O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
Tips For Bride

Cronograma do casamento: Datas e prazos do planejamento

Acabou de ficar noiva e – apesar de estar mais feliz do que nunca – não sabe por onde começar a organizar o casamento? Calma que a gente te ajuda! 😉 Sabemos muitíssimo bem que realizar um sonho não é coisa fácil. Conseguir fazer com que cada detalhe saia exatamente como você planejou, requer muita organização e dedicação. Daí a importância de poder contar com um bom cronograma de casamento! Para auxiliar nesta tarefa árdua – porém prazerosa – escalamos a cerimonialista Rosine Fretes. Apaixonada por planejamento, organização e gestão de eventos, ela é um dos nomes a frente da Armonie Eventos – empresa que organizou o Casamento a Dois da Martha e do Oscar que promovemos aqui no blog!

Para não restar nenhuma dúvida e conseguir facilitar a execução de cada uma das etapas dos preparativos, pedimos para que a especialista preparasse um manual prático. Um guia com as principais datas e prazos a serem respeitados. Um material simples – porém completo – recheado de dicas valiosas para te ajudar a não perder nenhum timing e garantir o sucesso do seu grande dia. E o que é mais importante: sem transformar a deliciosa fase dos preparativos em um pesadelo a dois. Está ansiosa para começar? Vamos lá, então! Com a palavra, Rosine Fretes.

calendário para planejamento de casamento, mês a mês
Berries and Love

Fiquei noiva: Por onde começar?

Assim que você aceita o pedido de casamento, é hora de dar início aos preparativos. A organização começa oficialmente com a escolha da data. Casamento marcado, “cai a ficha”! Dali até o grande dia você terá que organizar uma enorme lista de tarefas necessárias para que tudo seja exatamente como sempre sonharam. “Sem dúvida, ser noiva não é tarefa fácil, especialmente quando pensamos que estamos planejando um dos maiores projetos de nossa vida. Mas, ao mesmo tempo é incrível e delicioso. Com um planejamento adequado, é possível sim organizar um casamento lindo, emocionante e com a cara do casal”, diz a cerimonialista. Para começar bem, que tal fazer um cronograma para a realização de tarefas? Uma boa dica é priorizar as contratações mais importantes – como lugar e buffet. Você irá gastar mais tempo com o que é realmente relevante e deixará o ajuste de detalhes para o final.

fotografia noivos, pedido de casamento ao ar livre
Getty Images

Um ano: o prazo ideal para dar início aos preparativos

O ideal é que você e seu noivo comecem a organizar o casamento com pelo menos um ano de antecedência. “É importante lembrar que um evento como este envolve muitas decisões, por isso é fundamental ter um prazo confortável. Além disso, se as escolhas para o grande dia incluem locais disputados ou profissionais renomados – como maquiadores, assessores, decoradores, bandas – é preciso ficar atento às disponibilidades”, ressalta Rosine Fretes. Para que você e seu futuro marido não percam nenhuma das deliciosas etapas dos preparativos, a especialista compartilhou o cronograma que costuma utilizar com os casais que atende na Armonie Eventos. Um passo-a-passo de como e o que fazer para aproveitar esta experiência da melhor forma possível.

  • Defina o orçamento total – É fundamental que se faça um levantamento bem realista de quanto vocês poderão gastar. Esse é o primeiro passo, pois irá direcionar todas as escolhas – como lista de convidados, decoração e buffet. Uma dica bacana é abrir uma conta ou poupança conjunta com seu noivo para as despesas com os preparativos. Uma forma de não misturar suas despesas pessoais com as do casamento.
  • Defina a data do casamento – Selecione algumas datas da sua preferência – próximas entre si e dentro da estação do ano que você mais gosta.
  • Organize a festa de noivado – Se você deseja oficializar o noivado junto com a família e amigos, que tal fazer uma festa? Uma ótima forma de colocar todos no clima do casamento. Vale algo simples ou mais sofisticado. Vai do gosto e do orçamento de vocês!
  • Definir o estilo do casamento – Data marcada, é necessário definir o estilo do casamento. Assim fica mais fácil de você começar a direcionar as tarefas e saber o que realmente necessitam. Não existem regras. Vale explorar o estilo que combinar mais com vocês e criar um evento com personalidade. Que tal criar uma conta no Pinterest e separar todas as inspirações por pastinhas? Isso ajuda a definir o estilo preferido. Outra boa dica é responder as seguintes perguntas:

Queremos um formato de casamento tradicional ou mais moderno?

Sonhamos com uma celebração na praia, no campo ou na cidade?

Qual estilo de decoração gostamos – mais rústica ou mais sofisticada?

Preferimos uma cerimônia na igreja ou no mesmo local da festa?

Qual o horário de preferência?

Faremos uma festa para quantas pessoas?

Qual o tamanho do local necessário para receber os convidados confortavelmente?

calendário marcando dia do casamento
iStockphoto

Decida quem vai ajudar no planejamento do casamento

Este é o momento crucial para decidir se vocês irão buscar fornecedores e fazer toda a organização do grande dia sozinhos ou pretendem contar com a ajuda de uma assessora. Trabalhar com uma profissional que cuide da gestão do evento traz inúmeras vantagens. Fica sob a responsabilidade dela:

  1. Organizar e planejar cada etapa dos preparativos, a fim de colocar em prática o projeto de casamento de vocês
  2. Identificar o perfil pessoal e financeiro de vocês e agregar expertise e criatividade para criar um projeto de casamento cheio de personalidade
  3. Indicar uma rede de fornecedores parceiros que sejam extremamente confiáveis e responsáveis e que ofereçam serviços de qualidade
  4. Envolver-se com todos os detalhes relacionados com a cerimônia e a festa
  5. Cuidar de cada um dos detalhes da organização e planejamento do casamento, proporcionando a vocês um ganho de tempo
  6. Transmitir segurança e minimizar o estresse, atuando na solução de imprevistos e problemas que possam surgir
  7. Acompanhar de perto cada uma das etapas do evento, desde a montagem à sua realização
  8. Intermediar conflitos e garantir que tudo saia como foi planejado.
  • Faça a lista de convidados – Ela define quem terá o privilégio de acompanhar de perto este acontecimento tão importante na vida de vocês. Além disso, é a base para a escolha do local onde será realizada a recepção. Faça-a com muito critério e de acordo com as possibilidades de vocês. Lista pronta? É hora de iniciar a busca pela igreja (se for o caso) e pelo local da festa. Agora, caso optem por realizar a cerimônia e a festa em um mesmo lugar, a lista deve ser o primeiro passo do planejamento.
  • Visite e reserve o local – Consulte os locais onde pretende se casar e confira quais datas estão disponíveis. Se você deseja se casar na igreja, é importante lembrar que algumas delas são muito concorridas – em alguns casos o prazo de disponibilidade é de mais de um ano de antecedência. Por isso é fundamental reservar a data para depois direcionar outras decisões.
  • Organize o arquivo de documentos – Para facilitar as coisas é essencial que você e seu noivo sejam organizados. Arquivem contratos, orçamentos e tudo que for importante nas negociações e fechamentos do casamento. Isso será de grande ajuda caso haja alguma dúvida ou imprevisto que precise ser resolvido com urgência.

Cronograma do casamento: Checklist completo mês a mês

Com tantos detalhes e tarefas – misturados à ansiedade de que o grande dia chegue logo – os ânimos acabam ficando bastante exaltados. Com isso, as chances de discussão com seu futuro marido acabam aumentando. “É importante ter em mente que este é um momento único e não voltará. Portanto, a ordem é curtir, “pegar leve” diante dos problemas que surgirão no caminho. Eles serão solucionados e o resultado será uma celebração linda que estará coroando a união de vocês. Afinal, a razão de tudo isso é o amor!”, aconselha Rosine Fretes.

Outro fator que pode acabar complicando as coisas é o medo de deixar de lado algum detalhe importante. Ou de se perder no tempo, mesmo, não é? Para que você elimine este tipo de preocupação e consiga realmente aproveitar esta fase tão especial, pedimos ajuda a Rosine. A cerimonialista da Armonie Eventos preparou um roteiro completo – mês a mês – com cada uma das tarefas que vocês devem desempenhar até o casamento. Temos certeza de que você e seu noivo vão adorar. Confira!

fotografia preta e branca, noivos dançando na festa de casamento
NoisClica

11 a 12 meses antes do casamento

  • Escolham os padrinhos, madrinhas, pajens, damas de honra e demais pessoas que vocês fazem questão que participem do casamento
  • Iniciem tratamentos com dentista, nutricionista e dermatologista, caso você e seu amado queiram corrigir algum ponto que os incomode ou queiram apenas estar “perfeitos” no grande dia
  • Continuem ou iniciem alguma atividade física para ajudar a eliminar o estresse e manter a forma física
  • Inicie as pesquisas sobre o vestido de noiva. Conheça as tendências do mercado e lojas especializadas
  • Pesquise também sobre acessórios, cabeleireiros, sapatos, maquiagem, dia da noiva
  • Comece a procurar por fotógrafos e cinegrafistas para o grande dia
  • Identifiquem o tipo de buffet e cardápios que gostariam de oferecer na festa
  • Decidam o que gostariam de ter como entretenimento na recepção: Banda ou DJ? Dupla Sertaneja? Sax?
  • Busquem inspirações e referências para a decoração
  •  a Pesquisem e contratem um celebrante

 8 a 10 meses antes do casamento

  • Visitem e degustem os cardápios de pelo menos três buffets escolhidos e contratem o de sua preferência
  • Contratem: a decoração da cerimônia e da festa – incluindo mobiliário e flores – o entretenimento da festa – banda, DJ, cenografia, duplas etc – a iluminação e a sonorização
  • Contratem também a música para a cerimônia, que pode ser coral, violino, cantora
  • Decidam o fotógrafo e cinegrafista do grande dia. É importante conhecer o estilo de cada um e verificar se está de acordo com as expectativas de vocês
  • Pesquisem sobre as empresas que oferecem serviço de bartenders para casamentos e o que elas oferecem
  • Escolham os convites e lembranças para os padrinhos, pais, daminhas e pajens
  • Finalizem a lista de convidados com endereços, nomes completos, apelidos e tratamento
  • Compre ou alugue seu vestido de noiva
  • Contrate a maquiadora e a cabeleireira ou o dia da noiva completo.
agenda da noiva para planejamento do casamento
Lemon Pin

5 a 7 meses antes do casamento

  • Convidem os padrinhos, pais, daminhas e pajens formalmente
  • Pesquisem e mandem fazer os convites de casamento e toda a papelaria – menu, reservas, porta-copos, porta-guardanapos – de acordo com a identidade visual do casamento
  • Busquem informações sobre as taxas e os documentos necessários para o casamento civil e decidam qual será o regime de bens adotado
  • Criem o site de casamento. Procurem criar um site divertido e que ofereça informações importantes como: endereços úteis e completos, sugestões de hotéis próximos, transporte e salão de beleza
  • Definam a lista de presentes
  • Enviem o “Save the Date” para que as pessoas possam se programar para estar com vocês neste dia
  • Encomendem o bolo, os doces finos e os bem casados. Antes, não esqueçam de degustar cada um dos itens
  • Contratem a empresa que ficará responsável pelo bar do casamento
  • Definam e fechem a lua de mel
  • Escolha as cores e os vestidos das mães, madrinhas, daminhas, irmãs e cunhadas
  • Agendem e façam exames pré-nupciais e um checkup completo
  • Certifiquem-se de que já possuem toda a documentação para o casamento civil e para a viagem de núpcias
  • Comecem a planejar as comemorações pré-casamento – chá de cozinha, chá de lingerie e chá bar – caso desejem fazer
  • Reservem o local para a noite de núpcias
  • Comprem as lembrancinhas
  • Escolham e comprem as alianças
  • Contratem uma empresa de recreação infantil, caso achem necessário
  • Definam e escolham o traje do noivo
  • Comprem as bebidas “extra” da festa: vinho, champanhe, whisky, etc.

2 a 4 meses antes do casamento

  • Definam o cardápio completo da recepção
  • Iniciem a entrega dos convites
  • Escolha seu buquê e os das daminhas
  • Comprem os sapatos que usarão no grande dia
  • Defina os acessórios que você irá usar: brincos, terço, grinalda e joias no geral
  • Escolham o porta-alianças
  • Marquem uma reunião com os profissionais responsáveis pela trilha sonora da cerimônia e da festa para definir as músicas que serão tocadas
  • Agendem uma reunião com a equipe de decoração para definir os detalhes finais;
  • Façam o ensaio fotográfico pré-wedding
  • Façam o curso de noivos
  • Agendem uma reunião com o buffet para ajustar os últimos detalhes e confirmar a quantidade de convidados
  • Contratem o carro que te levará para a cerimônia.
noivos planejando a lua de mel, olhando um mapa
Thinkstock

1 mês antes do casamento

  • Faça a prova do cabelo e da maquiagem. Se possível, prove o look completo
  • Finalizem a entrega dos convites
  • Faça a última prova do vestido
  • Escrevam os votos de casamento
  • Revisem com a assessoria o roteiro completo do grande dia
  • Definam com o celebrante os últimos detalhes da cerimônia
  • Providenciem o polimento e a gravação das alianças
  • Revisem com a assessoria o RSVP.

10 a 15 dias antes do casamento

  • Confirmem com o buffet a quantidade exata de convidados
  • Preparem os cartões de agradecimento – presentes recebidos e presença na festa.

1 semana antes do casamento

  • Confirmem o pagamento de todos os fornecedores
  • Verifiquem se está tudo Ok para a retirada do vestido do seu vestido e do traje de seu futuro marido
  • Repassem com a assessoria o roteiro do dia do casamento
  • Agende depilação, sobrancelhas, manicure, pedicure etc.
  • Definam um responsável para levar as lembrancinhas e outras coisas para o local do evento
  • Busque o buquê e demais acessórios que você irá utilizar no casamento
  • Prepare os kits de banheiro
  • Informem os padrinhos, pais e daminhas sobre o horário de chegada
  • Preparem a mala para a noite de núpcias e lua de mel
  • Descansem e procurem se alimentar de forma saudável
  • Evitem se estressar e eliminem possíveis problemas.
noivos escolhendo layout do site de casamento
La Ville

1 dia antes

  • Arrumem a mala para o casamento e não esqueçam de checar se não esqueceram de colocar nada
  • Criem e divulguem a hashtag do casamento.

No dia do casamento

  • Durmam oito horas
  • Façam refeições leves
  • Conversem um com o outro por telefone e mensagens
  • Preparem surpresas para tornar o dia do seu amor ainda mais especial
  • Curtam o dia ao lado de pessoas que vocês amam
  • Evitem atrasos superior a 20 minutos
  • Divirtam-se, sorriam, chorarem, dancem, aproveitem ao máximo! Afinal, chegou o dia tão planejado e esperado. O mais especial da vida de vocês!
fotografia preta e branca, noivos felizes na festa de casamento
Bosquinho Lacerda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride