O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Decoração para casamentos com estilo industrial

De uns tempos para cá, o casamento deixou de ser algo extremamente formal na vida de um casal. Os noivos têm mais liberdade para criar algo único e viver esse dia da maneira que eles sempre sonharam. Não estamos falando apenas de trajes, acessórios ou sobre o estilo do casamento em si, mas em relação a outros detalhes como decoração, arranjos florais, móveis e a paleta de cores escolhida para o casamento. Assim como existe o clássico, cuja moda é atemporal e sempre será elegante e tradicional, independente do passar do tempo, há quem prefira apostar na tendência do momento. Para essas noivinhas mais moderninhas, não faltam opções. O estilo industrial conquistou de vez o universo bridal, especialmente em outros países – e com fortes chances de também cair no gosto das noivas brasileiras.

Tubulações, instalações elétricas, itens de madeira e metal, tijolinho aparente… Como harmonizar elementos tão rústicos com uma cerimônia ou com uma festa de casamento? É um estilo inusitado que realmente foge do padrão que estamos acostumados e traz uma tendência mais moderna e minimalista. A elegância fica por conta dos itens metalizados, das folhagens – ao invés das tradicionalíssimas flores brancas nos arranjos, e do charme especial de uma produção no estilo industrial. Apesar de ser uma novidades para os casamentos, é uma moda que teve início nos anos 50 e 70, nos Estados Unidos. Na época, surgiu um novo jeito de morar: o crescimento das cidades fez com que as pessoas ocupassem os antigos galpões de fábricas, os conhecidos lofts, deixando à mostra tudo aquilo que, antes, as pessoas faziam questão de esconder, como canos e tubulações.

Qualquer que seja o detalhe, ele é exatamente assim: os acabamentos são rústicos e possuem o chão de fábrica e os galpões industriais como principal inspiração. O clima romântico, delicado e cheio de sofisticação é deixado de lado para dar espaço a uma decoração com mais personalidade. É simplesmente perfeito para os noivos mais moderninhos, que buscam algo alternativo para fugir dos padrões dos casamentos, num ambiente diferente e com uma proposta também inovadora. Chão rústico, madeira de demolição, lâmpadas penduradas no teto, velas, predominância de folhagens e itens metálicos são alguns dos elementos característicos de uma decoração no estilo industrial. Com uma proposta mais clean e contemporânea, a beleza reside exatamente nas imperfeições, em não esconder ou camuflar os detalhes do ambiente para deixá-los mais sofisticados.

Para quem ama a ideia, mas ainda possui uma visão mais conservadora sobre o casamento em si e em relação ao tipo de decoração, o estilo industrial pode surgir apenas como um detalhe especial. As famosas luzinhas sob a mesa do bolo já podem ser consideradas como as queridinhas das noivas: são tão charmosas que têm conquistado até mesmo os casais mais românticos. Há quem também prefira abusar de cores mais fortes e trazer mais alegria à decoração. Dá para quebrar a sobriedade do estilo industrial de maneira sutil com pequenas doses de vermelho e marsala ou com detalhes metalizados, como dourado e cobre. Outra ideia é apostar nessa paleta de cores para criar a identidade visual do casamento como as lembrancinhas e o próprio convite para os convidados.

Decoração industrial – Cerimônia

Na maioria das vezes, quando os noivos não fazem questão do casamento em igreja, a cerimônia é realizada no mesmo local da recepção. Fazendas, espaços ao ar livre e praias são alguns dos lugares favoritos das noivas. Para quem sonha com um casamento no estilo industrial, os antigos galpões de fábricas são simplesmente perfeitos. Paredes com tijolinhos desgastados, madeira de demolição, móveis de metal e luzinhas charmosas é tudo o que você precisa para compor um cenário perfeito. Diferente do estilo clássico, as flores ficam em segundo plano: dessa vez, as folhagens ganham espaço, assim como galhos secos e detalhes rústicos. Reunimos as mais lindas inspirações para realizar a sua cerimônia seguindo o estilo industrial. Confira:

Divulgação / Deer Pearl Flowers
Divulgação / Deer Pearl Flowers
Green Wedding Shoes / Style Me Pretty
Green Wedding Shoes / Style Me Pretty
The Wedding Playbook / MODWedding
The Wedding Playbook / MODWedding

Decoração industrial – Luzinhas

Elas ficaram tão populares em festas de casamento que já podem ser consideradas praticamente um item obrigatório. A origem das famosas luzinhas penduradas sob a mesa de bolo ou sob a mesa de jantar dos convidados é justamente no estilo industrial e das antigas fábricas. Os fios aparentes e a infinidade de opções para decorar o salão de festas ou até mesmo a cerimônia encanta até mesmo os casais mais românticos. É um detalhe super charmoso e que pode ser explorado de diversas maneiras, mesmo que o casamento em si não siga a proposta industrial. Independente do projeto de decoração, elas são extremamente democráticas e garantem uma liberdade infinita para criar um ambiente acolhedor e charmoso.

Mousieur+Madame / Deer Pearl Flowers
Mousieur+Madame / Deer Pearl Flowers
Style Me Pretty / Giving Tree Photography
Style Me Pretty / Giving Tree Photography
Nouba / Hope & Lace
Nouba / Hope & Lace
Bloglovin / Deer Pearl Flowers
Bloglovin / Deer Pearl Flowers

Decoração industrial – Detalhes metalizados 

Dourado, cobre e prateado: É praticamente impossível pensar numa decoração no estilo industrial sem associar com elementos metálicos. São os itens responsáveis por garantir uma sofisticação extra ao grande dia do casamento. Seja no mobiliário ou em pequenos detalhes no projeto de decoração, eles são ultra estilosos e perfeitos para garantir uma decor incrível para o seu grande dia. Nós separamos os mais lindos projetos de decoração para vocês se inspirarem. Estamos apaixonados por cada um desses detalhes. Olha só!

Adam Lowe Photography / Style Me Pretty
Adam Lowe Photography / Style Me Pretty
Ruffled Blog / Deer Pearl Flowers
Ruffled Blog / Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers / Green Wedding Shoes
Deer Pearl Flowers / Green Wedding Shoes
Inspired by this Blog / Deer Pearl Flowers
Inspired by this Blog / Deer Pearl Flowers
100 Layer Cake / Style Me Pretty
100 Layer Cake / Style Me Pretty

Decoração industrial – Madeira de demolição

Madeira rústica também é material de fábrica e presença marcada num projeto de decoração no estilo industrial. Seja no altar da cerimônia, na mesa dos convidados, no armário para lembrancinhas ou na tradicional mesa de bolo e doces, os móveis com madeira de demolição são uma peça-chave para trazer mais conforto e aconchego. É essencial que existe essa mistura de elementos e tipos de materiais, já que a essencial do projeto de decoração industrial trabalha exatamente com essa mescla inusitada de diferentes estilos. Reparem que,

Inner Song / Brit Morin
Inner Song / Brit Morin

Decoração industrial – Paleta de cores

Cinza e preto são as cores básicas da decoração no estilo industrial para casamentos, assim como tons mais avermelhados e detalhes de texturas e diferentes elementos, como madeira e itens metalizados. Em relação aos detalhes de tecidos de toalhas e guardanapos, louças e arranjos florais, o ideal é sempre escolher uma cor específica para se destacar no projeto. Assim, o ambiente ficará mais alegre e descontraído – ao tirar um pouco da sobriedade do estilo industrial. Os convites de casamento já podem transmitir um pouco da temática do casamento, seja com detalhes dourados ou uma paleta com cores mais sóbrias.

100 Layer Cake / Divulgação
100 Layer Cake / Divulgação

Decoração industrial – Folhagem / Greenery

A ausência de flores na decoração industrial também chama a atenção, especialmente para nós, que estamos tão acostumadas com riquíssimos arranjos florais nos casamentos. Talvez esse seja o detalhe mais inusitado e de difícil aceitação entre as noivas brasileiras. Nosso país é repleto de inúmeras cores e espécies florais que, realmente, fica difícil deixá-las de fora nesse dia tão especial. A aposta em decoração com predominância em folhagens é uma das maiores tendências para casamento – tanto é que a cor Pantone do ano é a Greenery. Essa é mais uma aposta do mercado bridal que, assim como as luzinhas penduradas, tem conquistado as noivas mais moderninhas.

Junebug Weddings / Deer Pearl Flowers
Junebug Weddings / Deer Pearl Flowers
MODWedding / Artisan Events
MODWedding / Artisan Events

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride