O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Músicas para o coquetel do casamento: Como definir a playlist?

Quando pensamos na escolha do repertório musical para o casamento, logo associamos ao momento da cerimônia ou da festa em si. Não faltam opções para os noivos: seja para deixar o grande dia mais especial, com doses extras de emoção ou imprimir uma dose de personalidade com o estilo favorito do casal. O momento de transição entre a cerimônia e o início da festa, geralmente, é pouco lembrado. Nós decidimos abordar esse tema justamente para evidenciar sua importância e para que vocês não o deixem de lado durante os preparativos para o casamento. Será o primeiro contato de seus convidados com a festa, o momento em que eles serão recepcionados e se acomodarão nas mesas e estarão atentos a todos os detalhes.

Provavelmente, poucas noivas já se questionaram sobre esse momento de recepção. A maioria acaba se preocupando com a música da cerimônia e com a atração principal da festa para animar a pista de dança. Os noivos poderão escolher entre a música gravada – com DJ, por exemplo, ou com música ao vivo, num formato mais adequado ao estilo do casamento. Nos últimos anos, o Voz e Violão tem sido o modelo preferido pelos noivos, tanto os mais românticos, quanto os casais mais moderninhos. Nós esclarecemos todas as dúvidas sobre o tema “música de coquetel ao vivo” com a cantora Tatiana Chammas. Confira nosso bate-papo cheio de dicas e informações. Vamos lá?

musica-coquetel-casamento-playlist-recepcao-festa-tatiana-chammas-1
“A música ao vivo no coquetel envolve os convidados e os chama a confraternizar e participar ainda mais da comemoração”, explica Tatiana Chammas

 

Quais estilos musicais são perfeitos para recepcionar os convidados?

A música no coquetel de um casamento é especial. Os noivos, padrinhos e convidados estão começando a relaxar, depois de tanta emoção e concentração para abençoar a união dos noivos durante a cerimônia. Para a trilha sonora da cerimônia, mesmo optando por outros idiomas, os noivos têm sempre a preocupação de escolher músicas que falem de amor e união – preocupação que compartilhamos ao sugerirmos melodias para todos os momentos da celebração. No momento do coquetel, a vontade de todos é de relaxar, estar com pessoas queridas, conversar e confraternizar, por isso podemos optar por um repertório mais descontraído.

A duração do coquetel varia entre 1h e 1h20 e dividimos o repertório em duas partes: cada uma delas com 8 a 10 músicas. Na primeira, tocamos músicas que são mais próximas ao romantismo e à emoção da cerimônia que acabou de acontecer. São músicas de diversos estilos, que poderiam se encaixar em uma cerimônia, mas são tocadas com um arranjo especial para o início da festa. Na segunda parte, tocamos músicas mais animadas e que se aproximam mais da vibração da festa, para que todos já se preparem para o agito com a banda ou DJ.

 

O estilo do casamento – mais clássico, moderninho ou boho-chic, por exemplo – influencia na escolha das músicas do coquetel?

Influencia, pois o estilo do casamento está de certa forma ligado ao estilo musical dos noivos. Um casamento mais clássico pede um coquetel recheado de jazz, bossa nova, baladas, enquanto um casamento mais moderninho pede rock, indie rock, folk e nova MPB. Caso seja um casamento à beira mar, pensamos de cara no reggae, na MPB e no pop. Dependendo do estilo do casamento e sentindo o gosto musical dos noivos, pincelamos estilos e intérpretes e encaixamos no nosso repertório, para que ele seja eclético e agrade a todos. Procuramos não restringir as músicas a apenas um estilo.

 

Quais formatos se encaixam super bem a esse momento do casamento? Quais são as possíveis formações musicais?

O formato voz e violão é compacto funciona muito bem. Voz, violão e percussão é uma combinação que fica ótima, pois deixa as músicas com mais ritmo e os convidados com aquela vontadezinha de dançar. Voz, violão e sax também é perfeito: dá um toque jazz às músicas. Voz e piano também fica elegante, dependendo do local e estilo do casamento.

 

Os mesmos músicos que fizeram a cerimônia podem se responsabilizar também pelo coquetel?

Podem sim, tranquilamente. Normalmente os instrumentos de cordas como violino e violoncelo não fazem parte do coquetel, mas os demais músicos podem permanecer. Caso a cerimônia ocorra no mesmo espaço da festa e os músicos não tenham que se deslocar, a infraestrutura é a mesma utilizada na cerimônia e os noivos não tem custo extra com equipamento de sonorização. Quando a festa acontece em outro espaço, o ideal é termos duas estruturas básicas de som, montadas cada uma em um local, para que os músicos se locomovam apenas com seus instrumentos e não causem transtornos aos convidados movendo caixas de som e montando equipamentos no decorrer da festa.

musica-coquetel-casamento-playlist-recepcao-festa-tatiana-chammas-2
“O estilo do casamento está de certa forma ligado ao estilo musical dos noivos. Pincelamos estilos e intérpretes e encaixamos no nosso repertório, para que ele seja eclético e agrade a todos”, explica a cantora.

 

Na sua opinião, quais seriam as principais vantagens de ter uma música ao vivo no momento do coquetel, ao invés de música gravada?

O DJ neste momento pode ser muito importante também, escolhendo músicas agradáveis que criem um ambiente relaxante ou animado, dependendo do casamento. A música ao vivo, no entanto, traz uma energia contagiante ao momento, chama a atenção dos convidados, que se aproximam, uns apenas observam, outros gostam de cantarolar junto, alguns acompanham a melodia com a cabeça e alguns ensaiam passos tímidos de dança antes de abrirem a pista. A música ao vivo no coquetel envolve os convidados e os chama a confraternizar e participar ainda mais da comemoração.

 

Abaixo, uma playlist com algumas sugestões de músicas para o coquetel – seguindo a proposta do primeiro momento com canções mais românticas e de um segundo momento com músicas mais animadas – por Tatiana Chammas:

 

Sugestão de playlist – Coquetel de casamento

(primeiro momento do coquetel: músicas mais românticas)

Frisson – Tunai
Ainda bem – Vanessa da Mata
Minha felicidade – Roberta Campos
93 million miles – Jason Mraz
Let her go – Passenger
Photograph – Ed Sheeran
Amei te ver – Tiago Iorc
Is this love – Bob Marley

(segundo momento do coquetel: músicas mais animadas)

Amor I love you – Marisa Monte
Assim que se faz – Luciana Melo
Ai que saudade d’ocê – Vital Farias
Everything – Michael Bublé
Budapest – George Ezra
Accidentally in love – Counting Crows
Suspicious mind – Elvis Presley
Love never felt so good – Michael Jackson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride