O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
BLOG DO NOIVO
Blog do Noivo
DressGo
Tips For Bride

Presentes para padrinhos do casamento: Como escolher?

O casamento é um universo à parte para muitos homens. Enquanto alguns se envolvem em absolutamente todas as etapas dos preparativos, outros não fazem muita questão de participar ativamente. São estilos diferentes e que devem ser respeitados, não é mesmo, meninas? Para as noivas que estão vivendo esse dilema, uma boa notícia. Existem funções que podem facilmente ser deixadas a cargo do noivo. Uma delas é definir o presente para os padrinhos! Ninguém melhor do que alguém do mesmo sexo e com as mesmas preferências para definir o melhor gift para os seus amigos. Nós reunimos dicas preciosas para ajudá-los nessa pesquisa e também algumas sugestões de presentes para os padrinhos desse dia tão especial.

De uns tempos para cá, o mercado de casamentos tem se dedicado também a criar itens incríveis, personalizados e muito carinhosos para a ala masculina. Existem opções para os diferentes estilos de padrinhos. Desde os mais aventureiros, aqueles que são fãs de uma boa bebida ou que viajam muito a trabalho. O mais importante é que eles apreciem o gift como algo realmente escolhido com muito carinho! Hoje em dia, os noivos costumam escolher itens que sejam úteis no dia a dia – e que possam ser usados depois do casamento. Ao invés de gravar as iniciais ou o monograma do casal, a moda agora é personalizar com os nomes dos próprios padrinhos.

kit churrasco personalizado para padrinhos
Kit churrasco é e sempre será uma excelente opção de presente para os padrinhos do casamento (The Man Registry / The Bestman Gifts)
porta passaporte personalizado para padrinhos
Presente para os padrinhos que amam viajar? Que tal um porta passaporte – e ainda personalizado? (Bru Puoli)
presentes para padrinhos de casamento
Bebidas destiladas são muito bem vindas no kit especial para os padrinhos (Knot and Nest Designs / My Personal Memories)
necessaire e porta passaporte para padrinhos de casamento
São infinitas opções de necessaires personalizadas para os padrinhos, todas produzidas pela Bru Puoli (Bru Puoli)

De homem para homem: Gifts para padrinhos

Escolher os padrinhos é muito fácil. Na maioria das vezes, a própria vida se encarrega de elegê-los. Afinal, existe alguém melhor do que seus melhores amigos para dividir esse momento tão especial? É comum querer ao seu lado aqueles que te acompanham há muitos anos e te conhecem como ninguém. A honra de ser escalado para o cargo de padrinho já é um presente por si só. Somado a isso, é comum que os noivos os presenteiem com um gift especial. Algo personalizado, que tenha a ver com o estilo do casamento e a história do casal. Nós amamos essas demonstrações de carinho! É uma forma delicada de eternizar não só este momento tão especial, mas também para celebrar a amizade.

O hábito de presentear os padrinhos não é de hoje. Com o passar do tempo, as tradicionais e atemporais bebidas destiladas foram ganhando concorrentes de peso. Seguindo uma tendência mundial, as peças personalizadas vêm ganhando cada vez mais espaço no universo bridal. O sucesso dos gifts exclusivos é tanto que muitas empresas estão se especializando neste segmento. É o caso da Bru Puoli que, há 15 anos, aposta no desenvolvimento de produtos diferenciados e de altíssima qualidade, feitos sob encomenda para noivos de todo país. “Acho simpático e super carinhoso presentear os padrinhos com algo personalizado e que eles realmente irão usar”, comenta a fundadora da empresa.

kit barba para padrinhos de casamento
A moda agora é homem com barba. Se os seus padrinhos curtem o estilo, um kit barbearia é uma ótima opção! (Spartan Beard Co)
kit viagem personalizado para padrinhos de casamento
Presente útil é a palavra chave para surpreender seus padrinhos. Que tal esse kit viagem super personalizado? (Bru Puoli)
barbeador personalizado para padrinhos de casamento
Gravar as iniciais ou os nomes de cada padrinho está em alta, seja qual for o gift escolhido. (The Knot)
kit viagem para padrinhos de casamento
Presente para os padrinhos que vivem em ponte aérea a trabalho. Porta terno ou porta cartões são excelentes opções. (Bru Puoli)

Noivo e seus padrinhos: Como escolher o melhor presente?

Com tantas opções lindas e versáteis, fica difícil saber qual a melhor pedida. Para acertar na escolha, uma boa dica é apostar na sua intuição. “O noivo sabe o perfil dos seus padrinhos e conhece os itens que mais irão agradar os amigos”, afirma Bru Puoli. Outro ponto importante que deve ser levado em conta é o estilo dos noivos. Não vale apostar em algo só porque está na moda para casamentos, se não faz sentido para vocês. Como o objeto carrega um valor sentimental, é importante que ele tenha algum tipo de conexão com vocês e com seu grande dia. Algo que, quem realmente os conheça, seja capaz de identificar.

Presentes úteis: eis um ponto chave na decisão do gift para os padrinhos. Não faz o menor sentindo investir em peças sem funcionalidade, que rapidamente podem cair no esquecimento. Mimos que os padrinhos possam continuar usando depois do casamento são ótimas opções. Todas as vezes que eles utilizarem, com certeza, irão se lembrar de vocês e do seu grande dia. “A utilização do presente é o ponto que mais eu valorizo na criação e no desenvolvimento dos nossos produtos. Temos um modelo de porta terno personalizado, por exemplo, que fizemos especialmente para um noivo. A maioria de seus padrinhos viaja muito a trabalho e vive em ponte aérea”, conta Bru Puoli.

porta relógios para padrinhos de casamento
Caixa de relógios para presentear os padrinhos é e sempre será um dos gifts preferidos dos noivos clássicos. (GroomsShop )
tag de mala personalizado para padrinhos de casamento
Tag de mala com as iniciais dos padrinhos. Charmoso, sofisticado e o mais importante: útil. (Bru Puoli)
mala térmica para bebidas para padrinhos de casamento
Mala térmica para os padrinhos que amam uma cerveja gelada. Alguma dúvida que eles vão amar? (Exclusively Weddings / GroomsShop)
necessaire e caixa para padrinhos de casamento
Kits especiais para os padrinhos do casamento. Como não amar esses lindos gifts da Bru Puoli? (Bru Puoli)

Estilo do casamento X Gifts para padrinhos

Nós já sabemos que, em primeiro lugar, os noivos devem levar em consideração seus gostos e o estilo de vida dos padrinhos para agradá-los. No entanto, em alguns casos, o estilo do casamento pode ser uma excelente fonte de inspiração para os presentes. De que maneira? “Se for um destination wedding fora do país, acho charmosa uma caixa com tags de mala e porta passaporte. Se for um casal, uma caixa dupla com os mesmos itens para ambos. Fica uma graça, muito charmoso”, comenta Bru Puoli. Se vocês optaram por um casamento no campo ou na praia, vale apostar naquele clássico duo de suspensório e gravata borboleta. Eles são perfeitos para a ocasião.

Agora, se o seu casamento seguir um estilo mais tradicional, aposte na boa e velha gravata. “A única cor que não indico é aquela gravata prata clarinha, que depois o padrinho não consegue usar em outras ocasiões, sugere a especialista. Para te ajudar a fazer melhor escolha, separamos algumas opções de presentes para padrinho nenhum botar defeito. Desde os mais tradicionais até as peças mais inusitadas. Itens capazes de agradar aos mais diferentes gostos e estilos. São itens incríveis e cheios de personalidade. Aproveite para conhecer toda a linha de produtos exclusivos para padrinhos da Bru Puoli. Nós somos apaixonados por todos os itens da marca, já somos fãs de carteirinha 🙂

abotoaduras personalizadas para padrinhos de casamento
Além das tradicionais gravatas, os noivos podem presentear os padrinhos com abotoaduras personalizadas com as iniciais de cada um. (GroomsShop )
necessaire para padrinhos de casamento
Necessaire, bolsas e kit viagem são perfeitos para um destination wedding na praia. (Bru Puoli)
caixa especial para padrinhos de casamento
Cantil para bebidas: É aquele clássico que os homens amam! (The Personalized Gift Company)
necessaire personalizada para padrinhos de casamento
Necessaire personalizada para viagens a trabalho. Gravar o nome de cada padrinho é uma demonstração extra de carinho por eles! (Bru Puoli)
presentes para padrinhos de casamento
Kits especiais para os diferentes estilos e gostos. Vocês já sabem qual deles escolher? (The Overwhelmed Bride / Eternity Engraving)
porta terno para padrinhos de casamento
Porta terno tem sido um dos itens preferidos dos noivos. São práticos e muito úteis para o dia a dia dos padrinhos. (Bru Puoli)
mala de viagem para padrinhos de casamento
Malas de viagem são excelentes opções para os presentes dos padrinhos. Práticas e feitas com carinho! (GroomsShop )
presente para padrinhos de casamento
Canivetes personalizados é aquela lembrança para guardar por anos! Uma recordação sofisticada desse dia tão especial. (The Overwhelmed Bride / My Personal Memories)
Tips For Bride

Terno azul para noivos: Moda masculina no altar

Há alguns anos, a noiva era considerada praticamente a única protagonista do dia do casamento. Ainda bem que os tempos mudaram e, hoje em dia, o noivo também divide as atenções dos convidados do grande dia. Dentre as inúmeras consequências dessa quebra de paradigmas, os homens ganharam maior visibilidade e, com isso, também passaram a se preocupar mais com o visual. Roupas, acessórios e até mesmo a beleza passaram a ser fundamentais para um look de noivo perfeito. Assim como no universo das noivas, eles também podem apostar em algumas tendências – e, uma das maiores na moda masculina, sem dúvida, é apostar no azul para o terno.

Seja em tons mais suaves ou azul bem escuro, é uma cor que já conquistou o coração dos noivos. Por fugir dos padrões de cinza, chumbo e preto, acaba agradando os homens mais moderninhos ou que buscam algo para se destacar entre os pais e padrinhos do casamento. Isso, é claro, sem contar o romantismo por trás da tradição de “something blue”: dentre as superstições do casamento, há uma crença que diz que a noiva deve usar algo azul para atrair boas energias para o casamento. E por que não adotar a mesma estratégia para o homem? Se você ainda está em dúvida sobre adotar ou não o look azul no seu dia de noivo, saiba que especialistas garantem que é a cor mais democrática que existe para os trajes masculinos. É uma cor que combina com todos os tipos de pele e de cabelo.

Casamento da Adriana e do Paulo Victor, na Fazenda Lageado (Foto: Vini Brandini)
Casamento da Adriana e do Paulo Victor, na Fazenda Lageado (Foto: Vini Brandini)

Veja mais: Casamento na Fazenda Lageado – Adriana e Paulo Victor

Casamento da Fernanda e do Mauricio, na Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Studio47)
Casamento da Fernanda e do Mauricio, na Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Studio47)

Veja mais: Casamento na Fazenda Santa Gertrudes – Fernanda e Maurício

São diversas as tonalidades e estilos e tudo irá depender basicamente do estilo do noivo e também do local da cerimônia. Casamentos realizados durante o dia no campo ou na praia pedem algo mais descontraído, enquanto cerimônias em igrejas e realizadas no período da noite precisam de looks mais formais e elegantes. Outros detalhes também são importantes na decisão do look do noivo para garantir uma estética visual perfeita. Além do horário e do local do casamento, é importante ter uma ideia de qual será o estilo do vestido da noiva e da decoração em si. Já imaginaram que estranho: a noiva com um vestido extremamente clássico e sofisticado e o noivo com terno claro, super despojado e moderninho? É preciso estar em harmonia com todo o contexto do casamento.

Casamento da Stella e Guilherme, no Haras Villa Real (Foto: Danilo Máximo)
Casamento da Stella e Guilherme, no Haras Villa Real (Foto: Danilo Máximo)

Veja mais: Casamento no campo, no Haras Vila Real: Stella e Guilherme

Casamento de Chiara e Bruno, na Fazenda Santa Rita, em Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Scuracchio)
Casamento de Chiara e Bruno, na Fazenda Santa Rita, em Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Scuracchio)

Veja mais: Casamento na Fazenda Santa Rita, em Ribeirão Preto: Chiara e Bruno

O tipo físico também influencia bastante na decisão sobre o melhor terno. De maneira geral, podemos afirmar que: quanto mais cedo a cerimônia, mais clara a tonalidade do azul. Quanto mais à noite, mais escuro deverá ser o traje do noivo. O azul surgiu como uma aposta para os noivos que buscam algo fora dos padrões, sem abrir mão da elegância, com um visual mais moderno e jovem, e que transmita tranquilidade, serenidade e harmonia. No Brasil, é uma cor que tem conquistado os noivos – até mesmo pela forte tendência de casamentos ao ar livre, com cerimônias no campo e na praia. Ao optar pelo terno azul, é comum surgir a dúvida: sapatos preto ou marrom? O preto é extremamente elegante e formal, portanto, é adequado para um casamento mais tradicional, enquanto o marrom dá um toque mais moderno e jovem ao look – mas ambos estão corretos.

Casamento de Caroline e André, na Fazenda Vila Rica (Foto: Rafaela Azevedo)
Casamento de Caroline e André, na Fazenda Vila Rica (Foto: Rafaela Azevedo)

Veja mais: Casamento na Fazenda Vila Rica: Caroline e André

Nós reunimos alguns dos noivos que já apareceram em Casamentos Reais do blog para que vocês se inspirem. Além disso, também trouxemos uma galeria de fotos com vários estilos e tonalidades de azul, desde o mais claro até o dark blue. Basicamente, a regra é: quanto mais claro o azul, mais descontraído e informal. O estilo do casamento e o local da cerimônia são determinantes nessa escolha: quando o cenário do grande dia é a praia, por exemplo, um terno azul marinho não seria a melhor opção, enquanto que um terno azul bem claro ficaria simplesmente perfeito. O mesmo vale para uma cerimônia formal num casamento à noite: os trajes mais escuros são mais recomendados.

Azul claro para os noivos fica perfeito para uma cerimônia na praia ou no campo (Once Wed / The Wedding Scoop)
Azul claro para os noivos fica perfeito para uma cerimônia na praia ou no campo (Once Wed / The Wedding Scoop)
O azul marinho é um dos preferidos dos noivos - e também uma das tonalidades mais democráticas (Rock My Wedding / Hello May)
O azul marinho é um dos preferidos dos noivos – e também uma das tonalidades mais democráticas (Rock My Wedding / Hello May)
Junto com o cinza, o preto e o grafite, o azul já ocupa a posição dos preferidos dos noivos (The Wedding Playbook / Hello May)
Junto com o cinza, o preto e o grafite, o azul já ocupa a posição dos preferidos dos noivos (The Wedding Playbook / Hello May)
Sapatos marrom ou preto: tudo depende da tonalidade do azul e também do tipo de casamento (Wedding Chicks / Drew Brashler Phography)
Sapatos marrom ou preto: tudo depende da tonalidade do azul e também do tipo de casamento (Wedding Chicks / Drew Brashler Phography)
Desde uma cerimônia mais descontraída até um casamento clássico, o azul é uma aposta certeira para os noivos (Utah Bride / Style Me Pretty)
Desde uma cerimônia mais descontraída até um casamento clássico, o azul é uma aposta certeira para os noivos (Utah Bride / Style Me Pretty)
Something blue: Porque não apenas a noiva deve carregar alguma coisa azul até o altar... (Style Me Pretty / Frieda Therés)
Something blue: Porque não apenas a noiva deve carregar alguma coisa azul até o altar… (Style Me Pretty / Frieda Therés)
O azul pode ser a cor exclusiva do noivo - ou compartilhar o mesmo tom com os pais e padrinhos (The Wedding Playbook / Style Me Pretty)
O azul pode ser a cor exclusiva do noivo – ou compartilhar o mesmo tom com os pais e padrinhos (The Wedding Playbook / Style Me Pretty)
Os tons mais escuros de azul são perfeitos para ocasiões mais formais e cerimônias realizadas durante a noite (Joe Button / Ruffled Blog)
Os tons mais escuros de azul são perfeitos para ocasiões mais formais e cerimônias realizadas durante a noite (Joe Button / Ruffled Blog)
O blue dark é um dos tons mais escuros de azul - e simplesmente elegantérrimos para um casamento clássico (Style Me Pretty / Benjamin Stuart Photography)
O blue dark é um dos tons mais escuros de azul – e simplesmente elegantérrimos para um casamento clássico (Style Me Pretty / Benjamin Stuart Photography)
Tips For Bride

Abotoaduras para os noivos: Dicas para um look perfeito

Era uma vez que a noiva era o único foco de atenção durante um casamento. De uns tempos para cá, os homens também ficaram mais vaidosos e ganharam os olhares atentos dos convidados em relação à produção para o grande dia. Já sabemos que o gosto pessoal do noivo e também o estilo do casamento são fundamentais para determinar o tipo de traje, assim como as cores, o tipo de tecido e também os acessórios como relógio, sapato e gravata. Nesse rol de itens que compõem o look do noivo, as abotoaduras também se destacam como um dos acessórios que garante mais elegância e estilo ao figurino. Segundo os principais estilistas de alta costura para homens, é praticamente essencial para um noivo – apesar de, muitas vezes, ser deixado de lado como algo supérfluo.

R.Style / Etsy
Iniciais do casal e a data do casamento: uma linda recordação desse dia inesquecível para os noivos (R.Style / Etsy)
Divulgação
Na foto, um par de abotoaduras no modelo torpedo – que seria o mais clássico e conhecido pelos homens. Ao lado, o modelo Chain Link, cujas partes são unidas por uma pequena corrente (Divulgação)
Cufflinkman / Etsy
Personalizar as abotoaduras é uma maneira muito charmosa de homenagear seus pais e padrinhos (Cufflinkman / Etsy)
Not on the High Street / Refinery29
O monograma do casamento também poderá ser gravado nas abotoaduras, assim como a inicial do casal (Not on the High Street / Refinery29)

As abotoaduras começaram a ser usadas no século 17, muito antes de surgirem outros acessórios como botões, zíperes ou velcro. Utilizada pela nobreza como um símbolo de prestígio, pode ser vista por muitos como uma moda ultrapassada e antiquada. Apesar disso, os especialistas a defendem como um clássico da moda masculina e que nunca perderá sua força em eventos sociais importantes como um casamento, por exemplo. Assim como os acessórios de cabelo para as noivas, as abotoaduras podem ser alugadas, compradas ou confeccionadas sob medida para o grande dia. Os locais mais comuns para encontrá-las são lojas especializadas, alfaiatarias, joalherias ou num designer de joias. Para deixar o look ainda mais fino e elegante, uma dica especial é apostar num relógio de pulso. Vale lembrar que os detalhes metálicos, dourados ou prata, assim como o material de ambos, devem ser iguais.

Divulgação / Myself Jewellery
As abotoaduras começaram a ser usadas no século 17, muito antes de surgirem outros acessórios como botões, zíperes ou velcro (Divulgação / Myself Jewellery)
Cuff Smart / Montblanc
Na foto, dois modelos de abotoaduras do tipo Barbell. É uma peça inteiriça de metal, cujas extremidades podem apresentar os mais diversos formatos (Cuff Smart / Montblanc)
Etsy / Not on the High Street
Além de exercer a função de segurar o punho da camisa, as abotoaduras carregam um charme todo especial (Etsy / Not on the High Street)
Dalvey / Brooks Brothers
Tradicionalmente, as abotoaduras Barbell são duas esferas nas pontas, mas hoje em dia, existem milhares de formatos possíveis (Dalvey / Brooks Brothers)

Além de exercer a função de segurar o punho da camisa, as abotoaduras carregam um charme todo especial. São extremamente sofisticadas e, hoje em dia, não faltam opções de diferentes formatos e estilos para agradar a noivos de todos os gostos. A camisa do noivo deverá ter o punho francês ou duplo – sem botões – para que se mantenha alinhada e impecável. Além disso, é essencial que elas apareçam, por isso, vale uma atenção especial ao comprimento da manga do paletó. A ideia é exatamente que a peça – ou pelo menos parte dela – fique à mostra para ocupar sua devida posição de destaque no figurino, sem grandes exageros. Para os casamentos mais clássicos e tradicionais, existem opções que vão desde revestidos em tecido, couro ou com detalhes em pedras preciosas. Caso a cerimônia seja mais descontraída, é possível adotar o acessório sem que ele destoe do estilo do casamento: seja com uma peça mais divertida ou com algo menos formal.

Montblanc / Divulgação
Geralmente, as abotoaduras são um presente da noiva para o noivo – entregues no dia do casamento ou na véspera como um gift carinhoso e cheio de amor (Montblanc / Divulgação)
Etsy / Omega
A ideia é exatamente que a peça – ou pelo menos parte dela – fique à mostra para ocupar sua devida posição de destaque no figurino (Etsy / Omega)
John Lewis / Charles Tyrwhitt
Feitas de tecido ou elástico, as abotoaduras nó de seda são perfeitas para uma cerimônia mais informal, seja para os noivos, pais ou padrinhos (John Lewis / Charles Tyrwhitt)
Seeley Photography / Divulgação
Para os noivos mais moderninhos, existem versões divertidas e com doses de humor para curtir com os padrinhos (Seeley Photography / Divulgação)

Geralmente, as abotoaduras são um presente da noiva para o noivo – entregues no dia do casamento ou na véspera como um gift carinhoso e cheio de amor. Além de incrementar o look do noivo, é um lindo presente para dar um charme especial às fotos do making of. Junto com cinto, sapato, gravata e perfume, assim como a flor de lapela ou boutonnière: é a clássica foto que não pode ficar de fora do álbum de casamento. Os padrinhos e pais dos noivos também poderão receber como um presente, junto com o convite de casamento. Outra opção é criar abotoaduras personalizadas com a inicial dos noivos, a data da cerimônia, uma mensagem de carinho ou algo que faça sentido para o casal. É também uma oportunidade para homenagear algum ente querido da família de uma maneira muito sutil e delicada.

Not on the High Street / Ties.com
Utilizada pela nobreza como um símbolo de prestígio, pode ser vista como uma moda ultrapassada e antiquada (Not on the High Street / Ties.com)
Etsy
Os locais mais comuns para encontrá-las são lojas especializadas, alfaiatarias, joalherias ou num designer de joias (Etsy)
Etsy / Something Turquoise
A camisa do noivo deverá ter o punho francês ou duplo – sem botões – para que se mantenha alinhada e impecável (Etsy / Something Turquoise)

Além de todo o charme e estilo, elas também podem carregar um significado emocional muito forte. Alguns noivos usam o mesmo par de abotoaduras que o pai usou no dia do casamento ou de algum ente querido já falecido, como uma maneira de homenageá-lo. Existem também joalherias capazes de adaptar uma joia de família, por exemplo: um antigo brinco da avó do noivo poderá se transformar num par de abotoaduras super charmoso e cheio de amor. Apesar de parecer um simples detalhe, ela faz toda a diferença na produção. Para os noivos mais moderninhos, existem versões divertidas e com doses de humor para curtir com os padrinhos. Basicamente, existem quatro modelos de abotoaduras, também conhecidas como cufflinks, em inglês. São elas:

  • Abotoaduras Torpedo – É o modelo mais clássico e conhecido pelos homens. Elas possuem um pino de metal ligado a uma placa através de uma pequena haste. Seja feita de ouro, prata ou aço, existe uma variedade imensa desse tipo de abotoadura no mercado. Serve para todos os estilos de noivos: para os mais clássicos, ela poderá ser de metal, coberta por tecido ou pedras preciosas; para os noivos mais moderninhos, algo divertido ou personalizado para o grande dia.
  • Abotoaduras Barbell – É uma peça inteiriça de metal, cujas extremidades podem apresentar os mais diversos formatos. Tradicionalmente, são duas esferas nas pontas, mas hoje em dia, existem milhares de formatos possíveis.
  • Abotoaduras Chain Links – São duas peças unidas por uma corrente curta. É simples e clean, além de garantir mais mobilidade e conforto para os noivos.
  • Abotoaduras Nó de Seda – Ideal para os noivos mais moderninhos. Feitas de tecido ou elástico, são perfeitas para uma cerimônia mais informal, seja para os noivos, pais ou padrinhos. O formato é bem parecido com o modelo Barbell, já que também é uma única peça: mas o tipo de material faz toda a diferença. As cores vibrantes têm conquistado o público mais jovem.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride