
Flores desidratadas: Preserve seu buquê como recordação
Dizem que o casamento já começa a ser vivido desde os primeiros preparativos e que a cerimônia e a festa são, na verdade, um fechamento deste ciclo tão intenso, cheio de pesquisas, referências e planilhas financeiras. É tão bom que dá vontade de eternizar esse momento para sempre! E por que não aproveitar o buquê de noiva como uma lembrança especial deste dia inesquecível? A desidratação das flores é o método mais conhecido para manter a vivacidade e o formato do buquê mais próximos do modelo original. Muito comum em outros países, a moda está fazendo a cabeça das noivas brasileiras. Prova disso é que já existem empresas especializadas no processo de desidratação do buquê da noiva que, a partir dele, criam quadros ou itens decorativos para o novo lar.


É algo extremamente delicado e trabalhoso, feito flor por flor, já que cada tipo de planta exige uma técnica específica para conservar sua beleza e coloração. Hoje em dia, existem vários tutoriais disponíveis na internet sobre como realizar o processo de desidratação do buquê de maneira artesanal, utilizando areia e produtos à base de silício. No entanto, nenhum dos métodos caseiros irá garantir a excelência e a perfeição de um trabalho profissional – cujo investimento costuma ser bem alto, pelo tempo e dedicação exclusiva necessários para concluir o processo. Seja em quadros ou objetos de decoração, a grande vantagem é que a técnica permite manter o design original, ou seja, não é preciso “achatá-lo”, como se estivesse colocado dentro de um livro pesado, perdendo totalmente a forma original. Também é imprescindível que o processo seja iniciado o mais rápido possível, no máximo três dias, para que as flores ainda estejam bem vivas, firmes e saudáveis.
A nossa dica de ouro é: cuidado com o excesso de informação, especialmente em quadros, pois gera uma poluição visual desnecessária, perde a elegância e ainda dá a impressão de uma gaveta bagunçada com todos os acessórios do casamento. É bem comum ver buquê com convites de casamento, sapatos, acessórios para cabelo, luvas e lembrancinhas… Muita calma nessa hora: é preciso priorizar aquilo que realmente você deseja colocar para compor o quadro: apenas o buquê (é nosso favorito) ou complementar com uma foto ou o convite para a cerimônia, algo simples e singelo, que se harmonizem de maneira clássica.
Separamos algumas ideias do que é possível fazer com o buquê da noiva. Qual é o seu modelo preferido? As últimas imagens mostram o antes e o depois da desidratação das flores. Muito perfeito!























