O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
ESPECIAL: INTERIOR DE SP
Especial Interior de SP
DressGo
Tips For Bride

Guia de Igrejas: Matriz de Avaré – Santuário Nossa Senhora das Dores

O interior de São Paulo é realmente encantador e esconde belezas históricas que, a cada dia, nos surpreendem pela beleza e pela tradição em suas cidades. Dessa vez, vamos destacar a Igreja Matriz de Avaré, município localizado a 260 quilômetros da capital paulista. Com capacidade média para 600 pessoas, o Santuário Nossa Senhora das Dores fica na região central da cidade e sua construção influenciou o crescimento do povoado há quase 150 anos. Datada de agosto de 1870, a igreja se destaca pela suntuosidade e pelo maravilhoso trabalho na parte interna, com pinturas religiosas, desenhos geométricos e um cenário perfeito para realizar um casamento dos sonhos. As cerimônias são realizadas às sextas-feiras, às 20h30, e aos sábados, em três horários: 11h00, 17h00 e 20h30. 

Santuário Nossa Senhora das Dores – Matriz de Avaré
Praça Pedro Tavares, 18 – Centro – Avaré (SP)
Informações: (14) 3732-0154 / 3733-5056
Email: santuário.avare@hotmail.com

Segundo relatos históricos, as primeiras manifestações religiosas no local datam de meados do século 19. Segundo cronistas da época, no ano de 1862, uma cruz coberta com taquara ou folha de indaiá foi levantada no meio da atual Praça Juca Novaes, atrás do edifício do Paço Municipal. O povoado da região cresceu ao redor da capela, fruto da devoção de um sertanista a Nossa Senhora das Dores. Desde 1870, durante os anos de construção da igreja, foram comuns períodos de paralisação das obras por inúmeras razões. Uma das principais está relacionada à construção da torre, cujo excessivo peso não podia ser suportada pelas paredes já prontas.

Em março de 1935, o padre Celso Diogo Ferreira, natural de Bauru e com apenas 32 anos de idade, assumiu a paróquia e foi responsável por um dos períodos mais fecundos da igreja. Ele permaneceu no cargo por 34 anos e empenhou-se nos trabalhos para conclusão da nova matriz. Dentre seus trabalhos, podemos listar a construção da torre e a implantação do relógio e dos sinos de seu campanário. Além disso, ocupou-se também da ornamentação interna do templo, trazendo para Avaré o artista checo Francisco Paulovic, autor dos paineis e afrescos que retratam cenas bíblicas e figuras sacras, atualmente reconhecidas como de riqueza artística incalculável. As obras foram concluídas em 1945.

Confira algumas imagens da Igreja Matriz de Avaré, por Casa Lume:

igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-1igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-12igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-10igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-5igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-4igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-3igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-7igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-6igreja-matriz-avare-santuario-nossa-senhora-dores-casamento-11

Crédito das fotos: Casa Lume

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride