O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Flores de tecido para noivas: Acessórios delicados e femininos

Qual a mulher que não sonha em estar deslumbrante em seu grande dia? Não é à toa que o vestido de noiva é sempre o primeiro item a ser escolhido. Para arrasar no look, é preciso eleger também os acessórios certos. O principal deles, é claro, é a grinalda. É ela quem irá arrematar a produção e ajudar a destacar ainda mais o penteado e a make escolhidos por você para esta ocasião tão especial. Que tal apostar em algo que ressalte sua beleza e a deixe ainda mais feminina? Elegantes e bastante delicadas, as flores de tecido são tendência e, ao que tudo indica, vieram para ficar.

flores tecido organza seda casamento campo acessórios noiva
Amanda Francelino / Gustavo Gaiote
flores tecido organza seda acessório cabeça noiva casar campo
Divulgação

Para contar todos os segredos sobre esses acessórios que estão fazendo a cabeça das noivas, batemos um papo com uma especialista no assunto: a designer Giuliane Mello, do Ateliê Bem Casada. Após mais de dez anos trabalhando como consultora para noivas, ela resolveu concretizar todo amor e romantismo presente no universo dos casamentos criando acessórios personalizados e encantadores. Peças exclusivas feitas artesanalmente e ricas em detalhes – repletas de mimos e capricho – uma mais linda que a outra. Perfeitas para noivas românticas, sofisticadas, criativas e modernas – principalmente aquelas que sonham com uma belíssima cerimônia ao ar livre.

grinalda noiva flores tecido pérolas cabelo preso casamento campo
Divulgação
flores tecido organza seda tons pastéis casamento campo
Divulgação

Feitas com carinho

Lindas, femininas, e muito, mas muito delicadas, as flores de tecido garantem um ar mais leve, jovial e elegante à produção. Feitas sob encomenda, elas são criadas de acordo com o perfil e preferências de cada noiva. “O processo de criação para uma peça exclusiva sempre parte de uma referência. Tento captar a essência do que a noiva gosta e trazer para o meu trabalho”, explica Giuliane. Para valorizar ainda mais as criações, a designer dá preferência a materiais nobres, que estejam à altura da ocasião em que serão utilizados. “Sempre trabalho com seda pura, organza, cetim e crepe”, conta.

flores tecido acessório cabelo noiva personalizado sob medida casamento
Divulgação
grinalda noiva flores tecido brancas pérolas
Divulgação

A ideia de utilizar um acessório desenvolvido especialmente para a ocasião e para você é tentadora, não? Com um processo criativo tão meticuloso, a primeira coisa que vem à cabeça é o tempo de confecção. Toda noiva é ansiosa por natureza e – só de pensar na espera para ver o resultado final – tem vontade de recorrer a algo já pronto. Acredite se quiser, a confecção de uma grinalda exclusiva, feita sob encomenda, pode levar muito menos tempo do que você imagina. “Em um dia eu consigo terminar um projeto“, comenta a criadora do Ateliê Bem Casada.

flores tecido detalhe vestido noiva decote costas
Aline Ferreira
flores tecido acessório cabelo noiva branco rosa casamento dia
Divulgação

A beleza está nos pequenos detalhes

Feitos a mão e ricos em detalhes, os acessórios são verdadeiras obras de arte. Réplicas de flores reais que, de tão perfeitas, chegam a impressionar. “É possível reproduzir quase todos os tipos de flores. Minhas preferidas são as rosas, peônias e tulipas”, revela Giuliane. Seja qual for o seu desejo, é possível transformá-lo em uma linda realidade para enfeitar sua cabeça no seu grande dia. As possibilidades de formatos, tamanhos e cores são inúmeras. “Como cada peça é pintada à mão, é possível trabalhar com todas as gamas de cores em um projeto floral. Apesar disso, sempre aconselho a usar a paleta de cores pasteis mais próxima do natural possível”, explica a designer.

 flores tecido ateliê bem casada cabelo lado casamento campo
Aline Ferreira / Marina Maeda
grinalda noiva flores tecido casamento vintage
Divulgação

Nem só de flores é feita uma bela grinalda. Dependendo do estilo da noiva e do modelito escolhido para dizer o tão sonhado sim, a produção pede um acessório mais elaborado. Algo com mais detalhes e até mesmo um pouco de brilho. “É possível combinar os arranjos florais a outros elementos e, eu, particularmente adoro! Gosto muito de misturar as flores com pérolas e cristais. Acho que dão um ar sofisticado”, revela Giu. Para não correr o risco de comprometer a delicadeza da peça, é preciso usar o bom senso. “Tento deixar o acessório mais orgânico possível”, acrescenta. Nessas horas, vale se lembrar do mais famoso lema do mundo fashion: menos é mais!

flores tecido acessório cabeça noiva pérolas casamento dia
Divulgação
acessório cabelo noiva grinalda flores rosa seda casamento campo
Divulgação

A flor certa para cada ocasião

Coroas, tiaras, arranjos florais, pentes, véus, casquetes, fascinators e voilettes. Seja qual for o seu acessório de desejo, é possível confeccioná-lo utilizando as charmosas flores de tecido. Vale qualquer estilo de grinalda, desde que combine com o resto do look, é claro! “As flores são acessórios neutros e ao mesmo tempo especiais. Super versáteis, elas ficam lindas em cabelos semi presos, coques clássicos e desconstruídos”, diz a especialista. Segundo ela, apesar de serem mais indicadas para as noivas românticas, as flores de tecido se adequam bem em qualquer estilo de vestido. “Para que elas harmonizem com perfeição, é importante que os tecidos e texturas utilizados em sua confecção também sejam levados em conta”, explica.

acessorio noiva grinalda cabelos soltos casamento campo
Divulgação
flores tecido acessório cabelo noiva penteado cacheados negras
Divulgação

Com tantas possibilidades – uma mais linda que a outra – fica praticamente impossível não morrer de amores por esses acessórios confeccionados com tanto carinho e delicadeza. O único problema é que com tantas opções fica difícil ter certeza sobre a escolha da peça perfeita. Para não restar nenhum tipo de dúvida, a criadora do Ateliê Bem Casada dá uma dica valiosa. “O que faz um acessório ser mais adequado para ser usado de dia ou de noite são os elementos a serem combinados. Se o arranjo for para um casamento à noite, eu aconselho a noiva a inserir cristais para trazer mais destaque e brilho”, sugere. Ela revela ainda que existe um único quesito que não pode ser deixado de lado na hora de bater o martelo em relação a esta escolha. “O importante mesmo é que a grinalda escolhida tenha a personalidade da noiva”, conclui.

headpiece acessório cabeça noiva flores tecido cabelos soltos
Thamires Reis
flores organza seda acessório cabelo noiva casamento ar livre
Divulgação
grinalda noiva flores tecido rosas cabelo meio preso
Koletivo Reginik
Tips For Bride

Casquetes, fascinators e voilettes: Você já ouviu falar deles?

Qual noiva nunca sonhou com o seu vestido de casamento? Apesar dele ser o grande protagonista desse dia incrível, muitas mulheres ficam em dúvida na hora de escolher os acessórios. As opções são tantas, que fica realmente difícil escolher entre coroas, tiaras, arranjos florais, pentes e véus. Isso sem falar nos casquetes, fascinators e voilettes que estão super em alta. Confeccionadas artesanalmente com tule de voillete – geralmente de origem francesa – plumas, pedrarias e crinol (aqueles fiozinhos de nylon com delicadas pérolas nas pontas), são peças que estão fazendo a cabeça das noivas de diversos estilos.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)

Mas, afinal, qual é a diferença entre esses acessórios tão queridinhos entre as noivas? Para falar sobre o tema e nos ajudar a sanar todas as dúvidas, convidamos a designer Giuliane Mello. Ela é responsável pelas incríveis criações do Ateliê Bem Casada, que fica no bairro dos Jardins, em São Paulo – e atende noivas de todo o Brasil. Foi uma verdadeira aula sobre o tema. Agora é hora de conferir e já começar a sonhar com o modelo que você vai usar em seu grande dia.

Qual é a diferença entre eles?

A primeira coisa a se esclarecer é que “tudo que vai na cabeça de uma noiva é sua grinalda”, explica a designer Giu Mello, do Ateliê Bem Casada. Como existem muitos tipos de acessórios diferentes, é comum as noivas se confundirem com os nomes das peças – principalmente no caso dos casquetes, fascinators e voilettes.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Pó de Arroz. Noiva: Manuele Martins (Foto: Cláudio Mariano) / Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Pó de Arroz. Noiva: Manuele Martins (Foto: Cláudio Mariano) / Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
  • Casquete – De origem militar, surgiu nos anos 40 e possui aparência de um chapéu sem abas. Geralmente é colocado na lateral da cabeça e costuma ser utilizado à noite.
  • Fascinator – Costuma ser confundido com a casquete. O que o diferencia é o material com que é feito – geralmente broches, pedrarias e plumas.
  • Voillete – Comum da época de 1910, era usado a fim de proteger do sol e da poeira com bastante frequência até 1940 e 1950. Sempre utilizado combinado a um chapéu, casquete ou fascinator cobre e emoldura apenas parte da cabeça – cobrindo o rosto total ou parcial. É considerado a releitura do véu.

Qual grinalda mais combina com seu vestido de noiva?

Lindos, delicados e cheios de charme, os casquetes, fascinators e voilettes são os favoritos das noivas mais moderninhas ou adeptas do estilo mais vintage. “Acima de tudo posso dizer que quem opta por uma peça nesse estilo é, com certeza, uma noiva com muita atitude e personalidade,” ressalta Giuliane Mello, do Ateliê Bem Casada. Segundo ela, este tipo de grinalda combina, inclusive, com aquelas que optam por visuais mais clássicos. Basta ter em mente a expectativa criada em torno do look e escolher o modelo mais adequado para a composição.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Casquete por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Casquete por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)

Resta a dúvida: Eu posso substitiur o véu tradicional por um desses acessórios – casquetes, voilettes ou fascinators – seja qual for o modelo do vestido escolhido? Na verdade, não existe um padrão definido. A verdade é que ele vai muito bem com praticamente tudo. “Vestidos longos, curtos, rendados ou mais justos. O que define a harmonia entre o acessório e o vestido é saber quais serão os outros fatores predominantes do look. Como, por exemplo, as joias eleitas para o grande dia”, esclarece a designer de acessórios Giuliane Mello. Para conseguir chegar à peça ideal, a dica que ela sempre dá para as noivas que vão até o Ateliê Bem Casada é: contar um pouco de como será seu casamento. Fica mais fácil de conhecer a sua personalidade e estilo e chegarem, juntas, a um modelo ideal.

Artesanal e feito com todo amor do mundo!

Nós amamos essas peças diferentes, super originais e capazes de transformar o look da noiva! Elas têm tanta presença e impõem tanta personalidade que é mesmo preciso muito cuidado na hora de optar por um deles! Se você também está morrendo de amores, já imaginou ter uma peça exclusiva, feita sob medida para você! No Ateliê Bem Casada, é exatamente dessa maneira que as peças são feitas. “Cada um dos acessórios que desenvolvemos é inspirado na personalidade da noiva”, esclarece Giuliane Mello. “Nosso prazo de confecção é de trinta dias úteis. Porém, costumamos atender alguns casos de urgência”, acrescenta.

Casquetes, fascinators e voilettes são muito versáteis. Seja onde forem usados, eles costumam fazer o maior sucesso. São perfeitos para casamentos diurnos e campestres – mas nada impede de usar e abusar deles em cerimônias à noite! “Hoje em dia não existe mais um protocolo. As noivas têm muito mais liberdade de trazer para o seu casamento um pouco da sua personalidade e particularidades”, explica.

Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Fascinator por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Voilette por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)
Voilette por Ateliê Bem Casada (Foto: Divulgação)

Eles também não são exclusivos das noivas – muito pelo contrário! As mães dos noivos e madrinhas também podem trazer mais charme às suas produções com peças do tipo. Desde que, previamente autorizadas pela noiva, é claro! “Tudo vai de acordo com as predefinições da noiva para o estilo de vestimenta das convidadas a integrar o cortejo” explica a responsável pelas belíssimas criações do Ateliê Bem Casada. Para concluir, ela deixa uma dica valiosa para quem quer arrasar no quesito elegância. “Combine os adornos em sobre tons do vestido. Isso é muito chique”.

Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Voilette por Ateliê Bem Casada. Vestido por Bellesposa. Noiva: Vivian Dias (Foto: 432 Wedding)
Tips For Bride

Acessórios para noivas: O que podemos dizer que está fora de moda?

Chapéu, luvas e vestidos com saias volumosas e mangas bufantes já foram verdadeiros sonhos de consumo para as noivas. Sabemos o quanto a moda é cíclica e como as tendências influenciam nossas escolhas – até mesmo na hora de subir ao altar. Afinal, nos dias de hoje, quais acessórios para noivas podemos considerar como fora de moda e ultrapassados? Diante de tantas inspirações e estilos diferentes, como definir os melhores acessórios para compor o look para o seu grande dia? Essa é uma dúvida muito frequente entre as noivas, especialmente quando pensamos em casamentos com personalidade. Para nos ajudar, convidamos a Carol Caliman, consultora de estilo e sócia-proprietária da Assinatura de Estilo. São dicas incríveis para te ajudar a escolher os melhores acessórios para o seu dia dos sonhos!

A definição de moda para noivas é algo muito complexo e que envolve uma série de fatores. Estilo é algo único, pessoal e que faz com que o casamento seja autêntico e tenha a “cara dos noivos”, não é mesmo? Escolher um vestido de noiva perfeito, que valorize seu biotipo e suas preferências, é uma tarefa nada fácil. É comum surgirem um milhão de dúvidas sobre o modelo ideal, o tipo de decote, os tecidos e todos os outros detalhes… Apesar do vestido ser uma das principais estrelas do casamento, os acessórios da noiva também são essenciais. Juntos, eles compõem o look da noiva – e precisam estar muito conectados e alinhados à mesma proposta.

O que combinar com o meu vestido de noiva? Como escolher os melhores acessórios para viver um dos dias mais inesquecíveis da minha vida? Com tantas opções disponíveis, fica realmente difícil escolher quais são os itens mais indicados para cada noiva. Para começar, uma boa dica é: saber o que não usar. A seguir, um bate-papo esclarecedor e recheado de dicas preciosas com a consultora de estilo Carol Caliman, da Assinatura de Estilo. Confira e arrase na hora do sim!

Quando pensamos nas noivas, podemos dizer que algo saiu fora de moda?

Moda é algo que depende muito da noiva. Se a noiva é ligada em tendências e se preocupa em estar na moda, faz todo sentido. Ela provavelmente vai querer saber o que a noiva mais famosa do momento usou no casamento – para usar ou fazer algo similar. Mas, se estivermos falando de alguém super autêntica, não faz sentido gastar energia com isso. Recomendamos que ela busque o que acha que faz sentido, que sempre sonhou para esse momento. E não fique presa à questão da moda ou da tendência.

Ficar bonita apenas para as fotos e não pensar no próprio conforto é algo que podemos dizer que saiu fora de moda. Saltos altíssimos e vestidos super justos e modeladores que não te deixam respirar. Definitivamente, são acessórios que não deveriam fazer parte desse dia tão especial. O que a gente mais quer é se divertir e comemorar com quem a gente mais ama. Para isso, é indispensável se sentir bem e confortável.

opções de vestidos para noivas modernas
Uma boa dica para acertar no look da noiva é seguir seu estilo (Dress Directory / Elio Abou Fayssa / Nordstrom)
acessórios para noivas vintage
Acessórios vintage para noiva estão em alta. Além disso, dão um toque de charme ao visual (Makeover Box / Love The Dress)
noiva vintage com estola de pele no inverno
Dá para apostar em acessórios antigos e criar um look repaginado e super estiloso (Kendal Riley Photography)

Quais seriam as principais dicas para não apostar num look ultrapassado?

Com os ciclos da moda, muita coisa que as gerações passadas usaram acabam voltando, mas sempre em releituras. Ou seja, inspiradas no que era usado anos atrás, mas de um jeito mais atual. São elementos que nos fazem identificar aquele look como sendo de hoje – e não literalmente “roubado” do guarda-roupa das nossas mães ou avós. Tem uma coisa que era moda antigamente e a gente não recomenda: evite combinar a cor do batom com a da sombra e da roupa ou acessórios.

Quais são os erros mais comuns que as noivas cometem nesse sentido?

Acreditamos que o pior erro que uma noiva pode cometer é ouvir mais a opinião dos outros do que a própria. Isso porque cada um tem referências distintas e os conceitos de “bonito” e “feio” são extremamente relativos. Essas referências mudam ainda mais quando estamos falando de pessoas com idades muito distintas. Recomendamos que, se a noiva ainda não tem certeza do que quer, busque ajuda profissional. Apenas uma consultora de estilo pode ajudá-la a entender melhor suas vontades e fazer escolhas mais certeiras. Sempre levando em consideração a personalidade da noiva, o estilo da cerimônia, etc.

Uma coisa é certa: antigamente as noivas eram feitas para serem bonequinhas de porcelana. Precisavam de ajuda para abrir e fechar o vestido, ir ao banheiro, subir e descer escadas e dançar era quase um sacrifício. Hoje em dia, não dá nem para pensar em um vestido que limite os movimentos da noiva e tire dela a liberdade de fazer o que ela quiser. Por isso, acreditamos que os vestidos desconfortáveis caíram total em desuso.

vestido de noiva com saia de tule
Investir em vestidos de noiva desconfortáveis estão fora de moda. Dica do dia é: conforto sempre em primeiro lugar (Slaven Vlasic)
noivas modernas com acessórios vintage
Véu da noiva, casquetes ou voilettes: para cada noiva, um estilo ideal para o seu penteado dos sonhos (Wedding Venues / One Wed)
noiva de chapéu com voilette e batom vermelho
Com ares de antiguinho, o fascinator vem sendo usado por muitas noivas (Wasio Photography)

Luvas, chapéu, mangas bufantes, véu cobrindo o rosto… Ainda dá para usar?

Acho perigoso “proibir” qualquer elemento, ainda que tenha essa cara de mais “antigo”. Acredito que, com equilíbrio e uma leitura mais atual, qualquer acessório possa ser usado, desde que dentro de um contexto. Mangas bufantes num look mais minimalista, luvas num look sem muitos acessórios, véu cobrindo o rosto de um jeito delicado… Acho muito possível.

A única “pegadinha” é o chapéu. Como é um acessório para proteger do sol, não faz sentido ser usado em cerimônias realizadas a partir do final da tarde. Se a intenção é apenas enfeitar, grinaldas e fascinators resolvem a questão sem polêmicas.

Joias – anéis, colares, pulseiras e brincos: o que é bem-vindo e o que deve ser evitado?

Equilíbrio é a palavra que mais gostamos de usar. A segunda palavra que mais usamos é: experimenta! Dependendo do tamanho dos acessórios, do tipo do vestido, do estilo da cerimônia e, principalmente, da personalidade da noiva, dá para usar todos esses acessórios juntos. Só é possível saber o efeito que eles vão causar quando experimentar tudo junto. Antes de decidir usá-los ou não, vale a pena fazer testes e tirar um deles por vez para entender como isso afeta o look todo. A prova de cabelo e maquiagem é tão importante exatamente para avaliar como eles interferem no resultado final.

Grinalda, coroas ou tiaras: o que podemos considerar como zona de risco?

As coroas e tiaras tem a realeza como principal inspiração e podem ficar exageradas em cerimônias mais simples. Elas funcionam melhor em ambientes mais formais, como festas luxuosas e em horários mais noturnos. Além disso, elas normalmente acrescentam alguns centímetros à altura da noiva. Junto com o sapato de salto, a noiva poderá ficar mais alta que o noivo. Não que isso seja um problema, mas existem casais que se incomodam. Portanto, vale a pena avaliar com carinho e experimentar tudo junto.

noivas com tiara e coroa metálica
Coroas e tiaras são uma ótima pedida para noivas tradicionais (Eden Luxe Bridal / My Wedding Guides)
noivas com acessórios em pérolas
Headbands e pentes são perfeitos para casamentos durante o dia ou cerimônias ao ar livre (Weddbook / Makeover Box)
noiva com guirlanda e véu cobrindo o rosto
Flores naturais e véus curtos são perfeitos para cerimônias realizadas ao ar livre (Lindy Yewen Photography / Auckland Weddings)

Véu da noiva: algum deles já pode ser considerado como fora de moda?

Hoje em dia, vemos muito pouco o véu curtinho, com comprimento que varia desde os ombros até a cintura da noiva. Esses véus são mais despojados e funcionam melhor em cerimônias diurnas e/ou ao ar livre. Para ser sincera, atualmente, a grande maioria das noivas tem optado por não usar véu nessas situações.

Sapatos: Existe algum modelo que pode comprometer o look?

Aconselhamos sempre a pensar no sapato como parte do look. Materiais muito informais podem atrapalhar o look. É importante prestar atenção a todos os detalhes. Acabamentos com texturas ou estampas, bico redondo, salto baixo e grosso ou fivelas de plástico, por exemplo. Vale lembrar que o salto não é fundamental para o sapato da noiva. Uma sandália pode ser delicada com salto baixo e uma sapatilha de bico fino pode facilmente substituir o scarpin, se a noiva não quiser ou não puder usar salto. Outra opção interessante são os modelos com acabamento metalizado (dourado, prateado, ouro/prata velho) e que podem facilmente ser reaproveitados em looks do dia a dia.

Buquê: como escolher o modelo ideal?

É importante lembrar que o buquê é um elemento importante e esperado no look da noiva, mas ele não deve se sobressair ao vestido. Como é praticamente impossível provar o buquê antes da cerimônia, nossa dica é: melhor pecar pelo excesso de zelo. Opte por algo menor e mais discreto e evite exageros.

sapato branco da noiva com renda e sola vermelha
Renda ou cetim para sapatos de noiva clássicas: perfeitos e delicados (StyleWe / SOS Brides)
sapatos da noiva com brilho dourado e glitter
Os sapatos metalizados estão em alta e são uma excelente opção para as noivas (Sethgilpin / Jimmy Choo / Betsey Johnson)
sapatos da noiva com salto baixo
Sapatos sem salto ou com saltos baixos para noivas: porque eles também ficam incríveis! (Badgley Mischka / Paradox London Pink)
buquê da noiva com flores de lavanda e copo de leite branco
Buquês em lavanda ou copo de leite para as noivas mais clássicas (Kristy Huston Photography / Style Me Pretty)

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride