O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Fotografia de casamento: Perguntas antes de assinar o contrato

A vida de noiva é assim mesmo: ansiedade, emoção e muita expectativa para o grande dia. É uma fase que deve ser vivida intensamente porque passa rápido e dá muita saudade! Na fase dos preparativos, os contratos com os fornecedores são recorrentes e cheios de cláusulas da prestação de serviços. Quando pensamos na empresa de fotografia, o cuidado redobra. Afinal, é a recordação mais linda e especial que você terá desse dia inesquecível. Nós trocamos algumas ideias sobre esse tema com o fotógrafo Leandro Monteiro, de São José dos Campos. Especialista em fotojornalismo para casamentos, ele listou alguns dos itens imprescindíveis para um contrato perfeito.

Antes de avaliar essas questões mais técnicas e burocráticas, uma dica de ouro para vocês! Se vocês já estão na fase do fechamento de contrato, é porque já optaram por um tipo de trabalho ou estilo de fotografia. “Hoje em dia, o estilo artístico do fotógrafo é um dos itens mais questionados. Isso é muito importante. Não adianta nada se o fotógrafo e os noivos concordarem e cumprirem todas as cláusulas previstas, se a expectativa do resultado final não está alinhada. Antes de assinar qualquer documento, é importante descobrir e entender se o fotógrafo tem o perfil de trabalho que você sempre sonhou”, explica Leandro. Avaliar o portifólio de cada fotógrafo e prestar atenção ao olhar do profissional e ao estilo de captar os momentos e emoções é um bom exercício para os noivos!

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Contrato com fotógrafo: Direitos e deveres

Passo número um: checked. Ou seja, definido o estilo de fotografia e o perfil do fotógrafo dos seus sonhos, vamos às questões contratuais. Na correria para o grande dia, é normal que algum detalhe do contrato passe despercebido. Nós ajudamos vocês com uma lista dos itens básicos e essenciais que deverão ser avaliados. Tudo perfeito para que não haja nenhuma surpresa ou decepção na hora de receber as fotos. Muito pelo contrário, que seja um momento mágico na vida de cada uma de vocês!

“O que geralmente acontece em desentendimentos entre fotógrafos e casais é a questão do período de trabalho e de cobertura do evento. É muito importante que fique bem definido – e muito claro em contrato – qual é esse tempo. Ou seja, que horas a equipe de fotografia começa a fotografar e qual a previsão de término no dia do casamento”, explica o fotógrafo Leandro Monteiro. Para ilustrar o post, escolhemos algumas fotos de casamentos já feitos por ele. É um estilo romântico, autoral e cheio de personalidade que transmitem a emoção de maneira perfeita! “Eu já vi casos de contratos em que não ficava claro se a equipe de fotografia estaria durante o making of da noiva, por exemplo”, diz Leandro.

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Ficou com dúvidas? Pergunte!

Registrar um casamento é algo que faz parte da rotina do fotógrafo. Para qualquer profissional da área, os contratos são fáceis de serem compreendidos. Para os noivos, é comum surgirem várias dúvidas na hora de avaliar e até mesmo comparar os contratos e os serviços prestados por dois profissionais. Nesses casos, a principal dica é: pergunte. Esclarecer todos os detalhes é essencial para tomar a melhor decisão e avaliar os prós e contras de cada contrato. “Outro ponto que não deve ficar obscuro é quem irá fotografar o seu casamento. Se você esta contratando uma empresa que leva o nome do fotógrafo, você precisa se certificar se ele estará mesmo no dia do casamento. Além disso, deixar isso claro no contrato assinado”, alerta o fotógrafo Leandro Monteiro, de São José dos Campos.

Além de assegurar os direitos dos noivos, o contrato também é valioso para o profissional de fotografia. Além dos deveres, também constam as cláusulas dos seus direitos como gastos extras de deslocamento, hospedagem e alimentação, caso seja necessário. Quem irá assumir esses gastos, os noivos ou o próprio profissional? São pequenos detalhes, mas que precisam ser avaliados com cautela para evitar surpresas desagradáveis – de ambos os lados. O prazo de entrega do material também deve estar claro para os noivos. São três etapas: a primeira delas com os arquivos em baixa resolução, a segunda com as imagens editadas e escolhidas pelos noivos e, por último, a entrega do álbum.

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Logística do casamento para fotos perfeitas

Quanto maior o envolvimento do fotógrafo com os preparativos do seu casamento, melhor será o trabalho dele. Nós já sabemos como o serviço de assessoria e cerimonial é indispensável para que o seu grande dia seja inesquecível, não é mesmo? No caso da fotografia, não é nada diferente. “Quanto maior o volume de informações sobre o casamento, melhor será o trabalho. Seja para a eficiência da cobertura e qualidade do material ou em relação à competência técnica e artística”, explica Leandro Monteiro, fotógrafo profissional com mais de 15 anos de experiência, oito deles dedicados às noivas.

“A maioria das empresas de assessoria faz o checklist do evento com o cronograma de todas as fotos – inclusive as posadas. Eles se encarregam de encontrar os familiares e os padrinhos para fazer as fotos protocolares. Na correria do final da cerimônia, facilita muito e evita que alguém muito importante para o casal não seja fotografado”, argumenta o fotógrafo Leandro. Mais uma vez, planejamento é a palavra chave para que tudo ocorra dentro do esperado. É um dia único na vida de vocês e absolutamente nada pode dar errado!

Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro
Leandro Monteiro

Principais dúvidas na hora de assinar o contrato

Com a ajuda do fotógrafo 00, nós reunimos alguns dos principais pontos de atenção no contrato. Tratar o tema com o devido cuidado pode evitar possíveis desentendimentos entre os noivos e a equipe de fotografia. Por isso, vale ler com atenção todas as dicas abaixo! Na sequência, destacamos alguns comentários do Leandro Monteiro sobre cada um dos temas:

Número de profissionais

“No meu caso, depende da logística no dia. Se a cerimônia e recepção forem no mesmo local, trabalho com dois fotógrafos. Se forem em locais diferentes, são três profissionais”.

Horas contratadas

“Eu trabalho com padrão de 10 horas com opção de ajuste em caso de mini wedding. Algumas empresas garantem ficar até o último convidado. Sinceramente, eu não vejo necessidade e acredito que é preciso ter um limite, afinal, o processo criativo não irá nos acompanhar depois de mais de 10 ou 12 horas de trabalho. Caso os noivos queiram exceder o limite de cobertura, pergunte pelo valor ou negocie a hora excedida”.

Prazo de entrega / Número de fotos

“Eu trabalho com o prazo de 40 dias úteis para entrega das provas em arquivo digital. Para o álbum finalizado, são 60 dias úteis apos a aprovação do layout pelos noivos. No meu caso, trabalho com uma média de 700 a 1.000 fotos”.

Álbum de fotografias: Está incluso?

“Eu tenho opções de pacotes com e sem álbum de fotografias para os noivos. Num primeiro momento, eles podem contratar apenas a cobertura do casamento (com ensaios ou não) e decidir sobre o álbum depois da cerimônia e da festa. Sempre mantenho os valores apresentados na primeira reunião por um período de até oito meses após o casamento”.

Formas de pagamento / Multa por quebra de contrato

“Meus clientes podem optar pelo pagamento à vista ou parcelado em até 10 vezes até a data do casamento. A multa é muito importante e ambas as partes devem ser beneficiadas, seja qual for a situação. É essencial que exista a possibilidade de uma rescisão, seja pelos noivos ou pelo próprio profissional. No meu contrato, eu considero 30% sobre o valor até um determinado período e 50% do valor depois disso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride