O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
Sem categoria
DressGo
Tips For Bride

Torre de macarons para a festa de casamento: Charmoso e divertido

As festas de casamento são um capítulo à parte na vida dos noivos: são inúmeras opções, novidades e tendências, desde música até atrações especiais e docinhos. Embora alguns modismos sejam passageiros, muitos permanecem até hoje como uma forte aposta para os casais. Os macarons são um tipo de doces francês que, definitivamente, já conquistou o coração das noivas brasileiras. Há alguns anos, ele era visto apenas como um substituto dos tradicionais bem casados. Hoje em dia, é um dos doces favoritos – seja para a mesa de doces, como lembrancinhas ou para presentar os padrinhos do casamento. Além de versátil, ele permite inovar na escolha dos sabores e oferece uma paleta de cores diversificada: ou seja, perfeito para qualquer ocasião.

Retrato Atelier
Retrato Atelier
Retrato Atelier / Nando Federice
Retrato Atelier / Nando Federice

“Não existe um estilo de casamento que não comporte uma torre de macarons, já que os doces podem ser de várias cores e, o suporte, de diversos materiais. Já fizemos desde casamentos super tradicionais a casamentos no campo, na praia ou mais descolados. Hoje, as torres estão presentes não só nos casamentos mas também em chás de bebê, maternidade e festas infantis, além de chás de panela e lingerie”, explica Mayra Toledo, proprietária da May Macarons, em São Paulo. “As torres de macarons são, na verdade, uma das formas de dispor os macarons em uma mesa. Ela é composta de um suporte próprio para o doce, que pode ser em madeira, plástico ou acrílico. Os macarons são dispostos na torre de maneira vertical e, por ser uma maneira prática e bonita de servi-los, tem tido cada vez mais espaço nos eventos”, conta.

Medici Macarons / Whimsical Wonderland Weddings
Medici Macarons / Whimsical Wonderland Weddings

Como usar os macarons no casamento? Além da torre, existem outras possibilidades para usar esses doces tão lindos e delicados no casamento. São elas:

  • Mesa de doces: Podem ser dispostos em bandejas, assim como os doces tradicionais. Assim como na torre de macarons, é possível personalizá-los e brincar com cores e sabores.
  • Mesa do café: Para a mesa do café, indicamos sempre a versão mini que é muito fofa e super adequada para a saída da festa!
  • Lembrancinha: Os macarons podem ser uma ótima opção como lembrança da festa. Em embalagens de uma ou duas unidades podem adoçar o dia seguinte dos convidados.
  • Caixas e lembranças para padrinhos: Uma das opções bem interessantes é presentear os padrinhos e pais com macarons. Eles podem ser personalizados com o convite ou até um agradecimento.
Anges de Sucre / The Perfect Palette
Anges de Sucre / The Perfect Palette

Como escolher os sabores?

Bolo, bem casados, docinhos finos e macarons… São muitas opções de doces para o casamento, por isso é normal que os noivos se questionem sobre os sabores. Serão todos com o mesmo recheio ou devo escolher várias opções? A Mayra, da May Macarons, nos ajuda com essa dúvida. “Indicamos sempre que sejam coerentes com os docinhos. Se já tiver docinho de maracujá, vamos optar por um outro sabor que ainda não tenha sido escolhido. Assim como no caso dos doces, para que agrade todo mundo, indicamos sempre um de chocolate (chocolate ou nutella), um de fruta (limão, framboesa, cereja) e um outro como doce de leite, pistache ou coco. Assim como todas as decisões, no final das contas, são as noivinhas que vão escolher e definir o que tem mais a ver com o perfil da festa”.

And So To Wed / Bride Story
And So To Wed / Bride Story
The Wed List / Chic Vintage Brides
The Wed List / Chic Vintage Brides

Qual é a quantidade ideal?

As torres de macarons ganharam muito destaque nos últimos anos porque, além de lindas e charmosas, enfeitam a mesa de doces e são muito versáteis com relação as cores e sabores. É uma oportunidade de personalizar a mesa nesse dia tão especial. As torres podem ser feitas de vários tamanhos. De acordo com os padrões da May Macarons, a menor torre possui 45 macarons, cinco andares e vem em um suporte acrílico. O maior modelo pode ser feito nos suportes de plásticos ou de madeira, tem dez andares e capacidade para 237 unidades. “A mesa de doces é na maioria das vezes composta por mais ou menos seis doces por convidado. Nesse caso, indicamos duas unidades de macarons e quatro unidades de doces, é uma boa proporção e fica harmônico”, explica Mayra.

“A quantidade de torres vai depender da quantidade de convidados e também da disposição da mesa. Se o bolo de casamento está no centro, costuma-se colocar duas torres nas pontas da mesa. Caso o bolo fique em outra mesa ou mesmo se a festa não tiver bolo, colocamos a torre no centro”. As cores e sabores dos macarons também merecem um capítulo à parte. Todas as cores podem ser feitas de todos os sabores e fica realmente a critério do casal se a cor escolhida terá alguma relação com o sabor dos macarons. “Geralmente, os noivos escolhem cores e sabores independentes. A escolha começa pelas cores, pois costumamos combinar as cores com as cores da decoração. Em seguida, após a degustação, define-se os sabores que mais gostaram”, conta Mayra Toledo, da May Macarons.

Bloved Blog / Wedding Include
Bloved Blog / Wedding Include
Tips For Bride

Bolo degradê para casamento: Conheça o ombre wedding cake

A fase dos preparativos do casamento é realmente deliciosa! Os noivos aproveitam todo e qualquer momento livre para conversar sobre os detalhes, tomar suas decisões e, aos poucos, ir construindo um dia inesquecível como eles sempre sonharam. Embora seja um evento social que carrega séculos de história, sabemos que o casamento se renova de tempos em tempos. Assim como a moda possui suas tendências e novidades, o universo bridal também tenta encantar e surpreender os noivos. Depois do sucesso dos bolos no estilo naked cake nas festas de casamento, embora ainda continue sendo um dos formatos favoritos das noivas, surgiram outras novidades no mercado. Conhecido em outros países como ombre wedding cake, é um bolo de casamento com efeito degradê na cobertura.

Apesar de ser uma técnica simples, o efeito é muito elegante, além de garantir uma mesa de doces encantadora. A palavra ombré tem origem francesa e significa sombreado – ou degradê, como estamos mais acostumados. A cobertura poderá ser lisa ou receber algum efeito especial, em espiral ou em camadas, sempre seguindo a proposta do degradê como pintura especial para o bolo de casamento. O tipo de acabamento irá depender, basicamente, do gosto pessoal dos noivos, mas também do estilo do casamento. Um evento mais tradicional e clássico pede algo mais sutil com cores claras e tons suaves, como branco, nude e rosa claro. Uma cerimônia mais descontraída e realizada durante o dia, por exemplo, permite uma dose extra de ousadia, cores mais vibrantes e tons mais fortes.

Divulgação / Deer Pearl Flowers
Cores claras e tons pasteis são perfeitos para criar um efeito degradê em bolos de casamentos mais clássicos (Divulgação / Deer Pearl Flowers)
Ruffled Blog / Divulgação
Rosa claro e nude são as cores preferidas dos noivos mais românticos – e ficam tão lindos e charmosos com efeito ombre! (Ruffled Blog / Divulgação)
The Bohemian Wedding / Style Me Pretty
Os tons pasteis, como azul, rosa e verde claro, são os preferidos das noivas, tanto para decoração, quanto para os bolos de casamento (The Bohemian Wedding / Style Me Pretty)

O mais interessante é que o estilo ombré pode ser aplicado ao bolo de casamento de diferentes maneiras – e não apenas sob a cobertura, que seria a forma mais tradicional. Dá para deixar a imaginação e a criatividade rolar solta: os detalhes poderão seguir a proposta do degradê, como um bolo com cobertura branca e um arranjo com flores de açúcar com a técnica. Outra ideia é associar o estilo ombre wedding cake com o já conhecido naked cake: dessa maneira, nem a cobertura e nem os detalhes seguiriam o estilo degradê, mas sim a própria massa do bolo. Que tal, noivinhas? Ao longo do texto, reunimos algumas ideias para vocês usarem como inspiração, não apenas para a festa de casamento, mas para eventos menores como o chá bar ou festa de noivado.

Green Wedding Shoes / Divulgação
O azul para o ombre wedding cake é simplesmente perfeito para cerimônias realizadas durante o dia, especialmente à beira-mar (Green Wedding Shoes / Divulgação)
Junebug Weddings / Wedding Include
A mistura do branco com tons claros, como azul e verde, cria uma atmosfera super romântica e contemporânea para a mesa de doces (Junebug Weddings / Wedding Include)
Wedding Chicks / Divulgação
Flores naturais são super bem vindas como acessórios especiais na decoração do ombre wedding cake (Wedding Chicks / Divulgação)

Embora não se restrinja a nenhum estilo de casamento, é um tipo de bolo ideal para casamentos mais despojados e que permitem uma dose de ousadia e criatividade na hora de apostar em tendências. As cores escolhidas também são essenciais para manter a elegância e se encaixar dentro da proposta do casamento. Flores naturais, suculentas ou até mesmo as flores feitas de açúcar são bem vindas como itens de decoração de bolos do tipo degradê.

Para as noivinhas que gostaram da ideias, mas ainda ficam receosas em apostar na técnica do ombre wedding cake, temos uma dica super especial para vocês. Existe ainda outra possibilidade: deixar apenas a parte interna do bolo em camadas coloridas e em diferentes tons. É uma opção para os noivos que não abrem mão do tradicional bolo branco de três andares na mesa de doces, por exemplo. Dá para manter o estilo clássico e, ainda, surpreender cada convidado assim que receber a fatia de bolo. Nós separamos as inspirações mais lindas, charmosas e incríveis para vocês!

Divulgação / Style Me Pretty
Verde claro é charmoso e ideal tanto para festas de casamento, quanto para outras celebrações, como a festa de noivado ou o chá bar dos noivos (Divulgação / Style Me Pretty)
Mon Cheri Bridals / Cake Maison
Rosa claro é uma das cores favoritas das noivas no estilo degradê, seja qual for o estilo da cobertura e o tipo de acabamento. Fica sempre lindo! (Mon Cheri Bridals / Cake Maison)
Kuchen Mit Stil / Rock My Wedding
Kuchen Mit Stil / Rock My Wedding
Wedding Include / Coppersmith Photography
Wedding Include / Coppersmith Photography
Suárez Bakery / Bodas y Weddings
A técnica do degradê permite uma série de inovações, até mesmo em relação à torre de macarons para a mesa de doces. Que tal? (Suárez Bakery / Bodas y Weddings)
MODWedding / Elizabeth Anne Designs
MODWedding / Elizabeth Anne Designs
The Knot / Ruflled Blog
A mistura do naked cake com o ombre wedding cake é simplesmente perfeita: a massa assume diferentes tons para criar o efeito degradê no bolo (The Knot / Ruflled Blog)
Hostess with the Mostess / Hey Wedding Lady
Hostess with the Mostess / Hey Wedding Lady
Hey Wedding Lady / Super Golden Bakes
Hey Wedding Lady / Super Golden Bakes
Dolce Designs / Kashaya & Co
Dolce Designs / Kashaya & Co
Tips For Bride

Bolo e doces do casamento: Greenery, a cor Pantone de 2017

Sempre que surge alguma tendência, seja no mundo fashion, de design ou até mesmo no universo das noivas, é normal surgir a dúvida: como devo usá-la? Os detalhes do casamento também são regidos por fatores que estão em alta. Seja no modelo do vestido de noiva, nas cores da decoração ou nos tipos de atrações da festa. Na última semana, trouxemos algumas dicas de decoração com a cor Pantone de 2017: o greenery, um tom de verde musgo misturado com amarelo intenso. Dessa vez, reunimos algumas dicas para você que não abre mão da sua paleta de cores preferidas para a décor desse dia tão especial e inesquecível.

Veja também:

Acessórios para noivas: Aposte nos ramos e folhagens

Greenery, cor Pantone de 2017: Inspiração para decoração de casamento

Com a moda dos casamentos com cerimônia ao ar livre e em contato com a natureza, fica fácil apostar na tendência e utilizar o verde, seja como cor principal ou apenas em detalhes. Em se tratando de comidas, sabores e corantes, já parou para pensar nas infinitas possibilidades? Isso mesmo: é possível apostar na mesa de bolo e doces e criar uma sintonia perfeita com o greenery. O mais tradicional – e já conhecido das noivinhas – é o tradicional bolo branco com três camadas e algumas folhagens para decorá-lo. Desde o ano passado, utilizar ramos, folhas e flores naturais tem sido uma tendência nos casamentos, desde os mais moderninhos até os mais clássicos.

Wedding Include / Natalie Jenks
Wedding Include / Natalie Jenks
Decoration de Mariage / The Wedding Scoop
Decoration de Mariage / The Wedding Scoop
Divulgação / Brides
Divulgação / Brides

Outra opção super em alta é apostar em flores e folhas feitas de açúcar: são verdadeiras obras de arte produzidas pelos confeiteiros e que simulam as formas da natureza de maneira perfeita. Fugir da tradicional combinação de verde e branco e investir em flores coloridas, assim como dourado ou suculentas, é uma maneira super charmosa de trazer mais vida e personalidade a mesa de doces. Seja um modelo mais clássico com pasta americana ou um naked cake para casamentos realizados no campo ou na praia… O cor Pantone desse ano foi generosa com todos os gostos e estilos de noivos!

É possível harmonizar algo mais rústico ou mais refinado, depende única e exclusivamente dos itens da decoração e da paleta de cores para o casamento. O greenery pode se fazer presente de inúmeras maneiras: até mesmo nos sabores do bolo de casamento ou em outros tipos de doces. Pistache, kiwi e limão são alguns dos sabores que remetem ao verde, sem contar os corantes sem sabor. Além do tradicional bolo, dá para deixar a imaginação rolar solta e iventar moda com cupcakes, brigadeiros, doces finos, macarons, picolés, etc. Reunimos algumas inspirações especialmente para vocês! Que tal?

The Bohemian Wedding / Bridal Musings
The Bohemian Wedding / Bridal Musings
Grey Likes Weddings / Carats & Cake
Grey Likes Weddings / Carats & Cake
Magnolia Rouge / Style Me Pretty
Magnolia Rouge / Style Me Pretty
Weddingomania
Weddingomania
Weddingomania / Jessica Lea Dunn
Weddingomania / Jessica Lea Dunn
Ruffled Blog / Wedding Chicks
Ruffled Blog / Wedding Chicks
Sweet Treets Bakery / Intimate Weddings
Sweet Treets Bakery / Intimate Weddings
Nove Wedds / The Wedding Playbook
Nove Wedds / The Wedding Playbook
Weddingomania
Weddingomania
Anna Elizabeth Cakes / Indeed Decor
Anna Elizabeth Cakes / Indeed Decor
100 Layer Cake / Nona's Homemade Cake
100 Layer Cake / Nona’s Homemade Cake
Junebug Weddings / Bodas y Weddings
Junebug Weddings / Bodas y Weddings
Stylecaster / Green Wedding Shoes
Stylecaster / Green Wedding Shoes

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride