O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
ESPECIAL: INTERIOR DE SP
Especial Interior de SP
DressGo
Tips For Bride

Dica do Especialista: Dúvidas ao contratar o fotógrafo

Uma das maiores preocupações dos noivos é: como registrar este momento único? As fotos e o vídeo do casamento são as principais lembranças – além daquelas recordações que ficam gravadas na memória, que são sempre as melhores e insubstituíveis! – por isso, é tão difícil. Afinal, qual ensaio combina melhor com o casal, como saber se aquele tão sonhado fotógrafo combina com o estilo desejado, como comparar os diferentes orçamentos… Você também tem essas dúvidas? Conversamos com o casal de fotógrafos Moyra e Tiago, de Sorocaba, que nos deram ótimas dicas! Confira abaixo:

Moyra e Tiago
Moyra e Tiago

Que tipo de ensaio escolher? Pré-wedding, trash the dress, first look…

Dentre as três opções nós elegemos a mais importante o pré-wedding. Esse é o nosso ensaio favorito porque é o momento que os noivos e o fotógrafo vão realmente se conectar antes do casamento. Cada casal tem sua própria personalidade, alguns mais tímidos, outros mais extrovertidos e nada melhor do que essa experiência do ensaio pré-wedding para o fotógrafo saber como aquele casal se comporta diante da câmera. Por outro lado, os noivos vão sentir mais confiança no trabalho do fotógrafo no dia do casamento. Além do mais, os noivos terão lindas fotos dessa fase que eles estão vivendo, sem estar ‘caracterizados’ de noivos.

O conceito por trás do ensaio Trash the Dress era justamente detonar o vestido de noiva, dias depois do casamento. Víamos muitas fotos dos casais na lama, em ferro-velhos, em casas abandonadas. Hoje em dia, esse ensaio é realizado com o propósito de fazer as fotos sem a correria do dia do casamento, com o casal vestido de noivos. As fotos são feitas em alguma locação especial e o fotógrafo tem todo o tempo e disposição para criar à vontade.

O first look é um ensaio que quebra um grande tabu e ainda é uma ideia que tem poucos adeptos por aqui. No Brasil, a nossa tradição diz que o noivo só pode ver a noiva quando a porta da igreja se abre. Nesse ensaio, os noivos se vêem antes da cerimônia, eles tem um encontro bem emocionante, num momento só deles. Depois é feito um rápido ensaio e em seguida eles vão para a cerimônia. Recomendamos para os casais que não se importam em seguir os protocolos e querem inovar. A nossa opinião é que o casal pode pensar no que seria mais emocionante: se ver antes da cerimônia, numa hora reservada só pra eles ou seguir a tradição e fazer o first look ali no corredor da igreja mesmo.

Moyra e Tiago
Moyra e Tiago

Fotos clássicas ou mais espontâneas? Como definir o estilo das fotos?

Essa questão vai direto com a personalidade de cada casal. Na maioria das vezes seguir as fotos clássicas significa fotos paradas, as poses são dirigidas e um grande tempo da festa será dedicado para essas fotos. Para os casais que querem curtir ao máximo a festa é mais recomendado contar com um fotógrafo ‘contador de histórias’, os momentos estarão lá acontecendo e ele estará fotografando tudo, sem pedir poses ou interferindo na cena.

Acreditamos muito que essa escolha vai definir algo super importante: os noivos vão querer fotos sem emoção ou com emoção? As fotos posadas devem ser feitas sim, claro que essas fotos têm que fazer parte do álbum, mas o tempo para fazer essas fotos deve ser dedicado somente para a família e os amigos mais próximos. O casamento é aquele dia que as pessoas que o casal mais ama estarão ali vivendo aquele momento com eles, e muitas coisas bacanas acontecem. É um momento de celebração e de calor humano, as pessoas se emocionam, elas sorriem e dançam. Acreditamos que vale a pena pensar com carinho em que tipo de fotografia vai atender as expectativas do casal. Fotografias que seguem mais um protocolo de fotos posadas ou uma fotografia de imersão nos acontecimentos, que vai fazer o casal se emocionar no futuro.

Quanto devo gastar? Como saber se vale a pena o investimento? 

A nossa dica é para o casal pensar sobre qual seria a prioridade para eles no dia do casamento. O sonho dos noivos é aquele lugar fantástico? Ou aquela decoração incrível? Ou aquele fotógrafo por quem eles se apaixonaram pelo trabalho? Dentro da nossa realidade, o que podemos deixar como uma orientação de preço é o casal não se basear num valor máximo a ser investido na fotografia, mas pelo contrário, sugerimos um valor mínimo a ser considerado, que seria um investimento a partir de R$ 5.000,00. Não conseguimos idealizar um fotógrafo que tenha uma estrutura sólida no mercado de casamentos que consiga manter seu negócio saudável, com investimentos, com estudos e planos de crescimento cobrando menos que esse preço.

Acho difícil mensurar qual a porcentagem que representaria o investimento na fotografia comparado com todo o orçamento do casamento. Só como um exemplo mais radical, já vi um casal que se casou na praia, somente os dois, uma celebrante e a fotógrafa dos sonhos deles, nesse caso a fotografia representou (vou chutar) muito mais que 50% de tudo o que foi investido no casamento deles. Ou uma situação oposta, daqueles casamentos de castelo, para 1000 convidados, onde a fotografia contabilizou somente 3% de tudo que foi gasto.

Moyra e Tiago
Moyra e Tiago

Como saber se o estilo do fotógrafo nos agrada?

Vivemos na era da internet e um fotógrafo conectado com o mundo deve ter um bom site. A principal dica que damos para os noivos é dar uma boa olhada no site do fotógrafo que eles estão considerando. O site é a vitrine dele, ali está a essência do que ele faz e do que gosta de fazer, e provavelmente fará no seu casamento. Consideramos importante ver se aquilo que ele mostra mexe com você, quando você olha as fotos de casamentos que ele já fez você consegue se imaginar junto com aquelas pessoas? Você consegue se imaginar no lugar daquela noiva?

Achamos legal separar uma pequena lista dos fotógrafos que mais agradaram o casal e, aí sim, entrar em contato por e-mail, perguntando sobre mais informações do trabalho deles e solicitando um orçamento. Depois disso, o casal pode partir para a fase das reuniões, mas somente com aqueles que sentiram uma maior afinidade na comunicação inicial. Mesmo que o orçamento que foi passado possa parecer, de primeiro momento, fora de cogitação nós recomendamos, mesmo assim, marcar uma conversa porque temos certeza que um bom fotógrafo sabe justificar o preço que ele cobra e quem sabe os noivos podem mudar de opinião a respeito de tudo o que eles pensavam sobre a fotografia de casamento. E quem sabe aquele preço, de início tão caro, possa ser visto com outros olhos.

Moyra e Tiago
Moyra e Tiago

Somos muito tímidos. Como garantir fotos bonitas? Qual é o papel do fotógrafo nestes casos?

A não ser que os noivos sigam a carreira de modelo ou sejam atores, a maioria dos casais ficam intimidados quando têm uma câmera apontada para eles. Nesses casos, o fotógrafo deve saber dirigir o casal para deixá-los muito à vontade, as poses devem ser criadas de uma maneira mais natural. O fotógrafo tem que ter a sensibilidade de ver quando o casal está tenso e saber contornar essa situação. Para casais muito tímidos, a nossa dica é escolher um fotógrafo que, além de ter um bom trabalho, tenha algumas afinidades com eles. Quanto mais o casal se sentir à vontade na reunião com o fotógrafo, mais eles se sentirão tranquilos em ser fotografados no dia do casamento.

O que está incluso nos orçamentos? Algumas dicas para comparar os diferentes preços dos fotógrafos? Quais são os diferenciais, vantagens ou benefícios que os fotógrafos costumam incluir no pacote de fotografia?

Na nossa opinião como fotógrafos e como casal (temos dois anos de casados), o principal fator a ser comparado entre os fotógrafos é a própria fotografia em si, são as fotos que eles mostram e a forma como fotografam que devem ser usadas como comparativo. Depois do casamento, não vai fazer muita diferença o tipo de álbum, se terá um quadro, algum brinde ou o álbum da sogra. Se as fotos entregues não fizerem sentido para o casal, de nada vai valer qualquer produto adicional oferecido depois do dia do casamento. Um bom fotógrafo faz boas fotos, e isso é o que deve importar. Se o casal não ficar satisfeito com o material do álbum eles podem simplesmente fazer somente o álbum com outro profissional ou um designer, porque as fotos no formato digital, que é o mais importante, com certeza serão entregues. Mas achamos difícil um bom fotógrafo não ser cuidadoso com o material que será entregue. Profissionais dedicados terão o maior carinho em imprimir suas fotos com um material de qualidade e que corresponda à altura o valor de seu trabalho. Nós vemos o álbum como se fosse a moldura de um quadro, é super importante, mas ela serve somente como um suporte para o trabalho do artista, e o que mais importa não é o suporte e sim o conteúdo.

Moyra e Tiago
Moyra e Tiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride