O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
Tips For Bride

Celebrante de casamento: Como escolher a pessoa certa?

“Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Que nos perdoe o poeta Álvaro de Campos, mas nós discordamos totalmente disto. Existe coisa mais linda do que falar de amor? Impossível ir a um casamento e não se emocionar com as lindas palavras ditas ao longo da cerimônia. Principalmente se forem especialmente escritas para o casal – baseadas em sua história de amor e nas experiências vividas a dois. Encontrar as palavras certas para a ocasião pode ser mais difícil do que você imagina. É daí que vem a importância de saber escolher o celebrante de casamento.

Nada melhor do que um conselho amigo para te ajudar nessas horas, não é verdade? Nós convidamos alguém que é referência no assunto: a celebrante Viviane Lopes, da Escreva uma Carta para Mim – empresa especializada em criar cerimônias poéticas e textos que traduzam sentimentos. Além de explicar melhor o que é e como funciona o trabalho de um celebrante de casamentos, Vivi deu dicas valiosas – especialmente para quem sonha com uma cerimônia ao ar livre ou fora da igreja católica.  Conselhos que, com certeza, serão irão te ajudar a encontrar a pessoa ideal para eternizar esse momento único e tão especial.

noivo lendo votos em cerimônia de casamento realizada ao ar livre
L’Amourgraphy

Primeira pergunta: Como será a sua cerimônia?

A primeira coisa a se pensar é: o que você e seu noivo realmente desejam para o seu grande dia? Evidenciar a religiosidade de vocês? Demonstrar a essência do seu amor? Ou apenas legalizar sua união perante a lei? “Sabendo o que estão procurando fica muito mais fácil de encontrar”, observa a celebrante. O estilo do casamento influencia na escolha do profissional. Porém, vale lembrar que um tipo de cerimônia não anula o outro. “É cada vez mais comum casais que celebram mais de uma vez. Casam-se no civil em um dia, na igreja – apenas com os pais – em outro momento e em uma cerimônia simbólica no dia da festa, para finalizar essa grande fase de celebração ao amor”, revela Vivi.

Convidar um amigo ou alguém bem próximo dos noivos para exercer a função também está em alta. Principalmente entre os casais que optam por realizar a cerimônia no mesmo local onde acontecerá a festa. Caso você e seu futuro marido simpatizem com esta ideia, é possível contar com a ajuda de um profissional para auxiliar o escolhido para conduzir a cerimônia. “Na Escreva uma Carta para Mim, além de criar e celebrar pessoalmente, também orientamos o celebrante escolhido pelos noivos”, esclarece. Conversar e conhecer muito bem os noivos é primordial para que o trabalho seja realmente incrível. “Nessa conversa buscamos entender a linguagem da pessoa eleita para a função, a fim de não criar um texto que soe artificial. Além disso, compartilhamos a entonação, o tempo de fala e a execução do rito”, esclarece.

cerimônia de casamento no campo
Kalebe Rodrigues
cerimônia de casamento na praia, pé na areia
Danilo Siqueira

Quem pode ser celebrante de casamento?

Responsável por conduzir a cerimônia, o celebrante de casamento é quem carrega a importante missão de trazer emoção a este momento tão especial de sua vida. É ele quem faz o discurso e todo o ritual que envolve o casamento. Daí a importância de escolher muito bem quem irá ocupar esta posição privilegiada no seu grande dia. “Religiosos, juízes de paz, humanistas, poetas e até familiares dos noivos podem ocupar essa função”, diz Viviane Lopes. Cada um ao seu estilo, realizam cerimônias com diferentes características. “Os religiosos privilegiam o rito religioso, o juiz de paz a parte burocrática, enquanto as simbólicas focam mais no amor e nos sentimentos”, explica.

Com o aumento dos casamentos realizados ao ar livre, a procura por celebrantes não religiosos para conduzir as cerimônias tem crescido. Focando no amor do casal e na emoção – tanto dos noivos, quanto dos convidados – elas têm substituído os rituais tradicionais. “As cerimônias da Escreva uma Carta para Mim não tem valor civil, nem religioso. Nosso diferencial é ter um discurso completamente personalizado e sensível, sem recorrer a clichês. Buscando sempre representar a personalidade dos noivos através de palavras, poesia e rituais próprios”, conta Vivi. Sendo escrita e pensada especificamente para você e seu noivo e para o momento que estão vivendo, este tipo de cerimônia costuma surpreender, emocionar e agradar muito a todos os presentes.

O segredo de uma boa celebração personalizada

Nas cerimônias tradicionais, o casal e o celebrante só se encontram no momento do casamento. Ao contratar um celebrante de casamento, tudo acontece de maneira super personalizada e exclusiva. Você e seu futuro marido participam de entrevistas e questionários para ajudar na elaboração do ritual para o grande dia. Cada celebrante tem um processo criativo. Aqui na Escreva uma Carta para Mim, não temos um processo fechado. Tudo depende do casal e de suas expectativas, de como se sentem confortáveis para falar sobre sua história de amor, sentimentos, relacionamento, espiritualidade, família”, explica a celebrante.

Vale tudo para que a cerimônia seja a cara do casal. “Textos escritos por eles, perguntas e respostas por e-mail, conversas com pessoas próximas e até músicas. Cada cerimônia é única e cada processo para chegar até ela também”, afirma Viviane Lopes. Todas as palavras que serão ditas na cerimônia vêm do contato com os noivos. “Seja a partir de frases, lembranças, desejos, gestos ou fatos que nos contam. Juntamos tudo que é relatado e vamos criando e formando uma espécie de mosaico onde reunimos a linguagem usada pelo casal, seus sonhos e nossa sensibilidade”, acrescenta. O material final resulta em uma cerimônia com duração de 40 a 45 minutos – já contando as pausas para as músicas e o cortejo. “Acreditamos que esse é o tempo ideal para se dizer tudo que precisa ser dito, sem que a celebração fique repetitiva ou cansativa demais”, diz Vivi.

noiva lendo os votos em cerimônia de casamento realizada ao ar livre
Studio InQuadro
celebrante realizando cerimônia de casamento no campo
Eventos Life

Amor e emoção: Ingredientes básicos

Seja qual for o estilo de celebração escolhido por você e seu noivo, existem dois fatores que não podem faltar para garantir que o tão sonhado sim seja realmente inesquecível: amor e emoção. O melhor caminho para se alcançar estes fatores é apostar na autenticidade. “Só assim vocês irão conseguir emocionar e envolver a todos”, diz Viviane Lopes. Assim como cada detalhe da festa, a cerimônia também precisa transmitir a verdade, a personalidade e a essência de vocês. “Nada como aproximar cada convidado da história e do sentimento que os conduziu até o altar”, acrescenta.

Outro pequeno grande detalhe que requer bastante atenção são os votos dos noivos. Como são muito pessoais é importante você e seu futuro marido fiquem responsáveis por escrevê-los. Apesar de terem certeza do seu amor e saberem exatamente o que desejam após este importante passo, às vezes, a emoção acaba atrapalhando.  Nestes casos, é possível recorrer a um celebrante profissional. “Ajudo conversando, revisando, dando dicas de estrutura, texto e tudo que for necessário para que fique bom”, conta Vivi. A celebrante revela que só os escreve em casos extremos – como quando os noivos travam ou é contratada exclusivamente para este fim. “Nestes casos, conversamos muito. Procuro me colocar no lugar deles e usar as palavras que fazem parte do seu vocabulário”, revela a especialista. “Cada casal é um universo, cada texto é único”, conclui.

celebrante realizando cerimônia de casamento ao ar livre
L’Amourgraphy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride