O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Mesa de doces do casamento: Dois ou mais bolos

Para quem acompanha as tendências femininas de moda, beleza e estilo, é impossível não se apaixonar pelo mundo dos casamentos. Por aqui, também existem estilos que estão em alta para inspirar as noivas. O estilo boho-chic, com uma pegada mais rústica, conquistou o coração dos casais nos últimos anos. No quesito sobremesa, foram os mini bolos que ganharam destaque. Os noivos mais modernos e descolados resolveram unir essas duas inspirações para lá de charmosas. O resultado não poderia ter sido mais encantador: mesa de doces com mais de um bolo para um casamento campestre, na praia ou em meio à natureza.

Desconstruir é a palavra chave para surpreender seus convidados. O bolo de casamento é a grande estrela da festa de casamento: isso é indiscutível. Mas ele não precisa, necessariamente, ter vários andares e coberto com pasta americana branca, seguindo o estilo clássico. Se vocês optaram por um casamento ao ar livre, o estilo desconstruído é simplesmente perfeito. Nossa dica especial é: aposte em mais de um bolo de casamento para compor a mesa de doces. Diferentes tamanhos, cores, formatos e tipos de acabamento: a criatividade é muito bem vinda para trazer ainda mais charme ao protagonista da festa.  

mini bolos para casamento rústico
100 Layer Cake
mesa de casamento boho com mini bolos de diferentes formatos e acabamentos
Weddingwire
mini bolos para casamento boho-chic
Jacque Lynn Photography / Heart and Colour

Mini bolos de casamento: Charmoso e surpreendente

Independente do estilo do casamento, é a mesa de doces que ocupa o lugar de maior destaque na decoração da festa. Colocar mais de um bolo de casamento é uma tendência charmosa e que tem conquistado as noivas brasileiras. A proposta surgiu nos Estados Unidos e, nos últimos anos, ganhou adeptas por aqui. Nós convidamos a cake designer Andrea Vilella, fundadora do ateliê de doces Santo Cacau, para dar dicas preciosas sobre como montar uma mesa de doces perfeita. O que levar em consideração na hora de escolher mais de um bolo de casamento – ou bolos múltiplos, como são conhecidos? Em nosso editorial Industrial Love, ela foi a responsável por aquele trio perfeito de bolos. Inspirados no estilo de decoração industrial para casamentos, Andrea apostou em três tipos de acabamento para os bolos.

O Santo Cacau é um ateliê de doces do interior de São Paulo, na cidade de Itatiba, e eles já assinaram diversos projetos de bolos múltiplos para casamentos. Segundo a cake designer Andrea Vilella, os modelos clássicos ainda continuam sendo preferência em comemorações mais tradicionais. “Para os casamentos mais clássicos, os noivos ainda optam por bolos com acabamento em pasta americana, com vários andares e bem alto”, conta. Apesar de nunca saírem de moda, os bolos únicos deram espaço e abriram outras possibilidades para as noivas mais modernas. Uma mesa de doces com mais de um bolo de casamento é perfeito para um clima mais descontraído. Eles são ideais para festas na praia ou no campo, que não exigem tanta formalidade. Além disso, são ótimas opções para mini weddings.

mesa de casamento com mini bolos com tamanhos e acabamentos diferentes
Santo Cacau
mini bolos com flores
Santo Cacau
Mini bolos para casamento industrial
Santo Cacau

Mais de um bolo de casamento? Quanto mais, melhor.

Quando pensamos na montagem de uma mesa de doces com mais de um bolo, é importante saber que não há regras. O mais importante é que os bolos escolhidos criem uma harmonia e fiquem bonitos no projeto como um todo. “O mais charmoso é justamente a mistura de diferentes estilos”, explica a cake designer Andrea Vilella, proprietária do ateliê de doces Santo Cacau. Os bolos podem ser verdadeiros, falsos ou mistos. Geralmente são colocados três bolos pequenos e de diferentes estilos, mas a quantidade também pode variar de acordo com o projeto de decoração. Tudo é permitido, desde que siga uma lógica e uma coerência na combinação dos tamanhos, dos tipos de acabamento e nas cores escolhidas.

“Os tamanhos podem variar, conforme o gosto dos noivos e o número de convidados, caso eles sejam servidos como sobremesa. Já os formatos, vai depender muito do contexto da mesa de doces. A combinação de elementos decorativos e as cores também influenciam na escolha”, explica a cake designer Andrea. A tendência dos bolos assimétricos é muito democrática e acessível para os diferentes estilos de noivos. Uma dica especial é apostar em bolos com diferentes sabores para agradar a todos os convidados. Já pensaram em como ficaria incrível uma produção com direito a naked cake, espatulado com ganache e um mini bolo mais clássico?

mini bolos com acabamentos diferentes
Mudgee Made
mesa com mini bolos com acabamentos diferentes para casamento rústico
Oriental Trading / Deer Pearl Flowers
mesa de doces com mini bolos para casamento no campo
Chelsea Nicole Photography

Sabores, texturas e cores para o bolo de casamento

Já sabemos que o tipo de decoração e também o estilo do casamento influenciam – e muito – na escolha dos mini bolos. Seguir a paleta de cores e coordenar o estilo das flores que serão usadas na decoração são boas dicas para começar. “Basicamente, é o tipo de acabamento que deixará ele com um ar mais clássico ou mais rústico. Eles podem ser desde naked cake ou semi naked (branco com transparência e um efeito mais rústico). Outras opções são com chantilly espatulado, com texturas ou com acabamentos diferentes feitos com bico de confeitar. Além das deliciosas e sofisticadas ganaches lisas com textura ou com bicos de confeitar, drip cake e aquarelado”, explica Andrea Vilella, do Santo Cacau.

As possibilidades de decoração para os mini bolos também são infinitas. Vale qualquer coisa para deixá-los mais bonitos, românticos e apetitosos! Dá para apostar em flores, castanhas e frutas. Framboesas, cerejas, groselhas frescas, mirtilos, physalis e até mesmo sementes de romãs e figos. Outros itens como os tradicionais noivos como topo de bolo também são bem-vindos. Separamos algumas referências de encher os olhos – e de dar água na boca. Assim, fica mais fácil de te ajudar a eleger os modelos certos e adotar esta deliciosa tendência. Confira!

mesa com mini bolos para casamento rústico e boho
Blogloving / Culture Wedding
mesa com mini bolos com flores para casamento clássico no campo
Elizabeths Cake Emporium
mini bolos altos para casamentos clássicos
Elizabeths Cake Emporium / Koby Brown Photography

Três bolos na mesa de doces: Inspiração vintage para casamentos

Talvez você se lembre que, entre as décadas de 80 e 90, era comum as mesas de casamento ostentarem mais de um bolo. O famoso trio de bolos fazia a cabeça das noivas da época. Fakes ou verdadeiros, eles eram colocados em suportes de diferentes níveis – um mais alto que o outro – e dispostos horizontalmente. Com o passar do tempo, esta tendência acabou caindo em desuso. Este formato saiu de cena para dar lugar aos bolos únicos. Grandes e altos, com vários andares e uma riqueza sofisticada de detalhes, eles conquistaram as noivas.

Junto com a onda de casamentos no estilo vintage e retrô que invadiu o universo bridal, algumas tendências do passado acabaram voltando. Apostar em mais de um bolo na mesa de doces foi uma delas. Charmosos e românticos, eles têm feito sucesso entre as noivas modernas e descoladas. É uma tendência conhecida como “bolos múltiplos”. Como vocês puderam ver, é uma maneira diferente e inusitada para explorar a mesa de doces e trazer ainda mais charme a esse dia tão especial para vocês. Essa é a nossa dica especial do dia!

mesa com mini bolos para casamento minimalista
Floret Flowers
mesa com mini bolos para casamento retrô
The Knot
mesa com mini bolos para casamento vintage
Elizabeths Cake Emporium
Tips For Bride

Suculentas para casamentos: Conheça o bolo terrário 

Hoje em dia, podemos dizer que as suculentas definitivamente conquistaram o coração das noivas. Elas são charmosas e trazem um romantismo todo especial ao dia do casamento. Versáteis e com diferentes cores e formatos, não há dúvidas de que elas vieram para ficar. Após aparecer em centros de mesas, convites, buquês e até mesmo lembrancinhas de casamento, as suculentas foram parar no topo de bolos. Não como mero detalhe, mas como protagonistas. O estilo terrário é uma das coisas mais encantadoras que já vimos nos últimos anos. Estávamos ansiosos para dividir essa super tendência com vocês!

suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven

Cactos, flores e suculentas… Na mesa de doces

A grande novidade é que, agora, elas vêm combinadas a cactos e muitas flores, compondo terrários comestíveis, que são verdadeiras obras de arte. É isso mesmo! A febre dos terrários saiu da decoração de casas diretamente para a mesa de doces das festas de casamento. A perfeição dos detalhes chega a impressionar pela semelhança com a realidade. Ideais para festas ao ar livre com decorações rústicas, vintage ou boho, é uma novidade que promete deixar as noivas completamente apaixonadas. De encher os olhos, esta nova tendência gastronômica é capaz de transformar a mesa de doces do seu casamento num verdadeiro jardim das delícias.

Seja com plantas naturais ou comestíveis, o resultado é sempre incrível. Muitas confeitarias já produzem as suculentas com açúcar, igual às tradicionais flores de açúcar, tão famosas em bolos de casamento. Uma combinação perfeita entre o frescor da natureza e a sofisticação da patisserie. Para também te deixar apaixonada por esta tendência, separamos alguns dos nossos modelos preferidos para te inspirar. São delicados bolos e doces no estilo terrário: reparem que até os cupcakes entraram na moda. São lindos de morrer – já avisamos que é impossível resistir!

suculentas para bolo de casamento
Green Wedding Shoes / The Gift Bar
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven

Bolo terrário: Inspiração com suculentas

Não é de hoje que o mundo da confeitaria cria novidades que encantam as noivas dos mais diversos estilos. Fica difícil resistir à riqueza de detalhes e à delicadeza das guloseimas. Desta vez, à responsável pela onda verde que vem invadindo as mesas de doces é a chef indonésia Iven Oven. Inspirada pela beleza dos cactos, a confeiteira passou a criar bolos que parecem verdadeiros mini jardins. Aliando o rústico ao natural com muito bom gosto, as composições são bastante ecléticas. Exploram diferentes cores e aliam as pequeninas suculentas a flores e frutas, de forma elegante e sofisticada.

Além dos bolos, os doces e cupcakes também acompanham esta nova tendência – e eles conseguem ser ainda mais fofos! Ainda mais delicados e minimalistas, são criações que lembram as mudinhas de plantas: de tão lindas, chega a dar pena de comer. Basicamente são feitos com buttercream (creme à base de manteiga), corante alimentício e açúcar de confeiteiro. As plantinhas são esculpidas em glacê e, para reproduzir a terra dos terrários, migalhas de bolo de chocolate e amendoim triturado.

A forma como são apresentados também contribui para aumentar a impressão de realidade. Por isso, geralmente, são colocados em pequenos potes que lembram vasinhos. Na hora de arrumar a mesa, nossa dica é: apostar nos mini bolos e criar um cenário de jardim para celebrar o seu grande dia.

suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Afternoon Crumbs / Alana Jones-Mann
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Nana Flower Cake
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Craftsy
suculentas para bolo de casamento
Wilton
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Lusher Life Studios
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven

Tips For Bride

Música para casamento: Como definir o estilo musical?

Jazz, funk, soul, groove… Já pensou em considerar algum estilo musical diferente para o seu casamento? Apesar de não se encaixarem perfeitamente no quesito romântico, muitos casais têm preferido seguir a linha alternativa. Fugir do convencional, quebrar paradigmas e proporcionar a seus convidados uma experiência única: é tudo que os noivos sonham para o grande dia! Optar por um estilo musical diferente também é uma tendência para casamentos. A partir daí, fica mais fácil definir o repertório e escolher as músicas preferidas, tanto para a cerimônia, quanto para a festa. Nesse contexto, buscar alternativas mais ousadas e criativas é uma solução muito charmosa, até mesmo para as músicas mais convencionais.

Desde que conhecemos o trabalho da 2Groove, ficamos encantados por eles. É uma mistura de diferentes estilos e uma dupla para lá de talentosa. Eles participaram do nosso primeiro evento para noivas Tips and You na Fazenda Santa Barbara, quem lembra? Hoje, nós convidamos essa dupla especial para participar desse post. “Nós rearranjamos as músicas escolhidas pelos noivos e buscamos adaptá-las ao estilo novo e moderno. É interessante porque o tradicional fica com um sabor diferente!”, explica o artista Luizão Cavalcante, da 2Groove. Com mais de 40 anos de carreira, Luizão divide o palco com a cantora Thaiane Cândido na 2Groove. Juntos, eles se propõe a criar e produzir releituras musicais de maneira original para o casamento.

Músicas para casamento moderno: Dicas especiais

Mesmo para os noivos que não abrem mão de um repertório clássico, dá para criar novos arranjos musicais e dar uma roupagem mais moderna às músicas. O estilo escolhido – seja mais voltado ao formato acústico, jazz ou soul – que ditará o formato preferido dos noivos, independente da playlist. Tendo o jazz como base, o duo formado pelos músicos Luizão Cavalcante e Thaiane Cândido vem ganhando cada vez mais espaço no universo bridal. A dupla da 2Groove é especialista em trazer o swing do ritmo para outros estilos musicais, criando melodias únicas nas batidas do pop, disco, funk e soul.

música para casamento no campo
O formato voz e violão conquistou o coração dos noivos. Hoje, é um dos formatos preferidos dos casais. Na foto, a dupla Thaiane e Luizão, da 2Groove (Divulgação)

“Esse é o grande desafio. São estilos muito interessantes, cheios de opções. É preciso entender as características musicais principais que formam cada estilo para incluir o retrô no atual”, explica a cantora Thaiane, que já soma mais de 20 anos de experiência musical. Apostar em estilos e ritmos musicais diferentes pode também gerar algumas dúvidas nos casais. Afinal: músicas mais modernas combinam com qualquer casal e qualquer estilo de casamento? Como definir o estilo musical e saber qual deles combina com a nossa história? O que devemos levar em conta para conseguir fazer a playlist perfeita, tanto para a cerimônia quanto para a festa?

Dúvidas na hora de escolher o estilo musical?

Calma: nós te ajudamos com todas essas dúvidas! “Apostar em algo inusitado é para qualquer casal de noivos. É possível fazer algo diferente para cada perfil. Toda música carrega um sentimento, uma mensagem. Se a música transmite algo positivo para os noivos, independente do estilo musical, ela se encaixará muito bem no momento da cerimônia”, diz Thaiane. Quanto à playlist, para não errar, uma boa dica é pensar em qual atmosfera vocês pretendem criar para cada momento – jantar, recepção, cerimônia.

A partir daí, basta eleger as canções preferidas de vocês e buscar as versões que acham ser mais adequadas para cada uma das ocasiões. Se for preciso, vale lançar aos músicos o desafio de rearranjá-las para aquela determinada situação. “Para nós, a novidade verdadeira está mais na releitura. O tratamento dado a cada música é o que faz a diferença, do que propriamente na escolha do repertório”, conclui Luizão. Ou seja, vale tudo para fazer com que cada momento seja marcante e ainda mais inesquecível.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride