O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
Casamento & Dinheiro
DressGo
Tips For Bride

Comprar apartamento ou continuar no aluguel?

Quem casa quer casa, não é verdade? Assim já dizia o ditado popular…. Mas, atrelada a isso, sempre vem aquela dúvida: comprar ou alugar um imóvel? Não é só do aspecto financeiro que estamos falando…. Então, vamos esclarecer alguns pontos:

Quando é melhor alugar?

Em primeiro lugar é importante que o casal procure entender se o imóvel atenderá às suas necessidades por um período relativamente longo de tempo, de 7 a 10 anos. Vale a pergunta: a família precisará se mudar no curto prazo, aumentará em breve, com a vinda de novos filhos? Neste caso, a melhor opção é alugar um imóvel.

Se a família ao escolher o seu cantinho, resolver se mudar para outra cidade ou bairro distante, optar pelo aluguel num primeiro momento pode ser o ideal. Pelo menos até que ela possa verificar se está adaptada ao novo ambiente, considerando o trânsito, distância do trabalho e da escola, comércio local, etc. Quando todos estiverem bem adaptados podem pensar em comprar um imóvel, já que esta acaba sendo uma decisão mais definitiva.

Se a família optar pelo aluguel, poderá ter uma economia nos custos de manutenção do imóvel, já que estes recaem sobre o proprietário e não sobre o inquilino. Normalmente quando se aluga um imóvel, é possível morar num padrão mais alto do que se fossem comprar um imóvel próprio.

 

Quando é melhor comprar?

A compra de um imóvel traz a segurança de ter sua casa própria, a facilidade para decidir sobre reformas e a tranquilidade de saber que não precisará deixar o imóvel a qualquer momento porque o proprietário resolveu dar o apartamento para a filha mais velha que casou-se também. Para algumas famílias que não conseguem ter a disciplina de poupar regularmente, comprar um imóvel financiado pode ser uma boa maneira de formar um patrimônio, pois com o compromisso de ir pagando as parcelas do financiamento mensalmente, vão fazendo uma economia forçada e, ao final do empréstimo, terão o bem.

Se forem utilizar os recursos do FGTS, a compra pode ser uma boa opção, pois estes recursos têm uma remuneração muito baixa, e a compra do imóvel pode ser uma forma de sacar o dinheiro e fazer bom uso dele. Hoje é possível usar o FGTS para imóveis de até R$ 600 mil ou R$ 750 mil, dependendo do local escolhido.

O ideal é dar de entrada o maior valor possível, mas sempre levando em conta que é importante guardar uma reserva para emergências e preservar um montante para uma eventual reforma deste imóvel e ainda para os custos da mudança. É importante lembrar também que se o imóvel for financiado, as prestações não poderão ultrapassar 30% da renda familiar, então, muitas vezes esta decisão de compra precisará ser adiada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride