O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
Beauty Bride
DressGo
Tips For Bride

Como se proteger e prevenir o câncer de pele

A dermatologia não vive só de coisas lindas e gostosas de se falar. Vou abordar um tema que não é tão legal de se ouvir, mas que é de extrema importância: câncer de pele. Muita gente acha que é bobagem essa história de usar protetor solar todos os dias e reaplicar durante o dia. Acham que é exagero, mas não é! Hoje o câncer de pele é um dos tumores mais comuns em nossa população e a maioria deles é desencadeado pela exposição solar. Existem basicamente três tipos de câncer de pele, todos malignos.

wikiskincare.org
wikiskincare.org

Carcinoma basocelular: é o mais comum e o menos agressivo dos tumores de pele. Ocorre normalmente acima dos 40 anos em pessoas que tiveram exposição solar intensa. São bolinhas brilhantes de cor rósea avermelhada e, geralmente, aparecem em áreas expostas ao sol como face, orelhas, pescoço e costas. O tratamento é cirúrgico e raramente ocorre metástases, porém tem alto poder de recidiva (reaparecimento da doença).

Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais frequente e tem característica mais invasora, podendo dar metástase. Pode ocorrer em pele normal, porém é mais frequente em peles danificadas pelo sol, em úlceras e cicatrizes crônicas. Localizam-se no lábio inferior, orelhas, mãos e genitais e se apresentam como nódulos que sangram ou feridas que não cicatrizam. O tratamento também é cirúrgico.

Melanoma: é o tipo de câncer de pele mais agressivo e com grandes chances de dar metástases. Porém, se diagnosticado precocemente tem alta taxa de cura. Pode surgir em pele normal ou de uma pinta que já existe e se transformou, mudou de cor ou mesmo sumiu espontaneamente. O tratamento é cirúrgico mas depende muito do estágio que ele se encontra. Por isso é muito importante a visita regular ao seu dermatologista. Qualquer mudança numa pinta deve ser comunicada ao seu médico. Nunca esquecer que o filtro solar é o grande aliado no combate ao câncer de pele. A prevenção é o melhor remédio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride