciais durante os preparativos do casamento. Segundo a assessora e cerimonialista Veri Antonelli, é fundamental contar com uma equipe experiente e equilibrada que tenha know how para driblar quaisquer surpresas e imprevistos – principalmente os desagradáveis. “Para poder aproveitar cada minuto do seu grande dia é imprescindível que você tenha contratado uma excelente assessoria. Profissionais experientes que sejam capazes de tranquilizá-lo a respeito de todos os fornecedores contratados. Que resolvam os problemas, antes que eles possam chegar até você e sua noiva”, pontua.

noivo que participa do casamento com padrinhos
Men’s Wearhouse

Mesmo tendo a certeza de ter deixado em excelentes mãos cada um dos muitos detalhes que farão parte deste dia tão especial, na maioria vezes, bate aquela ansiedade. Afinal, não é todo dia que o grande amor da sua vida diz sim para você tendo como testemunhas pessoas importantes. “Para que o noivo possa aproveitar ao máximo este momento tão marcante em sua vida, indicamos que ele vá para um lugar tranquilo. Onde se sinta confortável e consiga aproveitar a experiência de viver seu dia do noivo. Relaxar com seus amigos e curtir cada segundo que irá anteceder o tão sonhado sim”, conta a especialista. Para garantir bons registros, além das recordações, que tal contratar um fotógrafo para eternizar esse momento tão legal e divertido com seus amigos?

Dica para a vida de casados!

Para concluir, a assessora e produtora de eventos divide sua própria experiência e aconselha aqueles que estão prestes a subir ao altar. Com a palavra, Veri Antonelli. “Sou casada há quase 20 anos. Não morava junto antes de casar. Posso afirmar que o tempo é o melhor aprendizado. Basta ter respeito e admiração, compartilhar os mesmos sonhos e desejar que a felicidade do outro seja maior que a sua. Isso faz com que as lutas sejam mais fáceis de enfrentar. Fazer o outro feliz faz de você, automaticamente, a pessoa mais feliz do mundo. Não existe fórmula mágica para fazer com que um casamento seja bem sucedido. O que existe é amor! Pense antes de agir, ame antes de tudo. Tenha paciência e saiba ouvir.  Seja feliz de verdade. Se case com alguém que te admire e que você admire”.

noivo que participa do casamento emocionado
Anastasiia Photography
Tips For Bride

Terno colorido para noivo: É uma tendência para casamento?

A primeira imagem que vem à cabeça de quem pensa em um traje de noivo é um tradicional terno preto com camisa branca e gravata. Para casamentos diurnos, na praia e no campo, as referências são outras. As cores claras – como o bege e o cinza – entram em cena. Retirar a gravata e substituir o paletó pelo colete ou pelos suspensórios também são muito bem vindos! Em caso de cerimônia formais, não tem como não pensar no bom, velho e sempre elegante fraque. Mas, quem foi que disse precisa ser sempre assim? Você já deve ter notado que, ainda que de forma tímida, as cores têm ganhado espaço na moda noivo.

terno colorido para noivos em casamento ao ar livre
Fotografia: L’Amourgraphy

Graças à ascensão da moda masculina, os clichês vêm perdendo sua força ao redor do mundo – e isso também vale para o mundo do casamento. Os ternos coloridos parecem mesmo ter conquistado os homens mais fashionistas. Explorar as opções da paleta de cores tem se mostrado algo comum nas passarelas e nos red carpets. Pelo visto, quem prova, aprova! É o caso do jogador argentino Lionel Messi. Ano após ano, o craque tem surpreendido com a diversidade dos trajes escolhidos para marcar presença no Prêmio Bola de Ouro da FIFA. Ele não é o único a apostar na tendência. O ator Matthew McConaughey também adora acrescentar um toque de cor em seus looks para o tapete vermelho.

Como subir ao altar com muito estilo?

Os tons preferidos são: marrom, azul, verde, vinho, vermelho – e até com estampas discretas. Já está mais do que comprovado que é possível ser elegante apostando em ternos com tons nada convencionais. As buscas na internet por inspirações sobre o tema cresceram consideravelmente nos últimos meses! Ainda é difícil encontrar informações e referências sobre trajes masculinos menos formais e com mais personalidade para subir ao altar.

Para falar um pouco mais sobre as possibilidades de cores para o traje do noivo – que vão muito além do preto, cinza, bege e marinho – escalamos um especialista no assunto. A pedido do blog para noivas Tips for Bride, a Jaqueline Selles Santos, da For Jack, respondeu as principais dúvidas de noivos – e noivas – sobre o tema. Uma conversa bastante esclarecedora com a marca que aposta em ternos customizáveis para homens originais. Especialistas em uma alfaiataria atual, personalizada e sob medida, foram eles os responsáveis pelo traje desejo que o Oscar – nosso noivo do Casamento a dois / Elopement Wedding – usou na ocasião. Confira!

Apostar em cores para a roupa do noivo ainda é algo muito ousado para os homens brasileiros? Isso vem mudando?

Pensar na roupa do noivo ainda é muito novo aqui no Brasil. Ainda enfrentamos o tabu do “tem que usar”. No For Jack, ajudamos a identificar, junto ao noivo, qual seu estilo e como ele consegue transmitir toda sua personalidade no dia do seu casamento.

Qual é o perfil de noivo que busca por opções fora do convencional?

Os perfis são variados. São homens decididos a serem eles mesmos no altar.  Acreditamos que cores são para todos. A escolha de tons mais fortes, claros ou sóbrios, é feita em cima da personalidade de cada um.

terno colorido para noivos em casamento ao ar livre
Fotografia: Kaleb Rodrigues

Além das cores tradicionais, que outras cores e tonalidades podem ser escolhidas pelo noivo ao subir no altar?

Aqui no For Jack, tudo é permitido. Hoje, nossos clientes procuram mesclar cores, como por exemplo: calça bordô com blazer marinho, ou mesmo calça areia e blazer verde floresta.

O local da cerimônia também influencia nessa decisão?

O local e horário costumam influenciar muito na cor e tecido para o traje. O noivo que escolhe casar na praia, por exemplo, já escolheu esse estilo de cerimônia por ter a ver com seu lifestyle. Consequentemente, é provável que escolha um traje mais leve e prático. Já quem opta por casamentos realizados na igreja, costuma procurar tecidos com cores sóbrias e levemente acetinados. Mas claro, nada disto é uma regra. Lembre-se, o dia é seu. O que vale é transmitir seu estilo.

Nesses casos, como harmonizar com a gravata?

Hoje, existem muitas possibilidades e estruturas de gravatas. Mas, com tantas opções, o noivo pode encontrar dificuldades para escolher. Vale lembrar quem assim como o traje, a gravata também precisa combinar com seu estilo. Sempre aconselhamos a não usar gravata borboleta só porque está na moda, ou uma gravata slim por ser mais atual, por exemplo. Além disso, o noivo pode optar por não usar gravata. Caso isso aconteça, não deve ser encarado como um problema.

terno colorido para noivos em casamento ao ar livre
Fotografia: Frankie e Marília

Nos casamentos mais antigos, as gravatas dos padrinhos precisavam combinar com o vestido das madrinhas, que por sua vez, precisavam combinar com a gravata do noivo. É importante saber que isso não precisa ser assim. O que deve pode ser levado em consideração é a harmonia das cores no altar. Mas, isso também é opcional. O importante mesmo é que você, noivo, se sinta em harmonia com sua cerimônia.

Cores para o terno do noivo: Essa moda é para mim?

Como sabemos que os homens são muito mais práticos do que as mulheres, resolvemos elaborar um guia sobre o tema. Tendo como base as informações reveladas na entrevista concedida pela For Jack, reunimos as principais dicas para ajudar você, noivo, a escolher a cor perfeita – que melhor traduz seu estilo e personalidade – e fazer bonito em seu grande dia. Aproveite!

1- A primeira coisa a se fazer é identificar seu estilo. Assim, fica mais conseguir eleger um traje capaz de transmitir sua personalidade no dia do seu casamento.

2- Para se sentir confortável e confiante no altar, você deve ser você mesmo. Por isso, escolha a cor que mais tenha a ver com sua personalidade, seja ela forte, clara ou sóbria.

3- Dá para ousar sem fugir muito do tradicional. Neste caso, uma boa alternativa é mesclar cores clássicas com outras nem tanto, como bordô com marinho ou areia com verde floresta.

4- O local e horário da cerimônia influenciam sim na escolha da cor do traje. Afinal, o estilo escolhido para a celebração, geralmente, tem a ver com seu lifestyle. Porém, isto não é uma regra. O dia é seu e você pode escolher usar o que quiser.

5- Assim como o traje, a gravata também precisa combinar com seu estilo. Além disso, apesar das diversas possibilidades e estruturas de gravatas existentes, você pode optar por não usar nenhum tipo.

6- Não existe necessidade de coordenar sua roupa com a dos padrinhos. Porém, estabelecer a mesma paleta de cores ou tons que conversem entre si, garantem um visual harmônico no altar.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride