O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Macramê na decoração: Casamentos no estilo boho-chic

Quando pensamos em decoração para casamento, não faltam ideias, opções e, especialmente, tendências que estejam em alta. A nossa dica número um para as noivas é: pesquise, busque referências e crie algumas pastas para organizar todas as suas fotos preferidas. A segunda dica é: pare e pense, reflita sobre a sua personalidade e a maneira que você gostaria de viver esse dia tão especial. Isso mesmo: é praticamente um exame de consciência para entender o estilo do seu grande dia.

Para as noivas que não têm dúvidas e querem apostar num estilo boho-chic, vintage e rústico: o macramê é simplesmente perfeito. Se você ainda não conhece, é uma técnica milenar de tecelagem de fios, produzido artesanalmente. Suas características mais marcantes são os nós, os fios pendurados e as formas geométricas. Ele é um dos itens de decoração que mais remete a esse universo campestre, que é um dos estilos favoritos das noivas. Seja na praia ou no campo, o macramê é muito bem vindo nesse contato com a natureza para uma proposta mais descontraída e menos formal e glamuroso.

Eve Sullivan / The Bohemian Wedding
Eve Sullivan / The Bohemian Wedding
Deer Pearl Flowers / Palm Spring Style
Deer Pearl Flowers / Palm Spring Style
The Bohemian Wedding
The Bohemian Wedding

Na maioria das vezes, ele é usado na cerimônia como backdrop no altar, ao invés de arranjos, arco de flores ou luzinhas. Apesar disso, uma boa notícia é que a festa de casamento e até a própria noiva pode adotar alguns detalhes em macramê. É charmoso, muito romântico e perfeito para criar um clima acolhedor também na recepção dos convidados e nos detalhes mais sutis. Além da cortina de macramê para o altar, a trama de tecido também pode ser usada na cadeira dos noivos, como toalha na mesa dos convidados ou como suporte para arranjos de flores ou velas em decoração aérea. Outras ideias são decorar a mesa de doces – ou até mesmo o próprio bolo – ou apostar num vestido de noiva com a técnica artesanal. Apesar de ousado e surpreendente, é ideal para as noivas mais descoladas e moderninhas.

Etsy / 100 Layer Cake
Etsy / 100 Layer Cake
Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers

O macramê é realmente apaixonante e tem absolutamente tudo a ver com cerimônias no estilo vintage. No entanto, uma regra básica para as noivinhas é: nesses casos, menos é mais. É importante escolher e definir os itens que serão decorados com as tramas geométricas e não exagerar na dose. Hoje em dia, já existem empresas especializadas na confecção de macramês para casamento. Apesar disso, muitas noivas preferem colocar a mão na massa e fazer valer as suas habilidades manuais. Fácil de ser produzida e muito econômica, também é uma opção charmosa e super romântica para as noivas que estão buscando alternativas para minimizar o orçamento do grande dia.

Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers
Whitney Moore / Deer Pearl Flowers
Whitney Moore / Deer Pearl Flowers

É uma técnica muito utilizada em bijuterias como colares, pulseiras e cordões – e que, a cada dia, vem sendo redescoberta na decoração – não apenas de festas, mas também de interiores. O lado bom é que não requer nenhuma ferramenta específica, apenas a habilidade com as mãos. Os fios são presos por nós, fornando desenhos geométricos e franjas. Não se sabe exatamente a origem da palavra, mas alguns indícios mostram que macramê remete a migramah que, em árabe, que dizer “nó ornamental”. É uma técnica praticamente pré-histórica, da época em que os homens aprenderam a amarrar as fibras com nós para se agasalhar. O auge do macramê se deu nas décadas de 60 e 70, com o movimento hippie, cujas roupas e peças decorativas tinham uma aparência mais rústica e natural.

Ruffled Blog /
Ruffled Blog /
100 Layer Cake / Deer Pearl Flowers
100 Layer Cake / Deer Pearl Flowers

Para quem busca originalidade e uma boa dose de ousadia, o macramê também pode ser usado não apenas como item decorativo na festa. As tramas de tecido são as grandes estrelas dos cenários de casamentos mais moderninhos. Seda, algodão ou linho são alguns dos tecidos utilizados para confeccionar a trama do macramê. De uma maneira equilibrada e natural, dá para criar uma harmonia perfeita com diferentes acessórios, como por exemplo: caminhos de mesa para substituir as clássicas toalhas em tecidos e plantas ou vasinhos com velas suspensas sob a mesa principal dos convidados. Além de garantir espaços super charmosos e cheios de romantismo, os macramês ainda podem ser usados como itens decorativos para sua nova casa – e como uma lembrança para lá de especial desse dia inesquecível.

Green Wedding Shoes / Ruffled Blog
Green Wedding Shoes / Ruffled Blog
Deer Pearl Flowers / Intimate Weddings
Deer Pearl Flowers / Intimate Weddings
100 Layer Cake / Etsy
100 Layer Cake / Etsy
Deer Pearl Flowers / Alta Moda Bridal
Deer Pearl Flowers / Alta Moda Bridal
Rue De Seine / Deer Pearl Flowers
Rue De Seine / Deer Pearl Flowers
Tips For Bride

Decoração para casamentos com estilo industrial

De uns tempos para cá, o casamento deixou de ser algo extremamente formal na vida de um casal. Os noivos têm mais liberdade para criar algo único e viver esse dia da maneira que eles sempre sonharam. Não estamos falando apenas de trajes, acessórios ou sobre o estilo do casamento em si, mas em relação a outros detalhes como decoração, arranjos florais, móveis e a paleta de cores escolhida para o casamento. Assim como existe o clássico, cuja moda é atemporal e sempre será elegante e tradicional, independente do passar do tempo, há quem prefira apostar na tendência do momento. Para essas noivinhas mais moderninhas, não faltam opções. O estilo industrial conquistou de vez o universo bridal, especialmente em outros países – e com fortes chances de também cair no gosto das noivas brasileiras.

Tubulações, instalações elétricas, itens de madeira e metal, tijolinho aparente… Como harmonizar elementos tão rústicos com uma cerimônia ou com uma festa de casamento? É um estilo inusitado que realmente foge do padrão que estamos acostumados e traz uma tendência mais moderna e minimalista. A elegância fica por conta dos itens metalizados, das folhagens – ao invés das tradicionalíssimas flores brancas nos arranjos, e do charme especial de uma produção no estilo industrial. Apesar de ser uma novidades para os casamentos, é uma moda que teve início nos anos 50 e 70, nos Estados Unidos. Na época, surgiu um novo jeito de morar: o crescimento das cidades fez com que as pessoas ocupassem os antigos galpões de fábricas, os conhecidos lofts, deixando à mostra tudo aquilo que, antes, as pessoas faziam questão de esconder, como canos e tubulações.

Qualquer que seja o detalhe, ele é exatamente assim: os acabamentos são rústicos e possuem o chão de fábrica e os galpões industriais como principal inspiração. O clima romântico, delicado e cheio de sofisticação é deixado de lado para dar espaço a uma decoração com mais personalidade. É simplesmente perfeito para os noivos mais moderninhos, que buscam algo alternativo para fugir dos padrões dos casamentos, num ambiente diferente e com uma proposta também inovadora. Chão rústico, madeira de demolição, lâmpadas penduradas no teto, velas, predominância de folhagens e itens metálicos são alguns dos elementos característicos de uma decoração no estilo industrial. Com uma proposta mais clean e contemporânea, a beleza reside exatamente nas imperfeições, em não esconder ou camuflar os detalhes do ambiente para deixá-los mais sofisticados.

Para quem ama a ideia, mas ainda possui uma visão mais conservadora sobre o casamento em si e em relação ao tipo de decoração, o estilo industrial pode surgir apenas como um detalhe especial. As famosas luzinhas sob a mesa do bolo já podem ser consideradas como as queridinhas das noivas: são tão charmosas que têm conquistado até mesmo os casais mais românticos. Há quem também prefira abusar de cores mais fortes e trazer mais alegria à decoração. Dá para quebrar a sobriedade do estilo industrial de maneira sutil com pequenas doses de vermelho e marsala ou com detalhes metalizados, como dourado e cobre. Outra ideia é apostar nessa paleta de cores para criar a identidade visual do casamento como as lembrancinhas e o próprio convite para os convidados.

Decoração industrial – Cerimônia

Na maioria das vezes, quando os noivos não fazem questão do casamento em igreja, a cerimônia é realizada no mesmo local da recepção. Fazendas, espaços ao ar livre e praias são alguns dos lugares favoritos das noivas. Para quem sonha com um casamento no estilo industrial, os antigos galpões de fábricas são simplesmente perfeitos. Paredes com tijolinhos desgastados, madeira de demolição, móveis de metal e luzinhas charmosas é tudo o que você precisa para compor um cenário perfeito. Diferente do estilo clássico, as flores ficam em segundo plano: dessa vez, as folhagens ganham espaço, assim como galhos secos e detalhes rústicos. Reunimos as mais lindas inspirações para realizar a sua cerimônia seguindo o estilo industrial. Confira:

Divulgação / Deer Pearl Flowers
Divulgação / Deer Pearl Flowers
Green Wedding Shoes / Style Me Pretty
Green Wedding Shoes / Style Me Pretty
The Wedding Playbook / MODWedding
The Wedding Playbook / MODWedding

Decoração industrial – Luzinhas

Elas ficaram tão populares em festas de casamento que já podem ser consideradas praticamente um item obrigatório. A origem das famosas luzinhas penduradas sob a mesa de bolo ou sob a mesa de jantar dos convidados é justamente no estilo industrial e das antigas fábricas. Os fios aparentes e a infinidade de opções para decorar o salão de festas ou até mesmo a cerimônia encanta até mesmo os casais mais românticos. É um detalhe super charmoso e que pode ser explorado de diversas maneiras, mesmo que o casamento em si não siga a proposta industrial. Independente do projeto de decoração, elas são extremamente democráticas e garantem uma liberdade infinita para criar um ambiente acolhedor e charmoso.

Mousieur+Madame / Deer Pearl Flowers
Mousieur+Madame / Deer Pearl Flowers
Style Me Pretty / Giving Tree Photography
Style Me Pretty / Giving Tree Photography
Nouba / Hope & Lace
Nouba / Hope & Lace
Bloglovin / Deer Pearl Flowers
Bloglovin / Deer Pearl Flowers

Decoração industrial – Detalhes metalizados 

Dourado, cobre e prateado: É praticamente impossível pensar numa decoração no estilo industrial sem associar com elementos metálicos. São os itens responsáveis por garantir uma sofisticação extra ao grande dia do casamento. Seja no mobiliário ou em pequenos detalhes no projeto de decoração, eles são ultra estilosos e perfeitos para garantir uma decor incrível para o seu grande dia. Nós separamos os mais lindos projetos de decoração para vocês se inspirarem. Estamos apaixonados por cada um desses detalhes. Olha só!

Adam Lowe Photography / Style Me Pretty
Adam Lowe Photography / Style Me Pretty
Ruffled Blog / Deer Pearl Flowers
Ruffled Blog / Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers / Green Wedding Shoes
Deer Pearl Flowers / Green Wedding Shoes
Inspired by this Blog / Deer Pearl Flowers
Inspired by this Blog / Deer Pearl Flowers
100 Layer Cake / Style Me Pretty
100 Layer Cake / Style Me Pretty

Decoração industrial – Madeira de demolição

Madeira rústica também é material de fábrica e presença marcada num projeto de decoração no estilo industrial. Seja no altar da cerimônia, na mesa dos convidados, no armário para lembrancinhas ou na tradicional mesa de bolo e doces, os móveis com madeira de demolição são uma peça-chave para trazer mais conforto e aconchego. É essencial que existe essa mistura de elementos e tipos de materiais, já que a essencial do projeto de decoração industrial trabalha exatamente com essa mescla inusitada de diferentes estilos. Reparem que,

Inner Song / Brit Morin
Inner Song / Brit Morin

Decoração industrial – Paleta de cores

Cinza e preto são as cores básicas da decoração no estilo industrial para casamentos, assim como tons mais avermelhados e detalhes de texturas e diferentes elementos, como madeira e itens metalizados. Em relação aos detalhes de tecidos de toalhas e guardanapos, louças e arranjos florais, o ideal é sempre escolher uma cor específica para se destacar no projeto. Assim, o ambiente ficará mais alegre e descontraído – ao tirar um pouco da sobriedade do estilo industrial. Os convites de casamento já podem transmitir um pouco da temática do casamento, seja com detalhes dourados ou uma paleta com cores mais sóbrias.

100 Layer Cake / Divulgação
100 Layer Cake / Divulgação

Decoração industrial – Folhagem / Greenery

A ausência de flores na decoração industrial também chama a atenção, especialmente para nós, que estamos tão acostumadas com riquíssimos arranjos florais nos casamentos. Talvez esse seja o detalhe mais inusitado e de difícil aceitação entre as noivas brasileiras. Nosso país é repleto de inúmeras cores e espécies florais que, realmente, fica difícil deixá-las de fora nesse dia tão especial. A aposta em decoração com predominância em folhagens é uma das maiores tendências para casamento – tanto é que a cor Pantone do ano é a Greenery. Essa é mais uma aposta do mercado bridal que, assim como as luzinhas penduradas, tem conquistado as noivas mais moderninhas.

Junebug Weddings / Deer Pearl Flowers
Junebug Weddings / Deer Pearl Flowers
MODWedding / Artisan Events
MODWedding / Artisan Events
Tips For Bride

Greenery, cor Pantone de 2017: Inspiração para decoração de casamento

Ano novo, energias renovadas e as noivinhas ansiosas e em busca de inspirações para viver o dia mais inesquecível de suas vidas. Assim como o universo fashion, o mercado de casamento também traz algumas tendências seja para decoração, detalhes de papelaria, vestido de noiva e todos os detalhes para transformar esse sonho em realidade. Para 2017, a cor que estará em alta será a Greenery, um verde musgo misturado com amarelo intenso. O anúncio foi feito no final do ano passado pela Pantone, empresa responsável pelo padrão de cores no mundo artístico, cuja escolha vale para moda, design e decoração. A nossa dica especial é utilizá-la com cautela e sutileza para criar um ambiente acolhedor, charmoso e elegante para seu grande dia.

Veja também:

Acessórios para noivas: Aposte nos ramos e folhagens

Bolo e doces do casamento: Greenery, a cor Pantone de 2017

O greenery traz um leve toque de ousadia no projeto de decoração, resgata a naturalidade e o frescor da floresta e fica simplesmente perfeito para casamentos realizados durante o dia, preferencialmente em estações do ano ou locais mais quentes. A cor escolhida pela Pantone traz uma mensagem de conscientização de mudanças de hábitos e costumes como reeducação alimentar e preocupação com o meio ambiente. “Esta é a cor da esperança e da nossa ligação com a natureza. Ela remete ao que chamamos de palavras ‘re’: regenerar, refrescar, revitalizar, renovar. Toda primavera entramos em um novo ciclo. É algo como olhar para a frente”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Sabemos que o verde, por si só, traz o simbolismo de mudança, esperança e fé por dias melhores. Nada mais perfeito para a união de um casal apaixonado e o início de uma nova família. Não é mesmo, noivinhas?

inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017

inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-12
Mesa posta, decoração e detalhes especiais: Dicas e inspirações em verde Greenery para o dia do casamento (Créditos das foots: Corrina Walker Photography, Your Wedding Project, Love in Photographs e Lauren Fair Photography, Andrea Layne Floral Design, The Style Co, Erin Jean Photography e Kai Heeringa Photography)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-1
Folhagens como itens de decoração nos centros de mesa ou pequenos detalhes nos pratos: Sempre uma maneira charmosa de apresentar a tendência do ano (Once Wed / Arte De Vie Photography via Aisle Perfect)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-3
Combinação do verde greenery com branco é charmoso, sofisticado e ideal para um casamento no campo (Not on the High Street / Anna Kim Photography via Junebug Wedding)

É uma cor poderosa e que promete cair no gosto das noivas brasileiras, especialmente com a tendência dos casamentos no estilo boho chic. Também conhecido como bohemian decor – é um tipo de decoração que traz as flores e especialmente as folhagens como destaque no projeto, evidenciando o contato com a natureza. Há bastante tempo, o verde da natureza vem sendo mais explorado nos projetos de decoração para casamento. Muitas vezes, as flores dão espaço às folhas em diferentes tonalidades de verde para trazer frescor e um maior contato com a natureza de maneira leve e charmosa. Para criar um ambiente romântico e sofisticado, uma paleta de cores de greenery com branco, cinza claro ou nude é ideal para a ocasião. A versatilidade da cor também é um de seus grandes diferenciais.

inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-5
Suculentas são plantas charmosas e já conhecidas das noivas brasileiras: elas continuam em alta para decoração em 2017 (MODWedding / Rock My Wedding)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-4
Acessórios dourados ou em vidro transparente dão um charme todo especial na mesa de jantar, trazendo ainda mais elegância à decoração (Ruffled Blog / Fab Mood)

O verde greenery permite diferentes tipos de combinações, seja para cerimônias mais clássicas ou num estilo mais descontraído e campestre. Caso queira algo mais rústico, basta associá-la com itens em madeira de demolição. Fica um charme: super charmoso e acolhedor, perfeito para um casamento na fazenda, por exemplo. Quando associado com itens metalizados, como o dourado, a decoração ganha um toque extra de requinte e glamour, ideal para cerimônias mais chiques e sofisticadas. Em se tratando do Brasil, um país com inúmeras paisagens naturais e locais exuberantes, não fica difícil incorporar tons verdes em algum detalhe para o grande dia. Uma dica especial é: que tal apostar na tendência da cor greenery no convite de casamento? Será a primeira impressão que os convidados terão do casamento, por isso é tão importante que a papelaria personalizada e a identidade visual estejam em perfeita sintonia com a decoração.

inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-7
A cor Pantone para 2017 traz leveza e evidencia o contato com a natureza para uma decoração cheia de personalidade (Perez Photography & Sarah Kate / Lane Dittoe Photography)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-6
Para a cerimônia, vale apostar em gazebos, arco de flores ou detalhes em folhagens. Para a festa, os detalhes na mesa de jantar dão um toque todo especial. (The Knot / Green Wedding Shoes)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-11
Uma dica especial é apostar no verde greenery também nos convites do casamento. Nada mais são do que uma prévia da decoração para o grande dia. (Style Me Pretty / Etsy)

Definitivamente, não faltam ideias e opções para apostar na tendência. Para montar a mesa de jantar dos convidados: copos de vidro, pratos, souplast, toalhas e centros de mesa em tons esverdeados. Durante a cerimônia, algumas ideias são: apostar em gazebos, arcos de flores e paisagismo aéreo para valorizar ainda mais o contato com a natureza. Outra maneira charmosa e delicada de abusar das folhagens na decoração do casamento é com arranjos amarrados às cadeiras dos convidados durante a cerimônia. Fica super charmoso e muito romântico! Dentro dessa proposta, as suculentas continuam em alta e podem servir para incrementar a decoração ou até mesmo como lembrancinhas.

inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-8
Que tal presentear seus convidados com uma muda de flor como lembrancinha? As suculentas são perfeitas para a ocasião. (Magnolia Rouge / David & Tammy Molnar via Inside Weddings)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-10
Não faltam opções e ideias: backdrop de folhagens para decoração da recepcionar os convidados no salão! Super charmoso! (MODWedding)
inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-9
Coisa mais linda: apostar em folhagens nos detalhes da decoração do casamento como luminárias ou plaquinhas de madeira! (The Wedding Scoop / The Knot)

Há quem também prefira apostar na tendência apenas como um detalhe; e não em todo o projeto de decoração do casamento. Para esses casos, não faltam opções: é possível apostar na cor do ano em detalhes da identidade visual, na paleta de cores para vestidos de madrinhas ou gravatas de padrinhos, no próprio buquê da noiva, na mesa de bolo e doces e em diversos outros itens. Nos próximos dias, vamos reunir uma série de inspirações em greenery para o seu casamento – buquês, acessórios para cabelo, doces, etc. Dessa vez, reunimos os nossos favoritos para decoração do grande dia, seja na cerimônia ou na festa. Vamos lá?!

inspiracao-decoracao-casamento-greenery-verde-folhagem-cor-pantone-2017-13
Créditos das fotos: Gina & Ryan Photography, Kate Holstein Photographs, Coco Tran, Loft Photography LLC e Mary Claire Photography, Tulle & Chantilly, Anna Delores, John Schnack Photography, Lauren Peele, Shelly Taylor Photography

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride