O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
Tips For Bride

Devo convidar as crianças para o meu casamento? Confira nossas dicas!

Convidar as crianças para o casamento – ou não, eis a questão! É uma dúvida que assombra a grande maioria das noivas. Ao começar a fazer a lista de convidados, logo surge esse dilema e algumas noivas não sabem como resolvê-lo. Engana-se quem pensa que os pequenos são sempre bem-vindos. Além de se tratar de um tipo de festa que não oferece muita diversão para eles, na maioria das vezes, os pais acabam indo embora mais cedo, por conta do cansado dos filhos. Chegar a um veredito final sobre o tema pode ser bem complexo. É preciso refletir bastante e analisar os prós e os contras para, mais tarde, não se arrepender da decisão.

devo convidar crianças para o meu casamento ou não
Zattu Photo & Video

Para te ajudar a ter certeza sobre qual a melhor forma de resolver esta questão, pedimos a ajuda de uma expert no assunto. A convite do blog de casamentos Tips for Bride, a cerimonialista Juliana Felippe esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. Ao lado da Bruna Capacho, ela comanda a Par Perfeito Cerimonial – empresa que atua com profissionalismo e responsabilidade na organização e realização de eventos perfeitos na cidade de Campinas e região. A especialista fez questão de tratar o assunto sem nenhum tipo de tabu. Explicando tintim por tintim as vantagens e desvantagens de convidar crianças para participar da celebração do seu grande dia. De quebra, ela aproveitou para dar dicas preciosas sobre como contornar a situação sem ser indelicada.

Crianças: Elas são sempre bem-vindas?

Bater o martelo sobre a decisão de incluir ou não as crianças em sua lista de convidados está entre as muitas pendências de seu checklist? A solução pode ser mais simples do que parece. Existem três perguntas básicas a se fazer em caso de dúvida. Questões simples e muito objetivas que podem ajudá-la a decidir o melhor sem peso na consciência.

  • O quanto essas crianças são importantes para vocês – os noivos?
  • O quanto os pais das crianças são importantes para vocês?
  • Qual o perfil dos convidados? E, principalmente, qual será o perfil da festa?

Muitos fatores acabam influenciando na hora de tomar a decisão sobre incluir ou não os pequenos em sua lista de convidados. O principal dele é horário escolhido para a cerimônia. Quanto mais tarde a celebração começar, menos adequado será o ambiente para crianças. O que acaba facilitando a justificativa por escolher deixá-los de fora do seu grande dia. “Hoje em dia, existem casais que optam por realizar seus casamentos nos últimos horários da igreja. A ideia é fazer com que a recepção comece mais tarde. Isso acaba inibindo naturalmente a presença das crianças”, comenta Juliana Felippe, cerimonialista do Par Perfeito.

devo convidar crianças para o meu casamento ou não
Napa Valley Nanny

Assim como você conhece seus convidados, eles também conhecem muito bem você e seu noivo. Isso significa que eles sabem – ou pelo menos imaginam – o tipo de festa que vocês irão dar. Na maioria das vezes, não é difícil imaginar que aquele não será um ambiente adequado para crianças. Apesar de poder contar com o bom senso, é sempre mais garantido ir direto aos fatos. “É importante deixar bem claro no convite quando estão convidando apenas o casal sem os filhos. Convite para Sr. e Sra. está endereçado apenas ao casal. Convite para Sr. e família abre margem para os casais levarem os filhos solteiros, independentemente da idade”, explica a especialista.

Pergunta dos pais: Podemos levar nossos filhos?

“Normalmente, a notícia de que as crianças não serão convidadas para o casamento se espalha rápido”, explica Juliana, assessora e cerimonialista do Par Perfeito. Muitos pais não se incomodam de deixar os filhos com alguém para ir ao casamento. Porém, existem aqueles que se sentem desconfortáveis com o fato de terem que deixar as crianças em casa. Descontentes, eles chegam a questionar os noivos sobre o fato. É preciso ter pulso firme para resolver este impasse. “Se a decisão for: não teremos crianças no casamento! Haja o que houver, você e seu noivo devem se manter firmes”, ressalta.

devo convidar crianças para o meu casamento ou não
Inside Weddings

Para evitar aborrecimentos, é preciso que vocês sejam sinceros e se mostrem seguros seguro sobre a decisão. Uma boa forma de tocar no assunto de forma sutil e não serem pegos de surpresa é fazer o convite e esclarecer o porquê de não convidar as crianças. “É preciso ter em mente que essa justificativa deve ser pensada com cuidado, para não gerar desconforto”, explica Juliana, do Par Perfeito. Para te ajudar a sair desta saia justa com elegância ela sugere os seguintes comentários:

  • Não teremos um espaço adequado para as crianças
  • Nossa comemoração terminará tarde da noite
  • Queremos que todos os convidados se divirtam e curtam a festa até o final

Aqui a criança é sempre bem vinda!

Sobrinhos, primos e afilhados. Quem é que não quer ter estes pequenos ao seu lado em um dia tão importante? Apesar de saber que um casamento não é o ambiente mais convidativo pra crianças, fica difícil abrir mão de sua presença em um momento especial como este. “Ter crianças no casamento não é o fim do mundo”, comenta Juliana, assessora e cerimonialista do Par Perfeito. Só é preciso ter em mente o seguinte: A mesma regra deve ser seguida para todos! Ou seja, se as crianças da sua família vão, você não pode deixar de fora dos filhos dos seus amigos.

devo convidar crianças para o meu casamento ou não
Kevin Mullins

Tomada a decisão de convidar os pequenos, é preciso encontrar soluções que tornem o ambiente mais agradável para eles. Para ter certeza de que tudo correrá conforme o esperado, uma boa alternativa é oferecer atrações especialmente preparadas para eles. “Muitas empresas oferecem um serviço especializado em entretenimento infantil durante as mais diversas comemorações”, conta a cerimonialista. A responsável pela Par Perfeito Cerimonial dá as seguintes sugestões:

  • Na hora de escolher o local do casamento, pensem em um espaço apropriado para montar o espaço kids.
  • Contrate uma boa recreação que atenda crianças de diferentes faixas etárias.
  • Evite brinquedos que deixam as crianças mais agitadas, como: pula-pula e cama elástica.
  • Pense em um cardápio que atenda às crianças

Diversão para todas as idades

Existem crianças quietas e outras mais agitadas. Assim como existem pais mais cuidadosos e preocupados e outros que fazem um estilo mais relax. A verdade é que os pequenos são cheios de energias e, quando se juntam, é difícil mantê-los sob controle. Segundo a assessora e cerimonialista Juliana, especialista na organização de casamentos, é preciso se lembrar de algo que pode acabar gerando alguns mal-estares em seu casamento. “Criança sem atividade apropriada inventa maneiras de se divertir”, diz. Correr, roubar doces, entrar embaixo da mesa, apagar velas. Vale tudo para chamar a atenção dos pais.

devo convidar crianças para o meu casamento ou não
Getty Images

É por isso que ter um ambiente especialmente voltado para os pequenos é tão importante. Um espaço convidativo, em que elas se sintam à vontade. Com vasta experiência na realização de eventos em Campinas e região, Juliana ressalta que é preciso se atentar a um importante detalhe. “Não podemos esquecer que, na maioria dos casamentos, existem crianças com as mais variadas idades. Para atender a todos os públicos é importante contar com a ajuda de profissionais. Eles oferecem atividades diversificadas de acordo com a idade de cada criança”, explica.

Padrinhos com filhos pequenos. O que fazer?

Contar ou não com convidados mirins em seu casamento já é uma questão delicada por natureza. Mas, e se os pequenos em questão forem filhos dos padrinhos? Neste caso, é ainda mais complicado. É muito comum que casais de padrinhos participem do cortejo com bebês no colo ou fiquem com eles no altar. “Se isso incomodar você e seu noivo, considerem a opção de não convidar esse casal para padrinhos”, sugere Juliana, assessora e cerimonialista do Par Perfeito. O grande problema é que os padrinhos são sempre pessoas muito queridas. Que foram escolhidos para ocupar esta posição, justamente por serem especiais. Não dá para deixá-los de fora do seu grande dia.

Para superar essas e outras adversidades é preciso ter em mente que vocês devem estar plenamente felizes no seu grande dia. É preciso tomar algumas precauções para se certificar de que nenhuma adversidade irá incomodá-los. Baseada em suas experiências, Juliana esclarece que a principal dica é conversar com a equipe de cerimonial. “Isso ajuda a evitar situações indelicadas e constrangedoras. Com certeza, eles saberão conduzir tudo de forma tranquila e sutil”, explica. Basta ter um papo franco com sua assessora e passar todas as recomendações e orientações. Dar carta branca para que ela resolva todas as questões do jeito que achar melhor.

Palavra de mãe: Crianças no casamento

Aproveitamos o papo para pedir à cerimonialista Juliana, do Par Perfeito, para deixar a profissão de lado e dar a sua opinião pessoal – como mãe – sobre esta delicada questão. Confira!

“Para mim essa questão é realmente muito delicada. Acho chato quando algumas coisas são impostas para as pessoas. Se o casal, delicadamente, me diz que meus filhos não foram convidados para o casamento, eu entendo que a presença deles não é importante, então a minha também pode não ser tão importante assim. Mas, se eu e minha família somos convidados para um casamento que eu sei que será tarde da noite ou que não terá atividades para crianças, eu gosto de ter a opção de escolher se vou ou não levar as crianças”.

“Em todos os casamentos, temos os convidados que ficam até o final e os convidados que preferem ir para casa mais cedo. Não podemos esquecer que alguns adultos podem dar mais trabalho que as crianças depois de um certo tempo de festa! Enfim, por ser um dia tão especial, acho importante que todos se sintam bem, acolhidos e que tenham a certeza de que se estão ali, é porque os noivos gostam de sua companhia e são importantes na vida deles. Para mim, casamento é demonstração de amor a todo tempo e em todos os detalhes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride