O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Drinks no casamento: Bebidas com temperos e ervas finas

Planejar o casamento exige muito tempo e dedicação dos noivos. Desde os contratos básicos como locação de espaço, buffet e decoração, até os detalhes que deixam tudo ainda mais especial. Música, lembrancinhas, papelaria e milhares de outros itens – afinal, é o seu grande dia! O menu dos cardápios é algo que também exige atenção: e não estamos falando apenas do jantar. Os drinks e bebidas especiais também devem ser incluídos na lista de prioridades. Que tal proporcionar uma experiência inusitada com bebidas saborosas e refrescantes à base de ervas aromáticas? Agora a tendência é usar manjericão, alecrim, hortelã e outras ervas no preparo de drinks e coquetéis. Por incrível que pareça, eles ficam uma delícia!

Casamento é celebração, é a festa mais especial da sua vida. Por isso, além de um menu delicioso do buffet, deve contar drinks e bebidas pra lá de especiais. Há os casais que preferem seguir a linha tradicional e apostar em espumantes e destilados – que, aliás, são muitíssimo bem vindos. Para aqueles que curtem uma boa festa e desejam surpreender os convidados, um bar de drinks é realmente indispensável. Nós já sabemos que inovação e criatividade vem sendo as palavras de ordem para casamento. Os casais buscam, cada vez mais, alternativas para imprimir sua personalidade e tornar sua festa única e inesquecível. Já que a ideia principal é surpreender os convidados, a carta de drinks também precisa seguir o estilo do evento.

drink com hortelã
Vicky Wasik
drink com frutas vermelhas, alecrim e hortelã
Lindsey Brunk / Set the Table
drink com alecrim, hortelã canela
The Kitchn / The Alberti Twins / The Almond Eater

Bebidas alcóolicas com sabores especiais

Ervas e outras especiarias vêm sendo cada vez mais utilizadas na preparação de drinks. Responsáveis pelo sucesso de muitas receitas, elas saíram dos pratos e chegaram aos copos de bebidas alcoólicas. Ao que tudo indica, vieram mesmo pra ficar! O sabor acentuado e o aroma inebriante garantem um toque especial aos coquetéis. São ingredientes aromáticos e que podem ser facilmente combinados a diversas frutas como morango, abacaxi, limão e melancia. Além disso, harmonizam muito bem com praticamente todas as bebidas – vodka, saquê, gim, rum ou cachaça. As possibilidades de combinações e sabores são infinitas! O manjericão, por exemplo, fica ótimo com frutas vermelhas, morango e melancia. Já o hortelã, fica perfeito com frutas mais cítricas, como abacaxi e limão.

A novidade é democrática e vem ganhando espaço nas coquetelarias. Seja qual for a sua especiaria preferida, acredite: ela pode servir como ingrediente para um drink delicioso. O cravo e a canela ou o capim-santo e o gengibre sempre fizeram muito sucesso nos chás e outras bebidas quentes. Nos drinks, eles são muito bem vindos! Já o açafrão, tipicamente utilizado para colorir pratos como a paella, pode dar cor e um sabor especial ao seu drink. O cardamomo, tradicional nos pratos indianos, traz um toque picante à bebida. O louro e o tomilho, já deixaram de ser meros temperos para o feijão e a carne. Dentre todas as opções, o manjericão é o preferido: ele já é praticamente obrigatório em uma bebida refrescante.

drink com lavanda e alecrim
Bake Noir / This Mama Cooks
drinks com exóticos com canela, baunilha e cardamomo
The Gentlemanual
drink com hortelã e pimenta
Vintage Kitty / What Do You Crave

Drinks com ervas e temperos: Vale apostar na ideia?

Como toda novidade, usar ingredientes tão inusitados para os drinks do casamento pode deixar muitos noivos em dúvida. Afinal, será que os convidados vão curtir?  Para não correr riscos e garantir a felicidade de todos até o final da festa, a nossa dica é: aposte na diversidade. Num bar de drinks, não podem faltar as opções tradicionais como mojito, apperol spritz e cosmopolitan, por exemplo. As bebidas exóticas entrariam como um opção extra – deliciosa e surpreendente! Outra dica é: não deixe de inclui-los na degustação de drinks. Vale a pena experimentar todas as opções antes de selecioná-los e adicionar ao cardápio de bebidas da festa.

Para garantir o máximo de sabor e conseguir agradar até mesmo os mais exigentes paladares, é preciso saber utilizá-los. Na maioria das vezes, as ervas aromáticas não são maceradas junto com as frutas e o açúcar – assim como no preparo de caipirinhas de frutas. Amassá-las com um socador faz com que o óleo contido nelas seja liberado, trazendo um gosto amargo ou acentuado demais para o drink. O ideal é sempre usá-las na finalização dos drinks. Desse jeito, as folhas irão liberar seu aroma e sabor de maneira delicada. Agora, se você tem medo de ousar tanto, dá para apostar nelas apenas para decorar o copo. O importante mesmo é garantir leveza, refrescância e suavidade à bebida. Saúde!

drink com pimenta, alecrim e hortelã
Lindsey Brunk / Mon Coeur
drink com tomilho e frutas vermelhas
Jacquelyn Clark
drink com pepino, limão e hortelã
Brooklyn Supper
drink com laranja, tomilho, limão e sálvia
Feasting at Home / Brooklyn Supper
drink com hortelã, limão e tomilho
What Do You Crave
drink com pêsego, alecrim e baunilha
A Duck’s Oven / Lisa Romerein
drink canela, hortelã, alecrim e limão
Modern Wifestyle / Laura Gummerman / The Taste SF
drink com alecrim, peppino e hortelã
My Baking Addiction / BS’ in the Kitchen
drink com alecrim e laranja
BelfastLive
drink com frutas vermelhas, hortelã, limão e lavanda
Domesticate Me / Portland Fin
drink com pepino e sálvia
The Taste SF
drink com limão, alecrim e tomilho
At the Table / Punch Drink
drink grapefruit com alecrim
Punch Drink
Tips For Bride

Personal chef para almoço de casamento civil e festa de noivado

Estar rodeado de amigos e pessoas queridas é mesmo uma das melhores coisas da vida! Os preparativos do casamento envolvem tantos momentos especiais e inesquecíveis que merecem ser muito bem celebrados. Nós já sabemos que existem casais com diferentes estilos de vida, gostos e preferências. Para cada um deles, existe uma maneira única de comemorar o casamento! Para os noivos mais reservados e fãs de encontrinhos intimistas, o personal chef pode ser a solução perfeita para os dias de festa. Seja para um almoço depois do casamento civil ou para celebrar o noivado, no chá bar ou no chá de panelas, é um tipo de serviço muito especial e personalizado.

Mas, afinal, vocês sabem exatamente o que significa um personal chef? Basicamente, é ter um chef de cozinha exclusivo com um menu também único para você e seus convidados. É um formato ideal para fazer uma recepção mais íntima para a família – sem, necessariamente, ir a um restaurante, por exemplo. Nós conversamos com a chef Luisa Paiva, do Bistrô 13, para entender todas as vantagens e peculiaridades desse tipo de serviço que vem conquistando os casais. Nas fotos, nós destacamos alguns dos pratos já preparados pela Luisa em eventos sociais.

Fernando Pilatos
Salada de salmão defumado e aspargos com folhas baby, ovo de codorna e molho cítrico de amêndoas (Foto: Fernando Pilatos)
Fernando Pilatos
Cestinha de cogumelos (Foto: Fernando Pilatos)
Fernando Pilatos
Bruschetta de gorgonzola com nozes (Foto: Fernando Pilatos)

Personal chef: o que é, exatamente, para quem nunca ouviu falar?

O serviço do personal chef, como diz o nome, é um serviço personalizado de gastronomia na sua casa (ou no local que você escolher). É muito diferente de comprar comida e levar para casa. O chef prepara os pratos frescos, finaliza na hora, os pratos tem uma apresentação profissional (come-se também com os olhos). Ele também providencia as louças necessárias e leva a sua equipe para preparar e servir. Muito importante também, deixa a sua cozinha limpa! A vantagem é proporcionar para os seus convidados (e para você mesmo) aquele clima de festa em casa, confortável e íntimo. Tudo com o menu de um chef profissional preparado na sua cozinha.

Como este é um serviço autoral, o contrato depende de cada chef. Pode ser um pacote fechado diante da escolha do menu; pode ser cobrado apenas o valor do serviço e os ingredientes ficam por conta do cliente; pode ou não incluir a louça e equipamentos necessários; harmonização de bebidas. O importante é que seja tudo muito bem esclarecido na hora de fechar o contrato. Pergunte sempre tudo o que o serviço inclui. Os gastos com a comida muitas vezes não são muito superiores ao gasto com um restaurante, considerando que você tem um serviço exclusivo do chef.

Fernando Pilatos
Bacalhau à provençal (Foto: Fernando Pilatos)

Qual é a infraestrutura necessária para contratar um chef? Como saber se tenho utensílios e/ou equipamentos necessários?

Na maioria dos casos, o chef está preparado para suprir a falta de alguns equipamentos. É importante ter bancada de trabalho, pia, geladeira, forno e fogão, e uma área para armazenagem de materiais e insumos. O restante dos equipamentos pode ser alugado (inclusive bancada, geladeira, forno e fogão podem ser alugados se não tiver no local ou se o que tiver não suportar a demanda). Equipamentos como processador, liquidificador, batedeira etc. pode ser levado pelo chef, assim como panelas e outros utensílios de cozinha. As louças e utensílios para servir pode ser cedido pelo contratante, alugado ou entrar no orçamento do chef.

Quais seriam as principais vantagens de contratar um personal chef?

Os buffets e restaurantes tem um menu limitado. O personal chef pode desenvolver o menu do seu jeito, com as suas preferências. Você pode escolher ingredientes, pratos, tamanho de porção, apresentação, quantidade de pratos, o modelo de serviço (buffet para os convidados se servirem, garçom serve os pratos, finger food ou empratado etc.), o ritmo do serviço, quanto tempo você quer que se estenda cada etapa. São opções que vão imprimir a personalidade do casal neste dia tão importante e criar aquele clima intimista fluindo naturalmente. Na hora de escolher o profissional é importante que haja uma empatia com o chef e com a sua comida. Escolha a linha gastronômica e de apresentação de sua preferência e todo o restante será desenvolvido da parceria entre o casal e o chef.

Fernando Pilatos
Canapé de peperonata (Foto: Fernando Pilatos)
Fernando Pilatos
Buffet com panines, bolos e frutas (Foto: Fernando Pilatos)
Fernando Pilatos
Colheres de queijos e frutas: figo com queijo de cabra, morango com queijo brie e uva com queijo gorgonzola (Foto: Fernando Pilatos)

É um tipo de serviço mais indicado para um determinado perfil de noivos?

pessoas que gostam de ser anfitriãs. Elas procuram imprimir sua personalidade em tudo o que fazem e têm prazer em organizar um momento especial para as pessoas que são importantes na sua vida. Se esse é o seu caso, não há melhor momento de celebração do amor do que o casamento. É quando reunimos amigos e familiares para firmar o compromisso de uma vida compartilhada e receber os votos de felicidade para esta nova fase. E para mim, como chef, é uma alegria poder compartilhar da celebração e ajudar os noivos a realizar este dia perfeito.

Existe um número médio de pessoas para receber em casa? Qual é o tempo de duração? Quantos pratos são servidos?

A preferência dos noivos, assim como o serviço do personal chef que é autoral, depende muito de cada um. Por isso na hora de escolher um chef, é preciso garantir que ele atenda às suas necessidades. O número de convidados depende de quantas pessoas o local comporta confortavelmente. Lembre-se de que as pessoas precisam se sentar em algum momento, especialmente crianças e idosos.

O tempo de duração e quantidade de pratos é uma decisão dos noivos. A comemoração pode durar 4 horas ou 3 dias. Essa é a beleza do serviço do personal chef: não há nada pré-definido, tudo é possível. O importante é que seja bem orquestrado, que a infraestrutura atenda o menu selecionado, que o número de pratos seja condizente com a duração da festa e das demais festividades do dia (cerimônia, discursos, danças). O serviço do personal chef inclui também esta consultoria. Ele saberá responder a todas estas questões de acordo com a preferência dos noivos e orientá-los para que tudo corra perfeitamente.

Fernando Pilatos
Envoltini de presunto parma e queijo parmeggiano (Foto: Fernando Pilatos)

Para quais outras ocasiões dá para contratar um personal chef?

O serviço de personal chef é para qualquer comemoração. Casamento, aniversário, chá de bebê, encontro de família, festa com os amigos, open house… Pode ser um jantar formal ou informal, finger food, buffet, gastronomia de todas as nacionalidades, envolver drinks, harmonização de vinhos ou cerveja… São infinitas opções. Existem muitos profissionais disponíveis no mercado. Tenho certeza que vocês encontrarão aquele com o seu perfil, que atenderá as suas necessidades.

Fernando Pilatos
Cogumelo paris marinado com recheio de aliche e nozes (Foto: Fernando Pilatos)
Fabiano Zig
Mousse de chocolate belga e mesa de frutas (Foto: Fabiano Zig)
Tips For Bride

Cervejas artesanais na festa de casamento: Opção de bebidas gourmet

Definir os detalhes do vestido de noiva, da decoração e das atrações musicais é realmente incrível. Para quem está vivendo a fase dos preparativos, é tão delicioso curtir cada momento. Descobrir novos fornecedores e pensar em novidades para os convidados! Dá para inovar nas lembrancinhas, no estilo do convite e até mesmo das comidas e bebidas da festa. Servir cervejas artesanais tem sido uma das opções preferidas das noivas – e, especialmente dos noivos!

Divulgação
Divulgação

Cerveja: ter ou não ter, eis a questão!

Cerveja é um tema polêmico porque muitos casais já descartam da lista de opções – enquanto outros fazem questão de tê-la entre as bebidas. São diversos formatos possíveis e tudo depende, basicamente, do estilo do casamento para saber se é a bebida mais adequada. Quando os noivos escolhem iniciar o coquetel com espumante, servir vinho durante o jantar e bar de caipirinhas, a cerveja se torna algo muito opcional e quase dispensável. É preciso que haja harmonia entre os itens escolhidos. Não adianta ter milhares de opções se nem todos os convidados conseguiram experimentar “de tudo um pouco”.

As cervejas artesanais ganharam relevância nas mesas de bares e também conquistaram os noivos para as festas de casamento. Para nos ajudar a desvendar alguns mitos e verdades, convidamos o Gil Ferreira Neto, da Chopp Up. Para quem ainda não conhece, é uma nova proposta para encher os copos de chopp: de baixo para cima. De maneira rápida e sem desperdícios, é possível controlar até mesmo o tamanho do colarinho. Nós também descobrimos que dá para trabalhar com todos os tipos de chopps, especialmente os artesanais, que ficam mais encorpados. “Fica maravilhoso”, diz Gil.

Divulgação
Divulgação
Testerona
Testerona

Novo, surpreendente e delicioso

É só você pensar: em quantos casamentos você já viu um bar de cervejas especiais? Sim, é ainda algo muito novo, mas que tem conquistado o gosto dos noivos. Além de ser uma opção surpreendente para os convidados da festa. “Os entusiastas de cerveja artesanal costumam gostar muito. Os tipos de cervejas especiais mais pedidos são IPA e Weiss”, explica Gil, da Chopp Up, especialistas na arte de servir chopp em eventos e festas de casamento. “Dá para servir uma cerveja do tipo pilsen para abrir o bar de cervejas especiais. Outra opção é criar uma carta de cervejas para serem servidas. Um tipo diferente para cada momento: coquetel, jantar e pista de dança”.

Muitos noivos ainda consideram a cerveja como uma opção muito popular. Exatamente diante desse cenário que surgiram os tipos artesanais, que trazem mais elegância e formalidade ao casamento. Elas são produzidas de uma maneira toda especial e apresentam diversos sabores. É a versão gourmet da cerveja, que é uma bebida tão conhecida e apreciada pelos brasileiros. Caso vocês ainda não se sintam confortáveis em incluir a cerveja na festa de casamento, existem outras opções. Que tal presentear os padrinhos com kits de cervejas artesanais? Alguma dúvida que eles vão amar?

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Como servir as cervejas artesanais?

A sugestão do Gil, da Chopp Up, é sempre ter uma opção tipo pilsen, algo mais popular para agradar a todos os convidados. “Na maioria das vezes, depois de experimentar alguns tipos, as pessoas voltam a curtir a festa na zona de conforto”, explica. Uma última dica é, ao invés de contratar garçons, ter um sommelier em cervejas que possa explicar, orientar e tirar as possíveis dúvidas. Como é um serviço diferenciado, o ideal é que cada convidado possa conhecer e experimentar aquilo que lhe agrada. Ou seja, nesses casos, a melhor opção seria um bar exclusivo, ao invés do serviço volante com garçons.

Cada festa de casamento é única e foi pensada para agradar aos noivos e seus convidados. Para saber se as cervejas artesanais são uma boa opção para servir durante a festa, é essencial ter a opinião de especialistas. A assessora e o buffet são os melhores conselheiros que vocês poderão ter nesse momento. O menu do coquetel e do jantar, assim como as outras bebidas da festa podem influenciar – e muito – nessa decisão. No mais, o importante é mesmo curtir e aproveitar a festa como vocês merecem e sempre sonharam!

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride