O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Etiqueta: Direitos e deveres das mães dos noivos

Danilo Vieira
Danilo Vieira

Se o casamento é a realização de um sonho para o casal, é também um momento muito especial para os pais dos noivos e, principalmente, para as mães que acabam se envolvendo com os preparativos e ajudando-os com todos os detalhes do grande dia. Seja a mãe da noiva ou do noivo, imaginar os filhos subindo ao altar e iniciando uma nova família é motivo de sobra para se emocionar. Cada relacionamento possui suas particularidades, seus graus de afinidade e seu jeito de ser, ou seja, o envolvimento ou não das mães nas decisões do casamento depende de cada caso. Independente do perfil dos noivos e de suas respectivas famílias, é importante lembrar que existem algumas regras de boa conduta, que envolvem direitos e deveres para as mães dos noivos.

O objetivo é sempre manter a boa relação e contar com os pais quando preciso, sempre levando em consideração que os preparativos do casamento podem ser estressantes e é normal ficar com os nervos à flor da pele. “O principal papel da mãe da noiva é auxiliar no quesito emocional. O casamento é um momento muito delicado que envolve uma série de mudanças na vida do casal. A mãe deve estar ao lado da filha para mantê-la calma e ajudá-la em algumas decisões, como a escolha do vestido, por exemplo”, explica Bruna, do Par Perfeito Cerimonial, de Campinas. “A sogra assume papel similar, ou seja, apoiar no planejamento e estar à disposição para ajudá-los. Para ambas, é importante que esteja bem claro que a vontade dos noivos deve prevalecer, ou seja, é essencial respeitar as escolhas do casal”.

Para diferentes perfis de mães, existem também diversos perfis de noivos: aqueles que decidem compartilhar todos os detalhes com os pais, ouvir suas opiniões e conselhos, enquanto outros preferem ter mais autonomia e contar com os pais apenas se necessário. Nossa principal dica é que as expectativas de ambos os lados estejam alinhadas: se os noivos preferem definir os detalhes sem envolver outras pessoas, as mães devem respeitá-los, por mais que preferissem fazer de outra maneira. “Caso as famílias ainda não se conheçam pessoalmente, o noivado é uma excelente opção para reuni-los e apresentá-los, a fim de quebrar o gelo. É uma maneira muito carinhosa de mostrar o quanto eles são importantes neste momento”, orienta Bruna.

Rodrigo Zapico
Rodrigo Zapico

A lista de casamento é aquele famoso impasse entre as famílias, já que muitas vezes os pais dos noivos querem convidar seus amigos próximos e parentes distantes, sendo que o casal mal conhece. É uma questão extremamente difícil, que deve ser analisada com cautela, sempre levando em consideração o orçamento disponível para a festa, já que o aumento de convidados não influencia apenas no buffet e bebidas, mas em todos os serviços contratados para o casamento. “Nossa orientação é convidar alguém apenas com a autorização dos noivos. A matemática da lista de convidados é bastante complicada e nem sempre é possível convidar os amigos dos pais, por exemplo”, explica. “Em relação ao grande dia, fica a critério da noiva escolher as pessoas com as quais ela gostaria de se arrumar. Sem dúvidas, um making of com mãe, sogra e madrinhas rende belíssimas fotos”.

Algumas regras básicas para o dia do casamento e que devem ser seguidas à risca são: não se atrase e beba com moderação. As mães dos noivos são personagens extremamente importantes na cerimônia e também na festa, por isso, devem se manter no papel de mães de família e não causar nenhum incômodo ou inconveniente para os noivos, afinal, é o dia mais feliz da vida deles. Nossa última dica para as mães dos noivos é: aproveitem cada minuto ao lado dos seus filhos porque é uma emoção sem fim vê-los subindo ao altar e poder dividir com eles esse grande sonho.

Buzetti
Buzetti
Naira Martins
Naira Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride