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Profissionais que Amamos: Catarina Robles – Lembrancinhas em Prata

Quando o assunto é: lembrancinhas em prata para mães, madrinhas ou avós, é praticamente impossível não lembrar do trabalho da Catarina Robles. Por trás dessa empresa com itens maravilhosos, apaixonantes e super delicados, existe uma história incrível de inúmeros desafios. Qualquer noiva se apaixona e fica sonhando com as lembranças feitas em prata – e, agora, também nas cores dourado e rosé. Nós convidamos ela mesma, a Catarina Robles, para falar um pouco sobre a sua trajetória profissional, a sua rotina de trabalho no atelier e sobre os anos de empresa, que a consagraram como uma das empresas de lembrancinhas mais requisitadas pelas noivas de todo o Brasil. Confiram os detalhes desse bate-papo super gostoso. Vamos lá?

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Catarina Robles e seu marido e atual sócio Tarcisio Tavares num dia de produção no atelier da empresa.
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O produto preferido das noivas são os porta joias maiores ou espelhos para presentear as madrinhas, mães e avós.
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As lembrancinhas em prata são uma opção sofisticada e muito charmosa para presentear as madrinhas. Na foto, algumas opções para harmonizá-las com outros itens.
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Um dia de produção no atelier da Catarina Robles, empresa de lembranças em prata que teve início em 2010.

 

Há quanto tempo existe a empresa Catarina Robles e como tudo surgiu?

A empresa Catarina Robles teve início em 2010, quando comecei um blog no intuito de divulgar a minha loja física. Ela era associada à marca do meu pai, a Robles Prata de Lei, em São Paulo. Através do blog, comecei a ter uma procura cada vez maior pelas lembranças, encomendas do Brasil inteiro começaram a pipocar. Em 2012, o movimento da loja física era muito baixo e o blog estava cada vez mais movimentado. Em maio do mesmo ano, fechei a loja física e me lancei somente no mundo virtual.

Mudei meu escritório para casa e comecei a trabalhar duro, procurar parcerias, bons fornecedores, tudo que pudesse diferenciar minhas lembranças e destacá-las no mercado. Desde o início, eu já tinha o suporte do Tarcisio, na época ainda meu namorado, mas que enxergava o potencial do meu trabalho. Ele já trazia soluções que me ajudavam a me profissionalizar ainda mais. Ele desenvolveu uma planilha com os produtos para emissão dos pedidos, achou a plataforma ideal para a construção do site… Fora a ajuda com a mão na massa mesmo, na montagem das lembranças quando chegava em casa à noite.

No final de 2013, nos casamos e decidimos que tocaríamos juntos o negócio. No início de 2014, saímos de casa e alugamos um espaço. O trabalho aumentava a cada dia e já não dávamos conta de tantas caixas em casa. Sem contar que eu engravidei e precisaríamos mesmo de outro espaço. Isso nos deu autonomia para montar estoques, criar embalagens, começamos a gravação computadorizada… Ainda éramos apenas os dois e, em junho de 2014, contratamos nossa primeira funcionária. Tínhamos um certo medo de não dar conta, mas logo eu teria meu bebê e precisaríamos de um suporte. O Tarcisio sempre em busca do profissionalismo e eu no desenvolvimento das peças, ambos buscando soluções para termos um serviço de excelência. Esse era nossa grande meta e desafio.

 

Quem era a Catarina Robles antes de abrir o seu próprio negócio?

Eu me formei em Relações Internacionais e amava jogar basquete. Durante a faculdade, fiz estágios, fui trainee na Amcham, sempre gostei de trabalhar. Desde o colegial, eu animava festas infantis com uma amiga. Desde que abri minha própria empresa, a rotina em si não mudou muito pois quando estava com meu pai, já encarava o negócio como meu.

 

Hoje em dia, como seria um dia de trabalho na Catarina Robles?

Hoje temos quatro funcionárias, além de mim e do Tarcisio: uma equipe unida num ambiente amigável e de muitas risadas. Eu faço um pouco das vendas e organizo a produção e administro as redes sociais da empresa. Uma das funcionárias me ajuda nas vendas e em outras tarefas, enquanto o Tarcisio cuida da parte financeira, do marketing e de novos caminhos para seguirmos. Temos três funcionárias responsáveis pela produção interna das peças e gravações. As encomendas são feitas por e-mail, whatsapp, direct do Instagram ou Facebook. Todas são formalizadas através de um sistema interno, que gera a ordem da produção e tudo fica integrado.

 

Qual é o seu relacionamento com as clientes/noivas? Como funciona a logística entre o primeiro contato, fechamento do pedido e produção?

A primeira ordem para o nosso atendimento é responder as mensagens o mais breve possível. Jamais tentarei vender a peça na qual eu ganho mais dinheiro apenas pensando no lucro. Quero satisfazer a noiva, superar as expectativas dela, mas tudo dentro da realidade de cada pessoa. Procuro as melhores soluções e amo os desafios que, às vezes, elas me colocam. O prazo médio entre a confirmação do pedido e o envio do material é de 20 a 30 dias, aproximadamente – mas já fizemos alguns milagres! Rs

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As lembranças em prata podem ser gravadas com o monograma ou as iniciais dos noivos. Fica um charme!
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Além de presentear as madrinhas, mães ou avós, as lembrancinhas em prata também são uma opção para todos os convidados do casamento.
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Catarina Robles, Tarcisio Tavares e mais quatro funcionárias formam a equipe do atelier: “Uma equipe unida num ambiente amigável e de muitas risadas”.

 

Para casamentos, quais seriam os tipos de produtos preferidos das noivas?

O produto preferido das noivas são os porta joias maiores ou espelhos para presentear as madrinhas, mães e avós. Algumas noivas fazem peças especiais para as mães, ou o contrário, em que a mãe decide presentear a filha noiva. Hoje em dia, está mais difícil encomendas para todos os convidados do casamento devido ao custo. Mas, quando acontece, é muito especial saber que alcançarei um número grande de pessoas pois estarei na casa deles para recordarem de um momento de alegria.

 

Em toda a trajetória da empresa, quais momentos foram mais marcantes e inesquecíveis para você?

  • A entrada do Tarcisio na empresa.
  • Dar o passo de fechar a loja física e me lançar apenas no mundo virtual.
  • Depois de sair de casa, assumir um espaço para desenvolver meu trabalho.
  • Exportações de produtos.
  • Precisar me afastar da rotina de trabalho quando tive a minha filha.
  • Desenvolver parcerias do bem, nas quais não ganhamos em cima e a venda fica viável e sustentável.

 

Recentemente, você lançou produtos dourados e rosê. Conte-nos um pouco sobre essas novidades.

Já existia uma demanda pelo dourado, sempre alguém solicitava. Quem quis colocar essas ideias em prática foi o Tarcisio, eu tinha um certo receio. Amo as peças na prata, mas confesso que estou apaixonada pelo rosê. Confesso que o meu maior medo era a oxidação das peças. Muitas pessoas não entendem, mas todo metal em contato com o oxigênio tem uma reação e oxida. Não existe prata que não escureça. Eu não sabia qual seria o comportamento desses metais, mas fizemos as peças e as deixamos expostas, limpamos com o que costumamos limpar a prata e deu tudo certo!

 

À frente da empresa Catarina Robles, existe algum sonho que você espera alcançar dentro dos próximos anos?

Nosso grande sonho é ser referência no mercado de lembrancinhas de prata. Para isso, estamos trabalhando duro no desenvolvimento do novo site. Assim atenderemos da melhor forma atacado, varejo e mercado externo.

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As caixas de madeira revestidas em tecido são uma opção para armazenar os itens de prata e combiná-los com outros acessórios para as madrinhas do casamento.
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Além das lembranças em prata, Catarina Robles recentemente lançou a Vida Rosê: itens metálicos em tom rosado! Simplesmente perfeito!
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As clientes da Catarina Robles sempre pediram por itens dourados. A demanda foi tão alta que eles criaram outro segmento: Douradas Lembranças.
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Profissionais que Amamos: Valéria Bressiani, da Casamarela Noivas

Nós amamos ouvir histórias de amor, que nos encantam, enchem nossos corações de esperança e alegria… Mas nós também somos apaixonados pelos bastidores desse universo mágico de casamentos. Justamente por isso que sempre ouvimos as noivas em seus depoimentos de Casamentos Reais e procuramos dar espaço para que as empresas também façam suas sugestões para nossas leitoras. Essa é uma das áreas preferidas do blog, o Profissionais que Amamos: sempre convidamos alguém de prestígio e reconhecimento no mercado de noivas para contar detalhes da rotina na empresa, de como tudo começou e também dos sonhos que ainda estão por vir.

Temos o imenso prazer de compartilhar com vocês uma entrevista com a querida empresária Valéria Bressiani, idealizadora da Casamarela Noivas. Com lojas em São Paulo, Campinas e Capivari, a marca se consolidou como uma das principais referências em vestidos de noiva. Valéria divide o comando da empresa com suas duas filhas, Lívia e Flávia, e já soma um portifólio de mais de 900 modelos disponíveis. São estilos que variam entre o clássico, boho chic, vintage e romântico de grifes mundialmente conhecidas como Yolan Cris, Cymbeline, Rosa Clará e Anna Campbell. Confira nosso bate-papo delicioso e muito inspirador e prepare-se para se apaixonar ainda mais pela Casamarela.

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Como tudo começou na história da Casamarela? De onde surgiu a ideia e como foram os primeiros meses/anos de vida da empresa?

Tudo começou porque eu tive que, por motivos pessoais, voltar a morar em Capivari. Através da minha irmã, fui apresentada a esse universo dos vestidos de noiva. Eu já tinha afinidade com moda e com o universo da alta costura, ou seja, foi uma conjunção perfeita para transformar a ideia num negócio e num projeto de vida. Os primeiros meses foram para estruturar e pensar no que eu gostava em relação ao universo noiva e o que realmente me agradava.

Eu comecei a pesquisar muito as marcas nacionais e internacionais para que eu pudesse colocar na loja brands que estivessem alinhadas com o que eu buscava em relação a acabamento e estética. Por conta disso, comecei a me aproximar dos produtos importados. Comecei a perceber que, naquele momento, eles traziam uma qualidade que eu queria oferecer para as noivas que iriam comprar o meu produto. Em pouco tempo, conseguimos em pouco tempo estruturar a marca e criar uma identidade dentro deste mercado e viramos uma referência no interior de São Paulo. Aos poucos, isso foi se intensificando até chegar no que somos hoje. Desde os primeiros meses, eu busquei trazer modelos diferenciados, queria fugir do que já estava sendo feito.

Quem era a Valéria Bressiani antes da Casamarela, como era sua rotina profissional?

Eu trabalhei muito tempo na área de marketing de uma multinacional e, por causa do meu retorno a cidade natal , tive que pensar em outra área de atuação. Aquele novo espaço não demandava a função que eu exercia anteriormente e, na busca de pensar em um novo segmento de trabalho, me realizei como empreendedora na área de moda-noiva.

Como surgindo as principais representações de estilistas internacionais e o reconhecimento no mercado?

Durante a curadoria de produtos, eu acabei tendo contato com fornecedores no Brasil de marcas internacionais e, por causa disso, comecei a me relacionar com esse mercado. A partir daí, passei a comprar diretamente com as empresas e estilistas de fora. Dentre as marcas que represento, atualmente, uma que vem ganhando espaço, principalmente por causa da expansão de casamentos na praia e no campo são os vestidos da brand Yolan Cris.

Nós vendemos do estilo boho ao clássico, temos uma variedade grande de estilos dentro de uma mesma loja e isso faz a nossa estrutura multimarcas ser mais interessante para as noivas. Lá ela tem contato com muitos modelos e isso faz com que ela tenha mais certeza na hora da compra. Nós conseguimos compreender o que realmente tem a ver com o seu casamento e com seu estilo pessoal.

Yolan Cris é uma das marcas que vem ganhando espaço, especialmente com a moda dos casamentos ao ar livre.
Yolan Cris é uma das marcas que vem ganhando espaço, especialmente com a moda dos casamentos ao ar livre (Casamarela Noivas)

Nesses 20 anos de Casamarela, quais seriam os momentos mais marcantes da história da empresa e por que?

Vários momentos foram marcantes e importantes, cada um da sua maneira. Uma realização muito grande foi a inauguração das outras lojas da Casamarela. Além disso, paulatinamente, estruturar a empresa como uma loja que oferece mais do que um vestido para o dia da cerimônia de casamento. As histórias que passam pela loja são as alegrias que fazem a empresa ter tantos momentos bons e conseguir se manter dentro de uma proposta de mercado.

Como é a estrutura da Casamarela em relação ao número de funcionários, quantidade de vestidos e estilistas?

Hoje, trabalhamos com cerca de 30 profissionais (diretos e indiretos). Eles nos auxiliam a proporcionar uma experiência para a consumidora na hora da escolha do vestido ideal. São cerca de 12 estilistas, recebemos 300 modelos por loja. Ou seja, são 900 modelos disponíveis entre São Paulo, Campinas e Capivari e a escolha de cada modelo é pensada para a demanda local.

Como é a rotina de trabalho da Valeria Bressiani – e também de suas filhas Livia e Flavia – à frente da Casamarela? Como você descreveria as atividades do seu dia-a-dia?

A nossa rotina é feita em cima de planejamento. Nós buscamos estar sempre próximas ao que acontece na loja e, ao mesmo tempo, olhar para fora em busca de trazer o novo. Com esse desejo “vanguardistas”, temos uma rotina anual que é dividida entre o trabalho nas lojas e muitas viagens internacionais para os principais eventos do ramo. Nosso objetivo é entender e conhecer tudo o que vem sendo produzido e pensado para noivas.

Existe algum grande sonho que você ainda não realizou com a Casamarela? Ou algo que planeja para os próximos anos como um objetivo profissional?

Inquietude me define. A partir disso, eu digo que sempre tem coisas que desejo realizar e aprimorar. Eu desejo poder atender cada vez melhor nossas noivas e é para isso que trabalhamos. Em relação à qualidade, estamos alinhadas com as melhores marcas que atuam aqui e fora do país. Nosso desejo é nunca parar de nos atualizarmos.

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Profissionais que Amamos: Ricardo Braghetta, da Cadô Presentes

Fundada há exatos dez anos, a empresa de marketing promocional Cadô Presentes foi idealizada pelo empresário Ricardo Braghetta. Com uma história super inspiradora e um catálogo de mais de 500 produtos, é uma das principais empresas quando pensamos em itens personalizados para eventos sociais – e, de maneira especial, para casamentos. “Nosso objetivo é atuar em áreas diferentes, transformando a expectativa dos clientes em realidade. Por isso, a logomarca baseia-se na cultura indiana, que tem os elefantes como significado de alegria, capacidade intelectual e astúcia. O nome Cadô vem de Cadeau, que em francês significa presente, mas como nosso negócio é personalizar, escrevemos o nome da maneira como é pronunciado aqui no Brasil”, segundo o site oficial da empresa. Com formação e experiência profissional na área de publicidade, Ricardo Braghetta deu os primeiros passos com um orçamento reduzido, mas cheio de vontade e entusiasmo para transformar seu sonho em realidade.

Ricardo Braghetta é o empresário responsável pela Cadô Presentes (Foto: Divulgação)
Ricardo Braghetta é o empresário responsável pela Cadô Presentes (Foto: Divulgação)

“O mais importante é se divertir e fazer o que ama! O reconhecimento vem com o tempo. Desde criança, desenvolvo produtos e procuro me relacionar com pessoas queridas que, muitas vezes, se tornam meus clientes”, explica Ricardo, que também se envolve e dedica parte do seu tempo a projetos sociais. Segundo ele, a Cadô Presentes é mais do que uma empresa de marketing promocional – e sim uma fazedora de sonhos. “Desde o início de uma grande idéia até sua execução final, estamos sempre criando e brincando com a possibilidade de ver as coisas de um novo jeito. O cliente apresenta a necessidade e nós oferecemos soluções personalizadas e únicas”. Confira nosso bate-papo inspirador com Ricardo Braghetta, idealizador da Cadô Presentes:

Alguns dos produtos do catálogo da Cadô Presentes:

Cadarço de led
Taça de champagne de led
Óculos de neon
Óculos de led
Repelente personalizado
Bastão de led personalizado
Pulseira de led personalizado
Rótulo personalizado para bebidas
Almofada personalizada
Picolé personalizado
Totem para carregar celular
Balões de ar metalizados
Balões de gás hélio com led
Garrafinha de água personalizada
Sandália personalizada
Sparklers de coração
Fotolivro personalizado

Ímã de geladeira com Save the Date
Protetor de salto alto
Guarda-chuva japonês
Máscara de dormir
Pashminas
Leques personalizados
Carregador portátil para celular
Guardanapos e lágrimas de alegrias personalizados
Quadros, caixinhas, placas divertidas para o casamento 

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Picolés com rótulos personalizados com o monograma do casal: super produção para encantar os convidados!
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Leques de madeira para o versão e pashminas para os dias mais frios: Tudo pensado com carinho para o conforto dos convidados!

Há exatos dez anos, você criou a Cadô Presentes. Na época, a sua ideia inicial sempre foi trabalhar com casamentos ou o projeto foi se adaptando?

A Cadô começou fazendo apenas presentes personalizados. Com o passar do tempo, esses presentes foram se tornando lembrancinhas – a maioria para o mercado de casamento. Os primeiros produtos da empresa foram presentes personalizados como quadro estilizados em madeira maciça, caixas, travesseiros, garrafinha de água e havaianas personalizadas. Sou apaixonado por conhecer pessoas. Desde o começo e até hoje, faço questão de ir até os clientes e conhecer as empresas e todos que trabalham lá. Eu não costumo planejar muito o futuro, as coisas acontecem de forma natural. O leque de mercado que atendemos é muito variável, acredito que por isso é tão prazeroso. Cada dia temos algo novo para criar.

O que mudou, quando pensa nos dias de hoje com a Cadô e em como era sua rotina profissional antes da empresa?

Antes, eu trabalhava oito horas por dia e, agora, trabalho no mínimo 12 horas por dia. O meu dia-a-dia era divertido, mas não era algo que era apaixonado. Trabalhar com produtos personalizados é algo único que mexe muito com o lado lúdico da vida. Além disso, com a Cadô Presentes, tenho mais liberdade para me envolver em projetos sociais que também sou apaixonado. Nossa essência é fazer presentes que serão entregues para pessoas que amamos. Os dois elefantes representam esse amor: quando um elefante quando encontra seu parceiro, eles são fieis um pelo outro pelo resto da vida.

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Sapatilhas metalizadas como presente especial para mães, madrinhas e para todas as convidadas da festa. Que tal?
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As havaianas personalizados e os produtos com led são alguns dos itens preferidos dos noivos. Nós amamos muito!

Se pudesse listar alguns momentos inesquecíveis ao longo de uma década de empresa, quais seriam eles e por quê?

  • Ter aberto uma empresa do zero com R$ 3.500,00.
  • Nossa restruturação que tivemos de 2014 para 2015, em que trocamos toda a equipe antiga e contratar toda uma nova equipe do zero.
  • Ver todos os projetos sociais que a Cadô ajuda e participa. Dentre eles, estão:

Doação de 5% referente todas vendas dos picolés para ONG AAEB – Associação dos Amigos Excepcionais do Brooklin (www.aaeb.org.br)

16 jovens do projeto Lar Sírio formados em design gráfico pela Escola Saga (www.larsirio.org.br)

Ação solidária no asilo Casa Ondina Lobo (www.ondinalobo.org.br)

Distribuição de presentes, picolés, salgados, doces e gincanas mais de 500 crianças no Orfanato Buroré (www.borore.org.br)

Como é a rotina de trabalho na Cadô Presentes?

Sou responsável pela parte comercial e pelo desenvolvimento de novos produtos. Hoje, contamos com 11 funcionários em diversos departamentos da Cadô Presentes. O trabalho de buscar novos produtos é uma aventura  cada dia, como se fosse uma verdadeira caça ao tesouro. Curiosamente, andar pelas ruas é uma das minhas principais fontes de inspiração para novidades para a empresa. Qualquer um de nossos produtos pode ser produzido no prazo de até dois dias. Nos últimos meses, os itens favoritos dos noivos e que eu destacaria como grande tendência para casamentos são as sandálias para os convidados e todos os produtos de led.

Existe algum sonho ou algo que você gostaria de realizar com a Cadô Presentes e que planeja para o futuro?

Nosso projeto é expandir da Cadô para todo Brasil e o nosso sonho é fazer um projeto social no qual empregaria pessoas do terceiro setor que não tem oportunidades de trabalho no mercado atual.

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Até mesmo a água recebe uma produção especial com rótulo personalizado com monograma do casal. Um charme!
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Balões metalizados para deixar as fotos ainda mais românticas e cheias de amor! Tudo feito com muito capricho pela Cadô Presentes!

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