O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Manual para as madrinhas de casamento

Fazer parte do seleto grupo de melhores amigos dos noivos e ser convidada para apadrinhar o casal é uma honra! Vocês irão dividir momentos únicos e inesquecíveis durante os preparativos do casamento e devem estar aptas para realizar a função madrinha de maneira exemplar. Claro que existem alguns protocolos a serem seguidos e algumas dicas para que você realmente colabore e ajude os noivos, sem incomodá-los ou se intrometer demais nas decisões. Conversamos com a cerimonialista Fernanda Leal, de Araraquara, que nos ajudou a listar um pequeno manual de conduta para ser uma madrinha que toda noiva sonhou.

Luna de Mare (Style Me Pretty)
Luna de Mare (Style Me Pretty)

Siga às instruções de trajes indicados pela noiva. Definir uma paleta de cores para as madrinhas é uma moda americana que está cada vez mais presente nos casamentos brasileiros. Respeite a escolha da noiva sem discutir, é um momento especial para ela e, se você aceitou o convite para ser madrinha, significa que está disposta a colaborar para que tudo seja perfeito, do jeito que ela sempre sonhou.

Ajude na organização dos eventos pré-casamento. Cada noiva opta por se despedir da vida de solteira de uma maneira, seja com uma balada, um chá de lingerie ou de panelas ou um chá-bar com os amigos mais próximos dos noivos. Cabe às madrinhas organizar a logística do evento, pensar em brincadeiras e acessórios para deixar tudo mais divertido.

Seja pontual e discreta. A grande estrela do casamento é a noiva, por isso, não queira chamar mais atenção do que ela. Esteja no local da cerimônia com antecedência e siga às orientações da cerimonialista. Na festa, procure não exagerar na bebida para não dar vexame. Ser madrinha é um papel de destaque na cerimônia e também na festa – e os convidados estarão te observando.

Ty French Photography (Wedding Chicks)
Ty French Photography (Wedding Chicks)

Ajude a animar a festa. Muitos casais ficam preocupados com os serviços contratados e têm dificuldades de desapegar da função de organizadores do casamento. Vale lembrar que um dos papeis essenciais das madrinhas é distrair a noiva, fazer com que ela aproveite esse dia tão esperado na vida do casal. Por isso, mãos à obra e let’s dance!

Seja solícita e paciente com as fotos oficiais. É um dos protocolos que está no topo da lista de obrigações dos padrinhos: ficar disponível para as fotos oficiais do casamento com todos os padrinhos, ao invés de sair da cerimônia e ir direto para a festa. Você foi escolhida como uma das melhores amigas do casal, então, dedique seu tempo e esteja à disposição para que tudo saia como eles sonharam.

Ajude nos possíveis trabalhos manuais. Com a moda do casamento DIY (do it yourself, em português, faça você mesmo), algumas noivas optam por criar detalhes que fazem toda a diferença para os convidados, é um gesto de carinho e cuidado com eles. É um trabalho cansativo, que exige muito tempo livre e que as madrinhas podem dividi-lo com a noiva. Sem dúvidas, serão reuniões deliciosas com as amigas ajudando nos preparativos, seja colocando lacinhos nos convites, embrulhando os docinhos ou fazendo plaquinhas decorativas. O que é vale é o espirito de “unidas pela amizade”.

Stephanie A. Smith Photography (Elisabeth Anne Designs)
Stephanie A. Smith Photography (Elisabeth Anne Designs)

Seja o ombro amigo da noiva. É normal e esperado que, em alguns momentos, a noiva se desespere com a proximidade do casamento ou queira desabafar e aliviar o stress e a tensão. Mostre solidariedade, tente acalmá-la e ofereça ajuda, afinal a madrinha deve se fazer presente em todos os momentos.

Seu presente não precisa ser o mais caro. Fique tranquila, o casal não te convidou para ser madrinha pensando no presente – a maioria escolhe os padrinhos por uma questão de afinidade, carinho e amizade. Por isso, se não tiver condições de dar um bom presente para os noivos, eles entenderão. 

E para as madrinhas do noivo? São as namoradas ou esposas dos amigos do noivo, que nem sempre são muito próximas da noiva. Nesse caso, a dúvida é: elas também devem participar dos preparativos e cumprir todas as funções de madrinha? Depende muito. Nossa dica é: ofereça ajuda à noiva, caso ela precise de alguma coisa. Caso você não seja solicitada, é melhor participar de uma maneira mais discreta e deixar espaço para as melhores amigas da noiva. É o famoso “menos é mais”.

Madrinhas - Melissa Fuller - 100LayerCake
Melissa Fuller (100LayerCake)

Espere ser convidada para ser madrinha. É uma situação extremamente delicada para a noiva porque, inevitavelmente, nem todas as melhores amigas dela podem ser madrinhas – até porque muitas igrejas limitam a quantidade de padrinhos por casal. Ou seja, não crie uma situação desconfortável e espere o convite oficial. Ok?

Posso recusar um convite? Claro, mas pense bem nos motivos antes de recusá-lo. Afinal, você foi escolhida entre tantas pessoas para apadrinhar o início de uma nova família. É sinal muito carinhoso de que você é querida pelo casal. Por isso, se for mesmo recusar, faça com muita educação e gentileza para não magoar pessoas que gostam tanto de você.

Esteja presente na vida deles. Ser madrinha de casamento não significa apenas participar da cerimônia e dividir o altar com os noivos. É uma função para toda a vida: significa que eles fazem questão da sua presença, por isso, retribua o carinho, participando ativamente do dia-a-dia do casal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride