O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
BLOG DO NOIVO
Blog do Noivo
DressGo
Tips For Bride

Dress Code para os Noivos

Com que roupa eu vou? É exatamente essa dúvida que fica martelando por meses na cabeça dos homens que estão prestes a subir no altar. Mesmo para aqueles que usam paletó e gravata diariamente no trabalho, é uma questão difícil, por exigir algumas particularidades específicas do traje de noivo. Pesquisamos sobre as principais referências, regras de estilo e entrevistamos dois dos maiores estilistas de trajes masculinos do Brasil: Ricardo Almeida e João Camargo, da Camargo Alfaiataria. São diversos os fatores que devem ser levados em consideração: não apenas o local da cerimônia, mas também o horário, o estilo do casamento (formal ou mais descontraído) e até mesmo o tipo físico.

Apesar de estarmos terminantemente proibidos de saber qualquer coisa a respeito do vestido da noiva, é ideal que ambos os trajes estejam em harmonia, dentro do mesmo estilo. Ou seja, se a noiva escolher um modelo bem praia, leve e esvoaçante, sem brilhos ou bordados, não fica bem escolher um traje extremamente formal, como um fraque ou smoking, por exemplo. Quando se fala em terno, estamos falando de paletó, calça social e colete – este último, aliás, que é praticamente a marca registrada dos noivos, já que é o único homem no casamento que está permitido a utilizar o item. Muitos noivos, especialmente em cerimônias realizadas ao ar livre, decidem abolir o colete – daí, passa a ser chamado de costume, apenas com camisa, paletó e calça social, podendo vir ou não acompanhado de gravata.

Vamos lá, rapaziada. Deixei tudo bem organizado para facilitar a vida e ajudá-los nesta tarefa que só parece, mas não é nada fácil.

 

Casamento formal, realizado à noite, realizado em igreja

Geralmente realizada ao entardecer ou no período da noite, é a mais clássica e tradicional de todas as cerimônias de casamento e exige trajes específicos. Se vocês optaram por um casamento nestes moldes e a cerimônia está marcada para 20h00 ou mais tarde, não tenha dúvida que sua futura esposa estará vestindo algo muito sofisticado, com bordados, pérola, brilhos. É muito provável que seja aquele típico vestido de princesa, com direito a véu de três metros de comprimento e tudo mais. Ou seja, você precisa estar à altura. “Seguindo o estilo clássico, basicamente temos as cores cinza, chumbo ou preto. Para quem deseja inovar e manter o estilo formal, pode usar o azul escuro. Sempre com camisa branca e gravata prata, branca ou pérola, cores que representem a importância do noivo. Para finalizar, sapato preto ou marrom de amarrar”, explica o estilista Ricardo Almeida. O nível de formalidade depende basicamente do horário da cerimônia. Se for um casamento diurno, mas realizado em igreja, os noivos ficam livres para optar por um traje mais formal ou algo mais leve, em tons mais claros, semelhante a um casamento realizado ao ar livre, durante o dia.

Peach Wedding / Ricardo Almeida
Peach Wedding / Ricardo Almeida
Style Me Pretty / Divulgação
Style Me Pretty / Divulgação
Elizabeth Anne Designs / Wedding Party
Elizabeth Anne Designs / Wedding Party
Style Me Pretty / Ricardo Almeida
Style Me Pretty / Ricardo Almeida
Hub Pages / Wedding Party
Hub Pages / Wedding Party

Diferença entre smoking, fraque e terno

Antes de definir o tipo de traje para o grande dia, é importante que o noivo se sinta à vontade com o modelo escolhido. Por isso, se precisar, visite algumas lojas e experimente alguns para se certificar de que está fazendo a escolha certa.

  • Smoking: Composto por calça preta com faixa de cetim e paletó também preto com lapela acetinada. Indicado apenas para festas black tie, extremamente glamurosas.
  • Fraque: Sempre com a calça em tecido risca de giz, conta com um paletó grafite de cauda longa, que se sobrepõe a um colete cinza e camisa branca. É um traje indicado para cerimônias muito formais.
  • Fraquete: Difere do fraque em relação às cores, pois é todo preto.
  • Meio Fraque: É a famosa tropicalização do fraque, segue os mesmos padrões, mas não possui a cauda.

“O terno é ilimitado e pode ser usado em um casamento tradicional ou não, nas cores preto ou grafite. O fraque, fraquete e meio-fraque são peças bem mais tradicionais. Muito cuidado com a altura do noivo porque este tipo de traje diminui a altura da pessoa em um contexto visual, pois divide o corpo. No caso de noivos com estatura menor, é mais interessante apostar em terno ou smoking, tudo em uma cor só, para valorizar e alongar a silhueta”, explica o estilista João Camargo. A vantagem do terno é que fica uma produção mais contemporânea e poderá ser utilizada após o casamento em outros eventos. “O fraque é uma vestimenta para usar em situações extremamente formais até às 18h00. Já o smoking é permitido desde que toda a festa esteja de black tie”, comenta Ricardo Almeida. Para quem não sabe, cerimônias do tipo black tie são aquelas que vêm detalhado no convite de casamento, na qual todos os homens devem ir de smoking e as mulheres com vestido longo. É só lembrar das festas do Oscar, é um típico evento black tie.

Smoking (Fotos: Divulgação)
Smoking (Fotos: Divulgação)
Smoking (Fotos: Divulgação)
Smoking (Fotos: Divulgação)
Exemplos de Meio Fraque e Fraque (Fotos: Divulgação)
Exemplos de Meio Fraque e Fraque (Fotos: Divulgação)

 

Casamento ao entardecer, realizado ao ar livre (campo ou praia)

Mesmo para as cerimônias realizadas ao ar livre, existem diferentes estilos de casamento: aqueles super descontraídos, sem muita sofisticação, e aqueles que mantém o tradicionalismo e o requinte, mesmo sendo numa celebração fora da igreja. Para não perder a elegância em ambos os casos, a sugestão é apostar em tons intermediários, como o cinza e o azul médio. Caso desejem manter a formalidade da cerimônia, devem considerar como itens obrigatórios a gravata, o colete e também ao sapato com meia. “Nesses casos, o noivo tem que estar adequado e sofisticado, mas com tons mais claros e tecidos mais leves, pois assim gera conforto e leveza. Na praia, pode ir de azul claro ou todo branco/off-white e uma camisa, já que o ambiente favorece a escolha mais descontraída. No campo, um pouco menos informal que a praia, é indicado manter o blazer, mas pode abolir a gravata”, comenta o estilista Ricardo Almeida. Caso seja uma cerimônia mais intimista, algo simples, apenas com os familiares e melhores amigos, é recomendado manter o uso do colete, para não perder identificação do noivo, sem gravata e mocassim sem meia.

Ricardo Almeida / Divulgação
Ricardo Almeida / Divulgação
Ben Yew Photography / The Knot
Ben Yew Photography / The Knot
Style Me Pretty / Ruffled Blog
Style Me Pretty / Ruffled Blog
Style Me Pretty / Ricardo Almeida
Style Me Pretty / Ricardo Almeida
Junebug Wedings / Style Me Pretty
Junebug Wedings / Style Me Pretty
Divulgação / Style Me Pretty
Divulgação / Style Me Pretty
Wedding Party / Esquire
Wedding Party / Esquire
Divulgação / Every Last Detail
Divulgação / Every Last Detail

Noivos estilosos e moderninhos

“O casamento deve ter a cara dos noivos” é quase um mantra durante a organização do casamento. Hoje em dia, existem menos regras e protocolos a serem seguidos e muitos casais optam por fazer algo totalmente inusitado, criativo e fora dos padrões. Esta personalidade dos noivos também fica bem definida na escolha dos trajes, quase sempre mais despojados e moderninhos, seja com suspensórios, gravatas coloridas, tênis ao invés do sapato, etc. São infinitas as formas de criar a inovar na celebração do casamento. Desde que esteja atrelado ao estilo da cerimônia e dentro do consenso dos noivos, não existem restrições – sempre com uma boa dose de bom senso e bom gosto, ainda mais indispensáveis quando a ideia é fugir dos padrões.

Divulgação / MenStyle1
Divulgação / MenStyle1
Fashion Wire Press / Raddestlooks
Fashion Wire Press / Raddestlooks
Style Me Pretty / Wedding Chicks
Style Me Pretty / Wedding Chicks
Raddestlooks / Divulgação
Raddestlooks / Divulgação
Raddestlooks / Divulgação
Raddestlooks / Divulgação
Divulgação / Raddestlooks
Divulgação / Raddestlooks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride