O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Buquês: Conheça os principais tipos

Depois de escolhido o tão sonhado vestido de noiva, chega a hora de… Decidir como será o buquê. É considerado o símbolo da personalidade da mulher, por transmitir diferentes sentimentos e sensações, de acordo com o tipo de flores e a combinação de flores e formatos. Nossa primeira dica é: o buquê deve estar em harmonia com a produção da noiva – e não com a decoração, o local da cerimônia ou com outros detalhes do casamento. Conversamos com a personal bride Natalia Isaia, também colunista do Tips for Bride, e reunimos as melhores dicas para ajudá-las a decidir pelo tipo de buquê:

Cascata

Considerado o formato mais tradicional e formal, também é conhecido como buquê chuveiro ou cacho de uva. As flores são arranjadas para que formem um desenho de cascata, caiam sobre a mão da noiva e afunilem até o chão. Indicado para casamentos clássicos, este modelo garante um look mais dramático ao look. Seu tamanho pode variar bastante, mas o ideal é que não ultrapasse 45cm.

Tipo de cerimônia: Por ser um buquê sofisticado, deve ser usado em cerimônias noturnas e em ambientes fechados.

Tipo de vestido: Sem muitos detalhes e bordados para não “brigar” com um buquê tão elaborado. Devido à forma suntuosa, a dica é harmonizar com cauda e véu longos. Eles também são indicados para vestidos com decotes mais fechados, no estilo princesa, e mangas longas.

Flores ideias: Orquídeas, copos-de-leite ou lírios são perfeitos. Mosquitinhos, chuvas-de-ouro e ramos verdes ajudam a criar o efeito cascata.

buque-noiva-tipos1
Sortra
buque-noiva-tipos2
Sortra / K&K Photography (Style Me Pretty)

Braçada

É um buquê alongado, feito para ser carregado no braço, com flores de caule longo e folhagens. Apesar de lindo e extremamente elegante, é um pouco desconfortável para a noiva, pois precisa de um cuidado maior para não sujar ou manchar o vestido ao apoiá-lo no braço. Também conhecido como modelo Miss ou Pageant, é ideal para noivas mais altas.

Tipo de cerimônia: Apesar de não haver nenhuma restrição, é mais indicado para cerimônias diurnas, já que é considerado um buquê mais informal, ou seja, ideal para casamentos na praia ou no campo.

Tipo de vestido: De preferência, com pouco volume, mais justos e sensuais são os ideais, dentro o estilo minimalista.

Flores ideias: Flores com hastes longas, como copo de leite, calas, rosas, bocas-de-leão, delfínios e antúrios. Para alongar ainda mais o buquê, a dica é usar heras, alecrim ou trigo.

Root Photography (Collin Cowie Weddings)
buque-noiva-tipos4
Lovely Bride / Red Campbell

Redondo

Bastante comum entre as noivas brasileiras, o buquê redondo pode assumir diferentes diâmetros, dependendo do tipo físico da noiva. Buquês com diâmetros maiores podem ser usados por noivas mais altas, enquanto os menores pelas baixinhas. As noivas mais gordinhas não devem escolher um modelo muito pequeno, os médios ou grandes são ideais. Geralmente tem entre 30 e 40cm.

Tipo de cerimônia: Indicado para qualquer tipo de cerimônia.

Tipo de vestido: Seu formato harmoniza melhor com vestidos de saias volumosas e bem acinturados. O buquê redondo também harmoniza bem com decotes arredondados e mangas curtas ou até o cotovelo.

Flores ideias: Depende do horário da cerimônia. Para casamentos durante o dia, a dica é utilizar flores mais delicadas, como hortênsias, peônias, lisianthus e flores do campo. Se o casamento for à noite, opte por rosas ou orquídeas. Os aspargos e hederas ajudam na composição verde para o buquê.

buque-noiva-tipos5
Sortra

Assimétricos

Muito usados em outros países, é o buquê que permite maior liberdade na escolha de flores e folhagens, além de suculentas e galhos com sementes secas. Também conhecidos como composto ou nosegay, eles surgiram no período medieval, quando o buquê da noiva era preparado na hora do casamento com flores, folhagens, sementes e frutas que as pessoas presenteavam na chegada ao casamento. Existem modelos menores, que podem ser usados pelas noivas ou madrinhas e são também chamados de posy ou ramalhete.

Tipo de cerimônia: Não existe restrição, mas combinam mais com cerimônias realizadas durante o dia e ao ar livre.

Tipo de vestido: Ficam bem harmoniosos quando combinados com vestidos mais fluídos e leves, com tecidos menos estruturados.

Flores ideais: Seu uso pode variar, para a noite o ideal é evitar muita mescla, escolher duas ou três flores e no máximo dois tipos de verdes, para o dia, pode-se brincar mais. As flores ideias são: frésias, peônias e folhagens, como heras e eucalipto.

buque-noiva-tipos6
Kate Ignatowski (Style Me Pretty) / Natalie McNally (Chic Vintage Brides)
buque-noiva-tipos7
Fuller Photography (Whimsical Wonderland Weddings) / Klesie Pinkerton (100 Layer Cake)

Esfera

É um buquê preso ao pulso por uma alça de fita, em formato de esfera, muito famoso entre as noivas de outros países, mas não muito comum no Brasil. Também conhecido como Preso à Mão ou Pomander. Em tamanhos menores, também podem ser usados pelas madrinhas e, quando presos ao pulso, recebem o nome de Corsages.

Tipo de cerimônia: Ideal para cerimônias ao ar livre, especialmente no campo.

Tipo de vestido: A dica é usar modelos leves e românticos, longos ou no tamanho midi.

Flores ideias: Flores em botões e com tamanhos parecidos para garantir a simetria e compor uma esfera perfeita.

buque-noiva-tipos8
Flowerona

*Créditos da imagem destacada: Fiona Kelly (Rock My Wedding)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride