O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Buffet: Como harmonizar pratos e bebidas para o casamento?

Indiscutivelmente, um dos fatores determinantes para o sucesso de uma festa de casamento é combo comida e bebida. É por isso que sempre tocamos no assunto por aqui. Já falamos sobre como escolher o tipo de buffet, a liberdade e o estilo oferecidos pelas finger foods e as principais dúvidas dos noivos ao contratar este tipo de serviço. Nós também listamos dicas preciosas para ajudar você e seu futuro marido a adequar o buffet ao tipo da festa de casamento e a utilizar o momento da degustação para tirar todas as suas dúvidas. Dentre tanto temas, um em especial costuma gerar a principal dúvida relacionada ao buffet. Eis a grande questão: Como harmonizar o menu do buffet com as bebidas para o casamento?

buffet de casamento com finger foods doces e salgados
Fujiki Studio

O segredo para conseguir a qualidade gastronômica pedida pela ocasião está na escolha do menu. Ela deve estar alinhada a lista de bebidas que serão servidas durante a festa. Daí a importância de harmonizar cada uma das opções que serão degustadas pelos convidados com a carta de bebidas. Na teoria, tudo parece bastante simples. Mas, e na prática, como isso funciona? Nós vamos te ajudar a tirar de letra a missão de agradar o paladar de todos os presentes e mostrar as melhores opções de combinações. Convidamos uma expert no assunto – a chef de cozinha Mônica Wermelinger. Com vasta experiência em casamentos no interior de São Paulo, no litoral e na capital, ela comanda o buffet homônimo MW Gastronomia. Eles são especializados em menus contemporâneos, elaborados para encantar e aguçar as sensações dos convidados.

buffet para casamento no campo com mesa de finger foods para coquetel
MW Gastronomia

As melhores escolhas para o seu grande dia

O primeiro passo para conseguir harmonizar o cardápio escolhido a dedo para o grande dia com as bebidas é pensar no estilo do casamento. “Todas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas podem ser harmonizadas com comida, principalmente em festas de casamentos mais descoladas”, comenta Mônica Wermelinger. Não dá para negar que, seja onde e como for o seu casamento, um bom espumante sempre cai bem. Dependendo do tipo de festa, outras bebidas também podem funcionar. “Drinks clássicos como Dry Martini,  Gin Tônica, Cosmopolitan, Margarita ou mesmo o Bloody Mary são ótimas opções para serem servidas junto com o que coquetel. Eles destacam o sabor dos canapés, carpaccios e tantas outras opções deliciosas que compõem o menu que geralmente recepciona os convidados”, sugere.

mesa de finger foods para coquetel de casamento clássico
MW Gastronomia

Outro fator a ser levado em consideração é a data que você e seu noivo escolheram para celebrar o início da vida a dois. A época do ano também pode influenciar na escolha das bebidas. “No verão, a tendência é optar por um cardápio mais leve e refrescante. Bebidas muito fortes e pesadas podem acabar anulando esses sabores suaves. Dessa forma, vinhos verdes ou rosês tendem a harmonizar melhor com um cardápio de verão”, explica a chef. Já no inverno, o uísque é presença garantida. Além dele, os drinks personalizados também podem ser uma ótima opção para combinar com o cardápio do casamento – seja qual for a estação do ano.

buffet para casamento na praia ou no campo com entradas e pães
MW Gastronomia

Combinação perfeita de sabores

A ideia de contar com um menu que ofereça pratos harmonizados com bebidas em seu grande dia é realmente irresistível. Para conseguir atingir os sabores desejados, é essencial contar com profissionais que realmente dominem a técnica de harmonizar comidas e bebidas. “Existem duas formas de se colocar em prática a harmonização: a partir da semelhança ou do contraste entre o prato e a bebida”, esclarece a comandante do MW Gastronomia. O mais garantido é apostar em combinações entre pratos e bebidas similares. Assim, os riscos de que um sabor não se sobressaia ao outro são minimizados. “Esta é a maneira mais fácil de conseguir criar um terceiro sabor surpreendente em todos os sentidos”, diz.

buffet de verão para casamento na praia com frutos do mar
MW Gastronomia

Para que tudo saia exatamente como foi planejado, é necessário que os profissionais responsáveis pelo buffet e pelo bar cheguem a um consenso. “Este é um trabalho que deve ser feito em equipe. Normalmente, o buffet já sugere no menu a harmonização entre pratos e bebidas. Cabe aos noivos avaliarem junto à empresa responsável pelas bebidas quais marcas de vinhos e tipos de uva combinam melhor com o seu cardápio”, esclarece Mônica Wermelinger.

buffet de casamento com mesa de canapés e finger foods
MW Gastronomia

É preciso ter muito cuidado com as escolhas, já que – entre todas as bebidas – o vinho é a que mais exige cuidados para ser servida. “Em um jantar servido em um mini wedding, por exemplo, o ideal é que eles combinem com os pratos. Já em comemorações maiores, não há necessidade de tanto rigor”, explica a chef. Para que o sabor do prato não se oponha ao do vinho, uma boa dica é utilizar a padronização geral:

  • Vinho branco: Peixes, frutos do mar e molhos brancos
  • Vinho tinto leve: Carnes brancas (como frango e vitela)
  • Vinho tinto encorpado: Caças e carnes vermelhas
entradinhas para buffet de casamento torrada com geléia de frutas vermelhas
MW Gastronomia

Comes e bebes para todos os gostos

Engana-se quem pensa que a harmonização dos pratos pode ser feita apenas com vinhos. É possível combinar os sabores dos mais variados pratos a todo tipo de bebida. Existem algumas combinações superinteressantes que fazem muito sucesso nos mais variados tipos de casamentos. “A cachaça branca leve pode ser servida com os aperitivos, como caldos, canapês, ostras e torresmos. O uísque sugere harmonização com chocolates, castanhas, amendoins e queijos suaves. Por outro lado, a cerveja pilsen ou o chopp combinam muito bem com nozes, queijos, peixe, camarão, lula e comidas de boteco em geral. Já os espumantes – brut ou prosseco – podem estar presentes em todos os momentos do menu do aperitivo e os doces – como moscatel – acompanham as sobremesas”, sugere a especialista.

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Mas, e os convidados que não consomem bebidas alcoólicas? A harmonização não se restringe apenas a combinar pratos a bebidas que contenham álcool. Isso mesmo! É possível apostar em um cardápio que ofereça opções de combinações perfeitas entre comidas e bebidas não alcoólicas. “Devido a sua acidez e frescor, sucos como uva com especiarias e abacaxi com hortelã e limão harmonizam muito bem com carnes grelhadas. Já o suco de caju – graças a sua capacidade adstringente e leve acidez – combina muito bem com bacalhau”, revela a comandante do MW Gastronomia.  Segundo a chef, existem ainda outras harmonizações que são sucesso garantido. “Caldo de cana com pastel, água de coco com peixe branco, tangerina com salmão cru e limão siciliano com massa são alguns exemplos de combinações que agradam até mesmo aos mais refinados paladares”, conclui.

buffet de casamento com finger foods mesa de frios pães e canapés
MW Gastronomia
camarões em buffet de casamento com frutos do mar
Fujiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride