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Lasanha de abobrinha fit

Hoje eu trouxe pra vocês uma receita simplesmente salvadora da pátria! Sabemos que noivas estão sempre de dieta na fase que antecede ao casamento, mas quem disse que a nossa fome entende isso? E também ninguém merece ter que comer salada todos os dias só porque está de dieta, então em um dia que eu estava passando fome e morrendo de vontade de comer um prato lindo e gostoso acabei inventando esta lasanha de abobrinha, que de lasanha só tem o nome, mas ficou tão boa, mas tão boa que nunca mais saiu do menu lá de casa.

Além de deliciosa é também muito fácil de preparar. Ela é vegetariana e sem glúten porque não leva massa na receita e nenhum outro tipo de farináceo. Para aqueles que não podem ingerir também lactose eu sugiro substituir a ricota fresca – que nesta receita usei de búfala – por queijo de soja (tofu) amassadinho com um garfo, e podem ter certeza que esta versão também ficará deliciosa!

Figos & Funghis / Fabiana Pinfildi
Figos & Funghis / Fabiana Pinfildi
Figos & Funghis / Fabiana Pinfildi
Figos & Funghis / Fabiana Pinfildi

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 2 abobrinhas italianas pequenas bem lavadas
  • 1 xícara (chá) de ricota fresca amassada (usei de búfala, mas pode ser comum, ou tofu)
  • 1 punhado de castanha do Pará picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 4 tomates italianos maduros (2 fatiados e 2 para o concassé)
  • pimenta e sal a gosto
  • queijo parmesão ralado para finalizar (ou outro queijo light, ou sem lactose)

Modo de Preparo: Fatie as abobrinhas em lâminas finas no sentido do comprimento usando apenas a parte mais firme (despreze o miolo com as sementes – se quiser reserve para uma omelete) em um fatiador de legumes ou com uma faca bem afiada. Reserve. Em uma tigela misture a ricota amassada, a castanha do Pará e tempere com o azeite, pimenta e sal. Unte levemente 2 refratários pequenos ou 1 médio com um fiozinho de azeite e faça a primeira camada de abobrinha. Depois faça uma camada com a ricota temperada, outra com fatias de tomate e repita todas as camadas até acabar com uma camada de abobrinha. Finalize com uma cobertura de tomate concassé (tomate sem pele e sem sementes picadinho em cubos pequenos), depois polvilhe um pouquinho de queijo parmesão e leve ao forno em 180º por 20 a 30 minutos, ou até que a abobrinha esteja macia e a cobertura levemente dourada.

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