O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Cores na decoração do casamento: Como escolher?

Verde e branco é para casamento clássico e cores vibrantes é para casamento mais moderninho. Toda noiva já deve ter ouvido questões e paradigmas do tipo. Mas, afinal, eles fazem sentido? Ou é possível criar um ambiente moderno e contemporâneo com cores mais clássicas?

decoração colorida em mesa de doces de casamento moderno
Petit Decorações

Resta a dúvida: a paleta de cores é capaz de definir o estilo do seu grande dia? Sem dúvidas, é um dos principais itens para traduzir a personalidade dos noivos. Apesar disso, outros fatores também são levados em consideração no projeto de decoração. São tantas dúvidas que só mesmo uma especialista para nos ajudar. Dessa vez, convidamos a Verônica Hauch, da Petit Decorações, para dar dicas especiais sobre as cores no seu casamento.

Clique aqui e conheça mais sobre a Petit Decorações (São José dos Campos)

Com muito bom gosto, talento e delicadeza para criar projetos únicos, a decoradora Verônica esclarece as principais dúvidas dos noivos em relação à paleta de cores. É um dos primeiros itens a serem definidos – e também um dos mais difíceis. Não se trata apenas de uma questão de estética, já que as cores têm uma linguagem própria.

mesa de doces em casamento clássico
Petit Decorações
festa de casamento com decoração clássica
Petit Decorações

Dar vida e colorir seu sonho

As cores do seu casamento são capazes de traduzir os sentimentos, o estilo e a personalidade dos noivos. São algumas tonalidades básicas para dar início o projeto de decoração e também definir os detalhes de identidade visual. “Antes de tomar qualquer decisão, o mais importante é saber a personalidade dos noivos. Isso que vai direcionar o nosso trabalho”, explica a decoradora Veronica Hauch, da Petit Decorações.

“Basicamente, precisamos saber o local e o horário do casamento. Sem isso, fica difícil começar a trabalhar o projeto. Uma decoração ao ar livre é bem diferente de uma decoração dentro de um salão, assim como uma decoração noturna e outra durante o dia”, comenta. Reunir algumas referências para a primeira reunião com o decorador é uma ótima dica! Contar sobre a história de vocês e selecionar algumas cores favoritas também pode facilitar o processo para definir a paleta de cores.

luzinhas em decoração de festa de casamento moderno
Petit Decorações
menu do buffet em festa de casamento moderno
Petit Decorações

Significado das cores na decoração

Além de transmitir a personalidade dos noivos, as cores também carregam uma forte carga emocional. Independente do estilo escolhido – mais romântico, clássico ou contemporâneo – os tons refletem uma simbologia. Paz, alegria, felicidade ou amor: são inúmeros os significados em relação às cores e muitos casais se baseiam neles para criar o projeto de decoração do casamento.

“As cores escolhidas refletem a essência do casal e o que eles pretendem transmitir aos seus convidados”, explica a decoradora Veronica, da Petit Decorações. “É muito possível ter um casamento moderno com as cores tidas como clássicas, como o verde e o branco. Nem só de cor vive a ambientação de uma festa! Hoje, há uma forte tendência de arranjos desestruturados, com bastante folhagens. Eles são super modernos! Podemos aliar isso a uma mesa de bolo totalmente desconstruída, por exemplo. Composta por várias mesas com diferentes alturas. Utilizando luminárias modernas e mantendo as cores clássicas como o verde e o branco para compô-la”, diz.

cadeiras de cristal em decoração clássica em festa de casamento
Petit Decorações

Muito além das cores do casamento

Definir a paleta de cores é apenas o primeiro passo para a decoração do seu grande dia. O estilo dos móveis escolhidos, dos objetos decorativos e até mesmo das flores é que ditarão o estilo do casamento. “Na hora de compor um projeto, levamos em consideração outros elementos, especialmente o tipo de material. Os detalhes é que definem a composição do projeto, como itens em prata, resina, madeira ou espelho”, explica a decoradora Veronica Hauch, da Petit Decorações.

Mesmo em festas de casamentos com decoração colorida, existe uma paleta de cores por trás do projeto. Definir as cores básicas para o seu grande dia é essencial – e um dos primeiros passos a serem definidos. “Não dá para fazer um projeto sem ter uma definição de cores. Numa ambientação, vários itens estão envolvidos, como forminhas dos doces, papel do bem casado, flores e almofadas. Tudo precisa conversar para criar algo harmônico”, finaliza.

Tips For Bride

Decoração tropical: Inspiração colorida para seu casamento

Nós sabemos que cada história de amor é única. Cada casal tem suas preferências e seus sonhos na hora de definir os detalhes do casamento. O estilo clássico deixou de ser a única opção para garantir um dia inesquecível. Nos últimos anos, surgiram inúmeras inspirações para as noivas mais modernas. Boho chic, vintage, retrô e industrial foram os mais comentados – e também os preferidos das noivas brasileiras. Hoje, nós vamos falar de um tema que amamos e que tem a cara do Brasil. A decoração tropical com direito a palmeiras, muitas cores e até mesmo frutas é uma opção muito charmosa e alegre de celebrar esse dia tão especial.

Talvez você esteja pensando: meu casamento não será no litoral, à beira mar com cerimônia pé na areia. A decoração tropical não é exclusiva de destination weddings na praia, é um estilo que se encaixa perfeitamente num outro cenário. Cerimônias no campo, durante os meses mais quentes de verão, são perfeitos. Uma outra opção é apostar no tema para algo mais íntimo como a festa de noivado, o chá bar ou um almoço do casamento civil. Alegre, surpreendente e com uma atmosfera única: você irá encantar seus convidados. Além de apostar nos itens da decoração, dá para harmonizar o clima tropical com drinks especiais e um menu com comidas frescas. Nós preparamos uma galeria de fotos para te inspirar a viver esse dia inesquecível com um clima delicioso!

HappyWedd / 100 Layer Cake
HappyWedd / 100 Layer Cake
WeddingWire / Style Me Pretty
WeddingWire / Style Me Pretty

Alegria, cores e sabores: Casamento tropical

Nós sabemos que a variedade de estilos apresentados pelo universo bridal tem crescido e os noivos têm a chance de optar por algo que fuja do convencional. Traduzir a personalidade de vocês, dando um toque pessoal à celebração é o que fará com que o seu grande dia seja inesquecível. Podemos dizer que o estilo tropical é o queridinho das noivas de diversas partes do mundo. No Brasil, ele chegou por aqui de forma tímida e, aos poucos, tem ganhado muitas adeptas. O clima do país, aliado a cenários de tirar o fôlego, não deixam dúvidas de que é algo que veio pra ficar.

O clima tropical é uma delícia e, assim como o casamento, tem tudo a ver com paixão e alegria. Mas, como transformar essas sensações em algo palpável? Que elementos utilizar na decoração para criar uma atmosfera que consiga traduzir isso aos convidados? A grande diversidade de plantas, flores e frutas encontradas em terras brasileiras é uma importante aliada nesta tarefa. O exagero e a exuberância estão entre as características mais marcantes do estilo tropical. São inúmeros os tipos de folhagens: as mais conhecidas são folha de bananeira, costela de adão, areca, samambaia, palmeiras e pipirus. Ousadia é a palavra chave na hora de criar um projeto de decoração incrível!

Beacon Lane Weddings / Nouba
Beacon Lane Weddings / Nouba
Burnett's Boards / Elli
Burnett’s Boards / Elli

Ao pensar na decoração tropical, logo pensamos num local a céu aberto: praia ou campo, não é mesmo? Até mesmo para as noivas que terão um casamento com direito a cerimônia na igreja e recepção no salão de festas, dá para apostar nesse estilo. O segredo está na escolha da paleta de cores: por isso, dê preferência a tons vibrantes, com mix de folhagens, flores exóticas e frutas. Seja na decoração em si, nas lembrancinhas ou na identidade visual do casamento… Dá para trazer as belezas e os aromas da natureza e garantir um clima tropical perfeito!

Cerimônia com decoração tropical

Na decoração tropical, as queridinhos tons pasteis e flores brancas dão espaço para cores quentes e bem vivas. Amarelo, vermelho, rosa, laranja, e, claro, muito verde. Nada de flores delicadas e discretas: quanto mais extravagantes forem os arranjos, melhor. Inclusive, as frutas são muito bem-vindas no estilo tropical. No caso da cerimônia, os tradicionais arranjos florais são substituídos pela leveza e simplicidade dos elementos naturais e formas minimalistas. Arco de folhagens para o altar ou pequenos arranjos amarrados às cadeiras trazem um clima todo tropical e alegre. Separamos algumas inspirações para te ajudar a trazer para a sua cerimônia o melhor do estilo tropical. Confira:

casamento-cerimonia-decoracao-tropical-folhagens-arco-cadeiras-flor-exotica
Weddingomania / W&E Photographie
casamento-cerimonia-decoracao-tropical-folhagens-cadeiras-flores-exoticas-coloridas
Weddingomania / One Wed
casamento-cerimonia-decoracao-tropical-folhagens-cadeiras-fruta-abacaxi
Weddingomania

Cores e frutas coloridas: Estilo tropical no casamento

A nossa dica número um é: use e abuse de cores vibrantes para garantir uma linda decoração tropical. Isso mesmo, sem moderação: além de colorir o ambiente, uma paleta em tons vibrantes vai trazer para o seu grande dia esse clima delicioso. Seus convidados ficarão encantado! Apesar do Brasil ser um país tropical, ainda é um estilo pouco explorado nas cerimônias e festas de casamento. Além das cores, as frutas podem – e devem – ser incluídas nesse projeto incrível de decoração. Uma dica especial é abusar também do delicioso cheiro das frutas frescas para perfumar o ambiente.

Elas deixam de ser coadjuvantes do cardápio para virarem as grandes estrelas da decoração. Cocos, laranjas, limões e, principalmente, abacaxis, aparecem como bases para lindos arranjos florais. Para as noivas que amam uma dose de glamour, o dourado aparece como uma solução ideal. Velinhas e troncos de madeira também são perfeitos para compor os detalhes da decoração, seja para a mesa de bolo ou para as mesas dos convidados. Nós estamos simplesmente encantadas com essas inspirações. Muitas cores, sabores e esse clima delicioso para celebrar o amor!

 

casamento-decoracao-tropical-flores-exoticas-coloridas-frutas-abacaxi-dourado-centro-de-mesa-1
Sugar and Cloth/Mariage
casamento-decoracao-tropical-flores-exoticas-frutas-laranja-centro-de-mesa-1
Confetti Daydreams / Monta Casa
casamento-decoracao-tropical-flores-exoticas-coloridas-frutas-abacaxi-dourado-centro-de-mesa-2
Hostess with the Mostess / Wedding Chicks / Style Me Pretty
casamento-decoracao-tropical-mesa-jantar-folhagens-flores-coloridas-1
Confetti Daydreams
casamento-decoracao-tropical-flores-exoticas-coloridas-folhagem-frutas-abacaxi-dourado-vela-centro-de-mesa
White Mag / Hello May
casamento-decoracao-tropical-flores-exoticas-folhagens-frutas-coco-centro-de-mesa-e-bem-casado
Style Me Pretty / Mariage

Folhagens: Folha de bananeira, palmeiras, etc…

Esqueça as tradicionais folhagens vistas em casamento, aquelas discretas, utilizadas apenas como complementos de grandes arranjos florais. Em uma decoração tropical, elas são grandes e ganham muito destaque. Folhas largas e imponentes de diferentes tamanhos e nuances de verde. Elas são combinadas de forma elegante, criando composições que exploram a beleza do minimalismo e dispensam o uso de outros elementos. Muito versáteis, elas podem ser utilizadas ainda como sousplat, marcadores de mesa e, até mesmo, como embalagens para os tradicionais bem-casados. As mais conhecidas são folha de bananeira, costela de adão, areca, samambaia, palmeiras e pipirus.

casamento-decoracao-tropical-verde-folhagens-bar-e-cadeiras-noivos
Bloglovin / Amy Fanton Photography
casamento-decoracao-tropical-mesa-jantar-folhagens-flores-coloridas-vela
Elizabeth Anne Designs / Happy Wedd
casamento-decoracao-tropical-flores-exoticas-folhagens-frutas-abacaxi-centro-de-mesa
Elegant Wedding
casamento-decoracao-tropical-mesa-jantar-folhagens
Frank Alexander NYC
casamento-decoracao-tropical-mesa-jantar-folhagens-flores-coloridas-2
Green Wedding Shoes / MyDomaine / Confetti Daydreams
casamento-decoracao-tropical-mesa-jantar-folhagens-flores-exoticas-orquidea-fruta-abacaxi-vela
Elegant Wedding

Bolo de casamento com inspiração tropical

Talvez depois do vestido de noiva, o bolo seja um dos itens mais especiais. Não apenas para os noivos, mas também para os convidados. Podemos dizer que ele é a grande estrela da festa de casamento! Destaque da mesa de doces, ele é a peça chave para garantir a harmonia de todos os elementos que a compõem. São tantas opções de formas, tamanhos, cores e acabamentos… Eleger o modelo perfeito passa longe de ser uma tarefa fácil. Apostar em detalhes dourados ou em folhagens é um dos nossos favoritos! Nesse caso, as flores coloridas também são muito bem vindas. Nós selecionamos algumas opções de bolo tropical para te inspirar! Impossível não morrer de amores, não é mesmo?

casamento-decoracao-tropical-bolo-flores-fruta-abacaxi-dourado
A Cake Life / Burnett’s Boards
casamento-decoracao-tropical-bolo-folhagen-verde-dourado-flores
Green Wedding Shoes / 100 Layer Cake / Bula Bride
casamento-decoracao-tropical-bolo-folhagen-verde-flores-coloridas-fruta-coco
Green Wedding Shoes / The School of Styling

Buquê da noiva: Inspiração tropical

O buquê de uma noiva tropical pede algo alegre, vibrante e despojado. Sabe aquela linda combinação de folhas grandes e flores exóticas? Colocar uma fruta pode ser um diferencial que, além de trazer um perfume a mais, trará mais de charme à sua produção. O buquê é o símbolo mais especial da personalidade da noiva e, por isso, sua escolha pede alguns cuidados. Na hora de eleger um para chamar de seu, é importante levar em conta suas cores preferidas, o modelo do vestido e, claro, o estilo da cerimônia. Depois de tanta informação e tantas fotos incríveis, estamos simplesmente encantadas pelo estilo tropical. Que tal apostar na ideia para o seu grande dia?

Belle Fioriflorist
Belle Fioriflorist
casamento-decoracao-tropical-buque-flores-exoticas-folhagem-grande
Arabia Weddings / Belle Fioriflorist
casamento-decoracao-tropical-buque-flores-exoticas-folhagem-fruta-abacaxi-2
Arabia Weddings
Tips For Bride

Macramê na decoração: Casamentos no estilo boho-chic

Quando pensamos em decoração para casamento, não faltam ideias, opções e, especialmente, tendências que estejam em alta. A nossa dica número um para as noivas é: pesquise, busque referências e crie algumas pastas para organizar todas as suas fotos preferidas. A segunda dica é: pare e pense, reflita sobre a sua personalidade e a maneira que você gostaria de viver esse dia tão especial. Isso mesmo: é praticamente um exame de consciência para entender o estilo do seu grande dia.

Para as noivas que não têm dúvidas e querem apostar num estilo boho-chic, vintage e rústico: o macramê é simplesmente perfeito. Se você ainda não conhece, é uma técnica milenar de tecelagem de fios, produzido artesanalmente. Suas características mais marcantes são os nós, os fios pendurados e as formas geométricas. Ele é um dos itens de decoração que mais remete a esse universo campestre, que é um dos estilos favoritos das noivas. Seja na praia ou no campo, o macramê é muito bem vindo nesse contato com a natureza para uma proposta mais descontraída e menos formal e glamuroso.

Eve Sullivan / The Bohemian Wedding
Eve Sullivan / The Bohemian Wedding
Deer Pearl Flowers / Palm Spring Style
Deer Pearl Flowers / Palm Spring Style
The Bohemian Wedding
The Bohemian Wedding

Na maioria das vezes, ele é usado na cerimônia como backdrop no altar, ao invés de arranjos, arco de flores ou luzinhas. Apesar disso, uma boa notícia é que a festa de casamento e até a própria noiva pode adotar alguns detalhes em macramê. É charmoso, muito romântico e perfeito para criar um clima acolhedor também na recepção dos convidados e nos detalhes mais sutis. Além da cortina de macramê para o altar, a trama de tecido também pode ser usada na cadeira dos noivos, como toalha na mesa dos convidados ou como suporte para arranjos de flores ou velas em decoração aérea. Outras ideias são decorar a mesa de doces – ou até mesmo o próprio bolo – ou apostar num vestido de noiva com a técnica artesanal. Apesar de ousado e surpreendente, é ideal para as noivas mais descoladas e moderninhas.

Etsy / 100 Layer Cake
Etsy / 100 Layer Cake
Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers

O macramê é realmente apaixonante e tem absolutamente tudo a ver com cerimônias no estilo vintage. No entanto, uma regra básica para as noivinhas é: nesses casos, menos é mais. É importante escolher e definir os itens que serão decorados com as tramas geométricas e não exagerar na dose. Hoje em dia, já existem empresas especializadas na confecção de macramês para casamento. Apesar disso, muitas noivas preferem colocar a mão na massa e fazer valer as suas habilidades manuais. Fácil de ser produzida e muito econômica, também é uma opção charmosa e super romântica para as noivas que estão buscando alternativas para minimizar o orçamento do grande dia.

Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers
Whitney Moore / Deer Pearl Flowers
Whitney Moore / Deer Pearl Flowers

É uma técnica muito utilizada em bijuterias como colares, pulseiras e cordões – e que, a cada dia, vem sendo redescoberta na decoração – não apenas de festas, mas também de interiores. O lado bom é que não requer nenhuma ferramenta específica, apenas a habilidade com as mãos. Os fios são presos por nós, fornando desenhos geométricos e franjas. Não se sabe exatamente a origem da palavra, mas alguns indícios mostram que macramê remete a migramah que, em árabe, que dizer “nó ornamental”. É uma técnica praticamente pré-histórica, da época em que os homens aprenderam a amarrar as fibras com nós para se agasalhar. O auge do macramê se deu nas décadas de 60 e 70, com o movimento hippie, cujas roupas e peças decorativas tinham uma aparência mais rústica e natural.

Ruffled Blog /
Ruffled Blog /
100 Layer Cake / Deer Pearl Flowers
100 Layer Cake / Deer Pearl Flowers

Para quem busca originalidade e uma boa dose de ousadia, o macramê também pode ser usado não apenas como item decorativo na festa. As tramas de tecido são as grandes estrelas dos cenários de casamentos mais moderninhos. Seda, algodão ou linho são alguns dos tecidos utilizados para confeccionar a trama do macramê. De uma maneira equilibrada e natural, dá para criar uma harmonia perfeita com diferentes acessórios, como por exemplo: caminhos de mesa para substituir as clássicas toalhas em tecidos e plantas ou vasinhos com velas suspensas sob a mesa principal dos convidados. Além de garantir espaços super charmosos e cheios de romantismo, os macramês ainda podem ser usados como itens decorativos para sua nova casa – e como uma lembrança para lá de especial desse dia inesquecível.

Green Wedding Shoes / Ruffled Blog
Green Wedding Shoes / Ruffled Blog
Deer Pearl Flowers / Intimate Weddings
Deer Pearl Flowers / Intimate Weddings
100 Layer Cake / Etsy
100 Layer Cake / Etsy
Deer Pearl Flowers / Alta Moda Bridal
Deer Pearl Flowers / Alta Moda Bridal
Rue De Seine / Deer Pearl Flowers
Rue De Seine / Deer Pearl Flowers

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride