O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

10 dicas para garantir fotos incríveis no pré-wedding

Viver os preparativos do casamento é uma delícia!

Cada minuto entre o noivado e o grande dia é especial e deve ser aproveitado ao máximo. Um período cheio de emoção e descobertas, onde o tempo parece voar.

Assim como o casamento, esta fase única também merece ser registrada. Um dos objetivos do pré-wedding é exatamente eternizar essa fase cheia de emoções. Existe coisa melhor do que dar uma pausa na correria dos preparativos do casamento e curtir um dia a dois?

noivos sorrindo
Vinicius Donha

Para que as fotos fiquem perfeitas, basta esvaziar a mente e se entregar à experiência. Nada de ficar pensando nos detalhes da cerimônia ou da festa do casamento. Conversamos com o fotógrafo Vinicius Donha sobre as principais dicas para um ensaio pré-wedding dos sonhos. Ele é um mestre na arte de captar os momentos mais especiais e a essência do casal diante da câmera.

Fotografia de casamento: Perguntas antes de assinar o contrato

First Look: Ensaio fotográfico antes da cerimônia

Making of do casamento: Devo fotografar esse momento?

Especialista em contar histórias de amor de maneira autoral, utilizando a fotografia documental e lifestyle, ele elaborou um guia prático com 10 dicas especiais para o ensaio pré-wedding. Um compilado de dicas práticas, feito especialmente para você que está prestes a subir ao altar. Confira!

noivos na chuva, segurando guarda-chuva transparente
Vinicius Donha

Timidez diante das câmeras 

Eis um dos principais dilemas dos noivos na hora de optar pelo pré-wedding.

A vergonha em ser fotografado acaba, muitas vezes, falando mais alto. Uma boa notícia é que o ensaio de fotos pode ser especial até mesmo para aqueles que evitam os flashes. A timidez não é um fator limitante para um resultado incrível – muitas vezes, exatamente aí que mora o charme dos noivos.

Transbordando amor e felicidade, as imagens do pré-wedding são encantadoras. Elas são tão bonitas que, muitas vezes, passam a ser mais do que boas recordações. A beleza dos cliques é tanta que os noivos optam por compartilhá-los com seus amigos e familiares.

noiva tomando café e e noivo sorrindo
Vinicius Donha

1 – É hora de relaxar

É comum que a ansiedade e o nervosismo aumentem à medida que o casamento se aproxima. A preocupação em excesso faz com que os noivos deixem de curtir momentos importantes e que deixarão saudades. Definitivamente, o pré-wedding é um deles.

Encare a experiência do ensaio fotográfico como um presente especial para vocês. É hora de relaxar e curtir esse momento diferente e cheio de novidades! Junto com seu fotógrafo, defina o estilo das fotos, escolha um local bem bacana e deixe todas as preocupações de lado. “Sempre fazemos questão de reservar um dia inteiro para o ensaio. Assim, os noivos podem aproveitar e reduzir o nível de estresse às vésperas do casamento, explica o fotógrafo Vinicius Donha.

2 – Quanto mais intimidade, melhor

“Quando o casal faz o pré-wedding, eles não se sentem muito constrangidos com a nossa presença durante o casamento. Isso é muito importante, já que, entre o making of e a festa, são quase 12 horas juntos”, esclarece Vinicius Donha. A sintonia com o fotógrafo é essencial para garantir um resultado cheio de emoção.

Conhecer pessoalmente os profissionais que estarão envolvidos durante o pré-wedding pode deixar tudo mais leve e gostoso. Nossa dica é: agende uma reunião para discutir sobre as principais ideias, sonhos e expectativas em relação ao ensaio de fotos. Tenha certeza que isso fará a diferença para clicks mais espontâneos e descontraídos entre vocês. A sessão costuma durar, em média, três horas.

noivos com meias divertidas tomandocafé da manhã
Vinicius Donha

3 – O melhor lugar do mundo

Não existem regras para definir o local do pré-wedding. Pode ser uma praia paradisíaca, um cenário deslumbrante ou a própria casa de vocês. Desde os lugares mais espetaculares até os mais singelos, o mais importante é que ele tenha um significado especial para vocês.

“Podemos sugerir alguns locais, mas preferimos quando os noivos já vêm com ele definido. Algo que faça sentido para eles, que esteja relacionado à história deles”, comenta o fotógrafo Vinicius Donha. Algumas sugestões seriam: o lugar onde vocês se conheceram, onde tiveram o primeiro encontro ou o primeiro beijo são ótimas opções.

Como escolher o local do pré-wedding?

Se vocês amam o litoral, faz todo o sentido escolher as praias como destino para o pré-wedding. Do contrário, não faz muito sentido. “Nós tivemos um casal que o noivo era apaixonado por aviação e a noiva trabalhava como aeromoça. Eles não faziam ideia da locação do espaço para as fotos e nós sugerimos que o ensaio acontecesse no hangar do Campo de Marte, em São Paulo. Eles toparam na hora e estão super empolgados com a ideia”, conta o fotógrafo Vinicius Donha.

silhueta dos noivos com por-do-sol ao fundo
Vinicius Donha

O mais importante? Que o local tenha alguma ligação com a história de vocês.

“Outra sugestão que já fizemos foi fotografar em Campos do Jordão, cidade que o casal sempre passava as férias de inverno desde que se conheceram. Uma história curiosa e super diferente foi um casal que já estava na fase de montar o apartamento durante os preparativos para o casamento. Nós captamos esse momento e fotografamos com o apartamento em obras para eternizar essa fase tão especial para eles”, diz o fotógrafo.

4 – Se você é tímido, seu lugar é aqui

Fotografias espontâneas são um dos fatores mais importantes para um ensaio emocionante e cheio de significado. Mas, afinal: como conseguir ser descontraído se vocês morrem de vergonha das câmeras?

“Não adianta falar para ele parar de ser tímido, isso não funciona”, diz o fotógrafo Vinicius Donha. O segredo é conseguir captar sua essência e garantir clicks que irão surpreendê-los. “Sempre me lembro de um noivo que, ao receber as fotos, teve a reação mais inesperada possível. Ele disse que era a primeira vez em que se via nas fotos e tinha gostado do resultado. Ele conseguiu se ver no nosso olhar de fotógrafos. O melhor presente que podemos receber”, conta.

Na maioria das vezes, os homens são os primeiros a descartar a possibilidade do pré-wedding. Se esse é o seu caso, um bate papo com a equipe de fotografia pode ajudá-lo a entender a importância do ensaio de fotos. Além disso, ele poderá ouvir experiência de outros noivos e conferir o resultado final. Quem sabe ele não se anima também?

noivos sorrindo
Vinicius Donha

5 – Be yourself: Seja você mesmo

Difícil encontrar alguém que tenha tamanha intimidade com uma câmera fotográfica, a ponto de se sentir à vontade diante dela. É praticamente impossível ser espontâneo ao ver aquela lente enorme apontada em sua direção.

Como já falamos, no pré-wedding é essencial que o clima de descontração se faça presente. Quanto mais espontâneos os registros, melhor o resultado. Eis a dúvida que não quer calar: o que fazer para conseguir atingir o resultado esperado? Como passar longe das fotos posadas, sem expressão ou sentimento?

A grande sacada é focar na personalidade dos noivos. “Não faz sentido fazer fotos iguais se as pessoas não são iguais. O nosso dever é fazer com que se sintam à vontade. Desempenhando um trabalho de direção aliado a arte de fotografar”, explica Vinicius Donha. Nessa hora, a experiência e o talento do profissional de fotografia podem fazer muita diferença em deixá-los à vontade – ou não.

6 – Sinergia do casal com o fotógrafo

Estreitar a relação com seu fotógrafo faz toda a diferença. Este é um ponto importante – e que merece atenção especial. “A partir do momento que o casal fecha o contrato, nós criamos mais intimidade com eles. Vamos conversando e buscando informações sobre seus gostos pessoais e aquilo que faz sentido para eles”, comenta Vinicius Donha.

A proximidade realmente influencia no resultado final do pré-wedding. Por isso, quanto mais o profissional conhecer vocês, maiores as chances dele conseguir capturar sua essência. Saber cada detalhe desta história de amor, também é primordial.

“Na reunião de briefing, buscamos quem são eles, como se conheceram, qual é o relacionamento com a família”, comenta o fotógrafo Vinicius Donha. A partir daí, fica mais fácil planejar o ensaio e fazer sugestões de temas e locais que realmente tenha a ver com vocês.

noivos com balão de coração
Vinicius Donha

7 – Fotos do pré-wedding na hora certa

Dois a três meses antes do casamento.

“É o momento perfeito em que a ansiedade e a expectativa dos noivos estão a mil”, comenta o fotógrafo Vinicius Donha. Com as emoções à flor da pele, os registros sempre ficam mais sensíveis e românticos. Em cada foto e em cada olhar, dá para perceber os sentimentos do casal. É tão gostoso quando o ensaio traduz exatamente aquela sensação boa, não é mesmo? O amor, a alegria e a cumplicidade que estão sentindo naquele momento tão especial em suas vidas.

Outra vantagem de fazer o pré-wedding com antecedência é usar as imagens no site de casamento, no Save the Date ou até mesmo na decoração da festa.

8 – Vale a pena investir?

Na hora de fechar o ensaio pré-wedding, a questão financeira acaba pesando na decisão. Ao avaliar o investimento total, infelizmente, ele é uma das primeiras coisas a ser descartadas pelos noivos.

É importante ter em mente o significado deste momento nos preparativos para o grande dia. Se o seu critério para desistir de viver esta experiência for o custo, vale bater um papo com seu fotógrafo. Antes de tomar a decisão, pergunte para o profissional o que ele pode fazer por vocês. “Não queremos que eles se arrependam por conta da situação financeira”, explica o fotógrafo Vinicius Donha.

noivos trocando carinho
Vinicius Donha

9 – À busca do dia perfeito

Não existem regras para eleger o melhor dia e lugar para seu pré-wedding.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, sábados e domingos não são os melhores dias para isso. Vale pensar com carinho na possibilidade de eleger um dia da semana para se dedicar ao ensaio. “Caso os noivos consigam conciliar com o trabalho e os demais compromissos, fica perfeito!”, afirma o fotógrafo Vinicius Donha.

Os locais públicos – como praças, parques ou praias – são sempre os favoritos dos noivos. Nesses casos, a nossa dica é sempre escolher dias e horários mais tranquilos, em que o fluxo de pessoas seja o menor possível. Isso ajuda a deixá-los mais à vontade – além da paisagem totalmente exclusiva para vocês!

10 – Contrate o olhar do fotógrafo

Imagens do Pinterest e do Instagram são pura inspiração!

É muito comum as noivas mostrarem como referência para seus fotógrafos. A boa notícia é que dá para conseguir um bom resultado misturando imagens autorais – e também registrar aquelas que você tanto sonhou.

É importante ter em mente que ao contratar um fotógrafo, você e seu noivo estarão contratando o olhar dele. “Trazer uma referência para o fotógrafo é muito válido, mas tudo deve ser avaliado e ponderado com os noivos. A conversa com o casal é muito importante!”, comenta Vinicius Donha.

Para não haver nenhum tipo de atrito ou arrependimento, nossa dica é sempre alinhar as expectativas. É importante entender que o trabalho do profissional contratado consiste em fotografar o casal e contar sua história sob a ótica dele.

noivos tímidos
Vinicius Donha
Tips For Bride

Making of do casamento: Devo fotografar esse momento?

Até chegar a hora do “sim” no altar, é difícil segurar a expectativa e a ansiedade no dia do casamento. São momentos que merecem ser eternizados porque marcam a transição entre o fim de um ciclo e o início de outro – ainda mais especial. As imagens feitas durante o making of dos noivos costumam encantar pela beleza, simplicidade e riqueza de detalhes. Se você ainda está em dúvida sobre contratar ou não um profissional para registrar esse momento, esse post é especial para você! Para conseguir imagens espontâneas e descontraídas é preciso poder contar com um bom profissional de fotografia e vídeo. Alguém cheio de sensibilidade, que consiga tranquilizar os noivos, captar a emoção e eternizar cada momento.

Essas horas, que parecem durar uma eternidade, costumam ser recheadas de boas lembranças e muitos detalhes. Viver algo tão intenso e poder compartilhar com pessoas queridas é único e muito emocionante. A verdade é que a ansiedade e expectativa fazem com que seja quase impossível registrar absolutamente tudo na mente e no coração. É por essa e outras razões que, de uns tempos para cá, as fotos feitas durante o making of caíram na graça dos casais que estão prestes a subir ao altar. Prova disso é que até mesmo os noivos estão aderindo ao ensaio fotográfico. Isso mesmo: o universo masculino se rendeu às imagens dos bastidores. Existem até salões e barbearias dedicados aos padrinhos e pais que estão fazendo o maior sucesso!

vestido de noiva rendado durante o making of
Duetto Foto e Design
sapato marrom e terno azul para noivo
Duetto Foto e Design
cabide de noiva personalizado com arame
Duetto Foto e Design

Fotos incríveis no making of: Como conseguir?

A maioria dos fotógrafos e filmmakers do mercado de casamentos já considera a cobertura do making of no orçamento. Apesar disso, fica a nossa dica para que vocês se certifiquem disso na hora de assinar o contrato. Assim como no seu casamento, é essencial que os profissionais escolhidos consigam reproduzir a emoção de cada detalhe. Cada pequeno gesto e cada emoção, por menor que sejam, não podem passar em branco. Para não perder detalhes importantes do seu grande dia, batemos um papo com os fotógrafos Mateus Moraes e Bia Volpe, da Duetto Foto e Design.

Os fundadores da empresa costumam se definir como “um casal que registra outros casais: fotografando amor, com amor”. Eles são verdadeiros especialistas em proporcionar experiências únicas e lembranças emocionantes. Tendo a espontaneidade e a criatividade como marcas registradas, a Duetto desenvolve um trabalho autoral e exclusivo para os noivos. Tudo o que fazem carrega o olhar e a assinatura do casal Mateus e Bia. Muito talentosos e criativos, eles deram algumas dicas preciosas de como aproveitar ao máximo este momento tão especial e garantir os melhores cliques. Eles também fizeram uma seleção com alguns dos momentos preferidos durante o making of. Confira!

chapéu de palha com noivo e padrinhos
Duetto Foto e Design
fotografia do making of dos noivos
Duetto Foto e Design
making of de casamento vintage
Duetto Foto e Design

Por que vale a pena fotografar o making of da noiva?

O registro vale a pena por ser um momento importante: a transformação da mulher em noiva. É neste momento que a noiva está com os sentimentos à flor da pele, nervosa, emocionada, ansiosa, feliz, radiante! Além de servir de início para nós, fotógrafos, contarmos como foi o casamento desde os preparativos até o grande momento.

acessório para cabelo de noivas negras
Duetto Foto e Design
vestidos de noiva pendurados na natureza
Duetto Foto e Design
making of da noiva em casamento vintage
Duetto Foto e Design

Quais seriam as principais dicas para garantir fotos inesquecíveis?

A dica que dou às noivas é que fiquem tranquilas e curtam o momento. O ideal é deixar acontecer, confiar nos fornecedores escolhidos e evitar se preocupar. É hora de cuidar somente de si e aproveitar o momento com mãe, irmã, amigas e madrinhas para que as fotos fiquem espontâneas e descontraídas.

sapato marrom do noivo
Duetto Foto e Design
robes personalizados da noiva com madrinhas
Duetto Foto e Design
terno azul para noivos clássicos
Duetto Foto e Design

Para aquela noiva que prefere se arrumar sozinha – ou, no máximo, com a mãe e a irmã. Também vale a pena o fotógrafo?

Com certeza! É um momento íntimo, então tudo bem escolher se arrumar sozinha. O making of não é apenas um momento de comemorar com a família e amigas, mas também de se transformar e se preparar. As fotos da beleza da noiva ficam lindas sozinhas ou acompanhadas. Afinal, o foco é sempre a noiva! Também não importa se o making of será no salão de beleza, numa suíte de hotel, na casa nova – ainda não mobiliada – ou na casa dos pais. Todos os lugares têm a sua devida importância.

sapato branco de salto alto para noivas
Duetto Foto e Design
making of da noiva em casamento na cidade
Duetto Foto e Design
gravata borboleta e suspensórios para noivo
Duetto Foto e Design

Quais são as clássicas fotos do making of que não podem faltar?

No geral, a noiva com bobes, cílios, batom, buquê e vestido. A maioria das mulheres se acha engraçadas ou evitam tirar foto enquanto estão de bobes no cabelo. Mas quer um momento mais bastidores do que esse? É divertido, fica uma foto muito legal. Os cílios, além de lindos, normalmente são uma experiência nova para elas. Vale a pena uma foto feita bem de cima. Já o batom, certamente foi escolhido a dedo. Quem não ficou na dúvida de qual batom usar que atire a primeira pedra! Rosa? Nude? Vermelho? Uso o batom da maquiadora? Levo o meu para retocar depois? Sem falar que o batom é símbolo super feminino. Vale usar este momento também para fotografar detalhes do vestido, do buquê e outros acessórios. Peças lindas e verdadeiros ícones de uma noiva.

batom nude e olho marcado em maquiagem para noivas
Duetto Foto e Design
detalhes do making of em casamento vintage
Duetto Foto e Design
sapato dourado de salto para noiva
Duetto Foto e Design

 Como ser criativo e buscar registros inusitados para sair do óbvio?

É importante estar atento a tudo, a todos os detalhes! Como disse, é um momento em que os sentimentos estão à flor da pele, tudo pode acontecer. Uma gargalhada, um sorriso, uma lágrima ou uma careta. Usar as acompanhantes da noiva e aproveitar elementos do espaço também é muito legal para criar fotos diferentes.

O vestido carrega em si o estilo da noiva e do casamento. Por isso, gosto muito sair do ambiente do salão/suíte da noiva e colocá-lo em meio à natureza, quando o casamento é a céu aberto.

chapéu de palha para noivo em casamento na praia
Duetto Foto e Design
vestido de noiva em casamento rústico
Duetto Foto e Design
terno branco para noivo em casamento no campo
Duetto Foto e Design

 A cobertura do making of é algo que está implícito no contrato com o fotógrafo?

A maioria dos fotógrafos já inclui esse serviço no contrato – nós fazemos assim. Mas é sempre bom perguntar. O que pode não estar incluso é o making of do noivo que é tão legal quanto o da noiva, apesar de serem bem diferentes.

O making of do noivo geralmente não dura mais do que 30 minutos (afinal, homens são mais práticos e passam por menos etapas que as mulheres). Não podemos esquecer que um casamento é feito de DUAS pessoas e não uma só. Noivo também chora, se emociona e fica ansioso. Isso também garante muitas fotos sensacionais.

Uma dica para os noivos se sentirem mais confortáveis é deixar que sejam registrados por quem tem mais afinidade. O que funciona super bem para nós é colocar um fotógrafo homem para o making of do noivo e uma fotógrafa mulher para o making of da noiva. A empatia se torna maior pois é sempre bom ter um amigo ou amiga a mais que entende o que está acontecendo neste momento de preparação.

suspensório para noivo e padrinhos
Duetto Foto e Design
sapato claro para noivo em casamento de dia
Duetto Foto e Design
camisa branca do noivo em making of
Duetto Foto e Design
sapato preto de verniz para noivo
Duetto Foto e Design

 Quais são as fotos preferidas de making of que vocês já fizeram?

A primeira delas é a da noiva Bruna que tirou uns minutinhos para fazer uma oração antes da cerimônia. Foi um momento muito tocante e bonito. A nossa segunda favorita é da noiva Camila que homenageou o pai, já falecido, com uma foto no buquê. Quem disse que ele não esteve presente? Para finalizar, nós gostamos muito dessa terceira foto, da noiva Larissa. Para mim, representou o amor que todos nós fornecedores temos em mãos e que colocamos à disposição dos noivos neste grande dia da vida deles.

oração da noiva no dia do casamento
Duetto Foto e Design
relicário do buquê da noiva durante making of
Duetto Foto e Design
detalhes do making of da noiva
Duetto Foto e Design
Tips For Bride

Fotografia de casamento: Perguntas antes de assinar o contrato

A vida de noiva é assim mesmo: ansiedade, emoção e muita expectativa para o grande dia. É uma fase que deve ser vivida intensamente porque passa rápido e dá muita saudade! Na fase dos preparativos, os contratos com os fornecedores são recorrentes e cheios de cláusulas da prestação de serviços. Quando pensamos na empresa de fotografia, o cuidado redobra. Afinal, é a recordação mais linda e especial que você terá desse dia inesquecível. Nós trocamos algumas ideias sobre esse tema com o fotógrafo Leandro Monteiro, de São José dos Campos. Especialista em fotojornalismo para casamentos, ele listou alguns dos itens imprescindíveis para um contrato perfeito.

Antes de avaliar essas questões mais técnicas e burocráticas, uma dica de ouro para vocês! Se vocês já estão na fase do fechamento de contrato, é porque já optaram por um tipo de trabalho ou estilo de fotografia. “Hoje em dia, o estilo artístico do fotógrafo é um dos itens mais questionados. Isso é muito importante. Não adianta nada se o fotógrafo e os noivos concordarem e cumprirem todas as cláusulas previstas, se a expectativa do resultado final não está alinhada. Antes de assinar qualquer documento, é importante descobrir e entender se o fotógrafo tem o perfil de trabalho que você sempre sonhou”, explica Leandro. Avaliar o portifólio de cada fotógrafo e prestar atenção ao olhar do profissional e ao estilo de captar os momentos e emoções é um bom exercício para os noivos!

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Contrato com fotógrafo: Direitos e deveres

Passo número um: checked. Ou seja, definido o estilo de fotografia e o perfil do fotógrafo dos seus sonhos, vamos às questões contratuais. Na correria para o grande dia, é normal que algum detalhe do contrato passe despercebido. Nós ajudamos vocês com uma lista dos itens básicos e essenciais que deverão ser avaliados. Tudo perfeito para que não haja nenhuma surpresa ou decepção na hora de receber as fotos. Muito pelo contrário, que seja um momento mágico na vida de cada uma de vocês!

“O que geralmente acontece em desentendimentos entre fotógrafos e casais é a questão do período de trabalho e de cobertura do evento. É muito importante que fique bem definido – e muito claro em contrato – qual é esse tempo. Ou seja, que horas a equipe de fotografia começa a fotografar e qual a previsão de término no dia do casamento”, explica o fotógrafo Leandro Monteiro. Para ilustrar o post, escolhemos algumas fotos de casamentos já feitos por ele. É um estilo romântico, autoral e cheio de personalidade que transmitem a emoção de maneira perfeita! “Eu já vi casos de contratos em que não ficava claro se a equipe de fotografia estaria durante o making of da noiva, por exemplo”, diz Leandro.

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Ficou com dúvidas? Pergunte!

Registrar um casamento é algo que faz parte da rotina do fotógrafo. Para qualquer profissional da área, os contratos são fáceis de serem compreendidos. Para os noivos, é comum surgirem várias dúvidas na hora de avaliar e até mesmo comparar os contratos e os serviços prestados por dois profissionais. Nesses casos, a principal dica é: pergunte. Esclarecer todos os detalhes é essencial para tomar a melhor decisão e avaliar os prós e contras de cada contrato. “Outro ponto que não deve ficar obscuro é quem irá fotografar o seu casamento. Se você esta contratando uma empresa que leva o nome do fotógrafo, você precisa se certificar se ele estará mesmo no dia do casamento. Além disso, deixar isso claro no contrato assinado”, alerta o fotógrafo Leandro Monteiro, de São José dos Campos.

Além de assegurar os direitos dos noivos, o contrato também é valioso para o profissional de fotografia. Além dos deveres, também constam as cláusulas dos seus direitos como gastos extras de deslocamento, hospedagem e alimentação, caso seja necessário. Quem irá assumir esses gastos, os noivos ou o próprio profissional? São pequenos detalhes, mas que precisam ser avaliados com cautela para evitar surpresas desagradáveis – de ambos os lados. O prazo de entrega do material também deve estar claro para os noivos. São três etapas: a primeira delas com os arquivos em baixa resolução, a segunda com as imagens editadas e escolhidas pelos noivos e, por último, a entrega do álbum.

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Logística do casamento para fotos perfeitas

Quanto maior o envolvimento do fotógrafo com os preparativos do seu casamento, melhor será o trabalho dele. Nós já sabemos como o serviço de assessoria e cerimonial é indispensável para que o seu grande dia seja inesquecível, não é mesmo? No caso da fotografia, não é nada diferente. “Quanto maior o volume de informações sobre o casamento, melhor será o trabalho. Seja para a eficiência da cobertura e qualidade do material ou em relação à competência técnica e artística”, explica Leandro Monteiro, fotógrafo profissional com mais de 15 anos de experiência, oito deles dedicados às noivas.

“A maioria das empresas de assessoria faz o checklist do evento com o cronograma de todas as fotos – inclusive as posadas. Eles se encarregam de encontrar os familiares e os padrinhos para fazer as fotos protocolares. Na correria do final da cerimônia, facilita muito e evita que alguém muito importante para o casal não seja fotografado”, argumenta o fotógrafo Leandro. Mais uma vez, planejamento é a palavra chave para que tudo ocorra dentro do esperado. É um dia único na vida de vocês e absolutamente nada pode dar errado!

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Principais dúvidas na hora de assinar o contrato

Com a ajuda do fotógrafo 00, nós reunimos alguns dos principais pontos de atenção no contrato. Tratar o tema com o devido cuidado pode evitar possíveis desentendimentos entre os noivos e a equipe de fotografia. Por isso, vale ler com atenção todas as dicas abaixo! Na sequência, destacamos alguns comentários do Leandro Monteiro sobre cada um dos temas:

Número de profissionais

“No meu caso, depende da logística no dia. Se a cerimônia e recepção forem no mesmo local, trabalho com dois fotógrafos. Se forem em locais diferentes, são três profissionais”.

Horas contratadas

“Eu trabalho com padrão de 10 horas com opção de ajuste em caso de mini wedding. Algumas empresas garantem ficar até o último convidado. Sinceramente, eu não vejo necessidade e acredito que é preciso ter um limite, afinal, o processo criativo não irá nos acompanhar depois de mais de 10 ou 12 horas de trabalho. Caso os noivos queiram exceder o limite de cobertura, pergunte pelo valor ou negocie a hora excedida”.

Prazo de entrega / Número de fotos

“Eu trabalho com o prazo de 40 dias úteis para entrega das provas em arquivo digital. Para o álbum finalizado, são 60 dias úteis apos a aprovação do layout pelos noivos. No meu caso, trabalho com uma média de 700 a 1.000 fotos”.

Álbum de fotografias: Está incluso?

“Eu tenho opções de pacotes com e sem álbum de fotografias para os noivos. Num primeiro momento, eles podem contratar apenas a cobertura do casamento (com ensaios ou não) e decidir sobre o álbum depois da cerimônia e da festa. Sempre mantenho os valores apresentados na primeira reunião por um período de até oito meses após o casamento”.

Formas de pagamento / Multa por quebra de contrato

“Meus clientes podem optar pelo pagamento à vista ou parcelado em até 10 vezes até a data do casamento. A multa é muito importante e ambas as partes devem ser beneficiadas, seja qual for a situação. É essencial que exista a possibilidade de uma rescisão, seja pelos noivos ou pelo próprio profissional. No meu contrato, eu considero 30% sobre o valor até um determinado período e 50% do valor depois disso”.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride