O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Lugar de amiga solteira é na barra do vestido da noiva

Quando o assunto é casamento, existem milhares de superstições. São tradições seculares que se mantêm vivas até os dias de hoje, independente das crenças religiosas dos noivos. A crença popular dita costumes que, seja qual for o tipo de celebração escolhido pelo casal, são seguidos à risca. Entre as muitas tradições que fazem parte deste universo, escrever o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva é uma das mais divertidas. Além de ser uma maneira muito carinhosa de homenagear as suas melhores amigas, faz com que elas tenham sorte e também encontrem um verdadeiro amor. Diz a lenda que, cumprindo este ritual, a energia e a alegria do coração apaixonado da noiva abençoa as amigas solteiras para que elas também realizem o sonho do “felizes para sempre”.

Ao que tudo indica, esse costume secular nasceu na Bahia, em terras brasileiras? Ninguém sabe dizer exatamente quando, nem como. Essa tradição vem sendo preservada através do tempo – e é realmente delicioso poder dividir essa alegria com as suas madrinhas e melhores amigas. O processo começa com a lista de todas as solteiras que irão participar da brincadeira. Em seguida, cada noiva escolhe como colocá-los na barra do vestido. São diversas opções e formatos que dependem, basicamente, do estilo do casamento e também do gosto da noiva. No dia do casamento, é só aproveitar, se divertir e tirar muitas fotos com as suas amigas solteiras!

Camila Magalhães Fotografia
Camila Magalhães Fotografia
Crédito: Camila Magalhães Fotografia
Tempo Digital
Crédito: Studio Seven - Claudio França
Studio Seven – Claudio França

Existem várias formas de levar suas amigas na barra do vestido. Antes de pensar nas possibilidades, a nossa dica número um é: nunca escreva diretamente no tecido do vestido. Mesmo que a caneta seja adequada, é melhor não correr o risco de manchá-lo, não é verdade? Geralmente, as noivas escolhem as tradicionais fitas de cetim ou corações feitos em tecido com os nomes das amigas escritos ou bordados. Os patuás também são perfeitos para prender à barra do vestido. Na maioria das vezes, são feitos em formato de coração e acompanhando de uma medalhinha de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Tanto um, quanto o outro, pode ser costurado junto à barra ou no forro do vestido. A única diferença é que, no caso dos patuás, cada amiga ganha a sua medalha depois da cerimônia.

Amigas do coração juntas até o altar

Se você faz o estilo de noiva prática, dá para manter a tradição sem precisar de tanta produção. Você pode optar adesivos em formatos de coração, próprios para a brincadeira ou prender fitinhas e papeis de scrapbooking com mini alfinetes. Agora, se a correria com os preparativos para o grande dia te fizer esquecer de providenciar algo para colocar os nomes na barra, não precisa se preocupar. Uma fita adesiva simples e uma boa e velha caneta podem funcionar super bem. Quer uma solução rápida, mas um pouquinho mais elaborada? Fitinhas escritas com canetas especiais para tecido. Se der tempo, dá até para desenhar um coraçãozinho do lado de cada nome e, para prender, é só usar alfinetes.

Crédito: Marina Ushiro
Marina Ushiro
Crédito: Déborah Luna
Déborah Luna

Na verdade, vale qualquer coisa para entrar na brincadeira. Uma dica importantíssima é ficar atenta na hora de escolher a cor com que os nomes serão escritos. Caso eles sejam bordados na própria barra do vestido, é importante dar preferência a tons mais claros, para não correr o risco de aparecer em alguma foto, especialmente durante a cerimônia. Uma boa sugestão são os tons de azul, assim você já garante outra superstição para trazer sorte no casamento. Vocês já ouviram falar que a noiva precisa carregar “uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa azul e uma coisa emprestada”?

Crédito: Equipe Cleber Massao
Equipe Cleber Massao
Crédito: Oswaldo Marra e Jane Magalhães
Oswaldo Marra e Jane Magalhães
Crédito: Graciele Aguiar
Graciele Aguiar
Crédito: Mario Lima
Mario Lima
Crédito: Aline Machado
Aline Machado

Na fita do buquê ou na sola do sapato

Se você é do tipo que adora fugir do tradicional, mas, ainda assim, prefere não correr o risco de deixar de lado este costume, pode recorrer a outras formas especiais de desejar uma boa sorte no amor para suas amigas que ainda não encontraram seu par perfeito. Ao invés de colocar seus nomes na barra da saia de seu vestido, que tal carregá-las em seu buquê? Isso mesmo, a fita do buquê é um ótimo lugar para registrar os nomes de quem você deseja “abençoar”. Outra alternativa é colocar a lista das solteiras na sola de seus sapatos. Segundo a tradição turca, é só suas amigas assinarem a sola do seu sapato com uma caneta de cor azul e, no final da festa, o nome que estiver mais apagado, indicará qual será a próxima a se casar!

Crédito: Cleiton Tiburcio
Cleiton Tiburcio
Créditos: Kristen Taylor / Melissa Fitzpatrick
Kristen Taylor / Melissa Fitzpatrick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride