O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Macramê na decoração: Casamentos no estilo boho-chic

Quando pensamos em decoração para casamento, não faltam ideias, opções e, especialmente, tendências que estejam em alta. A nossa dica número um para as noivas é: pesquise, busque referências e crie algumas pastas para organizar todas as suas fotos preferidas. A segunda dica é: pare e pense, reflita sobre a sua personalidade e a maneira que você gostaria de viver esse dia tão especial. Isso mesmo: é praticamente um exame de consciência para entender o estilo do seu grande dia.

Para as noivas que não têm dúvidas e querem apostar num estilo boho-chic, vintage e rústico: o macramê é simplesmente perfeito. Se você ainda não conhece, é uma técnica milenar de tecelagem de fios, produzido artesanalmente. Suas características mais marcantes são os nós, os fios pendurados e as formas geométricas. Ele é um dos itens de decoração que mais remete a esse universo campestre, que é um dos estilos favoritos das noivas. Seja na praia ou no campo, o macramê é muito bem vindo nesse contato com a natureza para uma proposta mais descontraída e menos formal e glamuroso.

Eve Sullivan / The Bohemian Wedding
Eve Sullivan / The Bohemian Wedding
Deer Pearl Flowers / Palm Spring Style
Deer Pearl Flowers / Palm Spring Style
The Bohemian Wedding
The Bohemian Wedding

Na maioria das vezes, ele é usado na cerimônia como backdrop no altar, ao invés de arranjos, arco de flores ou luzinhas. Apesar disso, uma boa notícia é que a festa de casamento e até a própria noiva pode adotar alguns detalhes em macramê. É charmoso, muito romântico e perfeito para criar um clima acolhedor também na recepção dos convidados e nos detalhes mais sutis. Além da cortina de macramê para o altar, a trama de tecido também pode ser usada na cadeira dos noivos, como toalha na mesa dos convidados ou como suporte para arranjos de flores ou velas em decoração aérea. Outras ideias são decorar a mesa de doces – ou até mesmo o próprio bolo – ou apostar num vestido de noiva com a técnica artesanal. Apesar de ousado e surpreendente, é ideal para as noivas mais descoladas e moderninhas.

Etsy / 100 Layer Cake
Etsy / 100 Layer Cake
Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers

O macramê é realmente apaixonante e tem absolutamente tudo a ver com cerimônias no estilo vintage. No entanto, uma regra básica para as noivinhas é: nesses casos, menos é mais. É importante escolher e definir os itens que serão decorados com as tramas geométricas e não exagerar na dose. Hoje em dia, já existem empresas especializadas na confecção de macramês para casamento. Apesar disso, muitas noivas preferem colocar a mão na massa e fazer valer as suas habilidades manuais. Fácil de ser produzida e muito econômica, também é uma opção charmosa e super romântica para as noivas que estão buscando alternativas para minimizar o orçamento do grande dia.

Deer Pearl Flowers
Deer Pearl Flowers
Whitney Moore / Deer Pearl Flowers
Whitney Moore / Deer Pearl Flowers

É uma técnica muito utilizada em bijuterias como colares, pulseiras e cordões – e que, a cada dia, vem sendo redescoberta na decoração – não apenas de festas, mas também de interiores. O lado bom é que não requer nenhuma ferramenta específica, apenas a habilidade com as mãos. Os fios são presos por nós, fornando desenhos geométricos e franjas. Não se sabe exatamente a origem da palavra, mas alguns indícios mostram que macramê remete a migramah que, em árabe, que dizer “nó ornamental”. É uma técnica praticamente pré-histórica, da época em que os homens aprenderam a amarrar as fibras com nós para se agasalhar. O auge do macramê se deu nas décadas de 60 e 70, com o movimento hippie, cujas roupas e peças decorativas tinham uma aparência mais rústica e natural.

Ruffled Blog /
Ruffled Blog /
100 Layer Cake / Deer Pearl Flowers
100 Layer Cake / Deer Pearl Flowers

Para quem busca originalidade e uma boa dose de ousadia, o macramê também pode ser usado não apenas como item decorativo na festa. As tramas de tecido são as grandes estrelas dos cenários de casamentos mais moderninhos. Seda, algodão ou linho são alguns dos tecidos utilizados para confeccionar a trama do macramê. De uma maneira equilibrada e natural, dá para criar uma harmonia perfeita com diferentes acessórios, como por exemplo: caminhos de mesa para substituir as clássicas toalhas em tecidos e plantas ou vasinhos com velas suspensas sob a mesa principal dos convidados. Além de garantir espaços super charmosos e cheios de romantismo, os macramês ainda podem ser usados como itens decorativos para sua nova casa – e como uma lembrança para lá de especial desse dia inesquecível.

Green Wedding Shoes / Ruffled Blog
Green Wedding Shoes / Ruffled Blog
Deer Pearl Flowers / Intimate Weddings
Deer Pearl Flowers / Intimate Weddings
100 Layer Cake / Etsy
100 Layer Cake / Etsy
Deer Pearl Flowers / Alta Moda Bridal
Deer Pearl Flowers / Alta Moda Bridal
Rue De Seine / Deer Pearl Flowers
Rue De Seine / Deer Pearl Flowers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride