O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
ESPECIAL: INTERIOR DE SP
Especial Interior de SP
DressGo
Tips For Bride

Dica do Especialista: Como escolher o local do pré wedding?

Para quem diz que o casamento dura apenas algumas horas, nós temos uma boa notícia: na verdade, todos os preparativos do grande dia e os meses de pesquisa por referências e fornecedores faz parte desse momento tão inesquecível, é uma fase deliciosa e que deve ser vivenciada com muita alegria pelo casal. O ensaio fotográfico de pré wedding é, sem dúvidas, um dos mais divertidos: é um registro único em que as emoções estão à flor da pele e ambos estão contando os dias para o casamento. Conversamos com o fotógrafo Gustavo Gaiote sobre as principais dicas na hora de definir o local para o ensaio dos noivos.

Como o estilo dos noivos influencia nas fotos do ensaio pré-wedding?

Acho que independente do estilo, o que realmente faz a diferença é a maneira que o fotógrafo lida com o perfil de cada casal. Quando os noivos ainda não fazem ideia do local do ensaio, sugiro algumas opções que tenham alguma ligação com a história deles porque geralmente eles ficam mais confortáveis e mais abertos para serem fotografados. Quando o casal sabe o que quer, ajuda demais! Nesses casos, é só entender o perfil dos noivos, se são mais tímidos ou mais extrovertidos, construir a abordagem e montar o roteiro. Essa é mágica! Sem dúvidas, é preciso ter um vínculo mínimo com o local, assim como uma conversa entre os noivos e o fotógrafo para entender quais são as particularidades de cada um, detalhes da história de amor deles… Conhecê-los e trocar algumas ideias é indispensável para que o casal se sinta mais confortável.

Qual é a participação do fotógrafo para ajudar os noivos a escolher o melhor cenário, dia e local para as fotos?

Em primeiro lugar, é imprescindível que o fotógrafo conheça o casal e saiba qual é o estilo de vida que eles curtem, por exemplo, não adianta sugerir uma praia maravilhosa e paradisíaca se eles são absolutamente urbanos e não gostam da proposta “pé na areia”. Munidos dessas informações, sugerimos alguns locais que seriam interessantes para cada casal de noivos. Se eles optarem por uma fazenda, por exemplo, o ideal é que seja um dia de sol, logo depois das 15h, pois a luz está mais bonita e difusa. Particularmente, não uso luz extra (flash) e aproveito a luz natural para valorizar as fotos. Apesar de não ser uma regra, é uma identidade da nossa maneira de trabalho, ou seja, os noivos que nos procuram já sabem que dificilmente faremos uma sessão em estúdio, por exemplo, pois descaracteriza totalmente o nosso estilo e identidade.

pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-16 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-15 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-7 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-6 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-8

Independente de qual seja o profissional escolhido, quais são as principais dicas para que os noivos tenham certeza que contrataram o fotógrafo ideal para eles?

1 – Ter certeza que a fotografia é algo que é o único bem material que terão depois do casamento. Tudo o que eles vão contratar estará condensado nos fotografias. Pensando e entendendo isso, pensarão com mais cuidado ao escolher.

2 – Prestar atenção no estilo de cada fotógrafo. Contrate alguém que entregue o que você gosta e o que espera. Se gosta de uma fotografia mais documental escolha alguém que tenha essa proposta, se for mais clássico procure por alguém que se enquadre nesse perfil. Não existe NENHUM fotógrafo que faça todos os estilos, se dizer que sim, desconfie!

3 – É essencial que role uma química, uma conexão, uma sintonia entre casal e fotógrafo. Se isso acontecer, eles estarão à vontade e confiantes no trabalho que será entregue, o que dá ainda mais liberdade de criar e entregar o eles esperam.

4 – Entender muito bem a estrutura do fotógrafo, quanto tempo de mercado, a consistência do trabalho, o uso equipamentos de qualidade e com backups de tudo, SEMPRE ter pelo menos dois fotógrafos no evento. Isso é uma questão de segurança e variação de enquadramentos, posicionamento e criatividade. Peça muitos casamentos para ver, não fique apenas nos álbuns de portifólio ou apresentações. TODAS as fotografias que serão entregues devem estar com o tratamento de imagem bem feito e em versão em alta resolução! Não apenas as que irão para o álbum. Trabalho de fotografia sem edição e tratamento é trabalho incompleto e não profissional. Vocês estará contratando não só um serviço e sim um olhar, e isso é único! Se contratar uma empresa que tenha equipes, exija que a equipe completa que fez o portfólio que gostou esteja lá no dia do casamento! No meu caso, não tenho equipes somos nós que estaremos lá no casamento! É o nosso olhar que vendemos!

5 – O barato sai caro. É importante pensar que a fotografia é algo que será contemplada até mesmo por outras gerações. No álbum estará condensado todas as contratações que fizeram aquele dia ser o mais especial e importante: os sorrisos, as lágrimas, a emoção e uma história inesquecível, o dia que uma família nasceu!

6 – Enfim: o seu fotógrafo tem que ser especial! É quem irá eternizar esse dia não só para vocês, mas para a posteridade! Fotografia de casamento é um documento familiar!

pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-1 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-2 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-5 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-4

Qual seria a melhor época para fazer o pré-wedding? Com quanto tempo de antecedência e por que?

Levando em consideração a luz natural das estações do ano, os meses de outuno e inverno são as mias bonitas. Aquele pôr do sol lindo quase vermelho só acontece nessa época, mas de uma maneira geral, o final da tarde é o melhor momento. O ideal é realizar o ensaio com pelo menos 60 dias antes da data do casamento, é um bom prazo porque dá tempo de editar, tratar as imagens e entregá-las para que eles usem na decoração do casamento, sites ou telão.

Particularmente, quais motivos o levam a gostar (ou não) do ensaio pré-wedding e por que os noivos deveriam (ou não) fazer?

Em primeiro lugar, acho que o casal deve gostar de fotografia. Ser fotografado a contra gosto é um terror para qualquer pessoa. Quando eles tomam essa decisão, é porque estão afim de ter um registro especial e mais íntimo entre os dois. Fazer por fazer é vazio, a foto não vai mostrar como eles são ou coisa do tipo. Para mim é um momento bacana, pois cria uma conexão extra para o dia do casamento!

Existem algumas regras básicas para um pré-wedding com fotos incríveis?

A única regra que existe é eles sejam eles mesmos e que seja em algum local que tenha algum significado para ambos. Como fotógrafos, podemos sugerir algumas roupas, acessórios e afins, mas tem que ser 100% dentro do gosto deles. Um maquiador é bacana, mas tem que conhecer muito bem a proposta para fazer uma maquiagem adequada com a situação e o momento.

Para os casais que sonham em unir uma viagem incrível com o ensaio fotográfico, quais seriam as dicas para que tudo saia perfeito? 

Confiar no fotógrafo e que ele não atrapalhe a viagem deles: faça apenas os seu trabalho bem feito, seja profissional e não misture as coisas. Fiquei três dias no Chile fotografando a viagem de um casal. Foi incrível. Eu e eles não queríamos que tivesse cara de ensaio e sim como uma reportagem, algo orgânico. Eles deram a liberdade e assim foi feito! Foi demais! O resultado desse belíssimo ensaio vocês conferem nas imagens abaixo:

pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-9 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-10 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-11 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-12 pre-wedding-noivos-ensaio-fotografico-13

Crédito das fotos: Gustavo Gaiote 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride