O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Casamento no estilo americano: Conheça as regras e tradições

Não tem jeito, toda noiva se encanta quando assiste a filmes americanos: as cerimônias de casamento nos Estados Unidos carregam um charme todo especial. Na maioria das vezes realizada em ambientes abertos, em contato com a natureza, é um estilo que se tornou referência para noivas de todo o mundo. Apesar de carregar algumas particularidades e costumes norte-americanos, as noivas brasileiras também têm apostado nessa inspiração como uma maneira de trazer mais liberdade ao tão esperado dia e de deixar todos os detalhes do jeito que eles sempre sonharam. Uma das principais diferenças em comparação ao casamento tradicional seria em relação aos padrinhos e madrinhas dos noivos.

No Brasil, os noivos escolhem alguns casais para abençoá-los e servirem como testemunha do matrimônio. Para os americanos, não existe a obrigatoriedade de serem casais como padrinhos. O noivo escolhe seus melhores amigos, conhecidos como groomsmen, e a noiva convida suas amigas mais próximas para dividir esse momento tão especial, chamadas de bridesmaids. Eles não serão apenas figuras ilustrativas na cerimônia: muito pelo contrário, eles ajudam – e muito – durante os preparativos e são responsáveis pela organização da despedida de solteiro dos noivos, além dos outros eventos como chá bar ou chá de panelas.

Bari Jay
Bari Jay
100 Layer Cake / Meg Jewelry
100 Layer Cake / Meg Jewelry
Inside Weddings
Inside Weddings
Style Me Pretty / Divulgação
Style Me Pretty / Divulgação

Dentre as amigas da noiva, uma delas é escolhida para ser a maid of honor (se for solteira) ou major of honor (se for casada): é como se fosse a melhor amiga da noiva, que ficará responsável por organizar as tarefas e distribuir as funções para as demais madrinhas do casamento. O mesmo acontece com o noivo: existe o best man, ou seja, o seu amigo, cuja função é bem semelhante à madrinha especial escolhida pela noiva. Outro detalhe peculiar aos casamentos americanos são os tipos de roupas para os padrinhos e as madrinhas. Modelo e cores absolutamente iguais para todos: nos Estados Unidos, é fácil de encontrar os vestidos já prontos e em preço acessível para todas as mulheres. Geralmente, é um presente da noiva para suas amigas queridas. Os homens também usam sempre o mesmo traje, seja feito sob medida ou alugado em lojas especializadas.

É um estilo de cerimônia que tem ganhado adeptos não apenas no Brasil, mas em diversos outros países. Por seguir um formato que foge dos tradicionalismos e protocolos de uma cerimônia na igreja católica, garante uma liberdade maior para os noivos. Diferente do Brasil, em que os padrinhos caminham até o altar em pares, o cortejo do casamento no estilo americano não segue o mesmo padrão. Eles podem entrar em fila – primeiro as mulheres e depois os homens, em casais ou já ficar posicionados no altar no início da cerimônia: tudo depende da vontade dos noivos. Nos Estados Unidos, as mulheres ficam em pé do lado esquerdo dos noivos e os padrinhos ficam posicionados também no altar, do lado direito. Os pais e avós não ficam no altar, mas sentados no primeiro banco.

Colorado Courtship
Colorado Courtship

As madrinhas também estão liberadas para apostar em vestidos curtos para a cerimônia, ou seja, os vestidos longos não são obrigatórios. Aliás, o conforto aos padrinhos, convidados e até mesmo aos noivos, é uma regra nos casamentos americanos. A grande maioria das cerimônias são realizadas em locais abertos, como jardim, parques, fazendas e sítios, exatamente para que os convidados se sintam mais à vontade. Os jardins da casa dos pais dos noivos é também um dos locais preferidos dos casais. Quase sempre a cerimônia e a festa também são sempre realizados no mesmo local para evitar o incômodo de fazer todos se deslocarem de um local para outro. Como não há nenhum símbolo religioso nas cerimônias nos Estados Unidos, geralmente o celebrante é alguém da família ou um grande amigo do casal.

Para as noivas brasileiras, nós temos uma dica especial. É difícil não se encantar com todos esses detalhes tão especiais e cheios de significado. Mas também vale levar em consideração que, apesar de serem tradicionais nos Estados Unidos, pode ser uma grande novidade para as suas madrinhas e seus convidados. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar desentendimentos: o que é normal por lá, pode soar estranho para suas amigas, tias ou primas. Caso você seja simplesmente apaixonada pelos símbolos e tradicionalismos americanos e queira inclui-los no dia do seu casamento, reunimos algumas dicas para você:

Tesselaar Flowers / Style Me Pretty
Tesselaar Flowers / Style Me Pretty
Green Wedding Shoes
Green Wedding Shoes

 

  • Separar os casais. Definitivamente, esse é o ponto mais crítico e o maior causador de problemas e conflitos. No Brasil, é tradição que os casais sejam mantidos para apadrinhar os noivos: ou seja, caso o noivo escolha um amigo como padrinho, automaticamente sua esposa estará também convidada. O mesmo vale para as amigas da noiva, que são casadas ou namoram há muitos anos. Quebrar essa linha de pensamento é delicado e exige muito cuidado por parte dos noivos. Como ainda é um formato ainda desconhecido pela maioria das pessoas, vale incluir um cartão informativo com explicações sobre o estilo americano de casamento, junto com o convite para os padrinhos. Além disso, discutir entre vocês se vale a pena adotar o padrão de bridesmaids e groomsmen para seus padrinhos e pesar os prós e contra dessa decisão.

 

  • Vestidos de madrinhas absolutamente iguais. Definir a cor, modelo e estilo do vestido que será usado por suas madrinhas também um ponto de conflito. Nos Estados Unidos, apesar de ser uma tradição, algumas noivas permitem cores e modelos similares, dentro do mesma paleta de cores. Como serão apenas as suas melhores amigas, tudo fica mais fácil. É um número menor de madrinhas, vale reuni-las e levar em consideração as suas preferências, se elas não se importam e quais são os estilos e cores preferidas. Decidir juntas pode ser um exercício delicioso, além de garantir uma reunião das Lulus regada a muito alto astral.

 

  • Padrinhos com trajes idênticos. No casamento americano, os homens também usam o mesmo tipo de roupa: seja um terno, apenas um blazer ou itens especiais como gravata borboleta e suspensórios. O ideal é que as roupas sejam produzidas sob medida, compradas ou alugadas na mesma loja. A mesma dica vale para os noivos: como serão os seus amigos mais próximos, vale consultá-los para saber o que ficaria melhor para ambos os lados. Além disso, as gravatas podem ser um presente dos noivos para os homens: é gentil e muito delicado.

 

  • O cortejo do casamento americano prevê que os pais e avós fiquem fora do altar, sentados no primeiro banco. Ou seja, o altar é exclusivo para noivos, padrinhos e madrinhas. Dificilmente os noivos brasileiros seguem à risca as tradições do casamento no estilo americano. Essa é uma das tradições que dificilmente seria adotada pelos casais: a não ser que os pais também gostem da ideia e não façam questão de dividir o altar nesse momento tão especial para seus filhos. Existem inúmeras opções para acomodá-los também no altar, junto com os padrinhos: é um tema que deverá ser discutido com a cerimonial para definir o formato ideal, dependendo do local da cerimônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride