O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Ultra Violet, a cor Pantone de 2018: Decoração de casamento

Nesse ano, os tons verdes e a aposta em folhagens para decoração de festas foi uma grande tendência para casamentos. A cor Greenery dominou as referências de estilo para o universo da moda e da decoração como um todo. Ela foi a cor Pantone de 2017 – quem se lembra dos tons Rosa Quartz e Azul Serenity de 2016 também? – nós já sabemos qual será a próxima aposta! Há alguns dias, o Ultra Violet foi anunciado como a cor do ano 2018. Claro que nós já reunimos tudo que existe de inspiração e referências para você arrasar nos tons da decoração do seu grande dia!

Olha só esses buquês lindos, inspiradores e perfeitos para o seu grande dia?

buquê da noiva com ultra violet, a cor pantone de 2018
James Grist Photography / Katherine Ashdown Photography
buquê da noiva ultra violet, a cor pantone de 2018
Enae Lopez Photography / A Guy + a Girl Photography
buquê da noiva com lavanda e ultra violet, a cor pantone de 2018
Clary Pfeiffer
buquê da noiva com ultra violet, a cor pantone de 2018
Justine Yandle Photography / Elie Turner Studios
buquê da noiva com ultra violet, a cor pantone de 2018
Yasu + Junko / Alicia Jayne Florals

Mundialmente famosa por seu sistema numérico de escala de cores (o código do Ultra Violet é 18-3838), a Pantone anualmente escolhe uma cor. Dessa vez, eles apostaram num tom super intenso e que tem tudo a ver com o mundo dos casamentos. À primeira vista, pode parecer difícil encaixá-la na paleta de cores desse dia tão especial. Mas vamos te mostrar todas as possibilidades! Para te ajudar a usar e abusar de todas as nuances oferecidas pelo Ultra Violet com muito bom gosto e originalidade, batemos um papo com a decoradora Viviane Genovez. Quem se lembra do liiindo projeto de decoração do nosso editorial Industrial Love em que ela produziu vários cenários maravilhosos?

“É uma cor tida como o perfeito equilíbrio entre o vermelho e o azul. Ela é considerada uma cor mística entre o céu e a terra, entre a matéria e o espírito, a razão e a intuição”, explica Vivi. Para ela, o Ultra Violet é uma escolha perfeita. Ela confessa que já está ansiosa pelos lindos projetos que devem surgir a partir dela. Com uma cor tão intensa, cheia de personalidade e atitude, fica difícil resistir à tentação de deixá-la de fora do seu grande dia, né? Confira nossas dicas e veja as nossas inspirações preferidas para usar e abusar do Ultra Violet, a cor Pantone do ano.

Cor vibrante demais? Aposte nos detalhes!

Se você é uma noiva discreta, mas amou o Ultra Violet, temos uma boa notícia! A dica é apostar em alternativas mais sutis e usá-lo como uma inspiração em tons mais claros e suaves, como lavanda ou lilás. Convites, menus e cartões de agradecimento podem ficar lindos ao ganhar detalhes na cor do ano. São milhares de ideias para deixar tudo perfeito, na moda e do jeito que você sempre sonhou, Desde ilustrações até acabamentos feitos com flores secas.

decoração da mesa de jantar com ultra violet, a cor pantone de 2018
Jennifer Bowen Photography
flores para casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
LoveHer Photography / Sposto Photography
mesa de jantar de casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Kurstin Roe Photography
decoração da festa de casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Two Pair Photography / Antonio Rodrigues

Se você quer ousar um pouquinho mais, que tal escolher um bolo de casamento nesses tons? Não precisa optar por um modelo inteirinho confeccionado na cor Ultra Violet. Dá para combinar com o tradicional branco ou usar tons próximos – e que deixam tudo muito mais romântico. Os doces de casamento também podem seguir a mesma proposta com macarons coloridos ou flores naturais para dar aquele toque todo especial na mesa de doces.

Ultra Violet: Que flores usar na decoração?

Seja qual for o estilo escolhido para celebrar o tão sonhado “sim”, é possível aderir à tendência. Se você não tem medo de apostar todas as suas fichas na cor Pantone do ano, uma boa pedida é investir em arranjos florais em tons de roxo. “Existem muitas opções de flores dentro da paleta do Ultra Violet”, ressalta a decoradora Viviane Genovez. Tulipas, violetas, amores-perfeitos, orquídeas e até rosas raras são algumas das flores para deixar a imaginação rolar solta – e aderir à nova moda.

flores e detalhes da decoração do casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Enae Lopez Photography / Kristyn Hogan
flores com ultra violet, a cor pantone de 2018
Annie McElwain / Kurstin Roe Photography
menu do casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Divulgação
flores e detalhes da decoração com ultra violet, a cor pantone de 2018
Ryan Phillips Photography / Joem Aldea / Moss + Isaac
mesa de jantar com decoração industrial e ultra violet, a cor pantone de 2018
Hazelwood Photo
lavanda, rosa e orquídea com ultra violet, a cor pantone de 2018
Ten21 Photography / The Youngrens / James Grist Photography
decoração de casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Carasco Photography / Amphora Catering

Claro que, numa paleta de tons roxos, não podemos deixar as lavandas e as hortênsias de lado. São flores que combinam perfeitamente com casamentos ao ar livre – e que nós somos completamente apaixonados! O contraste entre sua delicadeza e a força da cor possibilitam criações muito interessantes. Belíssimos arranjos que podem ser utilizados sem moderação. Seja na cerimônia, na mesa de doces ou de jantar – e até mesmo em seu buquê. Por que não?

Do roxo ao lilás: São todos bem vindos

Fato é: nós já estamos encantadas com as milhares de possibilidades de decoração com Ultra Violet. Depois de explorar os tons pasteis e apostar em folhagens, chegou a hora de ver o roxo brilhar em cena. Segundo a decoradora Viviane Genovez, é uma cor que pode ser facilmente harmonizada. Ela pode aparecer nos detalhes, na cor dos vestidos das madrinhas e nos arranjos florais – ou ser o ponto central da decoração. “Vai depender muito do projeto de decoração e também da identidade visual”, explica Vivi. Dá para apostar apenas no Ultra Violet, misturá-lo com uma ou mais de suas nuances. Ou até mesmo combiná-lo a outras cores que o complementem ou contrastem com ele.

“As misturas de tons e cores são sempre as mais inovadoras”, comenta a decoradora Viviane Genovez, de São Carlos, no interior de São Paulo. Optar pela mistura é uma forma de conseguir uma decoração impactante. Isso ajudará a tornar seu grande dia ainda mais inesquecível. Quer uma dica? Pode apostar sem medo no blend com a cor deste ano: o Greenery, nosso tão querido verde folhagem. Outras opções são as misturas com o azul marinho e o dourado. São cores que ajudam a conferir um ar mais sofisticado e elegante à decoração do casamento.

Nós separamos as mais lindas inspirações do Ultra Violet para você ousar no seu casamento. Além da decoração em si, dá para apostar na cor do ano no bolo, nos docinhos e até mesmo na identidade visual. Quem mais AMOU essa nova tendência?

bolo de casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Julie Cahill Photography / Pinterest
bolo de casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Weddbook / Hostess with the Mostess / Brody Tan Photography
bolo de casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Brody Tan Photography / Elie Turner Studios
arco de flores exóticas com ultra violet, a cor pantone de 2018
LoveHer Photography / Ten21 Photography
arco de flores em casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Kurstin Roe Photography
convites e papelaria do casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Divulgação / Illustrated Weddings
convites e papelaria para casamento com ultra violet, a cor pantone de 2018
Natalie Kunkel Photography
Tips For Bride

Decoração para Mini Wedding: Tudo o que você precisa saber!

O casamento é um sonho que pode ter diversas formas. Desde uma celebração íntima com os melhores amigos e familiares até uma festa com centenas de convidados. O estilo de decoração, assim como as atrações musicais e todos os detalhes, depende basicamente do estilo dos noivos. Se vocês sempre sonharam com um mini wedding super charmoso e intimista, esse post é para você! A decoradora Katia Gamarano, sob o comando da Studio Gamarano, nos ajudou com dicas preciosas para quem é fã desse estilo!

decoração para mini wedding em casamento intimista
Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

“O mini wedding tem um conceito mais intimista, entre 50 e 100 convidados. São sempre pessoas muito próximas ao casal e que realmente acompanharam de perto o relacionamento dos noivos. A decoração é charmosa e acolhedora, tem uma pegada com cara de ‘receber em casa’, com cara de ‘sala de estar’. Por isso, a personalização e criatividade nesses projetos fazem uma enorme diferença”, explica Katia. Para ilustrar esse post lindo e cheio de dicas, nós selecionamos alguns dos lindos projetos já realizados pelo Studio Gamarano. Vamos lá?

Fazer um mini wedding é mais barato?

É uma pergunta clássica. A minha dica é: não se engane, nem sempre um mini wedding tem um custo baixo. Como o evento tem um número menor de convidados, os casais querem investir de maneira mais qualificada. Talvez, se fosse num casamento tradicional, não daria para fazer desse jeito. No final das contas, apesar da lista de convidados reduzida, os valores acabam ficando bem próximos em alguns casos.

decoração para mini wedding em casamento intimista
Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Mini wedding é o formato ideal para mim?

É essencial que a noiva se faça essa pergunta. Afinal, você tem certeza que a lista de convidados não vai ultrapassar 100 convidados? Os noivos precisam se sentir confortáveis com essa decisão – para não correr o risco de aumentá-la depois, faltando pouco tempo para o casamento. É sempre bom pensar que, quanto maior o número de convidados, menos tempo você terá com eles. A ideia do mini wedding é justamente que você consiga aproveitá-los ao máximo!

Dá para escolher o estilo de decoração?

Em mini wedding, também dá para optar entre a decoração rústica, clássica ou romântica. Hoje em dia, existe um leque infinito de estilos de decoração – e até mesmo uma mistura dos mais conhecidos. É primordial que o estilo reflita a personalidade do casal, seja num mini wedding ou num casamento tradicional. Para mim, isso é o mais importante.

Procure saber mais sobre o profissional escolhido e seja sempre sincera quanto ao que você espera. Lembre-se: muitos profissionais baseiam-se nas referências e conversas com seus clientes. Empatia e clareza são detalhes importantes para que não haja nenhuma surpresa desagradável no grande dia.

decoração para mini wedding em casamento intimista
Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Decoração para mini wedding: O que não pode faltar?

Gosto de seguir um estilo home decor. Muitas velas, porta retratos com fotos e mensagens de amor são super importantes. Pequenos arranjos florais, objetos pessoais e importantes para o casal são praticamente imprescindíveis em minhas decorações intimistas.

DIY: Faça você mesma. Quando é bem vindo?

Para quem não sabe, o termo DIY (do it yourself, em inglês) significa: faça você mesma. É quando as noivas decidem produzir alguns itens para a decoração de maneira artesanal. Sempre que isso acontece, eu procuro alinhar o que fica ou não bacana na proposta do projeto de decoração. Raramente eu faço com que elas desistam da ideia, mas deixo sempre muito claro que elas precisam mostrar tudo que pretendem incluir na decoração profissional.
Mais uma vez, empatia e sinceridade ao longo do projeto são diferencias para que tudo saia como esperado, tanto pelos noivos quanto pelos profissionais envolvidos.

decoração para mini wedding em casamento intimista
Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Mini wedding: Dá para fazer sem ajuda profissional?

Hoje em dia, com a expectativa de diminuir custos, muitos casais resolvem produzir o próprio casamento. É possível? É. Vale lembrar que é necessário muita dedicação, tempo e paciência com tudo que for decidido. Pedir ajuda aos amigos e parentes é sempre a primeira saída, mas não esqueçam que a dependência pode acarretar imprevistos nada bacanas. Sem contar que é muito desagradável cobrar por um ‘favor’.

Mesmo contando com amigos e familiares, sempre existe a possibilidade de alguém desistir ou ter algum imprevisto no meio do caminho. Imagina só, a poucos dias do casamento, e você com milhares de coisas para produzir de maneira artesanal? Sem contar as preocupações pré casamento que toda noiva tem. Por isso, pense com muito carinho, pois muitas vezes o custo-benefício sairá mais caro do que pagar um profissional.

Você será a decoradora do seu mini wedding?

Você já avaliou todos os imprevistos, já se programou para produzir tudo de maneira artesanal e está decidida a não contar com a ajuda de um profissional? Especialmente para você, algumas dicas super válidas da Katia Gamarano, à frente da empresa de decoração Studio Gamarano. Atenção especial para alguns itens super importantes:

decoração para mini wedding em casamento intimista
Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Defina os dias e horários das produções.

Converse com amigos e parentes, veja a disponibilidade deles e deixe tudo alinhado antes de iniciar os trabalhos.

– Combine de oferecer algo bacana para quem for ajudá-los. Pode ser um brunch, um churrasco ou um jantar. Enfim, algo para retribuir a colaboração de todos, é um carinho super especial e eles ficarão muito felizes e gratos!

Não invente o que não possa dar conta depois. Decorar uma garrafinha inteira com linha de ráfia é uma coisa – agora uma centenas delas é outra coisa completamente diferente.

Faça uma planilha com tudo que pretende criar e calcule o tempo de produção de cada unidade. Assim, você tem uma pequena noção do prazo que precisa para finalizar tudo.

– Se, dias antes do casamento, você perceber que ainda faltam muitos itens, opte por aquilo que fará diferença na decoração e descarte todo o resto. É preferível um item bem feito do que 50 mal feitos.

– Seja muito organizada, faça planilhas, alinhe tudo com todos os dispostos a ajudar, confirme quantas vezes for necessário quem estará presente no dia, tenha calma e muita paciência.

Lembre-se: você optou por ser decoradora, assessora e noiva. Toda essa correria tem que ser prazerosa e nem um pouco estressante. É um dia que envolve amor, carinho e diversão. Aproveite!

decoração para mini wedding em casamento intimista
Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedachi
Tips For Bride

Cores na decoração do casamento: Como escolher?

Verde e branco é para casamento clássico e cores vibrantes é para casamento mais moderninho. Toda noiva já deve ter ouvido questões e paradigmas do tipo. Mas, afinal, eles fazem sentido? Ou é possível criar um ambiente moderno e contemporâneo com cores mais clássicas?

decoração colorida em mesa de doces de casamento moderno
Petit Decorações

Resta a dúvida: a paleta de cores é capaz de definir o estilo do seu grande dia? Sem dúvidas, é um dos principais itens para traduzir a personalidade dos noivos. Apesar disso, outros fatores também são levados em consideração no projeto de decoração. São tantas dúvidas que só mesmo uma especialista para nos ajudar. Dessa vez, convidamos a Verônica Hauch, da Petit Decorações, para dar dicas especiais sobre as cores no seu casamento.

Clique aqui e conheça mais sobre a Petit Decorações (São José dos Campos)

Com muito bom gosto, talento e delicadeza para criar projetos únicos, a decoradora Verônica esclarece as principais dúvidas dos noivos em relação à paleta de cores. É um dos primeiros itens a serem definidos – e também um dos mais difíceis. Não se trata apenas de uma questão de estética, já que as cores têm uma linguagem própria.

mesa de doces em casamento clássico
Petit Decorações
festa de casamento com decoração clássica
Petit Decorações

Dar vida e colorir seu sonho

As cores do seu casamento são capazes de traduzir os sentimentos, o estilo e a personalidade dos noivos. São algumas tonalidades básicas para dar início o projeto de decoração e também definir os detalhes de identidade visual. “Antes de tomar qualquer decisão, o mais importante é saber a personalidade dos noivos. Isso que vai direcionar o nosso trabalho”, explica a decoradora Veronica Hauch, da Petit Decorações.

“Basicamente, precisamos saber o local e o horário do casamento. Sem isso, fica difícil começar a trabalhar o projeto. Uma decoração ao ar livre é bem diferente de uma decoração dentro de um salão, assim como uma decoração noturna e outra durante o dia”, comenta. Reunir algumas referências para a primeira reunião com o decorador é uma ótima dica! Contar sobre a história de vocês e selecionar algumas cores favoritas também pode facilitar o processo para definir a paleta de cores.

luzinhas em decoração de festa de casamento moderno
Petit Decorações
menu do buffet em festa de casamento moderno
Petit Decorações

Significado das cores na decoração

Além de transmitir a personalidade dos noivos, as cores também carregam uma forte carga emocional. Independente do estilo escolhido – mais romântico, clássico ou contemporâneo – os tons refletem uma simbologia. Paz, alegria, felicidade ou amor: são inúmeros os significados em relação às cores e muitos casais se baseiam neles para criar o projeto de decoração do casamento.

“As cores escolhidas refletem a essência do casal e o que eles pretendem transmitir aos seus convidados”, explica a decoradora Veronica, da Petit Decorações. “É muito possível ter um casamento moderno com as cores tidas como clássicas, como o verde e o branco. Nem só de cor vive a ambientação de uma festa! Hoje, há uma forte tendência de arranjos desestruturados, com bastante folhagens. Eles são super modernos! Podemos aliar isso a uma mesa de bolo totalmente desconstruída, por exemplo. Composta por várias mesas com diferentes alturas. Utilizando luminárias modernas e mantendo as cores clássicas como o verde e o branco para compô-la”, diz.

cadeiras de cristal em decoração clássica em festa de casamento
Petit Decorações

Muito além das cores do casamento

Definir a paleta de cores é apenas o primeiro passo para a decoração do seu grande dia. O estilo dos móveis escolhidos, dos objetos decorativos e até mesmo das flores é que ditarão o estilo do casamento. “Na hora de compor um projeto, levamos em consideração outros elementos, especialmente o tipo de material. Os detalhes é que definem a composição do projeto, como itens em prata, resina, madeira ou espelho”, explica a decoradora Veronica Hauch, da Petit Decorações.

Mesmo em festas de casamentos com decoração colorida, existe uma paleta de cores por trás do projeto. Definir as cores básicas para o seu grande dia é essencial – e um dos primeiros passos a serem definidos. “Não dá para fazer um projeto sem ter uma definição de cores. Numa ambientação, vários itens estão envolvidos, como forminhas dos doces, papel do bem casado, flores e almofadas. Tudo precisa conversar para criar algo harmônico”, finaliza.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride