O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
Tips For Bride

Mães dos noivos nos preparativos do casamento: Como envolvê-las?

Existe um velho ditado que diz que: felicidade só é de verdade quando é compartilhada. Quando pensamos em casamento, essa frase faz ainda mais sentido! Não estou falando apenas do casal de noivos, mas de toda a família e dos seus melhores amigos. Quer coisa melhor do que dividir todas as etapas dos preparativos e do grande dia com as pessoas que você mais ama? Falando em amor, as mães dos noivos deveriam ter uma categoria especial em nosso coração. Já imaginou a emoção de ver um filho – ou uma filha – se casando?

fotografia preta e branca abraço da noiva na mãe durante making of de casamento
Romulo Silva

Nós sabemos que não é fácil controlar a emoção – que dirá a ansiedade e a vontade de fazer tudo do jeito delas nesse dia tão especial. Claro que existem milhões de perfis de mães e sogras, mas existe uma boa parcela que gosta de participar de tudo! Pensando justamente nesses casos, nós preparamos um post exclusivo com dicas e sugestões para você. Afinal, qual é a melhor maneira de envolvê-las nos preparativos? Para que não interfira na relação de vocês e naquilo que vocês sempre sonharam?

A princípio a ideia pode até parecer não tão boa assim, afinal, a primeira coisa que vem à cabeça é a quantidade de palpites com que você terá que lidar. Mas, pode confiar na gente, dá para administrar a situação de forma tranquila e ainda agradar essas duas mulheres tão queridas e especiais, cheias de boas intenções e vontade de participar deste momento único em suas vidas. Quer saber como? A gente te ensina!

Planejando bem, que mal tem?

A primeira coisa a se fazer para evitar possíveis aborrecimentos e desentendimentos é estabelecer limites. Entrar em um acordo com seu noivo e, juntos, criarem algumas regras que devam ser obedecidas por sua mãe, sua sogra e, principalmente, por vocês dois. Para se chegar a um acordo, é necessário que ambos deem suas sinceras opiniões e que se comprometam a conversar com suas respectivas mães, caso algo fuja do controle.

Uma medida preventiva bastante necessária, afinal, a gente sabe que durante este período a ansiedade costuma aflorar. Daí para o início de uma discussão, basta um piscar de olhos, não é mesmo?

carinho da noiva com a mãe durante cerimônia de casamento
Guilherme Santos

Para que nenhuma das partes envolvidas se sinta mais ou menos privilegiada ou excluída, outra boa ideia é pensar em uma divisão de tarefas. Assim, vocês não correm o risco de suas mães transformarem os preparativos em uma competição, nem de que uma se sinta ofendida, caso você decida acatar o conselho da outra. Convide sua sogra para te ajudar com a escolha das flores, dos doces e dos convites, por exemplo. Para sua mãe, deixe tarefas que exijam um pouco mais de intimidade e conhecimento de seu gosto pessoal como a eleição do seu vestido, do penteado e dos presentes de padrinhos e madrinhas. É uma forma de deixar ambas felizes, sem ter nenhum tipo de dor de cabeça.

Você sempre sonhou com um casamento no melhor estilo DIY o famoso do it yourself, ou simplesmente, faça você mesmo? Que tal convidar as duas para ajudá-la e botarem a mão na massa? Por mais trabalhosas que as tarefas estipuladas por você sejam, com certeza, elas se sentirão orgulhosa por saberem que, de alguma forma, te ajudaram a transformar seu sonho em uma linda realidade.

Imagina só o tamanho do orgulho e da satisfação das duas quando chegarem ao local da cerimônia e à festa e verem aquilo que prepararam com tanto carinho ajudando a tornar seu grande dia ainda mais inesquecível. <3

carinho da noiva com a mãe durante making of de casamento
Cesar Junior

Dicas práticas para um final feliz

Você pode tomar todos os cuidados necessários para evitar problemas e discussões com sua mãe e sua sogra. Não tem jeito: durante os preparativos para o casamento, na grande maioria das vezes, elas acabam sendo inevitáveis. Os motivos para se chagar a isso são os mais diversos possíveis. Falta de dinheiro, ideias divergentes, a bendita lista de convidados – essa é campeã das desavenças! – ou mesmo pura teimosia, de uma ou das duas partes.

Apesar disso, todas as vezes que o arrependimento por as ter convidado a participar queira bater, lembre-se de que poder contar com sua presença e ajuda é um verdadeiro privilegio. Deixe as diferenças de lado, valorize-as e permita que colaborem, dando seu melhor.

brinde da noiva com a mãe e a sogra durante making of de casamento
Leandro Donato

Nós te ajudamos a facilitar este processo e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Especialmente para você, separamos algumas dicas de atividades que em que você pode incluir sua mãe e sua sogra. Cinco tarefas aparentemente complexas, mas que com amor, carinho e dedicação de mãe, podem ser facilmente tiradas de letras. Confira!

Consultoras especiais

Na hora de escolher o modelo perfeito para subir ao altar, o que a gente mais precisa é de uma opinião sincera, porém carinhosa. Por mais que vocês tenham gostos diferentes, com certeza, elas irão respeitar suas vontades. Afinal, antes de serem sua mãe e sua sogra, elas são mulheres, por isso sabem o quanto é importante para você estar se sentindo deslumbrante e confiante. Isso sem falar nas boas lembranças que a saga em busca do vestido, com certeza irão render. Momentos recheados de afetos, boas risadas, muita emoção e cumplicidade.

Tricotando

Ao invés de ficar fazendo o meio de campo entre a mãe de seu futuro marido e a sua, para acertar os detalhes do que irão vestir no seu grande dia, deixa-as incumbidas de resolver isto sozinhas. Caso ainda não tenham proximidade, apenas as coloque em contato inicialmente. Depois, deixem que cuidem de tudo sozinhas. Além de facilitar e muito sua vida, isso faz com que te surpreendam. Assim, você só saberá o que irão vestir, quando estiverem prontas!

Anfitriãs mais do que especiais

Vão celebrar o início da vida dois com um destination wedding ou têm convidados de fora da cidade? Deixem suas mães incumbidas de recebê-los. Elas são simplesmente perfeitas para tarefa. Impossível encontrar alguém que saiba receber e acolher melhor do que uma mãe, não é mesmo?  Peça para que se coloquem à disposição, caso os convidados precisem de algo. Uma forma carinhosa e calorosa de mostrar o quanto são importantes e agradecê-los pela presença.

fotografia preta e branca alegria do noivo com a mãe durante cerimônia de casamento
André Alves

Cheias de responsabilidade

Hoje em dia, com as listas de presente, geralmente disponibilizadas no site de casamento, a grande maioria dos presentes chegam direto em nossas casas. Apesar disso, sempre tem um ou outro que aparece na recepção. Para que eles não se percam, você pode pedir para que sua sogra e sua mãe fiquem responsáveis por cuidar deles. Isto inclui encontrar um lugar seguro para guardá-los e garantir que eles cheguem são e salvos à casa de vocês.

Registros carinhosos

Estas mulheres tão especiais por seu empenho e dedicação merecem uma atenção especial. Não só durante os preparativos e o casamento em si – mas, ao longo de toda a sua vida e de seu futuro marido. Nada mais justo do que preparar recordações especiais. Façam fotos especiais que traduzam todo amor e gratidão de vocês durante o making of, cerimônia e ao longo da festa. Para que esses registros sejam ainda mais inesquecíveis providenciem um mimo para entregar junto com eles. Com certeza, eles irão entrar para a lista dos melhores presentes que elas já ganharam em suas vidas.

carinho da mãe com a noiva durante making of de casamento
Ricardo Clavello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride