O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Celebrantes para casamento fora da igreja

A moda dos casamentos ao ar livre parece mesmo ter chegado para ficar no Brasil. Não é para menos: um país tão abençoado com belíssimas paisagens naturais merece ser palco das mais lindas e emocionantes histórias de amor. Não é verdade? As cerimônias ao ar livre conquistaram grande parte dos noivos, seja aqueles que escolhem o campo, como sítios ou fazendas, ou a praia com a celebração à beira-mar. Para alguns casais, é praticamente a realização de um sonho realizar a cerimônia num local paradisíaco ao entardecer do dia. Para outros, é uma maneira prática de reduzir os custos ou até mesmo uma boa opção para noivos de diferentes religiões ou que não fazem questão da benção religiosa.

Duo Borgatto
Duo Borgatto
Casa Lume
Casa Lume

Seja qual for o motivo, estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas em relação ao celebrante do casamento ao ar livre. Afinal, quem devo contratar? Qual é a diferença entre pastor, reverendo, padre, juiz de paz ou celebrante? Posso convidar alguém da minha família para realizar a cerimônia? Essas dúvidas são normais e vamos te ajudar explicando exatamente os tipos de celebrantes para realizar a sua cerimônia. Assim, não sobrarão mais dúvidas sobre qual modelo é ideal para vocês. Nossa primeira notícia é: nenhum padre da Igreja Católica Apostólica Romana (cujo representante é o Papa) está autorizado a realizar cerimônias religiosas fora das igrejas. Ou seja, caso vocês sejam extremamente católicos e não queiram abrir mão da benção, nem do casamento ao ar livre, nossa sugestão é realizar duas cerimônias em dias distintos: a benção religiosa na igreja apenas para a família já com efeito civil e, depois, a cerimônia no campo ou na praia, com direito a vestido de noiva, amigos, buffet, festa e todo o resto.

Existe uma ramificação da igreja católica, que é a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, cujos bispos são autorizados a realizar casamentos fora do templo religioso – embora não seja reconhecido pela igreja católica. Em relação às demais denominações, pastor é o representante da igrejas evangélicas, como a Batista, a Assembléia de Deus e a Universal, por exemplo, enquanto reverendo é o nome dado aos ministros das igrejas protestantes, ou seja, as igrejas Anglicana, Presbiteriana e Luterana. Ambos podem realizar as cerimônias fora de suas igrejas e, muitas vezes, também com efeito civil. “No primeiro encontro com o casal, procuro entender qual tipo de cerimônia eles desejam para elaborar o discurso. Faço a proposta bem personalizada, com elementos particulares, trechos poéticos e sempre insiro algo surpresa sobre a vida dos noivos”, explica o reverendo e celebrante Renato Dumas. O juiz de paz é um representante do Estado (governo) e valida o casamento civil no cartório ou no local escolhido pelos noivos.

Além desses títulos e nomenclaturas, sempre relacionados a alguma instituição, existem os celebrantes de casamento que, a grosso modo, pode ser qualquer pessoa que faça um bom discurso, tenha o dom da palavra e possa celebrar o amor do casal. Muitos noivos convidam alguém da família ou algum amigo próximo para fazer a celebração, mas já existem muitas empresas especializadas no tema que, a partir de uma conversa com o casal, elaboram um texto emocionante e super personalizado. “O que eu faço é entender onde a união do casal se apoia e elaborar um discurso sobre esse amor. O casamento é uma passagem, uma mudança que acontece do lado de dentro, por isso, sempre procuro levar essa mensagem de transformação interior daquele momento tão especial”, explica Marcia Henz, celebrante da Rito Cerimônias Especiais. No mercado de casamentos, também existem muitos reverendos e pastores que se especializaram no tema e realizam lindíssimos discursos para os mais diversos estilos de cerimônia.

Duo Borgatto
Duo Borgatto
Duo Borgatto
Duo Borgatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride