O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Maquiagem dourada para noivas: Dicas por Tat Make

A noiva é – e sempre será – a grande protagonista do casamento!

Por mais incrível que seja o espaço de eventos ou os detalhes encantadores da decoração… Basicamente, nada é capaz de ofuscar o brilho da beleza da noiva. É exatamente esse o grande sonho de toda mulher que está prestes a subir no altar: estar deslumbrante. Como buscar inspirações de make para uma pele perfeita? E a paleta de tons metalizados, como o dourado, é uma boa opção para as noivas?

inspiração de maquiagem dourada para noivas inspiração de maquiagem dourada para noivas

O tom da pele, do cabelo e dos olhos influenciam – e muito – na escolha do estilo da maquiagem da noiva. Outros detalhes também acabam falando mais alto, como o local e o horário da cerimônia, o modelo do vestido e até mesmo as preferências da noiva. Seja qual for a situação, podemos dizer que o dourado é muitíssimo bem vindo na produção desse dia inesquecível. Convidamos a beauty expert Tatiane Alves, à frente do estúdio TatMake, para esclarecer todas as nossas dúvidas!

Pele iluminada x Dourado na make

Afinal, existe diferença entre usar o dourado na maquiagem e fazer uma maquiagem iluminada? “Sim – e muita. Podemos conseguir uma maquiagem iluminada apenas utilizando o efeito de luz e sombra, com claro e escuro, sem utilizar o brilho”, explica a beauty artist TatMake. “O brilho do dourado pode ser usado como um detalhe. Como é uma cor chamativa, ele pode roubar a cena”, comenta.

Quando pensamos em cores metálicas, é importante lembrar que, assim como outras cores, existem diferentes tonalidades. São infinitas possibilidades desde os mais claros e vibrantes até os tons mais fechados. A pele da noiva, assim como o local e o horário do casamento são determinantes na escolha.

inspiração de maquiagem dourada para noivas inspiração de maquiagem dourada para noivas

“Em casamentos durante o dia, o dourado deve ser discreto, apenas como um detalhe. À noite, ele pode aparecer na sombra, contrastando com alguma outra cor mais forte e também nas maçãs do rosto, com um leve iluminado dourado. O efeito fica lindo sobre a pele bronzeada”, comenta a maquiadora Tatiane Alves.

O dourado é sempre bem vindo?

Incrementar a maquiagem da noiva com um brilho extra é super bem vindo!

Claro que existem alguns truques e dicas para garantir um resultado incrível. Com vocês, a nossa primeira e mais importante dica, por TatMake. “O principal na maquiagem da noiva é que ela fique satisfeita e se sentindo linda como nunca. Eu analiso as preferências, trago para a noiva novas ideias, mas sempre respeitando o gosto pessoal de cada uma”, explica. Ou seja, é essencial que a make respeite os seus traços e que te faça sentir extremamente confortável.

Se você já possui marcas de expressão, outra dica super valiosa!

“A minha recomendação é optar por sombras menos pigmentadas para não marcar muito. Nesse caso, ele pode ser usado para iluminar o canto interno da pálpebra superior”, avalia a beauty expert Tatiane Alves, do estúdio TatMake. Vale lembrar que o dourado não é exclusivo das sombras. Dá para apostar no brilho em outros produtos para a make da noiva. “Na iluminação da pele, existem alguns hidratantes com partículas de brilho. Dá um efeito lindo quando usado antes ou misturado à base. Também podemos utilizar no blush e no iluminador”, diz.

Para finalizar, a última dica seria: evite as sombras em formato de glitter ou sombras cremosas. “Elas podem ser usadas, mas sempre com alguma sombra em pó para selar. Senão, ela pode escorrer e o efeito é desastroso. No caso do glitter, o risco da maquiagem ficar caricata é grande. Por isso, todo cuidado é pouco”, explica a beauty artist Tatiane Alves, à frente da talentosa equipe da TatMake.

inspiração de maquiagem dourada para noivas inspiração de maquiagem dourada para noivas

Tutorial em vídeo: Como fazer a make dourada?

A pedido do blog Tips for Bride, a Tat gravou um tutorial sobre maquiagem dourada para noivas. Reparem como um pele perfeita e uma proposta delicada fazem toda a diferença no resultado final. Feito especialmente para vocês, com filmagem e edição pelo filmmaker Renato Borges – que também arrasa nos vídeos para casamentos:

Créditos do tutorial – Maquiagem dourada para Noivas

Vídeo: Renato Borges
Joias: Alessandra Cazzaro
Vestido: Flayza Vieira
Modelo: Silvana Antonuchi

Produtos utilizados no tutorial:

Hidratação da pele: Strob Cream Hydratant Lumineux (hidrata e dá luminosidade) MAC
Base: Matchmaster MAC
Corretivo: Medium 1 Custard NARS
Pó: Medium Gold Mineralize Skin Finish MAC
Contorno: Contour Kit Medium to Tan ANASTASIA
Iluminador: Soft and Gentle MAC
Sombra: Rock The Runnway MARY KAY
Cílios: Ludovicus
Lápis de olhos: Stubborn Brown MAC
Contorno labial e batom: CHARLOTT TILBURY
Blush: Sun Kissed ABBEY MAKE UP
Correção de sobrancelhas: Brow Artist L’OREAL

Tips For Bride

Flores naturais para penteado da noiva: Dicas práticas

As flores ocupam um lugar especial no coração de qualquer noiva. É realmente difícil não se encantar com tantas possibilidades de arranjos florais. São infinitas espécies, formatos, cores e estilos possíveis para a decoração – e, claro, para o buquê! Algumas noivas são tão apaixonadas por flores que decidem usá-las como acessório para o penteado. Deixar de lado as peças com pedrarias e perólas para usar algo natural é uma decisão que carrega algumas dúvidas. Afinal: as flores conseguem resistir à duração da cerimônia e da festa de casamento? Elas ficarão firmes e bem presas ao penteado? Quais são as possibilidades de flores para compor a beleza da noiva? Nada melhor do que algumas dicas de quem entende do assunto, não é mesmo?!

Fotos e beleza: Tatiane Alves / Assistência de beleza: Fabiane Alves / Modelo: Letícia Silva / Grinalda de flores: Vivian Andersen
Fotos e beleza: Tatiane Alves / Assistência de beleza: Fabiane Alves / Modelo: Letícia Silva / Grinalda de flores: Vivian Andersen

Nós conversamos com a decoradora Viviane Genovez e com a maquiadora e designer de penteados Tatiane Alves (TatMake). Elas nos ajudaram a esclarecer essas e muitas outras dúvidas sobre penteados com flores naturais! “Eu sempre digo as noivas usarem aquilo que sonharam! As flores naturais combinam muito com praia ou campo, mas acho que também ficar lindo para um mini wedding ou um almoço informal! O importante é o sorriso no rosto da noiva”, explica Tat. Para compor o penteado, o ideal é optar por flores mais resistentes ao calor e à falta de água. Orquídeas, sementes, folhagens e o famoso mosquitinho (gypsophila) são excelentes opções para conquistar um resultado impecável. Elas são lindas e super charmosas para o seu grande dia!

Fotos e beleza: Tatiane Alves / Assistência de beleza: Fabiane Alves / Modelo: Debora Stamado / Grinalda de flores: Vivian Andersen
Fotos e beleza: Tatiane Alves / Assistência de beleza: Fabiane Alves / Modelo: Debora Stamado / Grinalda de flores: Vivian Andersen

A tendência dos casamentos no estilo boho ou vintage trouxe consigo as folhagens como protagonistas nos arranjos. Elas são perfeitas para compor penteados – assim como as mini suculentas, que também caíram no gosto das noivas brasileiras. A orquídeas são flores mais nobres e também muito indicadas como acessório principal no penteado das noivas. “Eu gosto muito de flores naturais nos cabelos. Se a flor receber algum tipo de tratamento que aumente a durabilidade, acredito que as possibilidades são maiores”, diz Tatiane. Existem floristas, decoradores e empresas especializadas que realizam uma técnica para maior conservação das flores. Além de utilizar espécies mais resistentes, é uma segurança extra para as noivas. Assim, é ainda menor a chance da flor murchar durante a cerimônia ou a festa de casamento.

Fotos e beleza: Tatiane Alves / Assistência de beleza: Fabiane Alves / Modelo: Letícia Silva / Grinalda de flores: Vivian Andersen
Fotos e beleza: Tatiane Alves / Assistência de beleza: Fabiane Alves / Modelo: Letícia Silva / Grinalda de flores: Vivian Andersen

Cabelos soltos, com tranças ou colocados de lado: as flores naturais são democráticas e ficam maravilhosas com praticamente qualquer tipo de penteado. “Os tipos mais indicados são aqueles mais românticos, com ondas e textura, se for no formato de pente ou coroa. As flores também ficam bem com coque, algo mais clássico”, explica a designer de penteados Tatiane Alves, da TatMake. O estilo da noiva e os demais acessórios, como vestido, maquiagem e buquê também devem ser levados em consideração.

“É importante projetar tudo em harmonia para que tenhamos um arranjo durável e mais resistente. Dessa maneira, minimizamos quaisquer efeitos que ele possa sofrer em decorrência do clima ou do contato com os convidados. Tudo para que a noiva curta seu dia como sempre sonhou, sem nenhuma preocupação”, avalia a decoradora Viviane Genovez. “As flores precisam conversar e ter harmonia, principalmente as cores! Não acho que precisam ser iguais (buquê e penteado), a não ser que a noiva tenha sonhado em ter isso para o seu casamento! Se forem flores delicadas como o mosquitinho, acho que fica lindo ser igual”, comenta Tatiane.

The Knot / Melissa Green Photography
The Knot / Melissa Green Photography

Mesmo com tantas informações e dicas especiais, você ainda deve estar se perguntando sobre a festa de casamento. A noiva merece curtir muito depois de meses de preparativos, reuniões com os fornecedores e de viver a emoção da cerimônia. Dá para aproveitar a pista de dança com os convidados até o último minuto com um acessório tão delicado? A especialista no tema, Tatiane Alves dá essa última dica com toda a experiência de anos no mercado de beleza para noivas. “Se o acessório for bem preso, aguenta sim! A noiva pode pedir para quem for preparar o arranjo para que ele seja preso em um pente. Assim não fica tanto em contato com o couro cabeludo e não recebe tanto o calor da pele! A dica é que o cabeleireiro prenda bem firme, assim não tem erro”.

flores-naturais-penteado-noiva-dicas-3

Lindy Yewen Photography / Jonas Peterson
Lindy Yewen Photography / Jonas Peterson
Sposto Photography / At Dusk Photography
Sposto Photography / At Dusk Photography
Tips For Bride

Penteado com inspiração vintage para noivas

Existem as noivas mais clássicas, aquelas mais moderninhas, algumas que amam o contato com a natureza e fazem mais o estilo boho-chic e também as noivinhas que são fãs do estilo vintage. É uma proposta que se encaixa perfeitamente em todos os detalhes da cerimônia e da festa de casamento, desde a escolha das cores, fontes e tipos de papelaria do convite até os móveis, objetos e flores do projeto de decoração. Podemos dizer que o estilo vintage está de volta e em grande estilo: não apenas no casamento em si, mas também como inspiração para a beleza das noivas. Cabelos, acessórios, vestido e até mesmo a maquiagem podem seguir essa linguagem e garantir um look incrível para o seu grande dia. Dessa vez, vamos dividir com vocês informações e dicas sobre os penteados com inspiração vintage. Vamos lá?

Praticamente tudo o que era moda há algumas décadas está se transformando em tendência nos dias de hoje. Podemos dizer que o estilo vintage se repaginou e trouxe também um pouco de modernidade aos looks, sem perder o charme e a feminilidade de épocas passadas. Os cabelos com inspiração vintage trazem um pouco da referência dos pin-ups e possuem algumas personalidades marcantes, que se consagraram pelo penteado dos cabelos como Grace Kelly, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Dita Von Teese. Os cabelos ondulados e bem definidos trazem claramente uma mistura entre o clássico e o romântico, simplesmente perfeito para as noivas que desejam imprimir uma dose extra de charme e sofisticação.

Elstile / Julia Jeckell / Julia Jeckell
Elstile / Julia Jeckell / Julia Jeckell
Alexandre de Paris / Jamie Lauren Photography / Shaun Alexander Photography
Alexandre de Paris / Jamie Lauren Photography / Shaun Alexander Photography

É importante lembrar que, por mais que pareça fascinante a ideia de adotar um penteado mais ousado e moderno, nossa principal dica é: seja você mesma no dia do seu casamento. Os modismos existem e são uma excelente fonte de inspiração para realizar o seu grande dia como você sempre sonhou, mas a sua personalidade e seus traços físicos devem prevalecer. Como sempre defendemos no blog: a noiva deverá se sentir uma verdadeira princesa, sem deixar de lado a sua essência ao definir os detalhes da produção. Não queira mudar radicalmente o seu estilo de se vestir, de se maquiar ou de prender os seus cabelos. O penteado com inspiração vintage é delicado, charmoso e cheio de personalidade, por isso exige tantos cuidados na hora de tomar uma decisão. Além disso, ele também é democrático e permite criações com tamanhos curtos, médios ou longos.

Elstile / Weddings Eve / Elstile
Elstile / Weddings Eve / Elstile

Vintage é um termo que remete ao estilo retrô, especialmente entre as décadas de 1920 e 1960. É um tipo de beleza que pode ser considerado como clássico e que sempre será uma fonte de inspiração e referência para a beleza da mulher, mas em determinados períodos, eles surgem com mais ou menos força. Ondas bem definidas é uma das características mais marcantes desse estilo. Penteados volumosos, com topete e com desenhos simétricos também são detalhes que evidenciam a produção com inspiração vintage. Diferente do que possa parecer, optar por esse estilo de penteado traz um toque de modernidade ao look, ao resgatar algo de épocas passadas, mas de uma maneira contemporânea.

The Knot / Tulle / Christa Elyce Photography
The Knot / Tulle / Christa Elyce Photography

A regra não é seguir à risca o estilo utilizado há décadas – e sim, algo mais descontraído, deixando a noiva mais moderna. Para as noivinhas que estão simplesmente apaixonadas por esse estilo, a nossa dica é: procure por um profissional extremamente qualificado e que já tenha produzido looks do tipo. É um trabalho único e que exige experiência para garantir que tudo fique perfeito. A escolha dos acessórios e também da maquiagem são essenciais para criar um look incrível: batom vermelho e olhos bem marcados, por exemplo, são características marcantes para produção com inspiração vintage. Em relação aos acessórios, os preferidos são headbands, voillete e presilhas com muito brilho e bordado.

Weddings Online / Divulgação / Elstile
Weddings Online / Divulgação / Elstile

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride