O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Como escolher o tipo de buffet para o casamento?

Diante de tantas opções disponíveis no mercado de casamentos, contratar o buffet e, especialmente, definir o tipo de serviço durante a festa é uma dos dilemas mais comuns entre os noivos. Afinal, como harmonizar o estilo do evento e que tipos de detalhes devem ser considerados para montar o cardápio ideal? Se você ainda não definiu como será a recepção do seu casamento, saiba que qualquer uma das escolhas traz algumas vantagens e desvantagens, seja um custo mais elevado, um conforto maior para os convidados ou até mesmo uma liberdade para se servir quando quiser.

A nossa recomendação é que o tipo de serviço oferecido combine com o estilo da festa: por exemplo, uma cerimônia na praia pede pratos mais leves e bebidas refrescantes, talvez num estilo finger food. Já algo mais tradicional, realizado à noite, um jantar do tipo empratado é a recomendação mais sofisticada e elegante. Em qualquer uma das situações, é indispensável fazer a degustação de alguns buffets para se certificar da qualidade e escolher a empresa e o tipo de serviço preferido com mais segurança. “Na hora de escolher o cardápio para a recepção do casamento, os noivos precisam pensar no estilo do evento que pretender realizar. Um detalhe importante é pensar na quantidade de convidados e no tamanho do espaço escolhido”, explica Tatiane Antunes, sócia-proprietária do L’Nôtre Buffet, em Campinas, que também deu várias dicas sobre os tipos de serviços disponíveis e quais são as recomendações para cada tipo de festa.

Buffet Bia
Buffet Bia
Buffet L'Notrê
Buffet L’Notrê
Buffet Santa Maria
Buffet Santa Maria

 

Quais são os principais tipos de buffet disponíveis no mercado?

 

Brunch é uma mistura de café da manhã com almoço, indicada para eventos mais informais e despojados, realizados durante a manhã. No cardápio, podemos incluir bolos, tortas, sucos, doces, pães, frios, etc.

 

Finger Foods é uma tendência que vem crescendo no mercado de casamentos, pois fica uma festa mais descontraída, já que não necessariamente são montadas mesas com lugares para todos os convidados. Indicado para uma festa mais jovem, estilo balada! No cardápio, podemos começar com um coquetel volante com camarão flambado com molho de brie e damasco, sticks de pera com gorgonzola e montamos uma ilha de petit menu com risotinho de funghi, panelinha de cogumelos, nhoque com molho de gorgonzola e espinafre… Seria um jantar servido em mini porções. Também podemos incluir uma ilha gourmet ou ilha temáticas como de boteco ou japonesa.

 

Almoço: para este tipo de serviço, o ideal são alimentos mais leves, como uma boa salada servida como entrada individual, a inclusão de peixe no cardápio, massa com molho de tomates frescos . Evite comidas e molhos muitos pesados!

 

Jantar: neste tipo de serviço, iniciamos com um bom coquetel volante e, depois montamos o buffet de jantar com salada, massa, carne, peixe, risoto, acompanhamentos e sobremesas.

 

Bolo e Champagne é a opção mais econômica e simples para celebrar a união civil e religiosa do casal após a cerimônia. Indicada para noivos que estão com o orçamento apertado ou não fazem questão de uma festa de grande porte e irão recepcionar apenas os amigos mais próximos e familiares. São servidos pedaços de bolo e uma taça de champagne para o brinde final.

Buffet L'Notrê
Buffet L’Notrê
Buffet L'Notrê
Buffet L’Notrê
Buffet Santa Maria
Buffet Santa Maria

 

Numa comparação entre o serviço volante com garçons (à francesa) e buffet americano (self service), quais seriam as principais vantagens e desvantagens?

 

Buffet à francesa

Podemos destacar a comodidade e apresentação dos pratos, é um estilo mais formal e sofisticado, indicado para festa com o perfil de convidados mais tradicionais. O lado ruim é que todos devem jantar ao mesmo tempo. Caso seja uma festa com muitos jovens, pode não funcionar porque muitos já querem ir para a pista de dança e deixar para jantar mais tarde. O investimento é mais alto pela necessidade de um maior número de garçons na festa, além de mais profissionais na própria cozinha, dedicados à montagem dos pratos.

 

Buffet americano

É o que tradicionalmente chamamos de buffet, em que os convidados se servem em mesas previamente montadas no salão de festas. Garante uma festa mais descontraída e despojada, em que cada convidado pode jantar na hora que desejar. A desvantagem é que as pessoas terão que se deslocar pelo salão de festas para poder se servir. Muitas vezes, se não for bem organizado, ocorrem filas enormes para conseguir pegar um prato de comida.

 

Existe possibilidade de combinar diferentes formatos de buffet num único evento? Por exemplo, iniciar a festa com um coquetel volante e servir o jantar com finger foods.

 

Existe essa possibilidade e hoje em dia é a mais utilizada, inicia-se com um coquetel volante, depois tem uma ilha de finger foods e uma ilha gourmet com frios, antepastos, saladas e pães. Depois é servido o jantar.

 

A escolha do tipo de buffet contratado depende também do estilo da cerimônia?

 

Para cerimônias realizadas no final do dia, indicamos reforçar mais o coquetel e os finger foods, para se estender o horário do jantar. Para cerimônias realizadas à noite, ao contrário, não podemos estender muito o horário do jantar, pois temos que pensar em pessoas idosas, pessoas que talvez possam ser de outra cidade e vão embora mais cedo.

Buffet Bia
Buffet Bia
Buffet Bia
Buffet Bia
Buffet Bia
Buffet Bia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride