O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Música para cerimônia de casamento: Principais dúvidas – Parte 1

Quem é noiva, sabe: durante os preparativos do casamento, são inúmeros os detalhes para definir para o grande dia. Transformar um sonho em algo verdadeiramente inesquecível não é uma tarefa fácil. E, como qualquer sonho, sabemos que ele precisa de uma trilha sonora incrível para que o momento seja eternizado para os noivos e todos os convidados. Eis uma das principais dúvidas dos casais: Como definir o estilo musical para a cerimônia e para a festa do casamento? Quais são os principais erros na hora de definir a playlist do grande dia? Pensando nisso, nós convidamos três especialistas no assunto para ajudá-las nessa etapa tão importante. São eles:

  • A assessora e cerimonialista Valdice Abreu, da Val.Amélia
  • A cantora Lorenza Pozza
  • Eduardo Peixe Faiguenboim, da SOS (Sensacional Orchestra Sonora)

O post acabou se transformando num verdadeiro manual de como definir o estilo musical e as atrações para cada momento do casamento. Ou seja: sim, é praticamente imperdível. Nós dividimos o tema em três textos que publicaremos ao longo das próximas semanas, são eles: música para a cerimônia, para a festa e os erros mais comuns dos noivos na hora de definir a música para o grande dia. Nesse primeiro post, vamos falar especialmente sobre a cerimônia e como garantir um dia realmente inesquecível. Vamos lá, noivinhas?

musica-cerimonia-casamento-como-definir-duvidas-1
Casamento na Fazenda Vila Rica – Acervo da assessora e cerimonialista Valdice Abreu / Val. Amélia

Música para cerimônia: Como definir?

“Todas as escolhas do casamento devem ser feitas levando em consideração a personalidade dos noivos, o seu estilo e representação – principalmente o momento da cerimônia, que é o mais importante na festa do casamento. Todos os detalhes como ambiente, música e decoração devem ser pensados com muito cuidado e carinho, sempre levando em conta a personalidade do casal”, explica a cantora Lorenza Pozza. “A música é um dos elementos que mais pode ajudar a deixar a cerimônia personalizada, pois os noivos podem escolher a trilha sonora de acordo com seu gosto musical e estilo. É muito importante que os convidados “vejam” os noivos nas suas escolhas de músicas e falem coisas como: isso é a cara deles”.

Nós sabemos que, seja para o momento da cerimônia ou para a festa de casamento, é sempre difícil pensar em como adequar o estilo do casamento à formação musical. Durante o enlace em si, a emoção deve falar mais alto – e, para isso, a música é extremamente importante como fio condutor desse momento. “A emoção dos noivos é que vai alimentar a emoção de todos os presentes. Para a cerimônia, minha recomendação é que os noivos escolham músicas que eles gostem e, se possível, que tenham algum significado especial. Para mim, isso é muito mais verdadeiro do que escolher as músicas dentro de uma regra de protocolo. É claro que, se os noivos escolhem músicas que todo mundo conhece, fica mais fácil da música “tocar” todos os convidados. Músicas com melodias bonitas sempre funcionam melhor”, explica Eduardo Peixe Faiguenboim, da banda SOS Sensacional Orchestra Sonora.

musica-cerimonia-casamento-como-definir-duvidas-lorenza-pozza-1
Aloha Fotografia

Local e estilo da cerimônia: Com que música eu vou?

O estilo e o local da cerimônia também são essenciais para definir o formato musical. O ideal é que os noivos saibam exatamente como será o grande dia para pensar em possibilidades musicais que se encaixem perfeitamente ao tipo de casamento. “Se será mais formal, se acontecerá na igreja, se acontecerá num local aberto, se o celebrante será religioso, se a cerimônia será composta por votos e discursos, se gostam de interpretações de músicas com voz ou somente instrumental… Sempre sugiro aos noivos que o repertório tenha músicas que sejam importante para eles, que tenham alguma ligação com sua história e momentos juntos – mesmo que elas sejam apenas tocadas e não cantadas”, explica Valdice Abreu, da empresa de assessoria e cerimonial Val.Amélia.

A cantora Lorenza Pozza é referência para noivos que buscam uma trilha sonora original, personalizada e criativa para as cerimônias de casamento. Para ela, é importante adequar o estilo das músicas para o clima do casamento. “Se ele está sendo realizado na praia, músicas mais descontraídas são sempre uma boa opção e uma formação instrumental mais acústica é sempre uma boa pedida, como Voz & Violão. No campo, algo mais romântico e leve ajudam a deixar o clima ainda mais especial. Sendo assim, instrumentos de corda, harpa e violões contribuem para a delicadeza do local”, explica. “Em festas onde a decoração é mais carregada e suntuosa, músicas mais dramáticas e interpretadas por corais, piano, instrumentos de corda e percussão irão contribuir para criar a atmosfera mais intensa. Pensar na decoração e no local do casamento é algo que pode ajudar na escolha do estilo e do clima musical da festa”.

musica-cerimonia-casamento-como-definir-duvidas-lorenza-pozza-2

 

Logística ideal para uma música perfeita

Alguns pontos são extremamente importantes quando pensamos no repertório musical para a cerimônia do casamento. Realizar uma visita técnica ao local, ter consciência das restrições do local e, especialmente, uma atenção especial às letras das músicas estrangeiras são algumas das principais dicas. “Se você gosta muito da melodia de uma canção, mas não conhece a letra, tem que pesquisar a tradução. Saber o que a música diz é essencial para evitar gafes e, principalmente, para não se ter uma mensagem equivocada num momento tão especial”, explica a assessora e cerimonialista Valdice Abreu, da Val.Amélia.

“Sempre recomendo fazer uma visita técnica prévia com a equipe de música da cerimônia, principalmente em cerimônias ao ar livre, para dimensionar com precisão a estrutura de som necessária. Se a cerimônia ocorrer na igreja, é bom verificar se há alguma restrição de algum estilo musical ou mesmo músicas específicas imposta pela igreja ou pelo celebrante”. É importante que os noivos tenham uma ideia clara de como imaginaram o grande dia do casamento e que busquem por músicas mais autênticas, que expressem algum significado com a história do casal. “Eu já fiz cerimônias com seleção somente de músicas dos Beatles – e foi demais, noivos roqueiros que saíram ao som do Kiss e uma cerimônia muito fofa em que um trio de chorinho tocou uma seleção primorosa feita pelos noivos”, lembra Valdice. “Algumas vezes, uma música improvável fica harmoniosa na cerimônia, com um arranjo especial e diferente dos músicos, ela se torna incrível”.

  1. Maravilhoso esse texto, música dá vida a cerimônia.
    Não tem nada melhor do que sentir a música contar a história do momento!
    Melhores dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride