O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Dicas para não errar na escolha do convite

Existe um antigo ditado que diz: A primeira impressão é a que fica. Os convites de casamento cumprem esta função, já que é o primeiro contato que os convidados terão com este dia tão importante, que levou meses para ser organizado com muito carinho pelos noivos. Além de informar sobre o horário, local e data da cerimônia e festa, o convite tem a função de já adiantar sobre qual será o estilo do casamento, assim como retratar um pouco da personalidade do casal. “O estilo e as cores escolhidas para o convite devem estar em harmonia com a decoração da festa, enquanto a identidade visual e o monograma devem combinar com o casal para que o casamento tenha a cara dos noivos”, explica Samara Costa, diretora da empresa de convites S-Cards.

casamento-convite-1 casamento-convite-7 casamento-convite-2

 

Estilo do convite

O local escolhido para a cerimônia e a festa do casamento é um dos fatores que mais influencia a escolha dos convites. Algo mais tradicional pede uma papelaria mais refinada e clássica, enquanto um evento no campo ou na praia permite usar elementos mais rústicos, coloridos e criativos, e até mesmo uma dose de humor, dependendo do perfil do casal.

Os convites do tipo tradicional são sempre em tons claros, nas cores branco, pérola ou rosa antigo, com cortes retos e simétricos. Costumam ser simples, sem perder a sofisticação e elegância, e utilizam uma tipografia rebuscada com detalhes dourados e impressões de alto padrão, como o relevo francês ou americano, sempre em papeis finos.

A imaginação rola solta quando se trata de convites modernos ou no estilo rústico, pois permitem utilizar doses maiores de ousadia na confecção, seja no tipo da caligrafia ou até dos materiais escolhidos. “Nos convites modernos, conseguimos brincar um pouco mais com as cores, usando uma aquarela ou estampa floral, por exemplo. Nos modelos rústicos, utilizamos muito o papel kraft, para um clima mais vintage, ou o papel raphia, um pouco mais nobre e refinado. Para o fechamento, usamos bastante cordões encerados com rendas off-white”, explica Samara.

 

casamento-convite-6 casamento-convite-3 casamento-convite-4

 

Identidade visual do casamento

O monograma é, sem dúvidas, o tipo de identidade visual mais explorado pela maioria dos casamentos. No caso de convites tradicionais, ainda é a melhor opção. Para os moderninhos, vale apostar num desenho, numa paisagem do local, em algo mais criativo e que melhor retrate o clima do casamento: algo mais leve e descontraído, por exemplo. A identidade visual são as famosas iniciais com algum monograma ou desenho específico, que aparecerá não apenas nos convites, mas em todos os artigos de papelaria e de decoração, como pista de dança, lembrancinhas, porta-guardanapos ou almofadas, por exemplo. É uma espécie de marca registrada daquele dia especial, que será eternizado por um símbolo – por isso é tão importante que seja escolhido com cuidado e que reflita o estilo e jeito de ser do casal.

 

Impressão e acabamento

Além do estilo do convite, os noivos têm que definir o modelo, cores, formato, caligrafia e material que serão utilizados. Como ninguém é obrigado a saber detalhes de layout e construção gráfica, a maioria das empresas especializadas em convites e papelaria presta uma consultoria para ajudá-los a definir os detalhes. Uma dica importante é definir uma paleta de cores que será utilizada na decoração do casamento e utilizá-la como base para a escolha dos convites. “O método de impressão que mais usamos aqui na Scards é a serigrafia, que é um método artesanal e nobre e está sempre em alta. O hot stamp com relevo, que chamamos de metalic para o monograma, é um detalhe especial que chama bastante atenção e é considerado o queridinho das noivas”, explica Samara Costa, da S-Cards.

Crédito das imagens: S-CARDS
Crédito das imagens: S-CARDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride