O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Cerimônia e festa de casamento no mesmo lugar: Vale a pena?

Há alguns anos, casamento era sinônimo de cerimônia religiosa e recepção dos convidados em buffet. Nos últimos anos, muita coisa mudou – especialmente em relação à cerimônia, que ganhou a devida importância como uma das partes mais importantes desse dia tão especial. A moda dos casamentos no campo ou na praia fez com que os casais se sentissem mais à vontade para dar um toque de personalidade. Os celebrantes também ganharam espaço e puderam falar sobre o amor – independente de religião. Diante dessas mudanças, foi inevitável… E a festa de casamento e a cerimônia passaram a acontecer no mesmo lugar.

Se antes, isso soava estranho, hoje é uma realidade – e também o formato preferido dos casais. Apesar da tradição ainda falar mais alto em alguns casos, só cresce o número de noivos que optam por dizer o tão esperado sim no mesmo lugar da festa de casamento. Os motivos? Eles vão desde as diferenças religiosas entre os noivos até a busca de uma celebração informal – ou ao encantamento pelas paisagens exuberantes em contato com a natureza. Apesar da moda, é preciso avaliar os prós e contras para saber se é o estilo de casamento ideal para vocês! Vamos às nossas dicas?

Primeira pergunta: Qual é nosso sonho?

Vocês já se fizeram essa pergunta alguma vez desde que ficaram noivos? Qual é o estilo de casamento que vocês sempre sonharam e o que seria indispensável nesse dia tão importante? Questionar a si mesmo é uma das maneiras para identificar o que vai funcionar melhor para vocês. Afinal: sem dúvida nenhuma, realizar a cerimônia e a festa de casamento no mesmo local descarta a ideia de um casamento na igreja, por exemplo. Ou seja, não funcionaria para a noiva que sempre sonhou com uma cerimônia religiosa na catedral da cidade.

cerimônia ao ar livre em espaço de eventos no interior de SP
Aloha Fotografia

“O local escolhido deve transmitir a essência dos noivos, além de permitir que eles consigam expressar isso em pequenos detalhes”, explica o empresário Sandro Trevisol, proprietário do espaço de eventos Villa Sansu. A pedido do blog de casamentos Tips for Bride, ele deu dicas especiais para os noivos, além de avaliar as vantagens e desvantagens da cerimônia e festa no mesmo lugar. Localizado na cidade de Araçoiaba da Serra – próximo a Sorocaba, o Villa Sansu agrega o luxo à simplicidade da natureza e cerca de 90% dos casamentos realizados no local unem a cerimônia e a festa.

Em busca do lugar perfeito para dizer “sim”

Gostou da possibilidade de unir o útil ao agradável e apostar no formato de cerimônia e festa no mesmo local? Mas ainda não tem certeza? Para que não haja nenhum tipo de dúvida sobre esta escolha, nós reunimos as principais dicas e conselhos para você. Vantagens e desvantagens do novo formato que conquistou os casais de todo o interior de São Paulo. Com a ajuda do empresário Sandro Trevisol, do Villa Sansu, fizemos uma listinha de prós e contras!

Leia, analise, pondere e depois conte para a gente o que decidiu. Vai ser muito bom saber que conseguimos te ajudar com esta questão. Ah! Se mesmo assim ainda restar alguma dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários, combinado?! 😉

Lado bom: Cerimônia e festa juntos

Como vocês já podem imaginar, existem milhões de vantagens em realizar a cerimônia e a festa de casamento no mesmo local. Além da facilidade para você e para os convidados, tudo fica na mais perfeita harmonia. Quando pensamos em destination wedding (para outros países ou estados brasileiros) ou wedding weekend (muitas noivas que saem de SP para se casar em sítios e fazendas no interior do estado), é simplesmente perfeito. Prontas para anotar todas as vantagens?

  • Facilita a locomoção dos convidados.
  • Garante que a cerimônia e a recepção sigam o mesmo conceito criativo.
  • Reduz o custo total do evento, facilitando a logística dos fornecedores.
  • Flexibilidade de horário e liberdade para conduzir a cerimônia de acordo com seus desejos.
  • Atende às necessidades do casal, caso os noivos sigam religiões diferentes ou estejam casando pela segunda vez.

E o lado ruim?!

Como em qualquer outra decisão, optar pelo formato de cerimônia e festa de casamento no mesmo local traz algumas consequências. É preciso avaliar e ponderar cada uma delas e, em cada caso, pensar se vale a pena! Preparadas para anotar e refletir sobre todos os pontos negativos relacionados a essa decisão? Vamos lá!

  • Planejar alternativas para possíveis imprevistos, como a chuva em casos de casamentos ao ar livre.
  • Abrir mão de tradições familiares como o casamento religioso na igreja, no caso de famílias católicas. Essa decisão poderá gerar alguns conflitos para os pais dos noivos, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride