O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
Casamento & Dinheiro
DressGo
Tips For Bride

Imprevistos de última hora no casamento: Como lidar?

Os preparativos para o casamento devem ser encarados como um grande projeto, talvez o primeiro de muitos para um casal. Nada melhor do que aproveitar este momento mágico para colocar em prática alguns ensinamentos financeiros! Assim como todo grande projeto, é normal que, no final, a situação financeira fique mais complicada por conta de uma série de imprevistos de última hora. É um item aqui que não tinha sido previsto, outro ali que não tinha entrado na lista e pronto, o orçamento já está estourado! Para evitar o estresse de ficar sem grana para os preparativos finais do casamento, é necessário muito planejamento e disciplina para seguir o que foi orçado. Mas, como sabemos que na vida real, não é bem assim que tudo acontece, melhor prevenir do que remediar!

Kuripot Pinay
Kuripot Pinay

Como me preparar para lidar com os imprevistos

Você já planejou uma obra em casa e quando percebeu já estava com muitos mais itens na sua lista do que o planejado inicialmente. É o famoso “já que”… Já que vamos mudar o piso da cozinha, que tal trocar também o piso da lavanderia? Já que vamos mudar a louça do banheiro, que tal trocar a luminária também? E por aí vai. Num projeto para uma festa de casamento, é igualzinho! “Já que” pra cá, “já que” prá, e logo o orçamento está estourado. Mas, como se preparar para evitar a falta de grana no final dos preparativos? O correto é planejar um dinheiro extra para os imprevistos!

Quanto devo reservar para emergências nos últimos preparativos do casamento?

O ideal é programar pelo menos 20% a mais do orçamento para os imprevistos de última hora. É verdade que não sabemos exatamente o que vai ocorrer de imprevisto, mas sabemos que eles sempre ocorrem. Deixar um montante de uns 20% do orçamento total a mais reservado vai diminuir bastante a probabilidade de faltar dinheiro no final dos preparativos. Claro que o ideal é que consigam fechar tudo com o valor que foi orçado e, se der tudo certo, podem aproveitar esta grana extra para já servir de reserva de emergências para o dia a dia do casal depois das festividades e quando iniciarem a vida a dois.

Se, por outro lado, algo não sair exatamente como o planejado, vocês terão esta reserva que irá salvá-los de um estresse nos momentos finais dos preparativos. Procure orçar o evento da forma mais detalhada possível e procurando incluir tudo o que for realmente importante para o casal, mas se ficar algo de fora ou se ocorrer algum imprevisto, tenha esta reserva extra que irá resolver estas questões finais! Por fim, desejo um ótimo 2017, com muita paz, saúde e tranquilidade financeira!

Tips For Bride

Noivos com budget reduzido: Festa de casamento ou imóvel?

Um grande dilema para muitos casais é: devemos proporcionar um festão aos nossos amigos e parentes ou damos entrada no imóvel próprio? Eis a questão! Para aqueles noivos que estão com o budget reduzido, como avaliar e o que levar em consideração na hora de escolher entre uma super festa de casamento ou dar entrada num imóvel próprio? Nessas horas, quais são as principais dicas para comparar as duas situações e escolher qual seria o cenário ideal para esse casal de noivos? 

Bridal Guide
Bridal Guide

Festão ou imóvel

É claro que que o ideal seria poder ter os dois: uma bela festa de casamento e já dar entrada no imóvel próprio do casal. Mas, às vezes, a grana está curta e não é possível conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Então, que decisão tomar? Eu sempre converso com meus clientes, explicando que cada um tem as suas prioridades, eu não tenho como escolher por eles. Alguns prós e contras de cada decisão podem ajudar na escolha:

Prós da festa de casamento:

  • Uma festa de casamento é algo inesquecível e vamos combinar que a gente não casa a toda hora…. Então é um evento importante e único!
  • Reunir os amigos e familiares é sempre bom, ainda mais para comemorar algo tão importante na vida de um casal: o dia do SIM!
  • Recordações: fotos, vídeos e presentes ficam para o resto da vida como lembranças desta data tão especial.

Contras da festa de casamento:

  • Os valores gastos na festa costumam ser expressivos e serão usufruídos por apenas algumas horas.
  • Nem sempre conseguimos agradar a todos. Sempre escutamos uns comentários de alguém que não gostou da festa, por exemplo.
  • Muitas vezes, a festa acaba e ainda temos váaaaaarias prestações a serem pagas.

Prós da entrada no apartamento:

  • Um imóvel é um bem pro resto da vida.
  • Dar entrada num imóvel significa que não será preciso pagar aluguel para os outros, você estará pagando as parcelas do seu próprio bem.
  • Você poderá usufruir deste investimento por muitos e muitos anos.

Contras da entrada no apartamento

  • Pode ser que a família cresça e você tenha que vender este imóvel para comprar outro maior, ou ainda, você ou seu marido podem mudar de emprego e vão precisar morar em outra cidade…
  • Tendo parcelas do imóvel pra pagar, a vida no dia a dia pode ser mais apertada financeiramente falando. Pois, em geral, para morar no mesmo imóvel, o valor das parcelas costuma ser o dobro do valor de um aluguel.
  • Depois que acabar de pagar a festa, Ok, acabou, vida que segue. Mas, depois de dar a entrada do imóvel, você provavelmente terá uma dívida por muitos e muitos anos.
Tips For Bride

Como manter a conta azul durante os preparativos do casamento?

Huffington Post
Huffington Post

Gastos extras durante os preparativos que merecem atenção: são pequenas coisas que, no final do mês, podem fazer uma grande diferença no orçamento final. Quais seriam os primeiros cortes a serem feitos durante os preparativos a fim de manter as contas no azul? Nessa hora, todo o cuidado é pouco. Os gastos vão nas alturas e é absolutamente normal querer contratar serviços e produtos extras na reta final. É aí que mora o perigo, quando percebemos a conta está enorme.

Por onde começar a cortar os gastos:

1 – É sempre bom fazerem um orçamento tanto dos gastos usuais, ou seja, das despesas do dia a dia, quanto dos gastos do casamento. Qualquer coisa que saia fora do previamente estimado, pode acabar fazendo diferença no cômputo total. Então, o que se deve fazer é começar pelo orçamento. O que pretendem contratar para o casamento? Quanto pretendem gastar na festa? E na cerimônia religiosa?

2 – Tudo o que não estiver orçado ou que não couber no bolso deverá ser cortado, já que um pouquinho aqui e outro pouquinho acolá, juntando tudo, acabam fazendo uma grande diferença no bolso.

3 – Procurar itens essenciais com preços mais em conta, também pode ser uma solução. Em vez de cortar outros itens, que tal procurar algo mais simples, com um custo mais baixo? Menos é mais!

4 – Fazer por si mesma está moda. Que tal pedir ajuda pras amigas e fazerem um mutirão? Amigas foram feitas pra isso também: ajudar a noiva! Estes itens terão um valor emocional muito maior e tenho certeza de que nenhuma das amigas irá se esquecer deste momento!

5 – Por fim, já pensaram em um mini wedding? Um recepção só para os amigos mais próximos e a família. Nestes tempos de crise, um evento minimalista dá um charme especial ao momento e ainda pode fazer muito bem ao bolso do casal!

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride