O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Irmã da noiva: Quais são os direitos e os deveres?

Ser noiva é uma delícia, isso ninguém pode negar! O período entre o “sim” e o dia do casamento é sempre recheado de descobertas e de muitas alegrias. Planejar a realização de um sonho também requer assumir uma série de responsabilidades. Para que tudo saia conforme o planejado, é preciso lutar contra o tempo. Contar com alguém em quem você realmente confie e possa dividir essa emoção, ajuda muito. Às vésperas do tão sonhado dia, ter ao seu lado uma pessoa que esteja pronta para vibrar com cada novidade e ouvir suas queixas é um verdadeiro privilégio. Melhor ainda se ela conhecer a fundo seus gostos, manias e medos – e, além disso, saber cada detalhe do seu sonho. Agora me responda: Quem melhor do que sua irmã para isso?

A participação da irmã da noiva em todo o processo, desde os primeiros preparativos até o dia do casamento, é fundamental. Para que a ajuda não se transforme em mais uma dor de cabeça para a noiva, é necessário estabelecer alguns limites. Segundo Isabella Costa, da Armonie Assessoria, o bom e velho diálogo sempre resolve tudo! “A irmã da noiva pode tomar decisões, mas sempre levando em consideração os gostos dos noivos. Estamos falando de um momento que envolve muita expectativa, emoção e um investimento financeiro. Evitar qualquer possibilidade de erro é fundamental”, explica.

Segundo a assessora e cerimonialista Isabella, é importante buscar alternativas para diminuir as chances de qualquer desentendimento entre a noiva e sua irmã. Uma boa dica é atribuir a ela tarefas com as quais já tenha alguma familiaridade. “Já seria meio caminho andado. Além da boa vontade, a gente utiliza de suas aptidões para contribuir”, explica Isabella, da Armonie Assessoria. Outro fator fundamental e que pode ajudar a aliviar o stress da noiva é ser o mais resolutiva possível. “É importante que ela saiba agir sempre de maneira rápida e assertiva. Assim, os problemas não chegarão até a noiva”, esclarece.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-4
Tara McMullen
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-2
Vue Photography / Natan Supan
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-3
Anchor & Veil

De irmã da noiva para… Irmãs da noiva

A fotógrafa e videomaker Danila Bustamante já sentiu na pele a responsabilidade de ser irmã da noiva. Disposta a oferecer todo conforto e apoio para o casal, ela se fez presente em todos os momentos possíveis. A escolha do vestido, do buffet e do local da cerimônia… Em todas as grandes decisões, ela estava desempenhando sua função. “A irmã da noiva pode e deve tomar decisões pré e durante o evento. Dá para dividir a responsabilidade com a noiva e até sugerir possíveis soluções”, comenta. Danila e sua irmã contaram com a experiência da Armonie Assessoria para que tudo acontecesse dentro do planejado pelos noivos. Ambas concordam que o segredo é, acima de tudo, respeitar os limites dos noivos. “É importante saber que o casamento é um evento que faz parte do imaginário do casal. Eles têm uma imagem desse sonho e querem realizá-lo da maneira mais perfeita possível”, afirma a assessora e cerimonialista Isabella.

Danila trabalha como fotógrafa e videomaker e, na função de irmã da noiva, resolveu tomar para si as funções com as quais possui mais aptidão. Ela fez todos os registros dos eventos que antecedem o casamento de uma maneira única e cheia de emoção. A cumplicidade e os sentimentos envolvidos durante os preparativos fizeram com que  o resultado ficasse ainda mais especial. “Foi demais todo o envolvimento. Tudo foi feito com muito carinho e amor e ficou ainda mais lindo por essa razão!”, conta Danila, irmã da noiva.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-look-cabelo-make
Danila no casamento da sua irmã. Mais um lindo evento organizado pela equipe da Armonie Assessoria (Divulgação)

Surpresas para os noivos: Qual é o limite?

A alegria de ver alguém da sua família vivendo um momento tão especial é contagiante. A felicidade é tanta que é comum surgirem ideias – muitas vezes, mirabolantes – para celebrar esse dia inesquecível. Sabemos que, por trás de toda surpresa, sempre há uma boa intenção. Quando pensamos no casamento, a nossa dica é: evite surpresas, pois nem sempre elas saem conforme o planejado. Para a irmã da noiva Danila Bustamante, surpreender os noivos durante a festa pode ser um risco. “É sempre melhor deixar as grandes surpresas para os eventos que irão anteceder o grande dia. Uma boa dica são os chás e despedidas”, comenta.

Isabella Costa, da Armonie Assessoria, concorda que tentar surpreender os noivos pode ser um tiro no escuro. Para ela, uma boa saída para expressar o seu entusiasmo sem correr riscos é se dedicar à organização das festas que antecedem o casamento. As possibilidades são muitas: chá bar, chá de panela, noivado, despedida de solteira e chá de lingerie, entre outras. “Minha sugestão é sempre deixar as surpresas para os eventos durante o processo de organização do casamento. Não tenho dúvidas que eles ficarão encantados e muito emocionados com as homenagens. Isso vale não apenas para as irmãs das noivas, mas para todos os amigos do casal”, explica a assessora e cerimonialista Isabella.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-1
Everafterguide / Kate Belle
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-6
Cibelina / Look
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-2
Allie Skylar Photography

Sou noiva, mas não tenho irmãos. E agora? 

Junto com as responsabilidades dos preparativos do casamento, a irmã da noiva também tem outra tarefa muito importante: escolher o look perfeito. As dúvidas sobre qual modelito, make e penteado usar são inúmeras. Como sugestão, a assessora e cerimonialista Isabella, da Armonie Assessoria, ressalta que a irmã da noiva sempre tem prioridade. “Assim como a mãe e a sogra, ela tem o direito de escolher a cor do vestido, o cabelo e a maquiagem que gostaria de fazer, antes das demais madrinhas”, explica.

Para as noivas que não possuem irmãos, como eleger alguém para desempenhar um papel tão importante? Os padrinhos podem muito bem dar conta do recado. Como são pessoas com quem você tem intimidade e que já desempenham um papel destaque na sua vida, fica mais fácil atribuir essa tarefa a eles. Você também pode atribuir essa função à sua melhor amiga. Afinal, ela conhece como ninguém seu humor e preferências, não é mesmo?! Por fim, mesmo com tantas ajudas de amigos e familiares, é importante ressaltar que isso não substitui um profissional especialista em organização de eventos. “Nosso papel é sempre entender e defender os desejos da noiva, evitando que problemas aconteçam e conduzindo o casamento de maneira leve e positiva”, conclui Isabella, da Armonie Assessoria.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-look-vestido-make-penteado-1
Snippet & Ink / Tessa Tadlock
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-3
Studiobonon Photography
casamento-organizacao-irma-da-noiva-look-vestido-make-penteado-2
Veronica Ilioi / Elisabeth Medina
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-5
Susan Stripling
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-1
Hornington Manor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride