O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Buffet de casamento com menu personalizado: Saiba tudo!

Se existe uma máxima comum aos casamentos hoje em dia é: quanto mais detalhes personalizados, melhor! Foi-se o tempo em que apostar em um topo de bolo personalizado e em lembrancinhas com o monograma do casal eram suficientes. Mais do que surpreender os convidados, o que os noivos querem mesmo é fazer com que eles vivam uma experiência. Investir numa gastronomia especial e contratar um serviço de menu personalizado para o seu casamento é garantia de sucesso!

menu personalizado para buffet de casamento entrada com pães artesanais e patês
Sans Souci Bistrô

Já imaginou um cardápio todo feito com base nas suas preferências, na história de vocês e em tudo que vocês mais amam? Dá para homenagear as tradições familiares, trazer um pouco da cultura dos noivos e criar algo realmente único. É um serviço que muitos buffets de casamento têm trabalhado. Ao invés de oferecer um menu pronto, com direito a pequenas alterações, eles deixam essa escolha com os noivos, as grandes estrelas do casamento.

menu personalizado para buffet de casamento torradas com finger food e massa fresca artesanal
Sans Souci Bistrô

Você ainda não sabe como funciona para criar um menu personalizado para o seu casamento? Para falar um pouco mais sobre esta tendência e explicar todos os detalhes, convidamos alguém que realmente entende do assunto: o chef Thiago Fegies. Responsável pelos pratos elaborados do Sans Souci Bistrô, ele é especialista em criar receitas exclusivas, repletas de carinho, inspiração e muito sabor, é claro!

menu personalizado para buffet de casamento salada de vegetais frescos
Sans Souci Bistrô

Comida boa e cheia de personalidade

Como o próprio nome já diz, o menu personalizado é elaborado de acordo com os gostos e preferências do casal. “Antes de apresentar qualquer proposta, fazemos uma reunião com os noivos. Nós tentamos conseguir o máximo de informações possível sobre seu estilo de vida e quais são as suas expectativas para esse momento tão especial”, explica Thiago Fegies. Com essas referências em mãos, fica mais fácil sugerir cada uma das delícias que irão compor o cardápio do seu grande dia – desde os aperitivos até a sobremesa.

menu personalizado para buffet de casamento massa artesanal com parmesão e salmão grelhado
Sans Souci Bistrô

A verdade é que cada um sabe exatamente aquilo que deseja para o seu grande dia, não é?! Por esta razão, não são raros os casais que, antes mesmo de conversar com o chef responsável pelo casamento, já têm o cardápio completo em mente. Elaboram o menu unindo suas preferências a referências vindas de outros casamentos e eventos que já participaram. “Já tive um casal que desejava um casamento com uma temática caipira, com costelinha de porco, bolinho de feijoada, escondidinho e quirera. Também já atendi uma noiva que queria que a polenta do coquetel fosse cortada em formato de coração”, conta o chef do Sans Souci Bistrô.

menu personalizado para buffet de casamento medalhão com batatas
Sans Souci Bistrô

Quanto mais exclusivo, melhor

É claro que executar um menu com tantas particularidades requer uma dose extra de dedicação dos fornecedores. “Os cardápios padrões – além de serem mais fáceis de serem executados, costumam agradar o paladar dos convidados em geral com mais facilidade”, revela Thiago Fegies. Apesar dos pesares, optar por um menu personalizado acaba sendo vantajoso para todas as partes. Para os noivos, que conseguem ter suas vontades atendidas. Para os convidados, que desfrutam de uma experiência gastronômica exclusiva e até para o chef. “Adoro casamentos onde posso servir cardápios deste tipo. Eles me desafiam e estimulam a empregar meu conhecimento e desenvolver novas receitas”, conta.

menu personalizado para buffet de casamento torta de limão com massa de chocolate
Sans Souci Bistrô

Dica de ouro para vocês: Sugestões do chef

A ideia de servir a seus convidados um menu 100% personalizado é realmente tentadora. Para isso, é preciso ter em mente que – além do sabor – muitos outros fatores devem ser levados em consideração. “A quantidade de pessoas, o estilo do casamento, o horário da cerimônia e de início da festa, o perfil dos convidados e a estrutura disponível para o evento são fatores determinantes para a definição das melhores opções para compor o menu”, revela Thiago Fegies. É por esta razão que a conversa prévia com o chef responsável é tão importante. Ela ajuda a minimizar as chances de possíveis erros e exageros.

menu personalizado para buffet de casamento entrada tábua de embutidos
Sans Souci Bistrô
menu personalizado para buffet de casamento massa negra com frutos do mar
Sans Souci Bistrô

Outro ponto importantíssimo para garantir que as suas expectativas sejam correspondidas é dar preferência a um profissional experiente. “Executar cardápios de casamento em conjunto com os noivos é muito mais trabalhoso”, diz o chef do Sans Souci Bistrô. Além disso, os menus personalizados precisam de um tempo maior para serem desenvolvidos. “Apesar das dificuldades, é muito importante que os noivos consigam perceber a atenção e dedicação do chef e que o cardápio em questão foi elaborado com exclusividade para eles”, conclui.

menu personalizado para buffet de casamento peixe grelhado com cogumelos
Sans Souci Bistrô
menu personalizado para buffet de casamento salada de vegetais frescos e flores
Sans Souci Bistrô
menu personalizado para buffet de casamento massa artesanal com queijo
Sans Souci Bistrô
menu personalizado para buffet de casamento torta mousse de chocolate
Sans Souci Bistrô
menu personalizado para buffet de casamento massa artesanal integral com tomates frescos
Sans Souci Bistrô
Tips For Bride

Buffet: Como harmonizar pratos e bebidas para o casamento?

Indiscutivelmente, um dos fatores determinantes para o sucesso de uma festa de casamento é combo comida e bebida. É por isso que sempre tocamos no assunto por aqui. Já falamos sobre como escolher o tipo de buffet, a liberdade e o estilo oferecidos pelas finger foods e as principais dúvidas dos noivos ao contratar este tipo de serviço. Nós também listamos dicas preciosas para ajudar você e seu futuro marido a adequar o buffet ao tipo da festa de casamento e a utilizar o momento da degustação para tirar todas as suas dúvidas. Dentre tanto temas, um em especial costuma gerar a principal dúvida relacionada ao buffet. Eis a grande questão: Como harmonizar o menu do buffet com as bebidas para o casamento?

buffet de casamento com finger foods doces e salgados
Fujiki Studio

O segredo para conseguir a qualidade gastronômica pedida pela ocasião está na escolha do menu. Ela deve estar alinhada a lista de bebidas que serão servidas durante a festa. Daí a importância de harmonizar cada uma das opções que serão degustadas pelos convidados com a carta de bebidas. Na teoria, tudo parece bastante simples. Mas, e na prática, como isso funciona? Nós vamos te ajudar a tirar de letra a missão de agradar o paladar de todos os presentes e mostrar as melhores opções de combinações. Convidamos uma expert no assunto – a chef de cozinha Mônica Wermelinger. Com vasta experiência em casamentos no interior de São Paulo, no litoral e na capital, ela comanda o buffet homônimo MW Gastronomia. Eles são especializados em menus contemporâneos, elaborados para encantar e aguçar as sensações dos convidados.

buffet para casamento no campo com mesa de finger foods para coquetel
MW Gastronomia

As melhores escolhas para o seu grande dia

O primeiro passo para conseguir harmonizar o cardápio escolhido a dedo para o grande dia com as bebidas é pensar no estilo do casamento. “Todas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas podem ser harmonizadas com comida, principalmente em festas de casamentos mais descoladas”, comenta Mônica Wermelinger. Não dá para negar que, seja onde e como for o seu casamento, um bom espumante sempre cai bem. Dependendo do tipo de festa, outras bebidas também podem funcionar. “Drinks clássicos como Dry Martini,  Gin Tônica, Cosmopolitan, Margarita ou mesmo o Bloody Mary são ótimas opções para serem servidas junto com o que coquetel. Eles destacam o sabor dos canapés, carpaccios e tantas outras opções deliciosas que compõem o menu que geralmente recepciona os convidados”, sugere.

mesa de finger foods para coquetel de casamento clássico
MW Gastronomia

Outro fator a ser levado em consideração é a data que você e seu noivo escolheram para celebrar o início da vida a dois. A época do ano também pode influenciar na escolha das bebidas. “No verão, a tendência é optar por um cardápio mais leve e refrescante. Bebidas muito fortes e pesadas podem acabar anulando esses sabores suaves. Dessa forma, vinhos verdes ou rosês tendem a harmonizar melhor com um cardápio de verão”, explica a chef. Já no inverno, o uísque é presença garantida. Além dele, os drinks personalizados também podem ser uma ótima opção para combinar com o cardápio do casamento – seja qual for a estação do ano.

buffet para casamento na praia ou no campo com entradas e pães
MW Gastronomia

Combinação perfeita de sabores

A ideia de contar com um menu que ofereça pratos harmonizados com bebidas em seu grande dia é realmente irresistível. Para conseguir atingir os sabores desejados, é essencial contar com profissionais que realmente dominem a técnica de harmonizar comidas e bebidas. “Existem duas formas de se colocar em prática a harmonização: a partir da semelhança ou do contraste entre o prato e a bebida”, esclarece a comandante do MW Gastronomia. O mais garantido é apostar em combinações entre pratos e bebidas similares. Assim, os riscos de que um sabor não se sobressaia ao outro são minimizados. “Esta é a maneira mais fácil de conseguir criar um terceiro sabor surpreendente em todos os sentidos”, diz.

buffet de verão para casamento na praia com frutos do mar
MW Gastronomia

Para que tudo saia exatamente como foi planejado, é necessário que os profissionais responsáveis pelo buffet e pelo bar cheguem a um consenso. “Este é um trabalho que deve ser feito em equipe. Normalmente, o buffet já sugere no menu a harmonização entre pratos e bebidas. Cabe aos noivos avaliarem junto à empresa responsável pelas bebidas quais marcas de vinhos e tipos de uva combinam melhor com o seu cardápio”, esclarece Mônica Wermelinger.

buffet de casamento com mesa de canapés e finger foods
MW Gastronomia

É preciso ter muito cuidado com as escolhas, já que – entre todas as bebidas – o vinho é a que mais exige cuidados para ser servida. “Em um jantar servido em um mini wedding, por exemplo, o ideal é que eles combinem com os pratos. Já em comemorações maiores, não há necessidade de tanto rigor”, explica a chef. Para que o sabor do prato não se oponha ao do vinho, uma boa dica é utilizar a padronização geral:

  • Vinho branco: Peixes, frutos do mar e molhos brancos
  • Vinho tinto leve: Carnes brancas (como frango e vitela)
  • Vinho tinto encorpado: Caças e carnes vermelhas
entradinhas para buffet de casamento torrada com geléia de frutas vermelhas
MW Gastronomia

Comes e bebes para todos os gostos

Engana-se quem pensa que a harmonização dos pratos pode ser feita apenas com vinhos. É possível combinar os sabores dos mais variados pratos a todo tipo de bebida. Existem algumas combinações superinteressantes que fazem muito sucesso nos mais variados tipos de casamentos. “A cachaça branca leve pode ser servida com os aperitivos, como caldos, canapês, ostras e torresmos. O uísque sugere harmonização com chocolates, castanhas, amendoins e queijos suaves. Por outro lado, a cerveja pilsen ou o chopp combinam muito bem com nozes, queijos, peixe, camarão, lula e comidas de boteco em geral. Já os espumantes – brut ou prosseco – podem estar presentes em todos os momentos do menu do aperitivo e os doces – como moscatel – acompanham as sobremesas”, sugere a especialista.

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Mas, e os convidados que não consomem bebidas alcoólicas? A harmonização não se restringe apenas a combinar pratos a bebidas que contenham álcool. Isso mesmo! É possível apostar em um cardápio que ofereça opções de combinações perfeitas entre comidas e bebidas não alcoólicas. “Devido a sua acidez e frescor, sucos como uva com especiarias e abacaxi com hortelã e limão harmonizam muito bem com carnes grelhadas. Já o suco de caju – graças a sua capacidade adstringente e leve acidez – combina muito bem com bacalhau”, revela a comandante do MW Gastronomia.  Segundo a chef, existem ainda outras harmonizações que são sucesso garantido. “Caldo de cana com pastel, água de coco com peixe branco, tangerina com salmão cru e limão siciliano com massa são alguns exemplos de combinações que agradam até mesmo aos mais refinados paladares”, conclui.

buffet de casamento com finger foods mesa de frios pães e canapés
MW Gastronomia
camarões em buffet de casamento com frutos do mar
Fujiki Studio
Tips For Bride

Buffet tipo finger foods para casamento: Liberdade e estilo

O mundo dos casamentos é repleto de termos específicos – muitas vezes, em inglês – e que, muitas vezes, geram dúvidas. São tendências e estilos de cerimônia e de festa que entram e saem da moda e fazem com que o seu grande dia seja mais clássico ou mais descontraído. Nas festas de casamento mais moderninhas, o estilo finger foods para buffet de casamento está entre os preferidos dos noivos. Mas, afinal, o que existe de tão especial nesse tipo de serviço para conquistar tantos casais?

buffet tipo finger foods para casamento no interior de SP

Para quem ainda nunca ouviu falar, o serviço finger foods traz o conceito de “comer com as mãos”. Ou seja, a comida não é empratada e nem servida nas mesas – simplesmente perfeito para quem deseja liberdade na comemoração do casamento. O protocolo de jantar é destrinchado num formato mais livre, em que os convidados não precisam se sentar, nem se dirigir a uma ilha específica para se servir. O serviço volante (com garçons pelo salão de festas) e em porções menores faz com que todos aproveitem, conversem e ainda provem as delícias do seu grande dia. 

Menu completo tipo coquetel

Ouvir falar sobre o finger foods é diferente de prová-lo e viver essa experiência única, não é verdade? Para quem nunca esteve num evento com comida desse tipo, podemos dizer que é muito parecido com um coquetel. A grande vantagem é que as pessoas não precisam parar para comer. Dá para continuar conversando, provando os drinks e bebidas especiais, enquanto fazem a degustação das delícias do buffet.

buffet tipo finger foods para casamento no interior de SP

Em relação à ordem dos tipos de comida, funciona de maneira muito similar ao formato tradicional de buffet: entradas, prato principal e sobremesas. Ou seja, é um menu completo – e não deixa nada a desejar se comparado ao serviço à francesa, cujos pratos vêm à mesa, por exemplo. “O finger food é mais aceito em casamentos mais despojados, em que nem todos os convidados tem lugares para se sentar. Hoje em dia, a maior procura é para casamentos no campo com decoração com lounges e espaços externos”, explica Maristela Canton, chef do Rondello Buffet.

Beleza, praticidade e bom custo benefício

Há quem ainda tenha uma certa desconfiança em relação ao estilo finger foods para buffet de casamento. Os noivos mais tradicionais – ou até mesmo seus pais – preferem a segurança de um serviço mais clássico. Apesar disso, o estilo descontraído e livre tem conquistado muitos casais. A beleza dos pratos, a praticidade na festa de casamento, além do ótimo custo benefício são alguns dos pontos positivos.

A pedido do blog Tips for Bride, a chef Maristela Canton, do Rondello Buffet, fez um cardápio como sugestão para um casamento com finger foods. São milhares de combinações possíveis para o cardápio e, sim, praticamente qualquer prato dá para adaptar ao formato de porções menores. O menu sugerido foi:

  • Entrada: Salada / Lichia recheada / Cuscuz marroquino
  • Prato principal: Risoto / Massa / Peixe
  • Sobremesa: Cake de frutas vermelhas / Salada de frutas / Strogonoff de chocolate

buffet tipo finger foods para casamento no interior de SP

“Na maioria das vezes, o custo benefício é bem atrativo para os noivos. Sempre vale muito a pena! Para cerimônias ao ar livre, em espaços abertos e em contato com a natureza, é o formato ideal e que mais combina com a proposta do evento”, explica Maristela, do Buffet Rondello. Apesar de ser mais indicado para casamentos no campo ou na praia, o estilo finger food também pode funcionar muito bem em eventos mais tradicionais, realizados à noite. Fica lindo, surpreendente e muito chique e elegante. Nós amamos!

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride