O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Cuidados básicos com anel de noivado e alianças do casamento

As alianças ou anel de noivado são peças valiosas não apenas pelo seu valor comercial como joia, mas especialmente pelo significado que elas carregam. Elas serão usadas diariamente por muitos e muitos anos – por isso, é essencial tomar alguns cuidados para que elas estejam sempre em perfeito estado. Reunimos as melhores dicas para que você preserve o brilho e a mantenha intacta desde o primeiro dia de uso. A primeira – e talvez mais importante recomendação – é evitar o contato com produtos químicos. Como a aliança não é feita de ouro puro, mas sim de ligas metálicas (o ouro 18K é composto de 75% de ouro puro), pode haver alguma reação química entre algum dos metais. O cloro, por exemplo, pode deixar sua joia mais quebradiça e opaca, sem brilho. Nossa recomendação é também não fazer trabalhos domésticos e tomar banho de mar ou piscina com as alianças para evitar possíveis danos.

Poésie
Poésie

O mesmo vale para a prática de exercícios físicos: como o ouro é um metal macio, é muito fácil de arranhá-lo ou amassá-lo caso sofra algum forte impacto. O cuidado é ainda maior quando pensamos em anel de noivado ou alianças com diamantes, já que pequenas batidas são capazes de quebrar as garrinhas que seguram a pedra. Para qualquer tipo de limpeza das alianças, consulte sempre a opinião do joalheiro de confiança, ao invés de seguir tutoriais na internet e preparar receitas caseiras com pasta de dente ou bicarbonato de sódio. Sem a garantia de um profissional, a prática pode causar danos irreversíveis a peça. A limpeza cotidiana poderá ser feita com uma flanela específica para joias em ouro.

Quem é noiva sabe: foram tantos dias sonhando com um anel de noivado ou com as alianças que é difícil aceitar que, em algumas situações, eles devem ser deixados de lado. Seja durante a prática de atividades físicas, limpeza da casa ou até mesmo durante a aplicação de maquiagem, protetor solar ou qualquer tipo de creme. Inevitavelmente, as alianças estão expostas a sujeira e a possíveis acidentes no dia a dia. Mesmo com cuidado, é comum surgirem algumas marcas, que podem ser facilmente removidas com um polimento. A maioria dos especialistas recomenda a limpeza completa na joia uma vez por ano, no mínimo. O ideal é sempre conversar com seu joalheiro de confiança ou no próprio local ou loja que as alianças foram produzidas e seguir as recomendações específicas de cada peça.

Divulgação
Divulgação

Ao guardá-las, sempre coloque no mesmo lugar para evitar perdas. É importante que elas fiquem protegidas de possíveis quedas e arranhões, de preferência em porta-joias para alianças. O diamante possui a peculiar característica de repelir água e atrair gordura para a sua superfície, por isso, a dica é evitar tocar nas pedras com muita frequência. Além disso, evitar passar loções ou cremes para o corpo com o aliança nas mãos, pois aumentará o acúmulo de gordura e a consequente perda do brilho. Além de preservar a qualidade da aliança, os sabões de maneira geral – seja sabonete durante o banho ou sabão em pó para lavar roupas – também podem se acumular entre o anel e o dedo, podendo ocasionar uma irritação na região, também conhecida como dermatite de contato. Outra substância extremamente agressiva ao ouro é o mercúrio, cujo poder de corrosão pode danificar as alianças de maneira irreversível. Apesar de ser um elemento raro nas atividades cotidianas, vale um cuidado especial ao manusear lâmpadas e termômetros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride