O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
Tips For Bride

Pais separados no dia do casamento: Como lidar com a situação

Você se identificou com o título do post – pais separados no dia do casamento: Como lidar com a situação? Pois saiba que ele foi feito especialmente para vocês, a pedido de muitas de nossas leitoras! É uma situação bem frequente, mas pouco falada nos blogs de casamento. Por isso, decidimos reunir todas as dicas e conselhos para te ajudar!

Quando estamos noivas, tudo que a gente mais deseja é poder viver o dia do casamento repleto de alegria e cercado pelas pessoas que mais amamos. Logo vem à cabeça nossos pais, não é mesmo? Afinal, não existe amor maior, nem mais verdadeiro do que o deles. O único problema é que nem sempre esses convidados tão importantes conseguem conviver em harmonia. Se você tem pais separados, sabe exatamente do que estamos falando!

pais separados no dia do casamento fotografia preta e branca noivo com pai e padrasto
André Alves Fotografia

Infelizmente, nem todos os casais que decidem se divorciar possuem uma boa relação. Muitos, inclusive, deixam de se ver e falar. Passam anos sem sequer cruzar o caminho um do outro, mas quando seu filho ou filha decide se casar, o encontro acaba sendo inevitável. Por mais que não haja nenhum tipo de relação entre os dois, as desavenças familiares não podem, em hipótese alguma, afetar este dia tão especial e planejado com tanto carinho pelos noivos.

A gente acredita que um momento tão único e inesquecível quanto o casamento deva ser maior do que tudo. Que nada pode atrapalhar ou interferir na realização deste lindo sonho. Por isso, decidimos fazer um post especialmente dedicado aos noivos que possuem pais separados. Reunimos dicas e algumas ideias para ajudar a resolver possíveis impasses familiares, garantindo que todos possam se divertir e celebrar juntos esta data tão especial.

pais separados no dia do casamento entrada da noiva com a mãe e o pai
Rodrigo Gomez

Alinhando as expectativas

Para começar, nada mais esclarecedor do que um bom diálogo, não é mesmo?

Para evitar situações embaraçosas e desagradáveis, o primeiro e mais importante passo é ter uma longa conversa com seus pais. É preciso deixar claro o quanto ambos são importantes para você e que os problemas que possuem um com o outro não devem interferir no andamento do seu grande dia. Fazê-los entender que, acima de tudo, este deve ser um momento de alegria e sem estresses desnecessários. Os dois podem estar separados, mas que a relação de pais e filhos é para sempre.

pais separados no dia do casamento sorriso da noiva ganhando beijo na testa do pai
Juba Alves Fotografia

Uma boa pedida é fazê-los reconhecer pontos comuns. Mostrar a eles que, independente das desavenças, este é um momento igualmente emocionante para os dois – e ainda mais para você que conseguirá passar por esta incrível experiência tendo eles ao seu lado. Pedir para que se respeitem e tolerem – mas que, acima de tudo, lembrem-se de que este é um momento sagrado de celebração do amor.

Outro ponto essencial é deixar que exponham suas opiniões. Pergunte a eles o que os deixaria mais confortável e o que seria inconveniente. Observar muito bem suas reações pode te ajudar a chegar a soluções que agradem a todos e evitar possíveis saias justas. Assim, fica mais fácil de garantir que o tão esperado SIM seja positivamente marcante para todos.

pais separados no dia do casamento entrada do noivo com o pai e a mãe
Lizandro Júnior

Participações mais do que especiais

Engana-se quem pensa que é preciso se preocupar em administrar os possíveis conflitos entre os pais apenas no dia do casamento. Eles podem começar a aparecer já na fase dos preparativos. Acredite: isso é mais comum do que você imagina! Geralmente, uma das partes acaba se sentindo excluída, aumentando ainda mais os sentimentos negativos que tem em relação ao outro. Por esta razão, mais do que nunca, é importante tomar todo o cuidado para fazer com que os dois se sintam igualmente importantes e úteis, evitando comparações desnecessárias.

pais separados no dia do casamento fotografia preta e brancemocao dos noivos durante os cumprimentos
Everton Vila

Convide sua mãe para participar da eleição do modelo perfeito, dos sapatos e acessórios que irão compor o seu visual para o grande dia. Ela pode acompanhá-la também nas provas do vestido de noiva e no teste do cabelo e da maquiagem. Já seu pai pode ser escalado para auxiliar na escolha do carro que a levará até a cerimônia e das gravatas para os padrinhos. Além, é claro, de participar da degustação do bar! Um momento divertido e muito especial que, com certeza, ficará para sempre guardado na memória e no coração de vocês dois.

Celebrando o amor e a paz

Se existe uma coisa que, realmente, costuma causar dor de cabeça nos noivos que têm pais separados, com certeza, é a organização do cortejo. Como provavelmente os dois estarão ao seu lado no altar – como testemunhas da união – é bem provável que haja um certo desconforto para ambos. Para evitar situações embaraçosas, uma boa alternativa é estabelecer uma ordem que evite que fiquem perto um do outro. Quer uma dica? Intercale os padrinhos. Isso evita que os dois precisem ficar próximos e interagir um com o outro!

pais separados no dia do casamento emoção pai e mãe durante os cumprimentos para o noivo
Juba Alves Fotografia

De qualquer forma, reforce que a oficialização da união de vocês deve ser colocada acima de qualquer fato. É importante também que você e seu futuro marido se comportem com bom senso nesta situação. Muitos pais e mães já possuem outros relacionamentos e, nestes casos, tomar qualquer decisão se torna ainda mais delicado. É preciso ponderar os fatos e agir com sabedoria. Escolher se convida os dois e seus novos companheiros a integrarem o cortejo ou se faz questão de ter apenas seus pais ao seu lado neste momento tão importante. Decisão difícil, né?

Organizando o cortejo

Sim! O momento do altar costuma ser um dos mais complicados para quem tem pais separados. Por esta razão, separamos algumas alternativas que, com certeza, irão te ajudar a tirar de letra esta situação. Confira!

Pais solteiros: Se os pais são solteiros e mantém um bom relacionamento não há porque não entrarem e saírem juntos da cerimônia. Nada mais seguro do que seguir uma tradição, não é mesmo?

Pais solteiros que não se falam: Para evitar problemas e constrangimentos, você pode entrar acompanhada dos dois – um de cada lado. Se puderem ficar juntos no altar, ótimo! Se não, deixe-os sentar no primeiro banco. Na saída, vale saírem sozinhos ou acompanhados de outro parente, evitando um possível estresse.

pais separados no dia do casamento fotografia preta e branca emoção do noivo durante os cumprimentos do pai e da mãe
Leandro Donato

Pais separados, um deles em outro relacionamento: Os dois até podem entrar e ficar juntos no altar. Caso prefiram, depois da entrada, aquele que estiver acompanhado poderá sentar-se no primeiro banco, ao lado de seu par. Já o solteiro, pode ficar no altar, junto de um outro filho ou parente.

Pais separados, ambos em outro relacionamento: Havendo conflito ou não, neste caso, uma boa saída é entrar acompanhada por seus pais e deixar seus respectivos pares esperando por eles na beira do altar. Ao chegar, cada um se junta a seu companheiro e os quatro participam da cerimônia.

pais separados no dia do casamento entrada da noiva com pai e padrasto
Franco Rossi

Diversão sem preocupação

Não é só durante a cerimônia que as diferenças entre pais separados costumam causar conflito. Muitos casais acabam encontrando problemas para administrá-las também na hora da festa. Hoje em dia, é muito comum os noivos prepararem uma linda mesa comunitária para dividir com seus familiares mais próximos. Mas, dependendo da relação de seus pais, isso pode não ser uma boa ideia. Antes de bater o martelo sobre esta decisão, é preciso estar certo de que a paz e a harmonia da sua festa não sejam colocadas em risco. Se você tiver qualquer dúvida, por menor que seja, melhor evitar a proximidade.

pais separados no dia do casamento emoção da noiva durante a entrada com pai e mãe
Koby Brown / V Rebel Cinema One

Nestes casos, o melhor a se fazer é apostar em um outro formato de organização. Optar por lugares marcados poder ser uma boa saída. Para garantir que todos fiquem confortáveis e possam aproveitar a comemoração, coloque-os em mesas distantes e conte com a ajuda dos padrinhos e de outros familiares para entretê-los e distraí-los. Quanto a você e seu noivo, providencie uma mesa especial e exclusiva. Uma oportunidade de terem um momento a dois, mesmo em meio à agitação e correria. Com certeza, este será o jantar romântico mais inesquecível de suas vidas.

pais separados no dia do casamento entrada do noivo com a mãe e o pai
Kana Caiana
Tips For Bride

Casamento sustentável: Uma tendência linda e ecologicamente correta

Foi-se o tempo em que as únicas preocupações dos noivos em relação ao casamento eram a música, as comidas, as bebidas, os doces e a decoração. Em tempos em que muito se fala em sustentabilidade, é cada vez mais comum os casais buscarem alternativas ecologicamente corretas para celebrar seu grande dia. Os eco weddings – ou casamentos sustentáveis – já são tendência em todo o mundo e, ao que tudo indica, vieram para ficar.

folhagens velas e lanternas usadas na decoração da mesa de jantar dos noivos em festa de casamento sustentável ao ar livre
iStock
vidros reciclados com velas usados na decoração e vasinhos com suculentas oferecidos com lembrancinhas em casamento sustentável
Violet / Pinterest

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas imagina, fazer um casamento pensando no meio ambiente não é uma tarefa tão difícil assim. Muito pelo contrário! Dá para estruturar uma comemoração com impactos socioambientais reduzidos, sem perder o charme e a elegância pedidos pela ocasião. E o melhor de tudo: gastando pouco. As possibilidades de recursos são infinitas, começando pela utilização de materiais recicláveis. Sem dúvidas, garantia de um casamento original, surpreendente e cheio de estilo.

decoração rústica para mesa de doces de casamento sustentável feita con madeira e folhagens
Victor Silvério
madeira folhagens papel e papelaria personalizada feita em papel reciclado para casamento sustentável
Kate Preftakes

Nós estamos simplesmente encantados com a possibilidade de poder dizer o tão sonhado sim em uma celebração tão original e repleta de consciência ecológica. Para te mostrar as inúmeras vantagens de optar por um casamento sustentável, reunimos algumas inspirações. São algumas ideias que vão te fazer ver a beleza deste novo estilo de casamento, bastante original e cheio de personalidade. 

vidros reciclados e velas usados na decoração da mesa de jantar em casamento sustentável
Daydream Lane
naked cake de andares com frutas vermelhas para casamento sustentável
Adie Juell / Pinterest

A melhor hora e o melhor local

Depois de eleger uma data para celebrar o início da vida a dois, o primeiro passo é escolher um lugar adequado, que combine com a proposta de um casamento sustentável. As melhores opções são os espaços para eventos que oferecem uma estrutura completa para a realização da cerimônia e da festa. Além de facilitar a locomoção dos convidados, isso ajuda a evitar o uso de carros para o deslocamento e, consequentemente, contribui para a diminuição da poluição.

arco feito com galhos secos usado na decoração do altar em cerimônia de casamento sustentável ao ar livre
Victor Silvério
madeira e folhagens usadas em decoração rústica para mesa de jantar comunitária em festa de casamento sustentável ao ar livre
Rad + In Love
pantas madeira e tapete de juta usados na decoração da cerimônia de casamento sustentável ao ar livre
Fernanda Ferraro

Outro ponto importante é optar por um local ao ar livre, perfeito para casamentos realizados durante o dia. Para poder aproveitar ao máximo a luz natural e economizar energia elétrica, marque o início da cerimônia o mais cedo possível. Uma boa dica para ajudar no quesito iluminação é apostar em potes de vidro com velas dentro. Uma alternativa ecológica e muito bonita. Impossível não se deixar levar pelo clima romântico criado por elas!

tecidos e folhagens usados na decoração de cerimônia de casamento sustentável ao ar livre
iStock
madeira folhagens velas usadas na decoração de mesa de jantar comunitária em casamento sustentável
Kate Preftakes
beijo dos noivos durante festa de casamento sustentável ao ar livre
Ester Siraky

Um convite à sustentabilidade

Dizem que o convite é a porta de entrada para o casamento. Ele dá aos convidados uma pista sobre o estilo escolhido por você e seu futuro marido para celebrar o grande dia. Os convites virtuais são a melhor opção para quem decide dizer o tão sonhado sim de maneira sustentável. Ele pode ser personalizado com fotos que marcaram momento importantes da história de vocês ou mesmo aquelas feitas durante o pré-wedding. Outra alternativa ainda mais inovadora é optar por um vídeo-convite!

convite de papel reciclado com laço de sisal para casamento sustentável
iStock

Caso vocês não abaram mão de ter um convite impresso, a sugestão é apostar em modelos feitos de papel reciclado ou papel semente. Sabe do que se trata? Ele é feito de forma artesanal e recebe sementes de flores ou temperos, durante o seu processo de fabricação. Para os detalhes, vale apostar em acabamentos mais rústicos, como juta, sisal, folhas e flores secas.

convite rústico feito com pepel semente para casamento sustentável
Papel Semente
convite rústico e vaso feito com caixa de madeira reciclável e flores para casamento sustentável
Chic no Último / Cly By Matthew Photography

Decoração original e responsável

Uma das inúmeras vantagens de optar por um casamento sustentável é a possibilidade de criar uma decoração bem original, exatamente do jeito que você e seu marido sempre sonharam. Nada mais ecologicamente correto do que optar enfeites com materiais recicláveis. Com muita criatividade e boa vontade, latas, garrafas e caixas de madeira podem se transformar em lindos enfeites. Outra excelente ideia é incluir objetos pessoais na decoração. Livros, quadros e móveis que carregam uma história consigo dão ao casamento um ar mais intimista e aconchegante.

vasos feitos de vidros reciclados pintados com margaridas usados em decoração para casamento sustentável
Luna and Chloe Weddings
madeira folhagens e velas usadas na decoração de mesa de jantar em casamento sustentável
Cly By Matthew Photography / Hattie Root Photography
vasos feitos com garrafas e vidros reciclados velas e juta usados na decoração de mesa de jantar em casamento sustentável
Pedro Mendes / Pinterest
sousplar de rattan menu de papel craft e porta-guardanapo feito com pregador de madeira usados na decoração de mesa de jantar em casamento sustentável
Victor Silvério
madeira folhagens e suculentas usadas na decoração de cerimônia de casamento sustentável ao ar livre
Violet / Hattie Root Photography
menu feito com papel reciclado e centro de mesa de madeira usados na decoração de mesa de jantar para casamento sustentável
Daydream Lane

Quando o assunto são as flores, a melhor pedida é dar preferência as que sejam orgânicas. Caso você prefira algo com custo um pouco mais reduzido, aposte nas que estejam na época. Além de serem mais baratas, você não enfrentará nenhum tipo de dificuldade para encontrá-las. As melhores opções são aquelas plantadas em vasos – como orquídeas, gérberas, lisianthus, tulipas, margaridas e hortênsias. Cactos e suculentas também são super bem-vindas! Além de lindas, elas podem ser cultivadas depois da festa. Dá até para oferecê-las como lembrancinha. Por que, não? Mais charmoso e ecológico impossível!

toco de madeira e vasos feitos com potes reciclados usados na decoração de mesa de jantar em casamento sustentável
Alexandra Vonk Photography / KnotsVilla
sousplat de rattan menu de papel craft toco de madeira e flor plantada usados na decoração de mesa de jantar em casamento sustentável
Victor Silvério
madeira e folhagens naturais usadas em decoração rústica para mesa de jantar em casamento sustentável
Kate Preftakes
madeira flores suculentas e vidros reciclados usados em decoração rústica para casamento sustentável
Violet
menu feito de papel reciclado e porta-guardanapo de juta com folhagem natural usados na mesa de jantar em casamento sustentável
Amber Marie Photography
madeira e flores plantadas usadas na decoração de mesa de jantar comunitária em casamento sustentável
Victor Silvério

Para comer sem culpa

Com toda certeza, uma das grandes responsáveis pelo sucesso de uma festa é a boa comida.  Que tal unir o útil ao agradável e eleger um cardápio composto 100% por itens do tipo comfort food? A tendência que vem ganhando força nos casamentos combina e muito com o estilo sustentável. É importante saber que um cardápio ecologicamente correto não precisa ser necessariamente todo vegetariano. Basta que os alimentos utilizados no preparo das receitas sejam orgânicos. Por serem produzidos sem o uso de agrotóxicos, eles são mais muito saudáveis.

prato de entrada feito com grãos folhas e frutas por buffet para casamento sustentável
Dragon Studio
prato feito com peixe e alimento orgânicos por buffet para casamento sustentável
Rad + In Love
prato de entrada feito com grãos legumes verduras e frutas por buffet para casamento sustentável
Dragon Studio
prato principal feito com alimentos orgânicos por buffet para casamento sustentável
Dragon Studio

Os doces e o bolo também podem entrar nesta onda. Uma opção muito saborosa e adequada à proposta é o naked cake. Decorado com as frutas da estação, ele ajuda a trazer mais charme e beleza à mesa de doces. Quanto aos doces, além de opções feitas à base de frutas, dê preferência a forminhas de papel reciclável, papel semente, palha ou mesmo de fibra natural. Além de lindas, elas não prejudicam o meio-ambiente.

naked cake pequeno com frutas vermelhas para casamento sustentável
Pinterest
pães de mel em forminhas de folha e palha usados na mesa de doces em casamento sustentável
Gallette Chocolates
naked cake de andares com noivinhos de madeira e corações de tecido no topo para casamento sustentável
Pedro Mendes / Simone Lobo
naked cake de andares com creme e frutas vermelhas para casamento sustentável
Pinterest

Ótimas recordações

Na hora de escolher as lembrancinhas é preciso ter em mente a seguinte ideia: se vai para o lixo, não é sustentável. Partindo deste princípio, a escolha precisa ser certeira. Você pode optar por algo comestível – como os tradicionais bem casados – ou por itens que tenham uma ligação com o meio ambiente. As mudas e sementes de plantas, flores e temperos são uma ótima opção. Elas farão com que seu convidado se lembre do seu grande dia por muitos e muitos anos.

vasos com suculentas distribuídos como lembrancinhas em casamento sustentável
iStock
aziete com ervas aromáticas e caneca de procelana com monograma distribuídas como lembrancinhas em casamento sustentável
Le Jour / Melanie Produções

Outra boa opção é inovar, oferecendo itens que sejam uteis e funcionais. Objetos que, além de não agredirem a natureza, ainda poderão ser utilizados no dia-a-dia ou na decoração da casa das pessoas queridas que estiveram presentes em seu grande dia. Canecas de porcelana e ecobags com o monograma do casal – tudo no melhor estilo rústico, claro! – são uma ótima pedida.

potinhos de mel distribuídos como lembrancinha em casamento sustentável
Le Jour
mini vasos com suculentas e tags de papel reciclado distribuídos como lembrancinhas em casamento sustentável
Victor Silvério

Alianças: muito mais do que simples anéis

Pouca gente sabe, mas a produção suficiente de ouro 18k para fazer duas alianças envolve a geração de uma grande quantidade de resíduos nas minas. Por esta razão, os casais que priorizam a consciência ecológica ao fazer suas escolhas têm buscado, cada vez mais, alternativas para substituir as tradicionais alianças. Se você e seu futuro marido também possuem este tipo de preocupação podem utilizar peças confeccionadas com metais reciclados.

joia de família usada como aliança em casamento sustentável
M & J / Pinterest

Se o que vocês desejam é algo mais especial e cheio de significado, vale apostar em peças vintage. Neste caso, os clássicos e charmosos anéis de família podem ser uma ótima alternativa. Imagina só a honra e o orgulho que você sentirá ao carregar uma joia que pertenceu à mãe ou mesmo a avó de seu futuro marido. Um gesto de carinho que irá reforçar ainda mais os laços entre você e sua nova família.

alianças altenativas feitas com metais nobre e madeira para casamento sustentável
Point No Point Studio / Paulo Pandolfe

Vestido de noiva: como eleger um modelo lindo e sustentável

A escolha do traje da noiva pode parecer um grande desafio de quem opta por um casamento sustentável. Mas, quem foi que disse que não é possível escolher uma das grandes estrelas do casamento sem deixar de lado a consciência ecológica? Uma maneira simples e bastante prática de resolver esta questão é optando por uma peça vintage de verdade. Que tal usar o vestido de noiva da sua mãe ou da sua vó. Você pode reformá-los, dando a eles um ar mais moderno e que combine mais com seu estilo. Além de ser super sustentável, você ainda aproveita para homenagear essas mulheres tão especiais para você!

vestido de noiva vintage herdado da avó e joia de família usada como aliança em casamento sustentável
Ashley Maxmell / Hattie Root Photography

Se você sonha em subir ao altar usando uma peça atual, mas que seja ecologicamente correta, também é possível. Basta escolher um dos chamados modelos eco-friendly – geralmente feitos a partir de tecidos reutilizados de paraquedas e outros mais nobres como seda e cânhamo natural e orgânico. É importante saber que encontrar um vestido de noiva que siga esses padrões não é lá uma tarefa muito fácil. São poucos os estilistas que se dedicam a desenvolver peças deste tipo. Uma solução mais prática e econômica para casos como este é optar por um modelo de aluguel.

noiva com vestido usado pela avó em casamento sustentável
Rossparry.co.uk / Molly Treanor Photography
Tips For Bride

Homenagem aos avós no casamento: Veja nossas dicas e saiba como fazer

Sinônimo de carinho, bondade e sabedoria, os avós são mesmo muito especiais. Dizem por aí, inclusive, que eles são pais com açúcar. Não dá para negar, não é mesmo? Eles são parte fundamental da nossa história e representam o aconchego e a serenidade que buscamos nos momentos mais difíceis. Para retribuir todos os mimos que você recebeu durante toda a vida – desde os primeiros minutos de vida – que tal aproveitar o casamento para prestar uma mais do que merecida homenagem a eles?

homenagem aos avós no casamento avós entrando com as alianças
Inova Photo e Vídeo

Impossível não ficar apaixonado por essa possibilidade! A gente gosta tanto, mas tanto, da ideia que resolvemos reunir algumas inspirações para te ajudar a proporcionar essa alegria a pessoas tão queridas. Selecionamos seis sugestões simples – mas cheias de significados – para celebrar o amor entre gerações. São maneiras de fazer com que seu grande dia seja ainda mais especial e inesquecível, estando seus avós presentes ou não.

homenagem aos avós no casamento emoção da avó ao ver a noiva usando o mesmo vestido que ela
Kortney Peterson

Vestido da avó: Musa inspiradora

Toda noiva busca referências e inspirações na hora de eleger o modelo perfeito para dizer o tão sonhado sim, não é mesmo? Que tal deixar os vestidos usados pelas celebridades de lado e se espelhar no modelo usado por uma das mulheres mais lindas, fortes, corajosas e especiais que você conhece? Quer uma musa mais inspiradora do que sua avó? Se você não é do tipo de noiva que sonha em se casar com um modelo vintage, pode achar essa ideia um pouco estranha. Mas, quem foi que disse que o seu vestido precisa ser exatamente igual ao da sua avó? Você pode apostar numa releitura do modelo usado por ela no dia do seu casamento. Uma peça moderna e que combine com seu estilo, mas que seja inspirada no vestido de noiva dela. Com certeza, ela sentirá emoção em dobro ao vê-la pronta para subir ao altar.

homenagem aos avós no casamento noiva usando o mesmo vestido que a avó
Murillo Medina / Débora Benaim
homenagem aos avós no casamento emoção da avó ao ver a neta vestida de noiva
Mariana Abreu Fotografia
homenagem aos avós no casamento noova usando o vestido da avó
Kortney Peterson

Detalhes que fazem toda a diferença

Diz a tradição americana que para ter sorte, no dia do casamento, a noiva precisa usar algo velho, algo novo, algo azul e algo emprestado. Você pode até achar que isso tudo é bobagem, mas não custa levar ao altar algo que tenha um significado especial para você. Que tal unir o útil ao agradável e pedir emprestado à sua avó algo que ela tenha usado em seu casamento. Vale qualquer coisa. Um brinco, uma pulseira, um terço, um véu ou até mesmo um acessório de cabelo para usar com grinalda. Mesmo não sendo supersticiosa, este objeto te ajudará a ter a confiança e tranquilidade necessárias para que você aproveite ao máximo este momento tão especial.

homenagem aos avós no casamento carinho da avó coma noiva durante os cumprimentos na cerimônia
Maya Morikawa
homenagem aos avós no casamento alegria da avó ao emprestar seu terço para a noiva
Mario Lima
homenagem aos avós no casamento emoção da noiva ao cumprimentar a avó na cerimônia
Denis Silveira

A magia dos relicários

O que toda noiva mais quer é ter ao seu lado neste dia especial todas as pessoas que mais ama. Infelizmente, nem sempre isso é possível. Se os seus avós não estiverem mais com você ou não puderem participar da cerimônia existe uma forma de tê-los por perto, acredita? Você pode homenageá-los prendendo relicários com suas fotos em seu buquê. Uma maneira simbólica e delicada de entrar na cerimônia acompanhada por eles. Impossível não se emocionar e se sentir abençoada em tão boa companhia!

homenagem aos avós no casamento relicário com fotografia preta e branca do avô
Rejane Wolff
homenagem aos avós no casamento relicários com fotograias preta e branca
Pinterest

Os melhores pajens

Quer forma melhor de demonstrar aos seus avós o quanto eles são importantes, do que incluí-los na cerimônia? Você pode e deve dar a eles o merecido destaque. Imagine só a felicidade deles ao saberem que mais do que presenciar este momento tão especial e marcante em sua vida, eles irão participar. Convide-os para entrar com as alianças. Foi-se o tempo em que esta tarefa era exclusiva para crianças. Além de ser lindo e emocionante, as boas intenções emitidas por eles, com certeza, farão com que sua união seja ainda mais abençoada.

homenagem aos avós no casamento avós entrando com as alianças
Le Gras Fotografia
homenagem aos avós no casamento avó entregando as alianças ao padre no altar
Joker Fotografia
homenagem aos avós no casamento fotografia preta e branca cumprimento doa noivos aos avós no altar durante a entrega das alianças
Yamauchi Fotografia

Uma linda história contada em imagens

Você é do tipo que gosta da ideia de usar fotos na decoração do casamento? Se sim, que tal reunir alguns registros e contar a história das famílias de vocês, começando por seus avós? Uma oportunidade e tanto de celebrar não apenas uma, mas muitas histórias de amor. Misture os cliques de vocês feitos em viagens, comemorações e no pré-wedding aos antigos retratos de casamento deles. Vale colocar sobre um móvel de destaque, presos a uma árvore ou fazer um varalzinho. Fica lindo e muito charmoso!

homenagem aos avós no casamento fotos de família usadas na decoração da festa
Pinterest
homenagem aos avós no casamento porta-retratos com fotos de família usadas na decoração da festa
Wedding Chicks
homenagem aos avós no casamento porta-retratos com fotos de família usados na decoração da festa
Lutterbach Fotografia / Pinterest

Recordações e declarações

Muitos casais optam por incluir um telão na festa. Seja para passar uma retrospectiva de suas vidas ou o vídeo feito durante o pré-wedding, a verdade é que ele acaba roubando a atenção dos convidados. Que tal aproveitar este recurso para prestar uma homenagem a seus avós? Você e seu futuro marido podem exibir fotos de momento importante que viveram ao lado deles ou fazer vídeos declarando seu amor e gratidão. Vale tudo para demonstrar o quanto são importantes e queridos para vocês. 

homenagem aos avós no casamento emoção da noiva ao cumprimentar o avô na cerimônia
Fabio Henry
homenagem aos avós no casamento carinho dos netos com a a vó no altar durante a cerimônia
Le Gras Fotografia
homenagem aos avós no casamento noiva usando o mesmo vestido que a avó está na foto
Kortney Peterson

A beleza e o significado das flores

Além de lindas, as flores são capazes de modificar a energia de um ambiente. Suas cores e seu perfume trazem uma dose extra de beleza e alegria para qualquer espaço. Sejam elas de qual espécie for, fica difícil resistir aos seus encantos. Agora, imagina só a felicidade da sua avó ao chegar ao casamento e ver que você escolheu as flores preferidas dela para a decoração do seu grande dia. Além de utilizá-las nos arranjos para a cerimônia, mesa de doces e mesas dos convidados, você pode reforçar a homenagem colocando-as também nas lapelas do noivo e dos padrinhos e no seu buquê, por que não? Impossível ela não se emocionar!

homenagem aos avós no casamento avós como damas de honra carregando bquês de flores durante a cerimônia
Maya Morikawa
homenagem aos avós no casamento entrada das alianças durante a cerimônia e carinho da noiva com a avó
Ribas Foto e Vídeo / Anna Quast e Ricky Arruda
homenagem aos avós no casamento emoção e alegria durante os cumprimentos dos noivos aos avós
Renato Moura

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride