O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
Tips For Bride

Noiva com véu sobre o rosto: É tendência ou está fora de moda?

Por incrível que pareça, o mundo dos casamentos também é feito de tendências e detalhes que estão em alta – e outros, nem tanto. O estilo vintage surgiu para trazer o estilo de décadas passadas de uma maneira moderninha e cheia de personalidade. Com ele, uma série de itens que já foram considerados demodê, vivaram os grandes queridinhos das noivas. É o caso do véu sobre o rosto da noiva. Um acessório polêmico que ganhou destaque nos últimos desfiles de moda bridal e tem conquistado algumas noivas brasileiras.

noiva com véu sobre o rosto e make com olhos marcados
Fernanda Scott

Muito tradicional em cerimônias formais, com a popularização dos casamentos mais despojados, o véu sobre o rosto acabou caindo em desuso. É um item cheio de significados, mas que, com o passar do tempo, acabou se transformando em um simples acessório de cabelo. Há muitos anos, as noivas apostavam num estilo mais moderninho e deixavam o véu cobrindo o rosto como última opção no look. Ao que tudo indica, as coisas mudaram.

noiva com véu sobre o rosto para casamento no campo
Pinterest / Bryce Covey Photography

Ele traz um ar de romance, pureza e mistério à noiva. Optar por entrar na cerimônia com o rosto coberto está mais em alta do que nunca! A tendência que, por tanto tempo ajudou a tornar o visual das noivas ainda mais especial, está de volta com tudo. Isso sem falar nas belíssimas fotos de making of que ele costuma render.

noiva com véu sobre o rosto e cabelo preso com tranças
All Things Hair

Para te mostrar todo o charme e versatilidade do véu sobre o rosto, separamos algumas inspirações. São opções para todos os estilos de noiva e tipos de casamento, peças com modelos, tecidos e acabamentos diferentes. Desde os mais comuns – com a parte da frente na altura do queixo da noiva – até os mais clássicos, com o comprimento na linha dos cotovelos ou até a ponta dos dedos das mãos. É conferir e eleger aquele que mais combine com o seu sonho!

noiva com cabelo preso e véu trasnparente sobre o rosto
Style Me Pretty / Vermont Dead Line

Uma tradição muito especial

A tradição de cobrir o rosto da noiva com o véu é algo bastante antigo. É um costume com significados diferentes para cada cultura, religião e época. A prática teve início com os antigos gregos e romanos. Por acreditar que a noiva era alvo dos maus espíritos, eles cobriam seu rosto com panos. Segundo eles, seria uma forma de protegê-la do mau olhado das mulheres e da cobiça dos outros homens. Além, é claro, de ser um símbolo da transição da vida de solteira para a de casada.

noiva com véu transparente sobre o rosto
BHLDN Weddings / Tania Maras
fotografia preta e branca noiva com véu sobre o rosto
Arthur e Bruna Fotografia / Pinterest

O surgimento do Cristianismo fez o véu sobre o rosto ganhar outro significado. Ele passou a ser interpretado como sinal de castidade, simbolizando a pureza da noiva. Uma visão mais próxima a que temos hoje em dia! Para os judeus, a razão para a noiva cobrir o rosto é ainda mais especial. Eles acreditam que o casamento atrai a presença divina e que, durante a cerimônia, ela fica pairando sobre o semblante da noiva.

noiva com véu longo minimalista sobre o rosto
Oh My Mag / Oscar De La Renta – Andrew H. Walker/Getty Images
noiva com coroa de folhagens e véu de poá sobre o rosto
Top Wedding Sites / Pinterest

Elegância e romantismo

Se você sonha com um casamento de princesa, optar por subir ao altar com o rosto coberto pode ser uma boa pedida. Clássico, chique, elegante e bastante sofisticado, usar o véu sobre o rosto é algo muito comum entre algumas das noivas mais icônicas de todos os tempos. Grace Kelly, Lady Di, Kate Middleton, Charlene Wittstock e Meghan Markle elegeram modelos diferentes, porém, igualmente lindos para seus casamentos reais. Todos bastante românticos, copiados por noivas ao redor do mundo todo.

noiva com véu sobre o rosto kate middleton
Pinterest
noiva com véu sobre o rosto pippa middleton e grace kelly
Pinterest

Lisos, bordados, com aplicações, de renda, de flores ou de poá, os véus sobre o rosto são presença constante não só nos casamentos reais, mas também nos principais desfiles da moda bridal. Românticos e muito encantadores, eles são tendência nas passarelas. Prova disso são os inúmeros modelos que costumam aparecer em criações para noivas de todos os estilos.

noiva com véu sobre o rosto meghan markle
Andrew Matthews/Pool-Reuters
noiva com véu sobre o rosto e cabelo preso
Divulgação Carolina Herrera / Dan Kitwood/Getty Images

A hora certa para a grande revelação

A hora em que o véu é levantado, revelando o rosto da noiva, costuma ser um dos momentos mais marcantes e emocionantes da cerimônia. É por isso que escolher o momento certo para descobrir o rosto costuma ser motivo de dúvida. Não há nenhuma regra obrigatória para isso. Assim como tudo no casamento, o que deve prevalecer é sua vontade pessoal. A decisão sobre a hora certa para descobrir o rosto cabe única e exclusivamente a você.

noiva com véu sobre o rosto com barrado de renda
Center Noivas / Coco Wedding Venues

Tradicionalmente, existem dois momentos para retirar o véu do rosto e revelar sua beleza e alegria por estar vivendo esta experiência tão especial. Um deles é logo no início da cerimônia e, outro, seria o grand finale. O primeiro e mais comum é ao chegar ao altar, seu pai levanta o véu, dá um beijo em sua testa e a entrega para seu futuro marido. A outra opção é deixar o véu sobre o rosto durante toda a cerimônia – e só após a troca de alianças, seu noivo o levanta para poder beijá-la.

noiva com véu sobre o rosto com aplicação de flores
Center Noivas / Rob Loud/Getty Images – Oscar De La Renta
noiva com véu transparente médios obre o rosto
Pinterest
Tips For Bride

Flores de tecido para noivas: Acessórios delicados e femininos

Qual a mulher que não sonha em estar deslumbrante em seu grande dia? Não é à toa que o vestido de noiva é sempre o primeiro item a ser escolhido. Para arrasar no look, é preciso eleger também os acessórios certos. O principal deles, é claro, é a grinalda. É ela quem irá arrematar a produção e ajudar a destacar ainda mais o penteado e a make escolhidos por você para esta ocasião tão especial. Que tal apostar em algo que ressalte sua beleza e a deixe ainda mais feminina? Elegantes e bastante delicadas, as flores de tecido são tendência e, ao que tudo indica, vieram para ficar.

flores tecido organza seda casamento campo acessórios noiva
Amanda Francelino / Gustavo Gaiote
flores tecido organza seda acessório cabeça noiva casar campo
Divulgação

Para contar todos os segredos sobre esses acessórios que estão fazendo a cabeça das noivas, batemos um papo com uma especialista no assunto: a designer Giuliane Mello, do Ateliê Bem Casada. Após mais de dez anos trabalhando como consultora para noivas, ela resolveu concretizar todo amor e romantismo presente no universo dos casamentos criando acessórios personalizados e encantadores. Peças exclusivas feitas artesanalmente e ricas em detalhes – repletas de mimos e capricho – uma mais linda que a outra. Perfeitas para noivas românticas, sofisticadas, criativas e modernas – principalmente aquelas que sonham com uma belíssima cerimônia ao ar livre.

grinalda noiva flores tecido pérolas cabelo preso casamento campo
Divulgação
flores tecido organza seda tons pastéis casamento campo
Divulgação

Feitas com carinho

Lindas, femininas, e muito, mas muito delicadas, as flores de tecido garantem um ar mais leve, jovial e elegante à produção. Feitas sob encomenda, elas são criadas de acordo com o perfil e preferências de cada noiva. “O processo de criação para uma peça exclusiva sempre parte de uma referência. Tento captar a essência do que a noiva gosta e trazer para o meu trabalho”, explica Giuliane. Para valorizar ainda mais as criações, a designer dá preferência a materiais nobres, que estejam à altura da ocasião em que serão utilizados. “Sempre trabalho com seda pura, organza, cetim e crepe”, conta.

flores tecido acessório cabelo noiva personalizado sob medida casamento
Divulgação
grinalda noiva flores tecido brancas pérolas
Divulgação

A ideia de utilizar um acessório desenvolvido especialmente para a ocasião e para você é tentadora, não? Com um processo criativo tão meticuloso, a primeira coisa que vem à cabeça é o tempo de confecção. Toda noiva é ansiosa por natureza e – só de pensar na espera para ver o resultado final – tem vontade de recorrer a algo já pronto. Acredite se quiser, a confecção de uma grinalda exclusiva, feita sob encomenda, pode levar muito menos tempo do que você imagina. “Em um dia eu consigo terminar um projeto“, comenta a criadora do Ateliê Bem Casada.

flores tecido detalhe vestido noiva decote costas
Aline Ferreira
flores tecido acessório cabelo noiva branco rosa casamento dia
Divulgação

A beleza está nos pequenos detalhes

Feitos a mão e ricos em detalhes, os acessórios são verdadeiras obras de arte. Réplicas de flores reais que, de tão perfeitas, chegam a impressionar. “É possível reproduzir quase todos os tipos de flores. Minhas preferidas são as rosas, peônias e tulipas”, revela Giuliane. Seja qual for o seu desejo, é possível transformá-lo em uma linda realidade para enfeitar sua cabeça no seu grande dia. As possibilidades de formatos, tamanhos e cores são inúmeras. “Como cada peça é pintada à mão, é possível trabalhar com todas as gamas de cores em um projeto floral. Apesar disso, sempre aconselho a usar a paleta de cores pasteis mais próxima do natural possível”, explica a designer.

 flores tecido ateliê bem casada cabelo lado casamento campo
Aline Ferreira / Marina Maeda
grinalda noiva flores tecido casamento vintage
Divulgação

Nem só de flores é feita uma bela grinalda. Dependendo do estilo da noiva e do modelito escolhido para dizer o tão sonhado sim, a produção pede um acessório mais elaborado. Algo com mais detalhes e até mesmo um pouco de brilho. “É possível combinar os arranjos florais a outros elementos e, eu, particularmente adoro! Gosto muito de misturar as flores com pérolas e cristais. Acho que dão um ar sofisticado”, revela Giu. Para não correr o risco de comprometer a delicadeza da peça, é preciso usar o bom senso. “Tento deixar o acessório mais orgânico possível”, acrescenta. Nessas horas, vale se lembrar do mais famoso lema do mundo fashion: menos é mais!

flores tecido acessório cabeça noiva pérolas casamento dia
Divulgação
acessório cabelo noiva grinalda flores rosa seda casamento campo
Divulgação

A flor certa para cada ocasião

Coroas, tiaras, arranjos florais, pentes, véus, casquetes, fascinators e voilettes. Seja qual for o seu acessório de desejo, é possível confeccioná-lo utilizando as charmosas flores de tecido. Vale qualquer estilo de grinalda, desde que combine com o resto do look, é claro! “As flores são acessórios neutros e ao mesmo tempo especiais. Super versáteis, elas ficam lindas em cabelos semi presos, coques clássicos e desconstruídos”, diz a especialista. Segundo ela, apesar de serem mais indicadas para as noivas românticas, as flores de tecido se adequam bem em qualquer estilo de vestido. “Para que elas harmonizem com perfeição, é importante que os tecidos e texturas utilizados em sua confecção também sejam levados em conta”, explica.

acessorio noiva grinalda cabelos soltos casamento campo
Divulgação
flores tecido acessório cabelo noiva penteado cacheados negras
Divulgação

Com tantas possibilidades – uma mais linda que a outra – fica praticamente impossível não morrer de amores por esses acessórios confeccionados com tanto carinho e delicadeza. O único problema é que com tantas opções fica difícil ter certeza sobre a escolha da peça perfeita. Para não restar nenhum tipo de dúvida, a criadora do Ateliê Bem Casada dá uma dica valiosa. “O que faz um acessório ser mais adequado para ser usado de dia ou de noite são os elementos a serem combinados. Se o arranjo for para um casamento à noite, eu aconselho a noiva a inserir cristais para trazer mais destaque e brilho”, sugere. Ela revela ainda que existe um único quesito que não pode ser deixado de lado na hora de bater o martelo em relação a esta escolha. “O importante mesmo é que a grinalda escolhida tenha a personalidade da noiva”, conclui.

headpiece acessório cabeça noiva flores tecido cabelos soltos
Thamires Reis
flores organza seda acessório cabelo noiva casamento ar livre
Divulgação
grinalda noiva flores tecido rosas cabelo meio preso
Koletivo Reginik
Tips For Bride

Casquetes, fascinators e voilettes: Você já ouviu falar deles?

Qual noiva nunca sonhou com o seu vestido de casamento? Apesar dele ser o grande protagonista desse dia incrível, muitas mulheres ficam em dúvida na hora de escolher os acessórios. As opções são tantas, que fica realmente difícil escolher entre coroas, tiaras, arranjos florais, pentes e véus. Isso sem falar nos casquetes, fascinators e voilettes que estão super em alta. Confeccionadas artesanalmente com tule de voillete – geralmente de origem francesa – plumas, pedrarias e crinol (aqueles fiozinhos de nylon com delicadas pérolas nas pontas), são peças que estão fazendo a cabeça das noivas de diversos estilos.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)

Mas, afinal, qual é a diferença entre esses acessórios tão queridinhos entre as noivas? Para falar sobre o tema e nos ajudar a sanar todas as dúvidas, convidamos a designer Giuliane Mello. Ela é responsável pelas incríveis criações do Ateliê Bem Casada, que fica no bairro dos Jardins, em São Paulo – e atende noivas de todo o Brasil. Foi uma verdadeira aula sobre o tema. Agora é hora de conferir e já começar a sonhar com o modelo que você vai usar em seu grande dia.

Qual é a diferença entre eles?

A primeira coisa a se esclarecer é que “tudo que vai na cabeça de uma noiva é sua grinalda”, explica a designer Giu Mello, do Ateliê Bem Casada. Como existem muitos tipos de acessórios diferentes, é comum as noivas se confundirem com os nomes das peças – principalmente no caso dos casquetes, fascinators e voilettes.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Pó de Arroz. Noiva: Manuele Martins (Foto: Cláudio Mariano) / Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Pó de Arroz. Noiva: Manuele Martins (Foto: Cláudio Mariano) / Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
  • Casquete – De origem militar, surgiu nos anos 40 e possui aparência de um chapéu sem abas. Geralmente é colocado na lateral da cabeça e costuma ser utilizado à noite.
  • Fascinator – Costuma ser confundido com a casquete. O que o diferencia é o material com que é feito – geralmente broches, pedrarias e plumas.
  • Voillete – Comum da época de 1910, era usado a fim de proteger do sol e da poeira com bastante frequência até 1940 e 1950. Sempre utilizado combinado a um chapéu, casquete ou fascinator cobre e emoldura apenas parte da cabeça – cobrindo o rosto total ou parcial. É considerado a releitura do véu.

Qual grinalda mais combina com seu vestido de noiva?

Lindos, delicados e cheios de charme, os casquetes, fascinators e voilettes são os favoritos das noivas mais moderninhas ou adeptas do estilo mais vintage. “Acima de tudo posso dizer que quem opta por uma peça nesse estilo é, com certeza, uma noiva com muita atitude e personalidade,” ressalta Giuliane Mello, do Ateliê Bem Casada. Segundo ela, este tipo de grinalda combina, inclusive, com aquelas que optam por visuais mais clássicos. Basta ter em mente a expectativa criada em torno do look e escolher o modelo mais adequado para a composição.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Casquete por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Casquete por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)

Resta a dúvida: Eu posso substitiur o véu tradicional por um desses acessórios – casquetes, voilettes ou fascinators – seja qual for o modelo do vestido escolhido? Na verdade, não existe um padrão definido. A verdade é que ele vai muito bem com praticamente tudo. “Vestidos longos, curtos, rendados ou mais justos. O que define a harmonia entre o acessório e o vestido é saber quais serão os outros fatores predominantes do look. Como, por exemplo, as joias eleitas para o grande dia”, esclarece a designer de acessórios Giuliane Mello. Para conseguir chegar à peça ideal, a dica que ela sempre dá para as noivas que vão até o Ateliê Bem Casada é: contar um pouco de como será seu casamento. Fica mais fácil de conhecer a sua personalidade e estilo e chegarem, juntas, a um modelo ideal.

Artesanal e feito com todo amor do mundo!

Nós amamos essas peças diferentes, super originais e capazes de transformar o look da noiva! Elas têm tanta presença e impõem tanta personalidade que é mesmo preciso muito cuidado na hora de optar por um deles! Se você também está morrendo de amores, já imaginou ter uma peça exclusiva, feita sob medida para você! No Ateliê Bem Casada, é exatamente dessa maneira que as peças são feitas. “Cada um dos acessórios que desenvolvemos é inspirado na personalidade da noiva”, esclarece Giuliane Mello. “Nosso prazo de confecção é de trinta dias úteis. Porém, costumamos atender alguns casos de urgência”, acrescenta.

Casquetes, fascinators e voilettes são muito versáteis. Seja onde forem usados, eles costumam fazer o maior sucesso. São perfeitos para casamentos diurnos e campestres – mas nada impede de usar e abusar deles em cerimônias à noite! “Hoje em dia não existe mais um protocolo. As noivas têm muito mais liberdade de trazer para o seu casamento um pouco da sua personalidade e particularidades”, explica.

Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Voilette por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Voilette por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)

Eles também não são exclusivos das noivas – muito pelo contrário! As mães dos noivos e madrinhas também podem trazer mais charme às suas produções com peças do tipo. Desde que, previamente autorizadas pela noiva, é claro! “Tudo vai de acordo com as predefinições da noiva para o estilo de vestimenta das convidadas a integrar o cortejo” explica a responsável pelas belíssimas criações do Ateliê Bem Casada. Para concluir, ela deixa uma dica valiosa para quem quer arrasar no quesito elegância. “Combine os adornos em sobre tons do vestido. Isso é muito chique”.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride