O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
Tips For Bride

Lista de presentes do casamento: Dicas práticas de como fazer

Engana-se quem pensa que as únicas preocupações de um casal que decide subir ao altar são a cerimônia e a festa. Existem outros detalhes diretamente ligados à decisão de se começar uma vida a dois que também demandam tempo e planejamento. É o caso da famosa lista de presentes do casamento. Não basta incluir artigos para casa aleatoriamente. Cada um dos itens que farão parte do seu novo lar deve ser muito bem pensado. Escolhidos a dedo, de acordo com o perfil e as necessidades de cada casal. Além disso, existe a possibilidade de incluir cotas de crédito de passagens, hospedagens e passeios para serem utilizadas na lua de mel – muito comum, hoje em dia.

Ao contrário do que a grande maioria dos noivos pensa, fazer a lista de presentes não é lá uma tarefa assim tão fácil. Na maioria das vezes, acaba demandando mais tempo do que o esperado. Isso sem falar nas dúvidas sobre o que deve ou não entrar nela e os medos e incertezas sobre as escolhas. Para tornar esta tarefa mais fácil e prazerosa, pedimos ajuda a quem realmente entende do assunto, a Catia Póvoa. Ela é gerente de relacionamento do Casare, uma das mais famosas plataformas de criação automática de sites de casamento. Conhecida por oferecer diversos formatos de listas de presentes – que permitem escolher entre resgatar o valor em dinheiro ou em produtos – a empresa é especialistas em proporcionar soluções tecnológicas aos noivos.

carro da noiva com porta-malas cheio de presentes
José Villa

Prazo e planejamento para não errar

São inúmeras as vantagens e facilidades oferecidas pelas listas de presentes virtuais disponibilizadas no próprio site do casamento. Apesar disso, ainda existem casais que optam por fazer sua lista em uma loja física. A primeira opção, amplia a gama de possibilidade de presentes, já a segunda restringe as escolhas de vocês às mercadorias disponíveis naquela loja. Independentemente do formato que você e seu futuro marido escolherem, uma coisa é fato. “A lista de presentes deve ser feita com pelo menos 45 dias de antecedência da data escolhida para o início da entrega dos convites”, informa Catia.

Segundo a especialista é importante respeitar este prazo na hora de começar a planejar a lista. “Esta é a única forma de garantir que a confecção da lista não vire uma correria e que você e seu noivo não acabem esquecendo algum item importante para a casa nova ou a lua de mel”, explica Catia Póvoa, gerente de relacionamento do Casare. Além disso, como a sua lista de presentes está diretamente atrelada a entrega dos convites, é fundamental que esteja pronta antes do início das entregas. “Assim, logo que receber os convites, os convidados já poderão começar a escolher e enviar os presentes”, acrescenta.

Noivos planejando casamento, fazendo contas
123RF

Lista de presentes x Cotas em dinheiro

Assim como a festa e a cerimônia do casamento, a lista de presentes também precisa ter a cara dos noivos. Ou seja, ser composta por itens que traduzam sua personalidade e a do seu futuro marido. Utensílios de cozinha, eletrodomésticos, eletrônicos, objetos de decoração, roupas de cama, mesa e banho. Vale incluir tudo que será utilizado por vocês em sua nova casa. Basta escolher as opções que mais combinem com vocês e o estilo da sua casa.

Outra escolha que requer cuidado e atenção é a de transformar a lista de presentes em itens que serão usados como cotas no site de casamento. Isso mesmo! Preferir que todas as opções da lista sejam convertidas em dinheiro. Neste caso, a situação é um pouco mais delicada. Caso essa seja sua vontade e a de seu noivo, existem alguns cuidados especiais que precisam ser tomados.  Tudo precisa ser feito com muita transparência. “O mais importante é deixar claro aos convidados que tudo o que receberem será convertido em dinheiro e que, talvez, eles não encontrem o item que deram de presente na casa de vocês, quando forem visitá-los”, explica.

noivos em um jantar romântico na Lua de Mel
Getty Images

Saiba tudo sobre… Como montar a lista perfeita

Para simplificar as coisas e te ajudar a montar a lista de forma rápida e prática, nós convidamos a Catia Póvoa, gerente de relacionamento do Casare, para dar dicas úteis. Uma maneira de ajudar você e seu futuro marido a definir o que entra ou não na lista de presentes. Levando em conta perfil e estilo de vida de vocês. Dá só uma olhada!

Quem vai começar uma vida a dois só depois do casamento

Alguns casais passam a morar juntos só após dizer o tão sonhado sim. Eles precisam montar uma casa, partindo do zero. “Em casos como este, o melhor é fazer uma lista de tudo que vocês acham que vão precisar. Decoração, eletrodomésticos, eletrônicos, jogos de cama, mesa e banho, conjunto de louças de porcelana, faqueiro, taças, etc. Já os itens para o dia a dia, como são mais em conta, podem ser adquiridos depois se preferirem”, sugere a especialista. Caso também precisem de ajuda para a lua de mel, dá para optar por uma lista de presentes virtuais com cotas, além dos presentes tradicionais. Uma alternativa moderna e atual que permite aos noivos sacar os valores em dinheiro. “Este formato permite inserir opções de passeios, roteiros, hospedagem e até mesmo de passagens aéreas”, explica.

recém-casados deitados no chão de casa com caixas de presente
ShutterStock

Quem decide morar junto um pouco antes do casamento

Ansiosos para começar a dividir a vida, alguns casais acabam indo morar juntos antes de oficializar a união. Não esperam a cerimônia. Na maioria das vezes, a casa ainda nem está pronta. Assim que ela é equipada com os itens básicos, os noivos decidem se mudar. Nesse caso, montar a lista de presentes é mais fácil. Como o casal sabe exatamente o que falta na casa, pode optar pelo método tradicional ou o moderno com as listas virtuais que revertem em dinheiro tudo o que você e seu futuro marido receberem. Vocês podem ainda decidir se irão utilizar o valor sacado para comprar utensílios para casa ou para ajudar na lua de mel”, sugere Catia.

Quem já divide o mesmo teto há algum tempo

Hoje em dia, é bastante comum os casais irem morar juntos antes de casar. Com isso, quando decidem oficializar sua união, já possuem uma casa completamente montada. Fica difícil encontrar itens para colocar na lista de presentes. Que tal a aproveitar a oportunidade para dar um upgrade na lua de mel? “Aqui, o melhor é optar por uma lista de presentes que podem ser convertidos em dinheiro. Dá para inserir o que vocês quiserem. O importante é deixar o conceito bem claro para que os convidados entendam como funciona. Só assim, você e seu futuro marido se sentirão realmente à vontade para gastar o dinheiro como preferirem”, conclui Catia, gerente de relacionamento do Casare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride