O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Casamento em hotel: Você já pensou nesse formato para o seu grande dia?

O formato das cerimônias e das festas de casamento mudou muito nos últimos anos. Hoje em dia, são inúmeras opções de espaços para eventos, tipos de decoração e estilos dos noivos. Realizar o seu casamento num hotel é uma das grandes tendências. Muitos casais têm apostado nesse modelo pela facilidade, pelo conforto e pela experiência única de unir o útil ao agradável. Já imaginou um final de semana rodeado de pessoas especiais, de todos os seus familiares e padrinhos, para viver esse sonho ao seu lado?

Nós amamos a ideia de reunir todo mundo para curtir esse momento tão especial e importante na vida dos noivos. Além de ser delicioso, o casamento no hotel garante uma série de vantagens, de facilidades e de conforto para vocês e para todos os seus convidados. Curtiu a ideia e quer saber mais sobre esse formato? Confira nossas dicas nesse post especial e com a participação exclusiva do Royal Palm Plaza, um dos resorts mais famosos no interior de SP quando o assunto é casar em hotel. Antes de conferir o post completo, nós listamos os cinco principais motivos para considerar essa opção para o seu tão sonhado dia.

casamento em hotel espaço para cerimônia ao ar livre
Divulgação / Royal Palm Plaza

5 motivos para se casar em hotel

  1. Maior conforto e comodidade para vocês e seus convidados. Facilidade de reunir num único local a hospedagem, a cerimônia e a festa de casamento.
  2. Contratar o buffet e o espaço de eventos com um único fornecedor. Além disso, ter a garantia de um serviço impecável e com excelência, já que a equipe está treinada e pronta para atender e agradar os hóspedes e convidados.
  3. Casar em hotel significa estender o período de horas do seu casamento para um wedding weekend. Na maioria das vezes, os convidados chegarão na sexta-feira à noite e ficarão até domingo, no horário do almoço. Não é muito maravilhoso?
  4. Se você está sem tempo ou quer facilitar o processo dos preparativos do casamento, pode recorrer à lista de parceiros mais frequentes do hotel. Eles já sabem quais os fornecedores que sempre estão trabalhando no espaço – e que também oferecem os melhores descontos e benefícios.
  5. Sem dúvida nenhuma, vocês terão uma noite de núpcias inesquecível. Os hotéis são especialistas em surpreender o casal e preparar algo realmente único e muito especial para a primeira noite de casadinhos!

Muita exclusividade para os noivos

Viver intensamente cada fase dos preparativos é o desejo de todo casal que decide subir ao altar. Quanto mais próxima fica a data do tão sonhado “sim”, mais a expectativa e a ansiedade aumenta. Nessas horas, nada melhor do que estar rodeado de pessoas que te amam muito. “A facilidade de reunir diversos serviços em um mesmo local, otimizando assim o tempo para o casal, acaba se tornando um grande atrativo”, comenta Michelle. Isso sem falar na versatilidade. “Graças à sua infraestrutura e experiência, os hotéis têm a capacidade de se adaptar ao estilo do casal seja ele qual for”, acrescenta.

casamento em hotel espaço para festa com decoração clássica
Divulgação / Royal Palm Plaza

Já pensou que delícia? Além da praticidade de ter diversos serviços em apenas um local, poder contar ainda com um buffet exclusivo? Um cardápio composto apenas por opções pensadas de acordo com o seu perfil e de seu futuro marido. “Para alinhar as expectativas, geralmente após a assinatura do contrato, o chef responsável pela cozinha preparar um cardápio baseado no gosto pessoal dos noivos e agenda a degustação do menu completo”, revela Michelle. A partir daí, é possível calcular o valor cobrado por este serviço, que costuma oferecer ainda itens complementares como mesas, toalhas, sousplats e guardanapos em tecido. “No Royal Palm Plaza apenas a rolha para bebidas é cobrada a parte. Todo o resto está incluso no valor do buffet”, comenta.

Vivendo intensamente cada momento

Entre as muitas vantagens de optar por celebrar o início da vida a dois em um hotel, as facilidades oferecidas em relação à hospedagem dos convidados acaba sendo um atrativo a mais. “Esta comodidade evita possíveis desconfortos, eliminando qualquer necessidade de custo e tempo extra para se deslocarem para a cerimônia e a festa”, explica Michelle Martins, Executiva de Banquetes Sociais do Royal Palm Plaza. Isso sem falar, é claro, em reunir tanta gente querida para viver este momento tão especial. “Os hotéis costumam oferecer tarifas especiais para os convidados. É uma forma de incentivar amigos e familiares a desfrutarem o máximo possível da companhia dos noivos”, acrescenta Michelle.

casamento em hotel espaço para cerimônia no campo
Divulgação / Royal Palm Plaza

Ótima pedida para quem sonha com um wedding weekend, este novo formato contribui para que seu grande dia seja ainda mais inesquecível. “A completa estrutura de lazer e o conforto oferecidos pelos hotéis permitem que a celebração da data vá muito além do momento do sim. Sem dúvidas, é a garantia de uma experiência completa – não para os noivos, mas para todos os convidados”, diz Michelle. Alguns estabelecimentos vão além, oferecendo algumas cortesias, como uma suíte de núpcias cortesia para você e seu futuro marido. Além disso, dois quartos – um para acomodar os seus pais e outro para seus sogros. “Além de todos esses diferenciais, quem decide se casar no Royal Palm Plaza ainda conta com a possibilidade de presentear seus convidados com um brinde oferecido no apartamento ou ainda realizar um evento pré-wedding”, revela Michelle Martins, Executiva de Banquetes Sociais do resort.

Dúvida que não quer calar: Hotel ou não?

Você gostou da ideia, já fez uma pesquisa dos seus locais preferidos, mas ainda está em dúvida? É normal – e nós estamos aqui para te ajudar. Antes de qualquer decisão, é essencial buscar por um local que, além de atender suas necessidades, inspire confiança e credibilidade. “Estes dois quesitos contam muito nesta escolha, visto que este é um momento único e muito especial. Nessas horas, todos os detalhes fazem toda a diferença”, comenta Michelle Martins, do Royal Palm Plaza.

casamento em hotel espaço para festa com decoração rústica
Divulgação / Royal Palm Plaza

Outro detalhe importante e que merece atenção é em relação à reserva do local. “Aqui no Royal Palm Plaza é necessário que os noivos façam a reserva com, no mínimo, um ano de antecedência”, revela Michelle. Para felicidade dos mais indecisos, alguns locais, trabalham ainda com a pré-reserva. É uma saída que oferece aos noivos um tempo extra para se decidirem. “Permitimos que os casais reservem a data por 15 dias, antes de tomarem uma decisão em definitivo. Durante este período, nos colocamos à total disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os serviços oferecidos”, conclui.

Tips For Bride

Quer convidar seu amigo para celebrar o casamento? Confira nossas dicas!

Foi-se o tempo em que celebrar um casamento era função exclusiva de padres, pastores e juízes de paz. A busca por cerimônias mais intimistas, em que os noivos consigam imprimir sua personalidade, tem feito com que muitos casais optem por atribuir tamanha responsabilidade a um celebrante. Seja ele profissional ou não. Isso mesmo! Se um celebrante profissional é capaz de traduzir com perfeição tudo o que você e seu futuro marido sentem um pelo outro, imagina poder contar com um amigo celebrante. Muitos casais escolhem um amigo para essa função tão especial. E você, já pensou nisso?

emoção dos noivos durante cerimônia de casamento no campo realizada por amigo celebrante
Kaleb Rodrigues Fotografia

Receber a missão de substituir o discurso tradicional de casamentos por algo exclusivo e totalmente inspirado no relacionamento do casal não é uma tarefa fácil. É por isso que, embora muitas noivas gostem da ideia de ter um amigo comandando a celebração, acabam relutando sobre esta decisão. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esta importante escolha, pedimos ajuda a uma expert no assunto. Convidamos a celebrante Viviane Lopes, da Escreva uma Carta pra Mim para dar dicas preciosas sobre o tema.

Especialista em criar cerimônias poéticas e textos com muita emoção e sentimentos, Vivi deu uma série de conselhos. Eles são valiosos para garantir uma dose extra de emoção ao momento do tão sonhado sim. Além, é claro, de te ajudar a eleger a pessoa certa para eternizar este momento único e tão especial na sua vida e de seu noivo. Uma decisão que, com certeza, irá estreitar ainda mais os laços de amizade entre vocês e o escolhido.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamento o ar livre
L’amourgraphy / Te Prometo

Quebrando padrões

Eleger um amigo para conduzir a celebração do início da vida a dois já é algo bastante comum. Especialmente para quem sonha com uma cerimônia ao ar livre ou fora da igreja católica. Uma escolha muito autêntica e perfeita para noivos muito ligados à família e aos amigos. “Valorizar esses laços afetivos no momento de celebrar este rito de passagem é uma ótima opção. Vale principalmente para casais que não têm medo de abrir mão do tradicional. Tudo em nome do que acreditam e do amor que sentem um pelo outro, por seus familiares e amigos”, comenta Viviane Lopes.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamrnto ao ar livre
Danilo Siqueira / Kaleb Rodrigues Fotografia

Mas, como tudo na vida, a ideia de compartilhar esta experiência com as pessoas que vocês amam – apesar de ter seus prós – tem alguns contras. Tudo para que tarefa de celebrar o seu amor e de seu futuro marido seja algo prazeroso. É preciso que seu amigo / ou amiga se sinta à vontade para desempenhar tal função. “É importante que vocês não coloquem essa responsabilidade em cima de alguém que não se sentirá confortável nessa posição”, diz Vivi. Nada de preocupação ou pressão. O convite deve ser encarado como algo 100% positivo. “Nenhum fator pode diminuir a alegria e a honra de ser eleito para esta importante missão”, explica.

A certeza da melhor escolha

Seja qual for sua vontade e a de seu noivo, o que não pode faltar em uma celebração de casamento para que seja emocionante e inesquecível é autenticidade. “Basta transmitir exatamente o que vocês acreditam e suas personalidades para que ela fique guardada na memória de todos como um dia especial e repleto de felicidade”, comenta Vivi.

“Em uma cerimônia personalizada e criada sob medida para os noivos, como é o caso das que criamos na Escreva uma Carta pra Mim, tudo é permitido, inclusive, escolher mais de um celebrante, por que não?”, propõe a especialista. Segundo ela, o número de escolhidos não influencia no sucesso da cerimônia. “O importante mesmo é a coerência do rito criado para o casal. Se for bem feito e estruturado, fica lindo e muito diferente”, opina.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamento no campo
Rafa Ramos / Rara Fotografia

Para quem não sabe, a Escreva uma Carta pra Mim realiza cerimônias, mas a Vivi também escreve para outros celebrantes. Além disso, ela ajuda os noivos a escrever os seus próprios votos. Tudo de uma maneira única, personalizada e feita com muito amor!

Outro fator importante é que você e seu futuro marido não tenham nenhum tipo de preocupação em relação à cerimônia. “A única responsabilidade do casal é estar completamente entregue para poder viver intensamente este momento inesquecível”, diz Viviane Lopes. Para isso, é preciso escolher alguém de sua inteira confiança. Além disso, explicar exatamente tudo o que querem e esperam para transformar seu sonho em uma linda realidade. “Se estiverem inseguros, talvez não tenham escolhido a pessoa certa para um momento tão importante”, comenta a especialista. É fundamental que a relação entre vocês e o eleito para a função seja boa e de confiança. “Deve haver transparência e liberdade suficientes para que cada um se sinta à vontade para fazer qualquer tipo de sugestão”, pontua.

celebrante amigo em cerimônia de casamento intimista
Divulgação Escreva Uma Carta pra Mim

Ajuda mais do que bem-vinda

Se existe uma coisa que temos que admitir é que nem sempre é fácil falar de amor, não é mesmo? É preciso ter muita sensibilidade para conseguir traduzir com perfeição um sentimento tão nobre. “Por mais boa vontade e disposição que os amigos e familiares tenham, podem esquecer de abordar pontos fundamentais da história do casal e do ritual”, adverte Vivi. Exatamente por esta razão, muitos casais acabam recorrendo à ajuda de um profissional. “Graças a sua experiência, ele saberá orientar o celebrante escolhido tanto em relação ao discurso, quanto aos protocolos e condução da cerimônia como um todo. Na Escreva uma Carta pra Mim, o processo criativo inclui a orientação sobre como driblar o nervosismo, falar em público e conduzir o rito”, conta Viviane Lopes.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamento
Ronaldo Canale / Photo Party

Na hora de escolher um profissional para participar do seu grande dia, vale lembrar de algumas dicas. É preciso lembrar que cada celebrante possui sua própria formação e sua forma de buscar inspiração. “No meu caso, a inspiração vem totalmente da história dos noivos que concilio ao meu jeito de falar sobre o amor e entender o casamento”, revela a especialista. É importante também que os noivos aprovem o que será dito. “O altar é um lugar de tradição, compromisso, ritual e, principalmente, de entrega. Onde os casais ofertam o que têm de mais precioso, seus sentimentos. Por isso é essencial que o casal esteja de acordo com absolutamente tudo ligado a este momento”, conclui.

emoção do celebrante amigo realizando cerimônia de casamento ao ar livre
Studio Inquadro
Tips For Bride

Celebrante de casamento: Como escolher a pessoa certa?

“Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Que nos perdoe o poeta Álvaro de Campos, mas nós discordamos totalmente disto. Existe coisa mais linda do que falar de amor? Impossível ir a um casamento e não se emocionar com as lindas palavras ditas ao longo da cerimônia. Principalmente se forem especialmente escritas para o casal – baseadas em sua história de amor e nas experiências vividas a dois. Encontrar as palavras certas para a ocasião pode ser mais difícil do que você imagina. É daí que vem a importância de saber escolher o celebrante de casamento.

Nada melhor do que um conselho amigo para te ajudar nessas horas, não é verdade? Nós convidamos alguém que é referência no assunto: a celebrante Viviane Lopes, da Escreva uma Carta para Mim – empresa especializada em criar cerimônias poéticas e textos que traduzam sentimentos. Além de explicar melhor o que é e como funciona o trabalho de um celebrante de casamentos, Vivi deu dicas valiosas – especialmente para quem sonha com uma cerimônia ao ar livre ou fora da igreja católica.  Conselhos que, com certeza, serão irão te ajudar a encontrar a pessoa ideal para eternizar esse momento único e tão especial.

noivo lendo votos em cerimônia de casamento realizada ao ar livre
L’Amourgraphy

Primeira pergunta: Como será a sua cerimônia?

A primeira coisa a se pensar é: o que você e seu noivo realmente desejam para o seu grande dia? Evidenciar a religiosidade de vocês? Demonstrar a essência do seu amor? Ou apenas legalizar sua união perante a lei? “Sabendo o que estão procurando fica muito mais fácil de encontrar”, observa a celebrante. O estilo do casamento influencia na escolha do profissional. Porém, vale lembrar que um tipo de cerimônia não anula o outro. “É cada vez mais comum casais que celebram mais de uma vez. Casam-se no civil em um dia, na igreja – apenas com os pais – em outro momento e em uma cerimônia simbólica no dia da festa, para finalizar essa grande fase de celebração ao amor”, revela Vivi.

Convidar um amigo ou alguém bem próximo dos noivos para exercer a função também está em alta. Principalmente entre os casais que optam por realizar a cerimônia no mesmo local onde acontecerá a festa. Caso você e seu futuro marido simpatizem com esta ideia, é possível contar com a ajuda de um profissional para auxiliar o escolhido para conduzir a cerimônia. “Na Escreva uma Carta para Mim, além de criar e celebrar pessoalmente, também orientamos o celebrante escolhido pelos noivos”, esclarece. Conversar e conhecer muito bem os noivos é primordial para que o trabalho seja realmente incrível. “Nessa conversa buscamos entender a linguagem da pessoa eleita para a função, a fim de não criar um texto que soe artificial. Além disso, compartilhamos a entonação, o tempo de fala e a execução do rito”, esclarece.

cerimônia de casamento no campo
Kalebe Rodrigues
cerimônia de casamento na praia, pé na areia
Danilo Siqueira

Quem pode ser celebrante de casamento?

Responsável por conduzir a cerimônia, o celebrante de casamento é quem carrega a importante missão de trazer emoção a este momento tão especial de sua vida. É ele quem faz o discurso e todo o ritual que envolve o casamento. Daí a importância de escolher muito bem quem irá ocupar esta posição privilegiada no seu grande dia. “Religiosos, juízes de paz, humanistas, poetas e até familiares dos noivos podem ocupar essa função”, diz Viviane Lopes. Cada um ao seu estilo, realizam cerimônias com diferentes características. “Os religiosos privilegiam o rito religioso, o juiz de paz a parte burocrática, enquanto as simbólicas focam mais no amor e nos sentimentos”, explica.

Com o aumento dos casamentos realizados ao ar livre, a procura por celebrantes não religiosos para conduzir as cerimônias tem crescido. Focando no amor do casal e na emoção – tanto dos noivos, quanto dos convidados – elas têm substituído os rituais tradicionais. “As cerimônias da Escreva uma Carta para Mim não tem valor civil, nem religioso. Nosso diferencial é ter um discurso completamente personalizado e sensível, sem recorrer a clichês. Buscando sempre representar a personalidade dos noivos através de palavras, poesia e rituais próprios”, conta Vivi. Sendo escrita e pensada especificamente para você e seu noivo e para o momento que estão vivendo, este tipo de cerimônia costuma surpreender, emocionar e agradar muito a todos os presentes.

O segredo de uma boa celebração personalizada

Nas cerimônias tradicionais, o casal e o celebrante só se encontram no momento do casamento. Ao contratar um celebrante de casamento, tudo acontece de maneira super personalizada e exclusiva. Você e seu futuro marido participam de entrevistas e questionários para ajudar na elaboração do ritual para o grande dia. Cada celebrante tem um processo criativo. Aqui na Escreva uma Carta para Mim, não temos um processo fechado. Tudo depende do casal e de suas expectativas, de como se sentem confortáveis para falar sobre sua história de amor, sentimentos, relacionamento, espiritualidade, família”, explica a celebrante.

Vale tudo para que a cerimônia seja a cara do casal. “Textos escritos por eles, perguntas e respostas por e-mail, conversas com pessoas próximas e até músicas. Cada cerimônia é única e cada processo para chegar até ela também”, afirma Viviane Lopes. Todas as palavras que serão ditas na cerimônia vêm do contato com os noivos. “Seja a partir de frases, lembranças, desejos, gestos ou fatos que nos contam. Juntamos tudo que é relatado e vamos criando e formando uma espécie de mosaico onde reunimos a linguagem usada pelo casal, seus sonhos e nossa sensibilidade”, acrescenta. O material final resulta em uma cerimônia com duração de 40 a 45 minutos – já contando as pausas para as músicas e o cortejo. “Acreditamos que esse é o tempo ideal para se dizer tudo que precisa ser dito, sem que a celebração fique repetitiva ou cansativa demais”, diz Vivi.

noiva lendo os votos em cerimônia de casamento realizada ao ar livre
Studio InQuadro
celebrante realizando cerimônia de casamento no campo
Eventos Life

Amor e emoção: Ingredientes básicos

Seja qual for o estilo de celebração escolhido por você e seu noivo, existem dois fatores que não podem faltar para garantir que o tão sonhado sim seja realmente inesquecível: amor e emoção. O melhor caminho para se alcançar estes fatores é apostar na autenticidade. “Só assim vocês irão conseguir emocionar e envolver a todos”, diz Viviane Lopes. Assim como cada detalhe da festa, a cerimônia também precisa transmitir a verdade, a personalidade e a essência de vocês. “Nada como aproximar cada convidado da história e do sentimento que os conduziu até o altar”, acrescenta.

Outro pequeno grande detalhe que requer bastante atenção são os votos dos noivos. Como são muito pessoais é importante você e seu futuro marido fiquem responsáveis por escrevê-los. Apesar de terem certeza do seu amor e saberem exatamente o que desejam após este importante passo, às vezes, a emoção acaba atrapalhando.  Nestes casos, é possível recorrer a um celebrante profissional. “Ajudo conversando, revisando, dando dicas de estrutura, texto e tudo que for necessário para que fique bom”, conta Vivi. A celebrante revela que só os escreve em casos extremos – como quando os noivos travam ou é contratada exclusivamente para este fim. “Nestes casos, conversamos muito. Procuro me colocar no lugar deles e usar as palavras que fazem parte do seu vocabulário”, revela a especialista. “Cada casal é um universo, cada texto é único”, conclui.

celebrante realizando cerimônia de casamento ao ar livre
L’Amourgraphy

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride