O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Música para casamento católico: Dicas para escolher a trilha sonora perfeita

Quando você pensa em casamento católico, imediatamente vem à cabeça algo bem tradicional, não é verdade? Seja em capelas, em igrejas pequenas ou em grandes catedrais, fato é que o estilo predominante será clássico. Há alguns anos, o único repertório musical possível em casamentos católicos era apenas com músicas sacras. De uns tempos para cá, até mesmo a cerimônia religiosa ganhou um toque de modernidade. Muitos noivos passaram a apostar em músicas profanas – aquelas que estão na moda ou que fizeram parte da vida do casal, mas não tem nenhuma ligação religiosa.

Quase dá para ouvir a Marcha Nupcial e a Ave Maria tocando quando pensamos em casamento na igreja. Se você também não abre mão da cerimônia religiosa com a benção do padre da igreja católica, provavelmente, já pensou sobre essas perguntas. Quais as canções perfeitas para compor a trilha sonora de uma celebração neste estilo? Para conseguir um repertório harmônico e emocionante, é preciso eleger apenas músicas católicas ou é possível misturar estilos? Qual a melhor opção de formação musical neste caso?

Para responder a todas essas questões, pedimos ajuda a quem realmente entende do assunto: o músico Waldir Carvalho, responsável pela Acrópole Produções. Uma empresa de São José dos Campos especializada em músicas para casamentos, recepções, jantares, formaturas, bodas e missas solenes. Eles contam com formações musicais compostas por profissionais de altíssimo nível e equipamentos da mais alta tecnologia. Violinos, clarins, coral, banda, DJ e orquestra: tudo para ajudar a tornar a sua celebração um momento realmente inesquecível.

Com que música eu vou? Como escolher?

Se você e seu futuro marido escolheram dizer o tão sonhado sim em uma cerimônia tradicional, realizada na igreja, já sabem que alguns protocolos precisam ser cumpridos. É preciso ficar atento para que as exigências feitas pelo padre responsável pela paróquia sejam todas atendidas, a fim de evitar possíveis conflitos e imprevistos. Um dos principais motivos que acaba gerando mal-estares é a escolha das músicas que farão parte da trilha sonora da celebração. Segundo o músico Waldir Carvalho, dá para eleger músicas dos mais variados estilos. “Basta levar alguns fatores em considerações e lembrar que se deve ter bom senso, principalmente em determinados momentos”, diz.

clarins no altar tocando música para casamento católico realizado na igreja
Divulgação Acrópoles Produções

Todo casal de noivos quer incluir músicas que marcaram o relacionamento! Vocês são noivos e sabem exatamente como funcionam… Mesmo antes de pensarem em casamento, já tinham em mente todas as músicas preferidas, não é mesmo? Apesar disso, alguns casais costumam ficar em dúvida sobre esta escolha. O medo de errar ao misturar canções sacras e profanas acaba falando mais alto. O especialista explica este tipo de preocupação é completamente desnecessária.

“Mesmo que uma determinada letra pareça pouco adequada para o casamento, é possível dar a ela uma nova roupagem e adequá-la à situação. Podemos, por exemplo, criar uma sombra vocal – sem o auxílio da letra – e explorar a orquestra em melodia e acompanhamento”, comenta Waldir Carvalho. Outro ponto importante é escolher os músicos de acordo com seu perfil e estilo, levando em consideração a sensação e a reação que você deseja causar em seus convidados.

violinos tocando música para casamento católico realizado na igreja
Divulgação Acrópoles Produções

As escolhas certas: Hora de montar o repertório

Além do gosto pessoal – é claro! – o local e o horário da cerimônia influenciam na hora de determinar as canções e os tipos de formações musicais. Existem alguns instrumentos e ritmos que combinam melhor com celebrações noturnas. Já outros, por sua leveza e docilidade, casam perfeitamente com cerimônias realizadas à luz do dia ou ao pôr-do-sol. “Seja realizado em uma igreja, catedral ou basílica, os casamentos noturnos pedem uma formação mais clássica. Violinos, clarins, percussão, sinos e coral. Já os diurnos – ou realizados no final da tarde – combinam com opções mais simples como violão, voz, violinos e flauta”, revela o Waldir, músico responsável pela Acrópole Produções.

Independente de quando e de onde for realizada a cerimônia do seu casamento, uma coisa é certa: a canção eleita para a entrada da noiva merece uma atenção especial. É ela quem faz com que todos os presentes sejam tomados pelo clima de encanto e emoção, por isso, precisa ser perfeita. “A Marcha Nupcial sempre foi uma ótima escolha para a entrada da noiva independente de qualquer fator”, diz o especialista.

clarins tocando música para casamento católico realizado na igreja
Divulgação Acrópoles Produções

Ainda são muitas as mulheres que sonham com o momento em que as portas da igreja se abrem ao som da marcha. No entanto, há uma legião de noivas que preferem inovar, apostando em algo mais personalizado. “Nesses casos, uma boa pedida é optar por algo composto apenas pela introdução da Marcha Nupcial, seguida de uma música de menor impacto”, sugere Waldir Carvalho. Agora, caso a noiva queira realmente surpreender a todos, a melhor alternativa é deixar a Marcha Nupcial de fora deste momento. “Nestes casos, é preciso levar em consideração que, seja qual for a sua escolha, a única condição é que a música da entrada possa preencher toda igreja”, esclarece.

Para cada momento, uma música

Aproveitamos a conversa com o músico Waldir Carvalho e pedimos algumas dicas valiosas na hora de definir o repertório para sua cerimônia de casamento. São informações preciosas que irão te ajuda a eleger a canção certa para cada momento da celebração. Tudo para garantir que a trilha sonora do seu grande seja a mais emocionante e inesquecível possível.

entrada de violinos tocando música para casamento católico realizado na igreja

Entradas dos noivos: Os clássicos do rock e sucessos de bandas que marcaram a história do casal costumam estar entre os favoritos. Para este momento, os noivos costumam dar preferência a temas de filmes e músicas de maior impacto.

Entrada dos padrinhos: O ideal é escolher canções que tenham uma duração um pouco maior. Para não tornar este momento cansativo, uma boa dica é dar preferência a músicas que não tenham frases repetitivas.

Entrada de daminhas e pajens: Uma boa pedida é levar em conta a idade das crianças, na hora de escolher esta canção. Quanto menor forem os escolhidos, mais angelical a música deve ser.

Benção das alianças e comunhão: Músicas sacras e instrumentais são ideais estes momentos específicos. Clássicos como as Ave Marias e Agnus Dei são ótimas opções para quem deseja manter-se fiel às tradições.

Cumprimentos: Músicas emocionantes e envolventes são ótimas alternativas. Elas ajudam a criar o clima pedido pelo momento. Dar preferência a canções mais longas também é uma boa ideia. Aproveite para inserir no repertório uma canção mais viva, que ajude a anunciar a proximidade do fim da cerimônia.

Saída: Tão importante quanto a música escolhida para a entrada da  noiva. Ela deve ser leve e carregar um clima de festividade, já que ficará na memória dos convidados até chegarem à recepção.

Tips For Bride

Música para casamentos ao ar livre: O que preciso saber?

Existe coisa mais romântica e delicada do que uma trilha sonora feita apenas com voz e violão para uma cerimônia de casamento realizada ao ar livre? Seja na praia ou no campo, a atmosfera leve e descontraída combina perfeitamente com o clima intimista que este tipo de formação musical oferece. Difícil não se emocionar com a doce melodia criada pela combinação entre os acordes suaves e a belíssima voz do interprete. É de arrepiar!

Música para Casamento: Conheça o trabalho incrível do Acústico ao Vivo

Vocês já sabem o quanto somos apaixonados por esse estilo musical, não é mesmo? Resolvemos fazer uma singela homenagem a eles nesse dia tão especial. Aproveitamos o Dia da Voz – comemorado hoje, 16 de abril – para selecionar as nossas músicas favoritas para cerimônia. São vídeos interpretados por artistas que são especialistas em cantar, encantar e transformar sonhos em realidade. Afinal, o que seria de uma cerimônia de casamento perfeita sem aquela trilha sonora de emocionar?

Especialmente para vocês, selecionamos uma coletânea de vídeos com lindas canções para compor a trilha sonora do seu grande dia. Todas interpretadas por vozes encantadoras, no melhor estilo voz e violão, é claro! Confira!

Mesmo estilo, diversas formações musicais

Muito versátil, o formato voz e violão é conhecido tradicionalmente pelo formato de uma dupla. Apesar disso, dá para incrementar essa formação – que já é muito especial – e trazer ainda mais personalidade ao seu grande dia. Dependendo do tom que você deseja dar à sua cerimônia de casamento, é possível acrescentar um terceiro instrumento ao formato original. Para criar uma trilha sonora mais alegre e ritmada, dá para acrescentar uma percussão. Agora, se a vontade de vocês é celebrar o início da vida a dois da forma mais romântica possível, vale somar um violino ao duo. É a garantia perfeita de uma trilha sonora emocionante.

Música para Casamento: Conheça o trabalho incrível da Ânima Grupo Musical

Em caso de casamentos vintage, a nossa dica é: adicionar uma escaleta ao formato voz e violão pode ser boa pedida. O instrumento traz uma sonoridade peculiar e bastante retrô a todas as músicas, criando uma atmosfera marcante e diferente para a celebração. Já para os amantes de jazz e blues, a melhor alternativa é acrescentar um baixo acústico. Com certeza, irá ajudar a conferir um tom mais sofisticado às canções executadas durante a celebração.

Sucesso na certa: Dicas práticas para você!

Por mais que você esteja convencida de que o formato voz e violão é realmente a alternativa perfeita para a trilha sonora do dia mais especial da sua vida, sabemos que bate uma insegurança. Realizar um sonho é uma responsabilidade e tanto! Chega a dar um friozinho na barriga, só de pensar que algo possa dar errado, né?

Música para Casamento: Conheça o trabalho incrível da Vivian Torres, da So Lovely

Preparamos um valioso checklist. São dicas práticas que irão fazer toda a diferença no seu grande dia, te ajudando a ficar segura e tranquila em relação a esta decisão.

– Verifique se a acústica do local onde será realizada a cerimônia é favorável à formação musical escolhida. Este é um fator determinante para que tudo saia conforme o planejado.

– Na hora de escolher os fornecedores responsáveis pela trilha sonora do seu grande dia, dê preferência a profissionais experientes. O ideal é que eles estejam acostumados a tocar em ambiente abertos.

– Certifique-se de ter à disposição uma boa estrutura de som, além de um técnico qualificado. Assim, fica mais fácil de resolver possíveis imprevistos.

– Providencie uma estrutura adequada – feita exatamente de acordo com as exigências os músicos – para que nada interfira em na execução de seu trabalho. Em caso de chuva, isso ajuda a evitar que os equipamentos sejam danificados.

– Em cerimônias realizadas na praia – caso opte por acrescentar mais algum instrumento à formação original – leve em consideração os fatores externos. Pode não ser uma boa escolha colocar instrumentos delicados em contato com a maresia, o vento e a areia.

– Peça para que a profissional responsável pela decoração desenvolva algo especial para o local onde os músicos ficarão instalados. Além de deixar o ambiente ainda mais bonito, isso irá inspirá-los. Além de, é claro, contribuir para que a trilha sonora do seu grande dia seja realmente inesquecível.

Música para Casamento: Conheça o trabalho incrível da Tatiana Chammas

Tips For Bride

Músicas de casamento em português: Quais são as preferidas dos noivos?

Você já parou para pensar no poder que a música tem? Ela é capaz de transformar o lugar e trazer ainda mais emoção a esse momento tão inesquecível. Por isso, a escolha das canções que serão tocadas durante sua cerimônia de casamento é tão importante. Seguindo a tendência de fazer com que cada detalhe do seu grande dia tenha a sua cara, muitos noivos têm apostado em repertórios personalizados. Com isso, as músicas populares passaram a dividir espaço com as tradicionalmente tocadas nestas ocasiões. Outro detalhe curioso é a preferência por músicas de casamento em português. Isso mesmo! Ao que tudo indica, as canções nacionais conquistaram seu lugar neste universo cheio de magia e amor.

Tarcila Ione
Tarcila Ione
Jair Leite
Jair Leite

Aposto que foi só você ler esta informação para já pensar naquela música que marcou a história de vocês, certo? Ou então, assim como nós, ficou simplesmente fascinada pela possibilidade de criar uma playlist só com canções nacionais para seu grande dia. Tenha certeza que seus convidados ficarão absolutamente surpresos e encantados. Mas, eis a grande questão: Quais as músicas em português preferidas dos noivos? Para responder estas e outras perguntas sobre o tema, convidamos alguém que realmente entende do assunto. É ela: a cantora e compositora Vivian Torres, criadora da So Lovely – empresa especializada em criar e interpretar de forma delicada e sofisticada a trilha sonora do grande dia de muitos casais apaixonados. Ela sabe como ninguém como eleger as músicas certas para criar um clima único e bastante intimista. Pode conferir!

Entrada da noiva: muito além da Marcha Nupcial 

Se existe uma coisa que nunca sai de moda é a entrada da noiva na cerimônia ao som da Marcha Nupcial. Apesar disso, tem aumentado bastante o número de noivas que ficam em dúvida sobre fazer ou não esta escolha. Fica difícil decidir entre viver a emoção de caminhar até seu futuro marido sob os famosos acordes ou eleger uma música que tenha a ver com a história de vocês. Se você está passando por este dilema, vai gostar da proposta da So Lovely. Que tal juntar a Marcha Nupcial com aquele som que é especial para você? “Dá para criar uma música totalmente personalizada para imortalizar este momento. O que fazemos é tocar a introdução da Marcha Nupcial seguida da canção que melhor traduza este momento para a noiva. O resultado? Uma música leve, romântica e cheia de estilo”, explica Vivian Torres.

Divulgação
Divulgação
Rodolfo Santos / Chez Cris
Rodolfo Santos / Chez Cris

Já que assunto é música para entrada na cerimônia, Vivian aproveita para revelar qual a preferida dos noivos – dentre as nacionais – para o seu momento. Afinal, os homens também precisam de uma trilha sonora à altura da ocasião, algo que consiga traduzir a emoção que estão sentindo por estar vivendo esta experiência tão intensa. Assim como suas futuras esposas, eles costumam escolher sons que privilegiem melodias e letras carregadas de emoção. “Atualmente, a queridinha dos noivos é Pra você Guardei o Amor”, revela a cantora e compositora. Para aqueles que não se identificam com a música, ela sugere uma alternativa simples e bastante eficaz. “Entrar ao som de voz e violão é sempre uma boa pedida. Seguindo a linha intimista, dê preferência a músicas sutis. Elas combinam melhor com o clima pedido pelo momento”, ressalta.

Músicas atemporais para seu casamento

Além da Marcha Nupcial, existem outras músicas para cerimônia de casamento que nunca saem de moda. Aquelas que, esteja você onde estiver, ao escutar logo vem à cabeça: música de casamento! Românticas e muito versáteis, elas combinam com qualquer tipo de cerimônia, seja qual for o local escolhido para a celebração e o estilo dos noivos. Basta tocar os primeiros acordes para todos os convidados já reconhecê-la e se deixar levar pela emoção. “Algumas músicas trazem consigo uma melodia inspiradora e letras profundas, como Pela Luz dos Olhos Teus. Foi enchendo as almas com sua sensibilidade que, ano após ano, ela inspira casais de todas as idades, fazendo história por décadas”, comenta Vivian Torres.

Engana-se quem pensa que uma trilha sonora emocionante é feita apenas de clássicos. Já faz algum tempo que canções que têm o amor como tema central passaram a dividir o espaço com outras que possuem letras mais abrangentes e bastante reflexivas. “Algumas músicas estão em alta, pois falam de valores que vêm sendo resgatados. É o caso da linda e poética Trem Bala”, comenta Vivian, idealizadora da So Lovely. Outra boa opção é apostar em algo mais inovador: uma canção especial, mas que não seja executada com tanta frequência. “Gosto muito de Frisson do Roupa Nova. Ela possui uma melodia surpreendente e, ao mesmo tempo, romântica, falando do amor de uma forma muito real. Dando a ela um novo arranjo – acrescentando violino e violoncelo – é possível proporcionar um momento de tirar o fôlego”, sugere.

Divulgação
Divulgação

A música certa no lugar certo

Você e seu futuro marido têm livre arbítrio para escolher as músicas que quiserem para fazer parte da trilha sonora do seu grande dia. Sejam quais forem as suas escolhas, é importante adequá-las ao estilo de celebração escolhido por vocês para comemorar o início da vida a dois. Para não errar, uma boa dica é tentar imaginá-las tocando em sua cerimônia. Assim, fica mais fácil de perceber se elas se encaixam ao restante do contexto em que serão inseridas. “O fornecedor contratado para executar as músicas da cerimônia pode te ajudar nisso”, diz Vivian Torres. Dê preferência à profissionais que não poupem esforços para transformar os sonhos de vocês em realidade. Que demonstrem boa vontade e habilidade não só para executar, mas para rearranjar as músicas, caso seja necessário. “Para que não haja nenhuma decepção, procure deixar bem claras as suas expectativas. Assim, fica mais fácil garantir que tudo saia conforme o planejado”, sugere.

Casamentos clássicos pedem algo mais suntuoso, com cordas. “O cello é uma boa pedida para estas situações. Ele é um instrumento forte e acreditamos que ele pode impactar e transformar o ambiente”, revela Vivian. As cerimônias realizadas na praia – tipo pé na areia – pedem algo mais leve. Composições elaboradas como corais e formações com grandes instrumentos não combinam nem um pouco com este tipo de celebração. “Voz, violão e percussão é nossa maior recomendação para esse clima”, conta a cantora e compositora. Já os casamentos mais intimistas – geralmente realizadas no campo – combinam muito bem com formações mais delicadas. “Um violino ou até mesmo uma voz e violão são suficientes. Formações simples, mas que transbordam emoção”, afirma.

Dicas para montar um repertório 100% nacional 

Não existem regras a serem seguidas na hora de montar o repertório para a cerimônia de casamento. Você e seu futuro marido podem tanto optar por músicas que façam parte da história de amor de vocês, como dar preferência ao o que estão escutando no momento. Apesar disso, a cantora Vivian Lopes fez questão de dar algumas dicas a fim de facilitar este processo. “Eu incentivo os noivos que procuram a So Lovely a pensarem na festa de casamento como uma pintura. Quem decide o que será pintado e quais cores serão usadas? Os noivos, claro!”, brinca. Que tal aproveitar as dicas para começar a dar algumas pinceladas na sua tela? Mãos à obra!

Casamento é um momento de diversão – Montar o repertório nem sempre é uma tarefa simples. Como na fase dos preparativos todas as emoções ficam à flor da pele, é preciso tomar cuidado para não transformar isto em mais um problema. Para evitar preocupações desnecessárias, nada de deixar isso para a última hora! “É bom, assim que possível, começar a pensar nisto. Quanto antes se dedicarem a esta tarefa, menores as chances de torná-la estressante para o casal”, explica a fundadora da So Lovely.

Busquem referências em sua história – “Pensem na cerimônia como a trilha sonora da vida de vocês”, aconselha a cantora e compositora. Fazer uma retrospectiva de sua história e de seu noivo pode ser uma ótima ideia. Por que não tocar em seu grande dia as músicas que embalaram este amor? Elas são perfeitas e, por terem um significado todo especial, vão garantir uma dose extra de emoção à ocasião. “Voltem ao passado! É um ótimo momento para verem fotos antigas, lembrarem de momentos marcantes”, sugere.

Sejam fieis aos seus sonhos e desejos

Quanto maior a variedade de opções, mais difícil a escolha. Com as músicas que irão compor a trilha sonora do seu grande dia, é exatamente assim. “Quando nos deparamos com tantas possibilidades, variedades e belezas, pode ficar fácil se perder”, diz Vivian. Para chegar às melhores escolhas, procure por aquelas canções que melhor traduzam sua essência e a de seu futuro marido e que ajudem a imprimir a assinatura de vocês na cerimônia.

Jair Leite
Jair Leite
Chez Cris
Chez Cris

Estabeleçam uma conexão com os convidados – Escolher apenas músicas nacionais para compor a trilha sonora de sua cerimônia é uma ótima forma de estreitar as relações com os convidados. “Nem todos compreendem uma língua estrangeira, por isso, optando apenas por canções em português, fica mais fácil de conseguir tocá-los”, explica Vivian. Quanto mais envolvidos pelo clima todos estiverem, mais inesquecível e emocionante será a celebração.

Esqueçam os protocolos – Não existem nenhuma canção proibida ou inadequada para o seu grande dia. “Nada mais lindo do que a verdade de vocês dois nesse dia”, afirma a fundadora da So Lovely. Nada de se prender a modismos ou tradições. Abrir mão daquilo que realmente sonham pode causar arrependimentos depois. “Quando o coração bater mais forte, pode escolher a música. Ainda que ela pareça inadequada para a situação, com um bom arranjo é possível transformá-la em uma bela conexão sofisticada de vocês e os momentos especiais vividos. Isso sim gera memórias de felicidade!”, conclui. 

Top 10 – Músicas brasileiras para cerimônia de casamento

Para fechar com chave de ouro, Vivian Torres deixou um verdadeiro presente para as leitoras do Tips for Bride. Inspirada nas preferências dos noivos que contam com a So Lovely para fazer a trilha sonora de seu grande dia, ela elegeu os sons que costumam tocar o coração da maioria dos casais apaixonados. Uma listinha com as 10 músicas preferidas dos noivos de todo o repertório nacional. Dá só uma olhada! Quem sabe você não encontra aquela canção especialíssima que está faltando para você fechar o set list mais emocionante e especial de sua vida.

  1. Escolhi te Esperar
  2. Pela Luz dos Olhos Teus
  3. Pra Sonhar
  4. Pra Você Guardei o Amor
  5. De Janeiro a Janeiro
  6. Como é Grande Meu Amor por Você
  7. Trem Bala
  8. Dia Branco
  9. Dia Especial
  10. Sorte

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride