O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Acessórios para noivas: O que podemos dizer que está fora de moda?

Chapéu, luvas e vestidos com saias volumosas e mangas bufantes já foram verdadeiros sonhos de consumo para as noivas. Sabemos o quanto a moda é cíclica e como as tendências influenciam nossas escolhas – até mesmo na hora de subir ao altar. Afinal, nos dias de hoje, quais acessórios para noivas podemos considerar como fora de moda e ultrapassados? Diante de tantas inspirações e estilos diferentes, como definir os melhores acessórios para compor o look para o seu grande dia? Essa é uma dúvida muito frequente entre as noivas, especialmente quando pensamos em casamentos com personalidade. Para nos ajudar, convidamos a Carol Caliman, consultora de estilo e sócia-proprietária da Assinatura de Estilo. São dicas incríveis para te ajudar a escolher os melhores acessórios para o seu dia dos sonhos!

A definição de moda para noivas é algo muito complexo e que envolve uma série de fatores. Estilo é algo único, pessoal e que faz com que o casamento seja autêntico e tenha a “cara dos noivos”, não é mesmo? Escolher um vestido de noiva perfeito, que valorize seu biotipo e suas preferências, é uma tarefa nada fácil. É comum surgirem um milhão de dúvidas sobre o modelo ideal, o tipo de decote, os tecidos e todos os outros detalhes… Apesar do vestido ser uma das principais estrelas do casamento, os acessórios da noiva também são essenciais. Juntos, eles compõem o look da noiva – e precisam estar muito conectados e alinhados à mesma proposta.

O que combinar com o meu vestido de noiva? Como escolher os melhores acessórios para viver um dos dias mais inesquecíveis da minha vida? Com tantas opções disponíveis, fica realmente difícil escolher quais são os itens mais indicados para cada noiva. Para começar, uma boa dica é: saber o que não usar. A seguir, um bate-papo esclarecedor e recheado de dicas preciosas com a consultora de estilo Carol Caliman, da Assinatura de Estilo. Confira e arrase na hora do sim!

Quando pensamos nas noivas, podemos dizer que algo saiu fora de moda?

Moda é algo que depende muito da noiva. Se a noiva é ligada em tendências e se preocupa em estar na moda, faz todo sentido. Ela provavelmente vai querer saber o que a noiva mais famosa do momento usou no casamento – para usar ou fazer algo similar. Mas, se estivermos falando de alguém super autêntica, não faz sentido gastar energia com isso. Recomendamos que ela busque o que acha que faz sentido, que sempre sonhou para esse momento. E não fique presa à questão da moda ou da tendência.

Ficar bonita apenas para as fotos e não pensar no próprio conforto é algo que podemos dizer que saiu fora de moda. Saltos altíssimos e vestidos super justos e modeladores que não te deixam respirar. Definitivamente, são acessórios que não deveriam fazer parte desse dia tão especial. O que a gente mais quer é se divertir e comemorar com quem a gente mais ama. Para isso, é indispensável se sentir bem e confortável.

opções de vestidos para noivas modernas
Uma boa dica para acertar no look da noiva é seguir seu estilo (Dress Directory / Elio Abou Fayssa / Nordstrom)
acessórios para noivas vintage
Acessórios vintage para noiva estão em alta. Além disso, dão um toque de charme ao visual (Makeover Box / Love The Dress)
noiva vintage com estola de pele no inverno
Dá para apostar em acessórios antigos e criar um look repaginado e super estiloso (Kendal Riley Photography)

Quais seriam as principais dicas para não apostar num look ultrapassado?

Com os ciclos da moda, muita coisa que as gerações passadas usaram acabam voltando, mas sempre em releituras. Ou seja, inspiradas no que era usado anos atrás, mas de um jeito mais atual. São elementos que nos fazem identificar aquele look como sendo de hoje – e não literalmente “roubado” do guarda-roupa das nossas mães ou avós. Tem uma coisa que era moda antigamente e a gente não recomenda: evite combinar a cor do batom com a da sombra e da roupa ou acessórios.

Quais são os erros mais comuns que as noivas cometem nesse sentido?

Acreditamos que o pior erro que uma noiva pode cometer é ouvir mais a opinião dos outros do que a própria. Isso porque cada um tem referências distintas e os conceitos de “bonito” e “feio” são extremamente relativos. Essas referências mudam ainda mais quando estamos falando de pessoas com idades muito distintas. Recomendamos que, se a noiva ainda não tem certeza do que quer, busque ajuda profissional. Apenas uma consultora de estilo pode ajudá-la a entender melhor suas vontades e fazer escolhas mais certeiras. Sempre levando em consideração a personalidade da noiva, o estilo da cerimônia, etc.

Uma coisa é certa: antigamente as noivas eram feitas para serem bonequinhas de porcelana. Precisavam de ajuda para abrir e fechar o vestido, ir ao banheiro, subir e descer escadas e dançar era quase um sacrifício. Hoje em dia, não dá nem para pensar em um vestido que limite os movimentos da noiva e tire dela a liberdade de fazer o que ela quiser. Por isso, acreditamos que os vestidos desconfortáveis caíram total em desuso.

vestido de noiva com saia de tule
Investir em vestidos de noiva desconfortáveis estão fora de moda. Dica do dia é: conforto sempre em primeiro lugar (Slaven Vlasic)
noivas modernas com acessórios vintage
Véu da noiva, casquetes ou voilettes: para cada noiva, um estilo ideal para o seu penteado dos sonhos (Wedding Venues / One Wed)
noiva de chapéu com voilette e batom vermelho
Com ares de antiguinho, o fascinator vem sendo usado por muitas noivas (Wasio Photography)

Luvas, chapéu, mangas bufantes, véu cobrindo o rosto… Ainda dá para usar?

Acho perigoso “proibir” qualquer elemento, ainda que tenha essa cara de mais “antigo”. Acredito que, com equilíbrio e uma leitura mais atual, qualquer acessório possa ser usado, desde que dentro de um contexto. Mangas bufantes num look mais minimalista, luvas num look sem muitos acessórios, véu cobrindo o rosto de um jeito delicado… Acho muito possível.

A única “pegadinha” é o chapéu. Como é um acessório para proteger do sol, não faz sentido ser usado em cerimônias realizadas a partir do final da tarde. Se a intenção é apenas enfeitar, grinaldas e fascinators resolvem a questão sem polêmicas.

Joias – anéis, colares, pulseiras e brincos: o que é bem-vindo e o que deve ser evitado?

Equilíbrio é a palavra que mais gostamos de usar. A segunda palavra que mais usamos é: experimenta! Dependendo do tamanho dos acessórios, do tipo do vestido, do estilo da cerimônia e, principalmente, da personalidade da noiva, dá para usar todos esses acessórios juntos. Só é possível saber o efeito que eles vão causar quando experimentar tudo junto. Antes de decidir usá-los ou não, vale a pena fazer testes e tirar um deles por vez para entender como isso afeta o look todo. A prova de cabelo e maquiagem é tão importante exatamente para avaliar como eles interferem no resultado final.

Grinalda, coroas ou tiaras: o que podemos considerar como zona de risco?

As coroas e tiaras tem a realeza como principal inspiração e podem ficar exageradas em cerimônias mais simples. Elas funcionam melhor em ambientes mais formais, como festas luxuosas e em horários mais noturnos. Além disso, elas normalmente acrescentam alguns centímetros à altura da noiva. Junto com o sapato de salto, a noiva poderá ficar mais alta que o noivo. Não que isso seja um problema, mas existem casais que se incomodam. Portanto, vale a pena avaliar com carinho e experimentar tudo junto.

noivas com tiara e coroa metálica
Coroas e tiaras são uma ótima pedida para noivas tradicionais (Eden Luxe Bridal / My Wedding Guides)
noivas com acessórios em pérolas
Headbands e pentes são perfeitos para casamentos durante o dia ou cerimônias ao ar livre (Weddbook / Makeover Box)
noiva com guirlanda e véu cobrindo o rosto
Flores naturais e véus curtos são perfeitos para cerimônias realizadas ao ar livre (Lindy Yewen Photography / Auckland Weddings)

Véu da noiva: algum deles já pode ser considerado como fora de moda?

Hoje em dia, vemos muito pouco o véu curtinho, com comprimento que varia desde os ombros até a cintura da noiva. Esses véus são mais despojados e funcionam melhor em cerimônias diurnas e/ou ao ar livre. Para ser sincera, atualmente, a grande maioria das noivas tem optado por não usar véu nessas situações.

Sapatos: Existe algum modelo que pode comprometer o look?

Aconselhamos sempre a pensar no sapato como parte do look. Materiais muito informais podem atrapalhar o look. É importante prestar atenção a todos os detalhes. Acabamentos com texturas ou estampas, bico redondo, salto baixo e grosso ou fivelas de plástico, por exemplo. Vale lembrar que o salto não é fundamental para o sapato da noiva. Uma sandália pode ser delicada com salto baixo e uma sapatilha de bico fino pode facilmente substituir o scarpin, se a noiva não quiser ou não puder usar salto. Outra opção interessante são os modelos com acabamento metalizado (dourado, prateado, ouro/prata velho) e que podem facilmente ser reaproveitados em looks do dia a dia.

Buquê: como escolher o modelo ideal?

É importante lembrar que o buquê é um elemento importante e esperado no look da noiva, mas ele não deve se sobressair ao vestido. Como é praticamente impossível provar o buquê antes da cerimônia, nossa dica é: melhor pecar pelo excesso de zelo. Opte por algo menor e mais discreto e evite exageros.

sapato branco da noiva com renda e sola vermelha
Renda ou cetim para sapatos de noiva clássicas: perfeitos e delicados (StyleWe / SOS Brides)
sapatos da noiva com brilho dourado e glitter
Os sapatos metalizados estão em alta e são uma excelente opção para as noivas (Sethgilpin / Jimmy Choo / Betsey Johnson)
sapatos da noiva com salto baixo
Sapatos sem salto ou com saltos baixos para noivas: porque eles também ficam incríveis! (Badgley Mischka / Paradox London Pink)
buquê da noiva com flores de lavanda e copo de leite branco
Buquês em lavanda ou copo de leite para as noivas mais clássicas (Kristy Huston Photography / Style Me Pretty)
Tips For Bride

Lugar de amiga solteira é na barra do vestido da noiva

Quando o assunto é casamento, existem milhares de superstições. São tradições seculares que se mantêm vivas até os dias de hoje, independente das crenças religiosas dos noivos. A crença popular dita costumes que, seja qual for o tipo de celebração escolhido pelo casal, são seguidos à risca. Entre as muitas tradições que fazem parte deste universo, escrever o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva é uma das mais divertidas. Além de ser uma maneira muito carinhosa de homenagear as suas melhores amigas, faz com que elas tenham sorte e também encontrem um verdadeiro amor. Diz a lenda que, cumprindo este ritual, a energia e a alegria do coração apaixonado da noiva abençoa as amigas solteiras para que elas também realizem o sonho do “felizes para sempre”.

Ao que tudo indica, esse costume secular nasceu na Bahia, em terras brasileiras? Ninguém sabe dizer exatamente quando, nem como. Essa tradição vem sendo preservada através do tempo – e é realmente delicioso poder dividir essa alegria com as suas madrinhas e melhores amigas. O processo começa com a lista de todas as solteiras que irão participar da brincadeira. Em seguida, cada noiva escolhe como colocá-los na barra do vestido. São diversas opções e formatos que dependem, basicamente, do estilo do casamento e também do gosto da noiva. No dia do casamento, é só aproveitar, se divertir e tirar muitas fotos com as suas amigas solteiras!

Camila Magalhães Fotografia
Camila Magalhães Fotografia
Crédito: Camila Magalhães Fotografia
Tempo Digital
Crédito: Studio Seven - Claudio França
Studio Seven – Claudio França

Existem várias formas de levar suas amigas na barra do vestido. Antes de pensar nas possibilidades, a nossa dica número um é: nunca escreva diretamente no tecido do vestido. Mesmo que a caneta seja adequada, é melhor não correr o risco de manchá-lo, não é verdade? Geralmente, as noivas escolhem as tradicionais fitas de cetim ou corações feitos em tecido com os nomes das amigas escritos ou bordados. Os patuás também são perfeitos para prender à barra do vestido. Na maioria das vezes, são feitos em formato de coração e acompanhando de uma medalhinha de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Tanto um, quanto o outro, pode ser costurado junto à barra ou no forro do vestido. A única diferença é que, no caso dos patuás, cada amiga ganha a sua medalha depois da cerimônia.

Amigas do coração juntas até o altar

Se você faz o estilo de noiva prática, dá para manter a tradição sem precisar de tanta produção. Você pode optar adesivos em formatos de coração, próprios para a brincadeira ou prender fitinhas e papeis de scrapbooking com mini alfinetes. Agora, se a correria com os preparativos para o grande dia te fizer esquecer de providenciar algo para colocar os nomes na barra, não precisa se preocupar. Uma fita adesiva simples e uma boa e velha caneta podem funcionar super bem. Quer uma solução rápida, mas um pouquinho mais elaborada? Fitinhas escritas com canetas especiais para tecido. Se der tempo, dá até para desenhar um coraçãozinho do lado de cada nome e, para prender, é só usar alfinetes.

Crédito: Marina Ushiro
Marina Ushiro
Crédito: Déborah Luna
Déborah Luna

Na verdade, vale qualquer coisa para entrar na brincadeira. Uma dica importantíssima é ficar atenta na hora de escolher a cor com que os nomes serão escritos. Caso eles sejam bordados na própria barra do vestido, é importante dar preferência a tons mais claros, para não correr o risco de aparecer em alguma foto, especialmente durante a cerimônia. Uma boa sugestão são os tons de azul, assim você já garante outra superstição para trazer sorte no casamento. Vocês já ouviram falar que a noiva precisa carregar “uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa azul e uma coisa emprestada”?

Crédito: Equipe Cleber Massao
Equipe Cleber Massao
Crédito: Oswaldo Marra e Jane Magalhães
Oswaldo Marra e Jane Magalhães
Crédito: Graciele Aguiar
Graciele Aguiar
Crédito: Mario Lima
Mario Lima
Crédito: Aline Machado
Aline Machado

Na fita do buquê ou na sola do sapato

Se você é do tipo que adora fugir do tradicional, mas, ainda assim, prefere não correr o risco de deixar de lado este costume, pode recorrer a outras formas especiais de desejar uma boa sorte no amor para suas amigas que ainda não encontraram seu par perfeito. Ao invés de colocar seus nomes na barra da saia de seu vestido, que tal carregá-las em seu buquê? Isso mesmo, a fita do buquê é um ótimo lugar para registrar os nomes de quem você deseja “abençoar”. Outra alternativa é colocar a lista das solteiras na sola de seus sapatos. Segundo a tradição turca, é só suas amigas assinarem a sola do seu sapato com uma caneta de cor azul e, no final da festa, o nome que estiver mais apagado, indicará qual será a próxima a se casar!

Crédito: Cleiton Tiburcio
Cleiton Tiburcio
Créditos: Kristen Taylor / Melissa Fitzpatrick
Kristen Taylor / Melissa Fitzpatrick
Tips For Bride

Gravatas borboleta para pets: Tendência fofa e cheia de estilo

Se você está noiva e sempre sonhou com um casamento ao ar livre, essa dica especial é para você. Ambientes externos como fazendas históricas e praias oferecem uma gama de possibilidades infinitas para deixar a criatividade rolar solta. De todas as tendências para cerimônia fora de igrejas, sem dúvidas, uma das mais fofas é trazer o seu pet para participar do seu grande dia. Se o seu companheiro de quatro patas ocupa um lugar tão importante em sua vida, porque deixá-lo de fora deste momento mais do que especial? Uma ocasião como essa pede uma produção à altura! Assim como os demais participantes do cortejo, o seu peludinho também precisa de um traje exclusivo. Se a simples presença de um convidado tão ilustre já causa frisson entre os convidados, imagina ela desfilando em traje de gala?!

As roupinhas para pets, tanto para fêmeas, quanto para machos, são inúmeras! Uma mais linda que a outra. Entre os modelos masculinos, roupinhas que simulam um traje social, punhos de camisas posicionados nas patinhas e, as queridinhas da vez, as gravatas borboleta. Segundo Mirela, proprietária da gravataria O Francês, a gravata borboleta é a mais comum e a mais segura para ele. A empresa oferece opções artesanais feitas sob medida e uma coleção especialmente desenvolvidas para os animais de estimação. “Um acessório maior, como a gravata tradicional, oferece o risco do animal tentar tirar e acabar estragando o visual. Além disso, o modelo tem um ar mais leve, que combina mais com os pets”, explica Mirela.

All Wedding Dresses
All Wedding Dresses
Créditos: O Francês
O Francês
Créditos: Olivias Doggie Designs / Poppy Parker Market
Olivias Doggie Designs / Poppy Parker Market

Qual o melhor modelo de gravata para o meu pet?

Fica a dúvida: como escolher o modelo perfeito? Basicamente, existem dois tipos de gravatas borboletas. Um deles vem com um elástico para ser preso na coleira de pescoço que o seu bichinho está acostumado a usar e a segunda opção vem com um regulador, igual aos utilizados pelos homens. “O primeiro é uma ótima opção para aqueles que não gostam muito de acessórios diferentes do habitual ou são muito agitados. Já o outro fica mais visível, considerando que toda a coleira será personalizada, exatamente da cor que você escolheu”, explica Mirela, sócia-proprietária da gravataria O Francês. Nesses casos, a nossa dica é: faça alguns testes para descobrir qual o modelo mais confortável para seu pet, afinal é essencial que ele esteja bem e feliz.

As possibilidades de cores e estampas para as gravatas são infinitas. Segundo a especialista, dois importantes pontos devem ser considerados. “É preciso haver um contraste entre as cores do animal e da gravata, para que ela não suma. Outro fator determinante é definir o papel do animal no casamento”, comenta Mirela. Apostar na paleta escolhida para o casório é sempre uma ótima pedida. Caso ele participe do cortejo da cerimônia, vale coordenar a sua gravata com a dos demais participantes, como pajens e padrinhos. Se você quiser surpreender ainda mais os presentes, que tal combinar o acessório de seu animalzinho com o do noivo? Seus convidados vão morrer de amores! Sem contar que os looks rendem fotos incríveis para o álbum de casamento.

Créditos: O Francês
O Francês
Crédito: Fifth & Chest Nut
Fifth & Chest Nut
Créditos: O Francês
O Francês

Gravata borboleta: para machos e fêmeas?

Super versáteis e cheias de estilo, as gravatas borboletas podem ser usadas até pelas fêmeas. Isso mesmo! “Elas viram um lacinho lindo. Basta posicioná-las para o lado”, explica Mirela, da gravataria O Francês, que possui uma linha exclusiva para os animais. Outra opção bem feminina e muito charmosa é combiná-la com as roupas da florista ou da daminha de honra. “Dá para fazer um faixa com o mesmo tecido dos vestidos delas e fazer um laço bem bonito em seu pescoço”, comenta Mirela. Outra boa alternativa é enfeitar a coleira que ela costuma usar com flores naturais ou artificiais. Uma aposta simples e certeira que, com certeza, irá deixá-la ainda mais linda e encantadora.

Crédito: Paris, Meet Boston
Paris, Meet Boston
Créditos: Marta Locklear Photography / Taylor Lord / Caroline Lima Photography
Marta Locklear Photography / Taylor Lord / Caroline Lima Photography
Créditos: Planterra Conservatory / Red Fly Studio
Planterra Conservatory / Red Fly Studio

Independente de suas preferências e escolhas, Mirela ressalta que o bem de seu pet deve sempre estar em primeiro lugar. “O mais importante é levar em consideração o perfil do animal para que ele não se estresse com acessórios demais”, explica a especialista. Uma boa dica para garantir que a participação de seu bichinho seja um sucesso é eleger o modelo ideal. Para isso, seu tipo físico deve ser levado em conta. “O tamanho da gravata precisa ser proporcional ao do animal, ela não pode ser maior que a medida da largura de sua cabeça, na altura dos olhos”, diz. Em casos de gravatas com reguladores para pets com muito pelo, existe outro fator que deve ser considerado. “Neste caso, basta medir o pescoço do animalzinho, deixando 2 dedos de folga, para regulagem”.

Crédito: Kate Noelle Photography
Kate Noelle Photography
Crédito: Fifth & Chest Nut
Fifth & Chest Nut
Créditos: Carmen Santorelli Photography / Jack Looney
Carmen Santorelli Photography / Jack Looney
Crédito: Weddbook
Weddbook
Crédito: Daily Dog Tag
Daily Dog Tag

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride