O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Mesa de doces do casamento: Dois ou mais bolos

Para quem acompanha as tendências femininas de moda, beleza e estilo, é impossível não se apaixonar pelo mundo dos casamentos. Por aqui, também existem estilos que estão em alta para inspirar as noivas. O estilo boho-chic, com uma pegada mais rústica, conquistou o coração dos casais nos últimos anos. No quesito sobremesa, foram os mini bolos que ganharam destaque. Os noivos mais modernos e descolados resolveram unir essas duas inspirações para lá de charmosas. O resultado não poderia ter sido mais encantador: mesa de doces com mais de um bolo para um casamento campestre, na praia ou em meio à natureza.

Desconstruir é a palavra chave para surpreender seus convidados. O bolo de casamento é a grande estrela da festa de casamento: isso é indiscutível. Mas ele não precisa, necessariamente, ter vários andares e coberto com pasta americana branca, seguindo o estilo clássico. Se vocês optaram por um casamento ao ar livre, o estilo desconstruído é simplesmente perfeito. Nossa dica especial é: aposte em mais de um bolo de casamento para compor a mesa de doces. Diferentes tamanhos, cores, formatos e tipos de acabamento: a criatividade é muito bem vinda para trazer ainda mais charme ao protagonista da festa.  

mini bolos para casamento rústico
100 Layer Cake
mesa de casamento boho com mini bolos de diferentes formatos e acabamentos
Weddingwire
mini bolos para casamento boho-chic
Jacque Lynn Photography / Heart and Colour

Mini bolos de casamento: Charmoso e surpreendente

Independente do estilo do casamento, é a mesa de doces que ocupa o lugar de maior destaque na decoração da festa. Colocar mais de um bolo de casamento é uma tendência charmosa e que tem conquistado as noivas brasileiras. A proposta surgiu nos Estados Unidos e, nos últimos anos, ganhou adeptas por aqui. Nós convidamos a cake designer Andrea Vilella, fundadora do ateliê de doces Santo Cacau, para dar dicas preciosas sobre como montar uma mesa de doces perfeita. O que levar em consideração na hora de escolher mais de um bolo de casamento – ou bolos múltiplos, como são conhecidos? Em nosso editorial Industrial Love, ela foi a responsável por aquele trio perfeito de bolos. Inspirados no estilo de decoração industrial para casamentos, Andrea apostou em três tipos de acabamento para os bolos.

O Santo Cacau é um ateliê de doces do interior de São Paulo, na cidade de Itatiba, e eles já assinaram diversos projetos de bolos múltiplos para casamentos. Segundo a cake designer Andrea Vilella, os modelos clássicos ainda continuam sendo preferência em comemorações mais tradicionais. “Para os casamentos mais clássicos, os noivos ainda optam por bolos com acabamento em pasta americana, com vários andares e bem alto”, conta. Apesar de nunca saírem de moda, os bolos únicos deram espaço e abriram outras possibilidades para as noivas mais modernas. Uma mesa de doces com mais de um bolo de casamento é perfeito para um clima mais descontraído. Eles são ideais para festas na praia ou no campo, que não exigem tanta formalidade. Além disso, são ótimas opções para mini weddings.

mesa de casamento com mini bolos com tamanhos e acabamentos diferentes
Santo Cacau
mini bolos com flores
Santo Cacau
Mini bolos para casamento industrial
Santo Cacau

Mais de um bolo de casamento? Quanto mais, melhor.

Quando pensamos na montagem de uma mesa de doces com mais de um bolo, é importante saber que não há regras. O mais importante é que os bolos escolhidos criem uma harmonia e fiquem bonitos no projeto como um todo. “O mais charmoso é justamente a mistura de diferentes estilos”, explica a cake designer Andrea Vilella, proprietária do ateliê de doces Santo Cacau. Os bolos podem ser verdadeiros, falsos ou mistos. Geralmente são colocados três bolos pequenos e de diferentes estilos, mas a quantidade também pode variar de acordo com o projeto de decoração. Tudo é permitido, desde que siga uma lógica e uma coerência na combinação dos tamanhos, dos tipos de acabamento e nas cores escolhidas.

“Os tamanhos podem variar, conforme o gosto dos noivos e o número de convidados, caso eles sejam servidos como sobremesa. Já os formatos, vai depender muito do contexto da mesa de doces. A combinação de elementos decorativos e as cores também influenciam na escolha”, explica a cake designer Andrea. A tendência dos bolos assimétricos é muito democrática e acessível para os diferentes estilos de noivos. Uma dica especial é apostar em bolos com diferentes sabores para agradar a todos os convidados. Já pensaram em como ficaria incrível uma produção com direito a naked cake, espatulado com ganache e um mini bolo mais clássico?

mini bolos com acabamentos diferentes
Mudgee Made
mesa com mini bolos com acabamentos diferentes para casamento rústico
Oriental Trading / Deer Pearl Flowers
mesa de doces com mini bolos para casamento no campo
Chelsea Nicole Photography

Sabores, texturas e cores para o bolo de casamento

Já sabemos que o tipo de decoração e também o estilo do casamento influenciam – e muito – na escolha dos mini bolos. Seguir a paleta de cores e coordenar o estilo das flores que serão usadas na decoração são boas dicas para começar. “Basicamente, é o tipo de acabamento que deixará ele com um ar mais clássico ou mais rústico. Eles podem ser desde naked cake ou semi naked (branco com transparência e um efeito mais rústico). Outras opções são com chantilly espatulado, com texturas ou com acabamentos diferentes feitos com bico de confeitar. Além das deliciosas e sofisticadas ganaches lisas com textura ou com bicos de confeitar, drip cake e aquarelado”, explica Andrea Vilella, do Santo Cacau.

As possibilidades de decoração para os mini bolos também são infinitas. Vale qualquer coisa para deixá-los mais bonitos, românticos e apetitosos! Dá para apostar em flores, castanhas e frutas. Framboesas, cerejas, groselhas frescas, mirtilos, physalis e até mesmo sementes de romãs e figos. Outros itens como os tradicionais noivos como topo de bolo também são bem-vindos. Separamos algumas referências de encher os olhos – e de dar água na boca. Assim, fica mais fácil de te ajudar a eleger os modelos certos e adotar esta deliciosa tendência. Confira!

mesa com mini bolos para casamento rústico e boho
Blogloving / Culture Wedding
mesa com mini bolos com flores para casamento clássico no campo
Elizabeths Cake Emporium
mini bolos altos para casamentos clássicos
Elizabeths Cake Emporium / Koby Brown Photography

Três bolos na mesa de doces: Inspiração vintage para casamentos

Talvez você se lembre que, entre as décadas de 80 e 90, era comum as mesas de casamento ostentarem mais de um bolo. O famoso trio de bolos fazia a cabeça das noivas da época. Fakes ou verdadeiros, eles eram colocados em suportes de diferentes níveis – um mais alto que o outro – e dispostos horizontalmente. Com o passar do tempo, esta tendência acabou caindo em desuso. Este formato saiu de cena para dar lugar aos bolos únicos. Grandes e altos, com vários andares e uma riqueza sofisticada de detalhes, eles conquistaram as noivas.

Junto com a onda de casamentos no estilo vintage e retrô que invadiu o universo bridal, algumas tendências do passado acabaram voltando. Apostar em mais de um bolo na mesa de doces foi uma delas. Charmosos e românticos, eles têm feito sucesso entre as noivas modernas e descoladas. É uma tendência conhecida como “bolos múltiplos”. Como vocês puderam ver, é uma maneira diferente e inusitada para explorar a mesa de doces e trazer ainda mais charme a esse dia tão especial para vocês. Essa é a nossa dica especial do dia!

mesa com mini bolos para casamento minimalista
Floret Flowers
mesa com mini bolos para casamento retrô
The Knot
mesa com mini bolos para casamento vintage
Elizabeths Cake Emporium
Tips For Bride

Suculentas para casamentos: Conheça o bolo terrário 

Hoje em dia, podemos dizer que as suculentas definitivamente conquistaram o coração das noivas. Elas são charmosas e trazem um romantismo todo especial ao dia do casamento. Versáteis e com diferentes cores e formatos, não há dúvidas de que elas vieram para ficar. Após aparecer em centros de mesas, convites, buquês e até mesmo lembrancinhas de casamento, as suculentas foram parar no topo de bolos. Não como mero detalhe, mas como protagonistas. O estilo terrário é uma das coisas mais encantadoras que já vimos nos últimos anos. Estávamos ansiosos para dividir essa super tendência com vocês!

suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven

Cactos, flores e suculentas… Na mesa de doces

A grande novidade é que, agora, elas vêm combinadas a cactos e muitas flores, compondo terrários comestíveis, que são verdadeiras obras de arte. É isso mesmo! A febre dos terrários saiu da decoração de casas diretamente para a mesa de doces das festas de casamento. A perfeição dos detalhes chega a impressionar pela semelhança com a realidade. Ideais para festas ao ar livre com decorações rústicas, vintage ou boho, é uma novidade que promete deixar as noivas completamente apaixonadas. De encher os olhos, esta nova tendência gastronômica é capaz de transformar a mesa de doces do seu casamento num verdadeiro jardim das delícias.

Seja com plantas naturais ou comestíveis, o resultado é sempre incrível. Muitas confeitarias já produzem as suculentas com açúcar, igual às tradicionais flores de açúcar, tão famosas em bolos de casamento. Uma combinação perfeita entre o frescor da natureza e a sofisticação da patisserie. Para também te deixar apaixonada por esta tendência, separamos alguns dos nossos modelos preferidos para te inspirar. São delicados bolos e doces no estilo terrário: reparem que até os cupcakes entraram na moda. São lindos de morrer – já avisamos que é impossível resistir!

suculentas para bolo de casamento
Green Wedding Shoes / The Gift Bar
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven

Bolo terrário: Inspiração com suculentas

Não é de hoje que o mundo da confeitaria cria novidades que encantam as noivas dos mais diversos estilos. Fica difícil resistir à riqueza de detalhes e à delicadeza das guloseimas. Desta vez, à responsável pela onda verde que vem invadindo as mesas de doces é a chef indonésia Iven Oven. Inspirada pela beleza dos cactos, a confeiteira passou a criar bolos que parecem verdadeiros mini jardins. Aliando o rústico ao natural com muito bom gosto, as composições são bastante ecléticas. Exploram diferentes cores e aliam as pequeninas suculentas a flores e frutas, de forma elegante e sofisticada.

Além dos bolos, os doces e cupcakes também acompanham esta nova tendência – e eles conseguem ser ainda mais fofos! Ainda mais delicados e minimalistas, são criações que lembram as mudinhas de plantas: de tão lindas, chega a dar pena de comer. Basicamente são feitos com buttercream (creme à base de manteiga), corante alimentício e açúcar de confeiteiro. As plantinhas são esculpidas em glacê e, para reproduzir a terra dos terrários, migalhas de bolo de chocolate e amendoim triturado.

A forma como são apresentados também contribui para aumentar a impressão de realidade. Por isso, geralmente, são colocados em pequenos potes que lembram vasinhos. Na hora de arrumar a mesa, nossa dica é: apostar nos mini bolos e criar um cenário de jardim para celebrar o seu grande dia.

suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Afternoon Crumbs / Alana Jones-Mann
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Nana Flower Cake
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Craftsy
suculentas para bolo de casamento
Wilton
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Lusher Life Studios
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven
suculentas para bolo de casamento
Iven Oven

Tips For Bride

Torre de macarons para a festa de casamento: Charmoso e divertido

As festas de casamento são um capítulo à parte na vida dos noivos: são inúmeras opções, novidades e tendências, desde música até atrações especiais e docinhos. Embora alguns modismos sejam passageiros, muitos permanecem até hoje como uma forte aposta para os casais. Os macarons são um tipo de doces francês que, definitivamente, já conquistou o coração das noivas brasileiras. Há alguns anos, ele era visto apenas como um substituto dos tradicionais bem casados. Hoje em dia, é um dos doces favoritos – seja para a mesa de doces, como lembrancinhas ou para presentar os padrinhos do casamento. Além de versátil, ele permite inovar na escolha dos sabores e oferece uma paleta de cores diversificada: ou seja, perfeito para qualquer ocasião.

Retrato Atelier
Retrato Atelier
Retrato Atelier / Nando Federice
Retrato Atelier / Nando Federice

“Não existe um estilo de casamento que não comporte uma torre de macarons, já que os doces podem ser de várias cores e, o suporte, de diversos materiais. Já fizemos desde casamentos super tradicionais a casamentos no campo, na praia ou mais descolados. Hoje, as torres estão presentes não só nos casamentos mas também em chás de bebê, maternidade e festas infantis, além de chás de panela e lingerie”, explica Mayra Toledo, proprietária da May Macarons, em São Paulo. “As torres de macarons são, na verdade, uma das formas de dispor os macarons em uma mesa. Ela é composta de um suporte próprio para o doce, que pode ser em madeira, plástico ou acrílico. Os macarons são dispostos na torre de maneira vertical e, por ser uma maneira prática e bonita de servi-los, tem tido cada vez mais espaço nos eventos”, conta.

Medici Macarons / Whimsical Wonderland Weddings
Medici Macarons / Whimsical Wonderland Weddings

Como usar os macarons no casamento? Além da torre, existem outras possibilidades para usar esses doces tão lindos e delicados no casamento. São elas:

  • Mesa de doces: Podem ser dispostos em bandejas, assim como os doces tradicionais. Assim como na torre de macarons, é possível personalizá-los e brincar com cores e sabores.
  • Mesa do café: Para a mesa do café, indicamos sempre a versão mini que é muito fofa e super adequada para a saída da festa!
  • Lembrancinha: Os macarons podem ser uma ótima opção como lembrança da festa. Em embalagens de uma ou duas unidades podem adoçar o dia seguinte dos convidados.
  • Caixas e lembranças para padrinhos: Uma das opções bem interessantes é presentear os padrinhos e pais com macarons. Eles podem ser personalizados com o convite ou até um agradecimento.
Anges de Sucre / The Perfect Palette
Anges de Sucre / The Perfect Palette

Como escolher os sabores?

Bolo, bem casados, docinhos finos e macarons… São muitas opções de doces para o casamento, por isso é normal que os noivos se questionem sobre os sabores. Serão todos com o mesmo recheio ou devo escolher várias opções? A Mayra, da May Macarons, nos ajuda com essa dúvida. “Indicamos sempre que sejam coerentes com os docinhos. Se já tiver docinho de maracujá, vamos optar por um outro sabor que ainda não tenha sido escolhido. Assim como no caso dos doces, para que agrade todo mundo, indicamos sempre um de chocolate (chocolate ou nutella), um de fruta (limão, framboesa, cereja) e um outro como doce de leite, pistache ou coco. Assim como todas as decisões, no final das contas, são as noivinhas que vão escolher e definir o que tem mais a ver com o perfil da festa”.

And So To Wed / Bride Story
And So To Wed / Bride Story
The Wed List / Chic Vintage Brides
The Wed List / Chic Vintage Brides

Qual é a quantidade ideal?

As torres de macarons ganharam muito destaque nos últimos anos porque, além de lindas e charmosas, enfeitam a mesa de doces e são muito versáteis com relação as cores e sabores. É uma oportunidade de personalizar a mesa nesse dia tão especial. As torres podem ser feitas de vários tamanhos. De acordo com os padrões da May Macarons, a menor torre possui 45 macarons, cinco andares e vem em um suporte acrílico. O maior modelo pode ser feito nos suportes de plásticos ou de madeira, tem dez andares e capacidade para 237 unidades. “A mesa de doces é na maioria das vezes composta por mais ou menos seis doces por convidado. Nesse caso, indicamos duas unidades de macarons e quatro unidades de doces, é uma boa proporção e fica harmônico”, explica Mayra.

“A quantidade de torres vai depender da quantidade de convidados e também da disposição da mesa. Se o bolo de casamento está no centro, costuma-se colocar duas torres nas pontas da mesa. Caso o bolo fique em outra mesa ou mesmo se a festa não tiver bolo, colocamos a torre no centro”. As cores e sabores dos macarons também merecem um capítulo à parte. Todas as cores podem ser feitas de todos os sabores e fica realmente a critério do casal se a cor escolhida terá alguma relação com o sabor dos macarons. “Geralmente, os noivos escolhem cores e sabores independentes. A escolha começa pelas cores, pois costumamos combinar as cores com as cores da decoração. Em seguida, após a degustação, define-se os sabores que mais gostaram”, conta Mayra Toledo, da May Macarons.

Bloved Blog / Wedding Include
Bloved Blog / Wedding Include

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride