O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Bolo de casamento com buttercream: Uma tendência linda e saborosa

Não dá pra negar que o bolo de casamento é a grande estrela da mesa de doces. Não importa o tamanho, o formato ou o tipo de acabamento: ele sempre atrai os olhares e desperta a curiosidade dos convidados. Independente do recheio e dos sabores, é o tipo de cobertura escolhido que deverá estar em perfeita sintonia com o estilo do casamento. Com a moda dos casamentos no campo e, inspirados em cerimônias nos Estados Unidos e na Europa, os noivos brasileiros já adotaram um modelo como favorito. O famoso creme de manteiga, o buttercream, conquistou de vez o coração dos casais por aqui!

bolos com cobertura de buttercream com frisos horizontais dcorados com flores naturais e de açúcar
Pinterest / Moore Photography

Com uma textura cremosa e suave, o buttercream confere ao bolo uma aparência charmosa e delicada. Isso sem falar no seu sabor, realmente delicioso. Até mesmo os famosos noivos Meghan Markle e Harry escolheram essa cobertura para o bolo de casamento. Até nesse quesito eles quebraram o protocolo, já que nos casamentos reais, costuma ser servido o tradicional bolo inglês, feito com frutas secas e castanhas.

bolos com cobertura de buttercream com frisos horizontais decorados com folhagens e suculentas
Courtney Horwood / Style me Pretty

Você também gostou da ideia e quer saber mais sobre esse tipo de cobertura para o seu bolo de casamento? Nós te ajudamos! Reunimos informações, dicas e uma galeria de fotos – irresistível e saborosíssima – para te inspirar.

bolos com cobertura de buttercream espatulado decorados com frutas frescas e flores naturais
Pinterest

Deliciosamente delicado: Creme de manteiga

Feito com manteiga e açúcar de confeiteiro, o buttercream é uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos. É uma óptima opção para os casamentos mais descontraídos e que desejam fugir da tradicional cobertura de pasta de açúcar. Além da belíssima aparência – que só de olhar, dá água na boca – a grande quantidade de gordura do creme ajuda a manter a umidade do bolo.

bolos com cobertura de buttercream espatulado decorados com frutas e flores naturais
By Modern Taste / Emily Stone Fine Art Portraiture

Dá para usar e abusar da criatividade usando o creme de manteiga como cobertura. Devido à sua textura cremosa e bem uniforme, os confeiteiros fazem verdadeiras obras de arte com o famoso buttercream. Espatulado, em camadas ou com frisos horizontais são algumas das formas mais comuns e conhecidas para esses bolos de casamento. Para finalizar, vale apostar em uma decoração feita com frutas e flores – sejam elas de açúcar ou naturais. Plaquinhas e macarons também são muito bem vindos na decoração. Fica lindo e muito delicado!

bolos com cobertura de buttercream espatulado decorados com flores naturais e macarons
Glass Jar Photography / Gustavo Gaiote

Quer mais uma dica? Como ele é feito com uma base de muita gordura, é melhor mantê-lo refrigerado até a hora da festa para não correr o risco de derreter. Apesar de ser um formato que combina perfeitamente com cerimônias de dia, realizadas no campo, ele precisa de alguns cuidados especiais. Vale a pena conversar com a empresa responsável pela produção do bolo e  estudar algumas possibilidades. Falando de decoração e de casamentos durante o dia, é importante se certificar que a posição da mesa de doces não ficará muito exposta ao sol. Nenhuma noiva quer seus bolos e doces derretidos na hora da festa, não é mesmo?

bolos com cobertura de buttercream espatulado decorados com flores naturais
Sue Wheelock Photography / Kristina Curti Photography

Sabor de realeza britânica

O mundo estava na expectativa para conhecer cada detalhe do casamento real. Um dos mais comentados, desde o início, era o bolo, é claro! Os noivos surpreenderam ao substituir o tradicional glacê real por uma cobertura de buttercream. Ao invés de um modelo em camadas, Meghan e Harry optaram por três bolos baixos dispostos em alturas diferentes, decorados com peônias e rosas frescas.

bolos com cobertura de buttercream usado no casamento de meghan e harry
Steve Parsons – WPA Pool/Getty Images

Criada pela confeiteira Claire Ptak, o sabor escolhido para a iguaria foi o lemon elderflower. Uma massa do tipo pão de ló, com limão siciliano e xarope de elderflower – ou de flor de sabugueiro – recheada com uma mistura de coalhada de limão siciliano com o mesmo xarope. Para finalizar, a cobertura de buttercream, que oferecia a doçura necessária para equilibrar o azedo da coalhada de limão. Uma combinação bastante interessante que oferecia uma explosão de sabores a cada mordida.

trios de bolos com cobertura de buttercream usado no casamento de meghan e harry
The Royal Family
bolos com cobertura de buttercream espatilado de chocolate e com frisos horizontais decorados com flores naturais
Gio Staiano / Kristina Curti Photography
bolos de andares com cobertura de buttercream espatulado decorados com flores naturais
Elleni Toumpas / Fete Photography
bolo com cobertura de buttercream em camadas decorado com flores naturais
Charity Maurer Photography / Heart and Colour
bolos de andares com cobertura de buttercream em camadas decorado com mosquitinhos e girassois
Diana Deaver Photography / Danielle D’Arcy Photography
Tips For Bride

Dia do Cacau: Já pensou em bolo de chocolate para o seu casamento?

Tem forma mais doce de começar a semana do que falando de chocolate? É praticamente impossível encontrar alguém que resista a esta verdadeira maravilha feita à base de cacau. Quando o assunto é beleza, sabor e muita delicadeza, nós somos particularmente apaixonados pelas criações da Lamego Doces e do Ateliê Santo Cacau! Cheiroso e extremamente saboroso, o chocolate serve de matéria-prima para muitos dos doces que costumam fazer a felicidade de convidados de todas as idades em uma festa de casamento.

bolo de chocolate para casamento do Ateliê Santo Cacau
Ateliê Santo Cacau

Graças à sua versatilidade, ele pode ser combinado a praticamente qualquer outro ingrediente que o resultado é sempre o mesmo: delicioso! Para celebrar o Dia do Cacau – comemorado hoje, no dia 26 de março – preparamos um post recheado de inspirações deliciosamente irresistíveis. Selecionamos os mais lindos bolos de chocolates para te inspirar! São trabalhos feitos pela Lamego Doces e pelo Ateliê Santo Cacau, além de inspirações de outros países.

bolo de chocolate com frutas vermelhas para casamento da Lamego Doces
Lamego Doces

Use e abuse do chocolate para uma festa perfeita!

Pode ter certeza que, além de deixar a mesa de doces do seu casamento maravilhosa, com certeza, irão agradar o paladar dos seus convidados. São verdadeiras obras de arte que, só de olhar, dão água na boca!

bolo de casamento quadrado com três andares feito de chocolate
Peggy Porschen / The Butter End
bolo de casamento com cobertura de chocolate
Katie Grant Photography / Edible Art Cakes
bolo de casamento de chocolate decorado com flores do Ateliê Santo Cacau
Ateliê Santo Cacau
bolo de casamento de chocolate com decoração dourada com flores
Andrielle Photography / Julie Paisley Photography
bolo de casamento coberto com ganache de chocolate e decorado com flores
Charla Storey Photography / Honey Gem Creative
bolo de chocolate com anadares para casamento decorado com flores
M2 Photo / Free Hope Photography
bolo de casamento de chocolate com anadres e decorado com frutas vermelhas
Edible Art Cakes / Le Papillion Patisserie’s
bolo de casamento de chocolate do ateliê Santo Cacau
Ateliê Santo Cacau
naked cake de chocolate com chantili para casamento
Lily Vanilli / Edible Art Cakes
bolo de casamento de chocolate com andares decorado com flores
Sunglow Photography / Winifred Kriste Cake
Tips For Bride

Doces para crianças: Convites especiais para pajens e daminhas

Eis a pergunta que não quer calar: Qual criança que não adora ganhar doces? É praticamente impossível não agradar os pequenos ao presenteá-los com guloseimas. Muitas noivas aproveitam essa paixão na hora de escolher os gifts para seus pajens e daminhas e escolhem os mais diferentes doces para crianças. Sem saber direito quais delícias escolher, a grande maioria opta pela famosa caixa de “tranqueiras”. Cheia de chicletes, balas, chocolates e confetes, é aquela famosa caixa que as mães adoram (só que não! rs).

doces para crianças no casamento em tons pasteis ou candy colours doces para crianças no casamento em tons pasteis ou candy colours

Para te ajudar a fugir deste combo, batemos um papo com uma especialista no assunto. A cake designer Andrea Vilella, do ateliê de doces Santo Cacau, é conhecida por transformar os desejos e sonhos de seus clientes em doces e bolos. Ela nos ajudou com sugestões e dicas preciosas de como oferecer doces especiais para crianças em seu casamento. Seja para convidá-los para o cortejo da cerimônia ou como um gift especial na festa de casamento. As opções de lembrancinhas e para espaço kids prometem ganhar espaço no checklist das noivas e fazer a alegria da garotada. É só conferir e se inspirar!

Brigadeiro, bicho de pé e beijinho: Toda criança ama!

Assim como os gifts para madrinhas, padrinhos, mães e pais dos noivos, as lembrancinhas das crianças também merecem atenção especial. Uma boa ideia para fazer bonito e agradar os pequenos é apostar em caixas de guloseimas – mas, nada de doces industrializados! O ideal é rechear as embalagens personalizadas com delícias preparadas especialmente para a ocasião.

Segundo a confeiteira Andrea Vilella, do ateliê de doces Santo Cacau – Itatiba/SP, existem várias opções que fazem sucesso entre as crianças. “Os doces favoritos são brigadeiro ao leite, bicho de pé e beijinho. O pão de mel e a palha italiana também são ótimas pedidas”, conta. Além de produzir doces para casamentos, o Santo Cacau também possui a linha kids para festas infantis. Ou seja, ninguém melhor que eles para nos ajudar quando o tema é criança.

doces para crianças no casamento em tons pasteis ou candy colours

As possibilidades de combinações são muitas e dá para explorar essa versatilidade de várias formas. Quando o assunto é quantidade, a fundadora do ateliê de doces Santo Cacau sugere colocar quatro ou oito doces na caixa. Os sabores ficam a critério da noiva – que pode optar pela por vários ou um só tipo. Você pode acrescentar um mimo especial para ser usado no casamento como um colar ou uma tiara para a daminha e suspensório ou gravata borboleta para o pajem.

Outra dica importante dada pela cake designer Andrea Villella é sempre dar preferência a caixas de papel para embalar os doces. “As caixas cartonadas em tecido ou papel não tem cheiro. Já aquelas feitas com madeira, dependendo da qualidade, pode deixar o doce com cheiro”, explica.

Cake pops e macarons: Quem já conhece?

Não só de brigadeiros, beijinhos e bichos de pé que é feita a alegria da criançada. Além dos docinhos tradicionais, outras delícias – um pouco mais elaboradas – costumam agradar o paladar dos pequenos. Se você quer fugir do convencional, nós temos várias sugestões para você! Já pensou em pirulitos de chocolate, cookies, mini bolos decorados, cake pops (ou bolo no palito), macarons e maçãs do amor? São opções lindas, apetitosas e muito delicadas que parecem verdadeiras esculturas e, só de olhar, já dá vontade de comer.

doces para crianças no casamento em tons pasteis ou candy colours doces para crianças no casamento em tons pasteis ou candy colours

Explorar os tipos de doces com temas que estão em alta no universo infantil é uma estratégia infalível para encantar as crianças. Você já reparou na moda dos unicórnios para festas e fantasias infantis? Os simpáticos bichinhos míticos parecem mesmo ter caído no gosto das crianças. Eles podem ser uma boa opção para presentear e agradar suas daminhas e pajens. Composta pelas famosas candy colours – ou tons pasteis, oferece um toque de sutileza e delicadeza que têm tudo a ver com o universo dos casamentos.

Doces para crianças no espaço kids?

Sabemos que a combinação de crianças e casamentos sempre gera muitas dúvidas. É por isso que, vira e mexe, exploramos o tema sobre pajens e daminhas. Além de trazer novidades e inspirações para as noivas que nos acompanham, queremos ajudá-las a tirar suas dúvidas em relação ao grande dia. Pensando nisso – nós, do blog de casamentos Tips for Bride – aproveitamos o papo com a cake designer Andrea Vilella, do ateliê de doces Santo Cacau, para falar sobre os doces especiais para o espaço kids.

Apesar de serem poucas as noivas que escolhem opções especialmente voltadas para os convidados mirins, o tema merece atenção. “As possibilidades são tantas que o tema deveria ser mais bem explorado”, opina. É possível criar um menu muito legal e bem diferente – recheado de delícias de dar água na boca – capazes de agradar os mais diversos paladares. Além dos brigadeiros, casadinhos, camafeus e caramelados (muito comum em casamentos), dá para apostar em opções divertidas e coloridas.

Outra boa ideia é usar o espaço para oferecer também gostosuras especialmente preparadas para as crianças que possuem restrições alimentares. “Dá para criar delícias de chocolate até mesmo para os alérgicos e diabéticos, por exemplo. Nesses casos, aqui no Santo Cacau, utilizamos chocolates sem lactose – à base de soja – e sem açúcar, respectivamente”, conclui Andrea Vilella.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride