O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Buffet tipo finger foods para casamento: Liberdade e estilo

O mundo dos casamentos é repleto de termos específicos – muitas vezes, em inglês – e que, muitas vezes, geram dúvidas. São tendências e estilos de cerimônia e de festa que entram e saem da moda e fazem com que o seu grande dia seja mais clássico ou mais descontraído. Nas festas de casamento mais moderninhas, o estilo finger foods para buffet de casamento está entre os preferidos dos noivos. Mas, afinal, o que existe de tão especial nesse tipo de serviço para conquistar tantos casais?

buffet tipo finger foods para casamento no interior de SP

Para quem ainda nunca ouviu falar, o serviço finger foods traz o conceito de “comer com as mãos”. Ou seja, a comida não é empratada e nem servida nas mesas – simplesmente perfeito para quem deseja liberdade na comemoração do casamento. O protocolo de jantar é destrinchado num formato mais livre, em que os convidados não precisam se sentar, nem se dirigir a uma ilha específica para se servir. O serviço volante (com garçons pelo salão de festas) e em porções menores faz com que todos aproveitem, conversem e ainda provem as delícias do seu grande dia. 

Menu completo tipo coquetel

Ouvir falar sobre o finger foods é diferente de prová-lo e viver essa experiência única, não é verdade? Para quem nunca esteve num evento com comida desse tipo, podemos dizer que é muito parecido com um coquetel. A grande vantagem é que as pessoas não precisam parar para comer. Dá para continuar conversando, provando os drinks e bebidas especiais, enquanto fazem a degustação das delícias do buffet.

buffet tipo finger foods para casamento no interior de SP

Em relação à ordem dos tipos de comida, funciona de maneira muito similar ao formato tradicional de buffet: entradas, prato principal e sobremesas. Ou seja, é um menu completo – e não deixa nada a desejar se comparado ao serviço à francesa, cujos pratos vêm à mesa, por exemplo. “O finger food é mais aceito em casamentos mais despojados, em que nem todos os convidados tem lugares para se sentar. Hoje em dia, a maior procura é para casamentos no campo com decoração com lounges e espaços externos”, explica Maristela Canton, chef do Rondello Buffet.

Beleza, praticidade e bom custo benefício

Há quem ainda tenha uma certa desconfiança em relação ao estilo finger foods para buffet de casamento. Os noivos mais tradicionais – ou até mesmo seus pais – preferem a segurança de um serviço mais clássico. Apesar disso, o estilo descontraído e livre tem conquistado muitos casais. A beleza dos pratos, a praticidade na festa de casamento, além do ótimo custo benefício são alguns dos pontos positivos.

A pedido do blog Tips for Bride, a chef Maristela Canton, do Rondello Buffet, fez um cardápio como sugestão para um casamento com finger foods. São milhares de combinações possíveis para o cardápio e, sim, praticamente qualquer prato dá para adaptar ao formato de porções menores. O menu sugerido foi:

  • Entrada: Salada / Lichia recheada / Cuscuz marroquino
  • Prato principal: Risoto / Massa / Peixe
  • Sobremesa: Cake de frutas vermelhas / Salada de frutas / Strogonoff de chocolate

buffet tipo finger foods para casamento no interior de SP

“Na maioria das vezes, o custo benefício é bem atrativo para os noivos. Sempre vale muito a pena! Para cerimônias ao ar livre, em espaços abertos e em contato com a natureza, é o formato ideal e que mais combina com a proposta do evento”, explica Maristela, do Buffet Rondello. Apesar de ser mais indicado para casamentos no campo ou na praia, o estilo finger food também pode funcionar muito bem em eventos mais tradicionais, realizados à noite. Fica lindo, surpreendente e muito chique e elegante. Nós amamos!

Tips For Bride

Degustação de buffet de casamento: 6 dicas para tirar suas dúvidas

Você ficou noiva, buscou por bons profissionais de buffet para casamento e, agora, chegou a parte mais difícil: decidir! Quando falamos de comida para festa, não dá para bater o martelo sem experimentar o menu completo, não é mesmo? Para quem não está acostumado a fazer degustações, é comum surgirem algumas dúvidas. Afinal, o que devo levar em consideração na hora de avaliar – seja os pratos, o menu em si ou o serviço oferecido pelo buffet? São tantos detalhes a serem colocados na balança da decisão final…. Claro que nós te ajudamos!

Para nos ajudar, convidamos a chef Mônica Wermelinger, que comanda o buffet homônimo MW Gastronomia desde 2003. Com vasta experiência em casamentos no interior de São Paulo, no litoral e na capital, ela é responsável pelo buffet estilo boutique, especializado em menus contemporâneos, elaborados para encantar e aguçar as sensações dos convidados. Mônica destaca que a degustação é crucial para que você se sinta segura de sua contratação. Ela fez uma lista com seis itens imprescindíveis e que devem ser levados em consideração na hora de experimentar o menu do buffet.

Qualidade do serviço e experiência de sabores

Antes de agendar a degustação do buffet, é importante definir o estilo da festa de casamento. Como será o serviço do buffet, em finger foods, em formato de ilhas ou empratado, à francesa? No blog, já comentamos sobre os principais tipos de serviço de buffet em casamentos. O formato da festa irá influenciar – e muito – na escolha das entradinhas, do prato principal e das sobremesas. Além de avaliar os pratos em si, é importante ter uma ideia completa de como tudo acontecerá no seu grande dia.

buffet de casamento com finger foods
8mm

Antes de bater o martelo, é preciso ter certeza de que o fornecedor escolhido irá proporcionar a vocês e seus convidados uma inesquecível experiência cheia de sabor e elegância. Aproveite a oportunidade para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer as diferentes possibilidades de interferência no menu. Dá para criar algo único e super personalizado? Se os noivos quiserem, dá para apostar num único estilo de gastronomia, como a italiana ou a japonesa, por exemplo?

Confira as 6 principais dicas na hora da degustação e, além de se deliciar, esteja segura da sua escolha. Vamos lá?

Escolha três buffets para a degustação

Em primeiríssimo lugar, busque por profissionais e empresas renomadas no mercado de casamentos. A opinião de sites e blogs especializados no assunto conta na hora da decisão, além, é claro, da opinião de amigos e comentários de clientes. Solicite um orçamento a todos que te interessaram e selecione aqueles que se encaixam no seu budget para experimentar o menu degustação. Dentro das suas possibilidades, defina entre dois e três empresas para avaliação.

Defina suas preferências e mantenha o foco

Quanto maior a gama de opções, mais dúvidas e maiores as chances de erro. Por isso, não perca tempo. Defina o orçamento disponível e o estilo de buffet que procura e busque apenas fornecedores que ofereçam exatamente o que desejam. “Recomendamos que os clientes visitem buffets dentro do mesmo estilo e padrão, para que possa ser avaliada as diferenças de menu, serviços e apresentação dos pratos, materiais e especialidades de cada fornecedor”, comenta a chef Mônica Wermelinger. Aproveite a degustação para detectar os pontos fortes e fracos de cada um dos fornecedores e facilitar a sua escolha.

entrada e petiscos para buffet de casamento
Mônica Wermelinger

Menu com personalidade dos noivos

Nossa dica especial é: dê preferência aos fornecedores que dão a devida importância ao menu do casamento. Muitos profissionais trabalham com cardápios personalizados e permitem que os noivos façam substituições para que o resultado final seja exatamente o que os noivos sempre sonharam. “Fazemos questão de conversar com os noivos para conhecer o perfil dos convidados e o tipo de festa que estão planejando. Depois disso, elaboramos o menu. Assim fica mais fácil atender às necessidades do casal e realizar a festa dos seus sonhos”, explica Mônica Wermelinger. Desconfie de buffets que trabalham com menus fechados ou que não permitem trocas e/ou substituições no cardápio padrão.

Degustar é apreciar a comida

É importante ter em mente que a degustação é um processo com várias etapas. Por isso, reserve um tempo especial e vá sem pressa. O ideal é que o buffet proporcione uma experiência única e que cada prato seja apresentado de forma organizada – e que os noivos possam tirar possíveis dúvidas. Desconfie de buffets que servem tudo rapidamente, sem maiores informações.

ilha de buffet em casamento no campo
Mônica Wermelinger

Segundo a especialista Mônica Wermelinger, transmitir tranquilidade é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com o casal. É preciso demonstrar profissionalismo e explicar que, cada coisa deve acontecer a seu tempo. “As degustações duram em média 2 horas e variam de acordo com o cardápio. Além disso, aconselhamos que a degustação final seja feita com cerca de 3 meses de antecedência, para que os noivos fiquem mais tranquilos”, explica.

Preste atenção nos detalhes

É claro que, na hora da degustação é importante ficar atenta ao sabor, apresentação dos pratos, harmonização e trabalho da equipe. São os detalhes que podem fazer toda a diferença e pesar na hora da sua decisão. “Para tornar a degustação inesquecível, é importante demonstrar a preocupação em fazer com que o casamento tenha a cara do casal”, explica Mônica. Além de apresentar as receitas de maior sucesso do buffet, é de bom tom que as empresas também ofereçam alimentos e ingredientes que os noivos gostam. Apostar em um menu com personalidade, com certeza, é um diferencial que deve ser levado em conta. Outro ponto fundamental é avaliar a preocupação em atender às necessidades de convidados que possuam alergias e restrições alimentares.

Tire todas as suas dúvidas

Quanto mais você observar e perguntar, melhor! Vale conhecer a cozinha central do buffet contratado e saber os detalhes de tudo que é feito na hora e o que é congelado. “Para não ter surpresas desagradáveis, é preciso que todos os detalhes estejam alinhados no contrato dos noivos com o buffet. Além do tipo de serviço, tudo deve ser muito bem especificado. Não só os pratos e a comida em si, mas a qualidade das louças e o que exatamente entra no pacote contratado, como toalhas, guardanapos, sousplats, etc”, esclarece a chef Mônica Wermelinger, da MW Gastronomia.

Tips For Bride

Drinks no casamento: Bebidas com temperos e ervas finas

Planejar o casamento exige muito tempo e dedicação dos noivos. Desde os contratos básicos como locação de espaço, buffet e decoração, até os detalhes que deixam tudo ainda mais especial. Música, lembrancinhas, papelaria e milhares de outros itens – afinal, é o seu grande dia! O menu dos cardápios é algo que também exige atenção: e não estamos falando apenas do jantar. Os drinks e bebidas especiais também devem ser incluídos na lista de prioridades. Que tal proporcionar uma experiência inusitada com bebidas saborosas e refrescantes à base de ervas aromáticas? Agora a tendência é usar manjericão, alecrim, hortelã e outras ervas no preparo de drinks e coquetéis. Por incrível que pareça, eles ficam uma delícia!

Casamento é celebração, é a festa mais especial da sua vida. Por isso, além de um menu delicioso do buffet, deve contar drinks e bebidas pra lá de especiais. Há os casais que preferem seguir a linha tradicional e apostar em espumantes e destilados – que, aliás, são muitíssimo bem vindos. Para aqueles que curtem uma boa festa e desejam surpreender os convidados, um bar de drinks é realmente indispensável. Nós já sabemos que inovação e criatividade vem sendo as palavras de ordem para casamento. Os casais buscam, cada vez mais, alternativas para imprimir sua personalidade e tornar sua festa única e inesquecível. Já que a ideia principal é surpreender os convidados, a carta de drinks também precisa seguir o estilo do evento.

drink com hortelã
Vicky Wasik
drink com frutas vermelhas, alecrim e hortelã
Lindsey Brunk / Set the Table
drink com alecrim, hortelã canela
The Kitchn / The Alberti Twins / The Almond Eater

Bebidas alcóolicas com sabores especiais

Ervas e outras especiarias vêm sendo cada vez mais utilizadas na preparação de drinks. Responsáveis pelo sucesso de muitas receitas, elas saíram dos pratos e chegaram aos copos de bebidas alcoólicas. Ao que tudo indica, vieram mesmo pra ficar! O sabor acentuado e o aroma inebriante garantem um toque especial aos coquetéis. São ingredientes aromáticos e que podem ser facilmente combinados a diversas frutas como morango, abacaxi, limão e melancia. Além disso, harmonizam muito bem com praticamente todas as bebidas – vodka, saquê, gim, rum ou cachaça. As possibilidades de combinações e sabores são infinitas! O manjericão, por exemplo, fica ótimo com frutas vermelhas, morango e melancia. Já o hortelã, fica perfeito com frutas mais cítricas, como abacaxi e limão.

A novidade é democrática e vem ganhando espaço nas coquetelarias. Seja qual for a sua especiaria preferida, acredite: ela pode servir como ingrediente para um drink delicioso. O cravo e a canela ou o capim-santo e o gengibre sempre fizeram muito sucesso nos chás e outras bebidas quentes. Nos drinks, eles são muito bem vindos! Já o açafrão, tipicamente utilizado para colorir pratos como a paella, pode dar cor e um sabor especial ao seu drink. O cardamomo, tradicional nos pratos indianos, traz um toque picante à bebida. O louro e o tomilho, já deixaram de ser meros temperos para o feijão e a carne. Dentre todas as opções, o manjericão é o preferido: ele já é praticamente obrigatório em uma bebida refrescante.

drink com lavanda e alecrim
Bake Noir / This Mama Cooks
drinks com exóticos com canela, baunilha e cardamomo
The Gentlemanual
drink com hortelã e pimenta
Vintage Kitty / What Do You Crave

Drinks com ervas e temperos: Vale apostar na ideia?

Como toda novidade, usar ingredientes tão inusitados para os drinks do casamento pode deixar muitos noivos em dúvida. Afinal, será que os convidados vão curtir?  Para não correr riscos e garantir a felicidade de todos até o final da festa, a nossa dica é: aposte na diversidade. Num bar de drinks, não podem faltar as opções tradicionais como mojito, apperol spritz e cosmopolitan, por exemplo. As bebidas exóticas entrariam como um opção extra – deliciosa e surpreendente! Outra dica é: não deixe de inclui-los na degustação de drinks. Vale a pena experimentar todas as opções antes de selecioná-los e adicionar ao cardápio de bebidas da festa.

Para garantir o máximo de sabor e conseguir agradar até mesmo os mais exigentes paladares, é preciso saber utilizá-los. Na maioria das vezes, as ervas aromáticas não são maceradas junto com as frutas e o açúcar – assim como no preparo de caipirinhas de frutas. Amassá-las com um socador faz com que o óleo contido nelas seja liberado, trazendo um gosto amargo ou acentuado demais para o drink. O ideal é sempre usá-las na finalização dos drinks. Desse jeito, as folhas irão liberar seu aroma e sabor de maneira delicada. Agora, se você tem medo de ousar tanto, dá para apostar nelas apenas para decorar o copo. O importante mesmo é garantir leveza, refrescância e suavidade à bebida. Saúde!

drink com pimenta, alecrim e hortelã
Lindsey Brunk / Mon Coeur
drink com tomilho e frutas vermelhas
Jacquelyn Clark
drink com pepino, limão e hortelã
Brooklyn Supper
drink com laranja, tomilho, limão e sálvia
Feasting at Home / Brooklyn Supper
drink com hortelã, limão e tomilho
What Do You Crave
drink com pêsego, alecrim e baunilha
A Duck’s Oven / Lisa Romerein
drink canela, hortelã, alecrim e limão
Modern Wifestyle / Laura Gummerman / The Taste SF
drink com alecrim, peppino e hortelã
My Baking Addiction / BS’ in the Kitchen
drink com alecrim e laranja
BelfastLive
drink com frutas vermelhas, hortelã, limão e lavanda
Domesticate Me / Portland Fin
drink com pepino e sálvia
The Taste SF
drink com limão, alecrim e tomilho
At the Table / Punch Drink
drink grapefruit com alecrim
Punch Drink

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride