O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Buquê com ervas para o casamento: Superstição para o seu grande dia

Símbolo de proteção, o buquê é peça fundamental no visual da noiva. Muito mais do que um simples acessório especial, ele faz parte do ritual do casamento e funciona como um verdadeiro talismã. Seja qual for o tamanho e o estilo do buquê da noiva, dependendo dos elementos que o compõe, ele pode ter vários significados. É por isso que os buquês feitos com ervas aromáticas estão entre as principais tendências para casamentos em 2019.

buquê de ervas aromáticas feito com alecrim arruda salvia e lavanda
Kismet Visuals & Co. / Intimate Weddings

Além de serem um verdadeiro charme à parte, os buquês com ervas são perfeitos para noivas que querem fugir do tradicional. Eles carregam um significado especial: você já deve ter escutado que muitas ervas possuem poderes incríveis. São tantos tipos e significados que suas combinações podem ser grandes aliadas para trazem proteção não só para você, mas para seu casamento.

buquê de ervas aromáticas feito com alecrim e sálvia
Shutterstock

Estamos completamente apaixonados por esta tendência! Claro que reunimos tudo o que você precisa saber para te inspirar também. Para garantir que dê tudo certo no seu grande dia, separamos todas as informações, referências e ideias de buquês feitos com ervas e seus respectivos significados. Confira e se apaixone por essa tendência cheia de significado – e que tem absolutamente tudo a ver com casamentos!

buquê de ervas aromáticas com flores do campo
Ian Mitchinson / Pinterest

Um buquê cheio de significados

Lindos e super diferentes, os buquês com ervas são uma ótima pedida para noivas que querem garantir que o tão sonhado sim seja repleto apenas de boas energias. Seja você supersticiosa ou não, a nossa dica é: não custa nada conta com uma ajudinha extra para que tudo dê certo, não é mesmo? Para apostar na tendência é preciso escolher muito bem as ervas que irão compor seu buquê. Além de boas vibrações, o mix das plantas escolhidas deve trazer também proteção contra inveja e olho-gordo.

buquê de ervas aromáticas feito com louro e lavanda
Christina Bernales

Outra vantagem de optar por um buquê deste tipo é que as ervas também são super aromáticas. Além de perfumar todo o ambiente com o cheirinho bom que emanam, cada uma das espécies é capaz proporcionar uma deliciosa sensação de calma e tranquilidade.

buquê de ervas aromáticas feito com lavanda e flores brancas
La Mariee Aux Pieds Nus / Lavander Fanatic

Perfeito para noivas que preferem algo mais minimalista e discreto do que os tradicionais buquês feitos com flores, os buquês de ervas podem ser usados em qualquer estilo de casamento. Eles combinam perfeitamente com cerimônias realizadas ao ar livre – seja na praia ou no campo – principalmente durante o dia. São perfeitos para quem sonha em celebrar o início da vida a dois na primavera e no verão – já que a grande maioria das ervas aromáticas se adapta muitíssimo bem ao sol e calor.

buquê de ervas aromáticas feito com louro e alecrim
Cluney Photography

A origem do buquê da noiva e suas histórias

Vocês sabiam que os primeiros buquês surgiram como elementos de proteção para a noiva? Eles carregavam significados e simbolismos em cada um dos elementos que o compunham. Muito mais do que simplesmente complementar o vestido escolhido para o grande dia, cada flor ou erva que a noiva escolhia para levar ao altar possuía uma função diferente. Interessante, né? Tudo para garantir que, não só o grande dia, mas seu casamento como um todo, fosse sempre cercado de boas energias e vibrações positivas.

ervas aromáticas usadas no buquê e na coroa de flores da noiva
Cedarwood Weddings / Hoffer Photography

A tradição começou com os povos celtas, que costumavam jogar ervas e ramos de flores conforme a noiva ia caminhando em direção ao altar. Uma verdadeira chuva de ervas dos mais variados tipos. Qual era o objetivo? Para a proteção, para tirar o mau olhado, para atrair amor e longevidade para o casal. Ao longo do percurso, a noiva ia recolhendo essas ervas e formando um grande buquê.

buquê de ervas aromáticas com flores para noiva e madrinhas
Onelove Photography

Na Grécia e Roma antiga, os buquês também eram feitos com ervas. Cada uma das espécies utilizadas em sua composição era escolhida a dedo. Tudo para garantir proteção para o casal e atrair felicidade e prosperidade. As mais usadas eram alguns dos temperos mais comuns utilizados na cozinha contemporânea. Dá para acreditar? O louro, o alecrim e a manjerona, além dos galhos de acácia, eram quem acompanhavam as noivas até o altar.

buquê de ervas aromáticas com flores brancas
Markit Photography / Anaise Prince Photography

Detalhes perfumados

Como toda forte tendência – que vai e volta ao longo do tempo – após passarem um bom período em desuso, os buquês de ervas estão em alta novamente. Hoje em dia, você pode optar por usar um buquê feito somente com ervas ou apenas colocar algumas delas entre as flores de sua preferência. Você pode escolher ainda entre usar ervas frescas ou secas. Só depende da sua preferência e daquilo que você sonhou para o seu grande dia.

ervas aromáticas usadas em porta-guardanapo na decoração de casamento
Caroline Moschei

Outra novidade é que – além de serem utilizadas para dar um up no seu look de noiva – as ervas aromáticas são ótimas pedidas para a lapela dos padrinhos. Muito versáteis, elas podem ser usadas também para incrementar a decoração do casamento. Quer uma boa ideia? Dá para salpicar raminhos das plantas por toda a decoração. O menu, os porta-guardanapos, os arranjos das mesas e até as lembrancinhas ficam um charme se adornados por elas. Você pode usar e abusar da criatividade e garantir um perfume extra a cada detalhe do seu grande dia.

ervas aromáticas usadas na lapela do noivo e dos padrinhos para casamento no campo
Sweetwater Portraits

Ervas e seus significados para o buquê da noiva

Já está convencida de que as ervas não podem ficar de fora do seu casamento? Como cada uma delas possui um significado diferente, é preciso ficar atenta a suas escolhas. Para te ajudar, reunimos os significados das mais utilizadas no universo dos casamentos. É conferir e eleger as suas favoritas.

buquê de ervas aromáticas com flores para casamento no campo
Lauren Kennedy Photography

Alecrim: super perfumado, é muito usado para banhos de purificação. Ele ativa o perdão, ajuda a esquecer as mágoas, atrai felicidade e alegria e potencializar a vontade de viver.

Arruda: é considerada a mais potente de todas. Afasta pessoas negativas, combate o olho gordo e a temida inveja.

Dente de alho: por mais estranho que possa parecer, ele evita o mau olhado e protege contra energias negativas.

Erva doce: perfumada e muito saborosa, sua principal função é manter a chama do amor e do desejo sempre acesas.

Hortelã: afrodisíaco natural, ela estimula o desejo sexual. Garantia de que seu casamento jamais cairá na rotina.

Lavanda: delicada e muito perfumada, costuma ser muito utilizada em casamentos no campo. Sua principal função é atrair sorte para o casal.

Louro: um dos temperos mais usados na culinária brasileira, ele é responsável por atrair sucesso, vitória e prosperidade para a vida a dois.

Manjerona: cheirosa e muito charmosa, ela ajuda a trazer amor e doçura para a vida a dois.

Pimenta: este tempero que costuma agradar os mais variados paladares, possui muitas espécies diferentes. Seja qual for a escolhida por vocês, ela, com certeza, irá afastar as energias negativas, o mau olhado e a inveja.

Sálvia: ótima opção para quem não abre mão de um buquê tradicional com flores, ela pode ser utilizada para substituir as folhagens. Sua função é garantir proteção e vida longa ao casal.

ervas aromáticas usadas na decoração da mesa de jantar dos convidados em casamento
Love Love Me Do
Tips For Bride

Buquê em arco – ou hoop bouquets: Noivas modernas e ousadas

Item indispensável no look de todas as noivas, o buquê costuma ser motivo de preocupação para as mulheres que estão prestes a subir ao altar. É preciso escolher o tamanho, o formato, o acabamento e quais flores serão utilizadas em sua confecção. Além disso, ele deve combinar com as demais peças que irão compor seu visual para o grande dia, é claro! Você sabia que, assim como os vestidos de noiva, eles também seguem tendências? Em 2018, os hoop bouquets – ou buquês em arco – prometem roubar a cena, ocupando o posto de queridinhos das noivas mais ousadas e antenadas.

buquêm em arco para noiva com flores e fita
Heather Burris Photography
buquê em arco para noiva feito com folhagens e flores diversas
Frances Beatty / Nathan Westerfield

Super em alta em outros países, eles são uma ótima alternativa para substituir os buquês tradicionais. Além de visualmente impactantes, eles chamam atenção pela forma como são carregados. Nada de segurá-los pelo caule das flores. Sua forma de círculo permite que sejam levados como uma bolsa. Tem coisa mais fashion e moderna do isso? Para te ajudar a conhecer melhor esta tendência que promete virar febre no universo bridal, separamos algumas imagens para vocês. Inspirações que, com certeza, vão te fazer cair de amores por esta linda e fantástica novidade. Confira!

noova e madrinhas com buquês em arco minimalistas
Jessica Heron Images
noiva e madrinhas com buquês em arco feitos com flores exóticas
Tracey Reynolds Floral Design / Paula Gillespie

Muito mais que um simples buquê

Você deve estar se perguntando: afinal, o que é um buquê em arco? A gente explica! Como já dissemos, ele é bem diferente de todos os modelos tradicionais que conhecemos. Trata-se de um arco de metal, madeira ou até mesmo bambu decorado com musgos, flores e folhagens. Uma espécie de releitura das coroas florais usadas por noivas e daminhas. Qualquer planta fica simplesmente linda neste tipo de arranjo. De folhagens simples – como eucaliptos, eras e samambaias – a flores exóticas como suculentas, proteas, peônias, cardos e callas. Sem falar nas tradicionais rosas, orquídeas, lírios – e mosquitinhos, é claro! Dá ainda para complementar o buquê utilizando fitas, rendas, broches e os belos e delicados relicários. Ficam um charme!

buquê de noiva em arco feito com flores brancas
Alea Lovely Photography / Heidi Ryder
buquê em arco para noiva feito com botões de rosas
Lotus Floral Art
buquê em arco para daminhas feito com rosas grandes e folhagens
Debbie Lourens / Green Wedding Shoes

Cheios de personalidade, os buquês em arco podem ser de diversos tamanhos, aí vai do seu gosto e de quanto protagonismo você deseja dar a ele. Provavelmente, ele vai roubar a cena, deixando todos os demais elementos do look em segundo plano – inclusive o vestido de noiva. Assim como as flores, folhagens e acabamentos que irão formá-lo, quem decide o tamanho do aro é você. Dá ainda para escolher entre cobri-lo completamente ou decorar apenas uma parte. Outra vantagem deste modelo inovador é a praticidade e facilidade para carregá-lo. Você pode optar por segurá-lo da forma tradicional ou simplesmente pendurá-lo em seu braço, tipo uma bolsa, sabe?

buquê de noiva em arco feito com folhagens e rosas
Ashleigh Jayne Photography / Christiansen Photography
noiva e madrinhas com buquês em arco feitos com flores exóticas
With Love & Embers
buquê em arco para noiva feito com flores diversas e fita
Melanie Helmstetter / Mille-La-Chouette

Look natural do começo ao fim

Um estilo de buquê tão inovador, pede um vestido e acessórios a sua altura. Nada de modelos tradicionais com saias amplas, muitos brilhos e bordados. Grinaldas com muitas pedras, véus trabalhados e brincos exagerados também não são bem-vindos nesse caso. Sabe aqueles vestidos minimalistas, com modelagens mais sequinhas, feitos com tecidos fluídos e detalhes discretos – tipo os que mostramos no nosso editorial sobre casamentos no campo? Esses sim ficam lindos se combinados a um belíssimo buquê em arco, garantindo um look elegante e bastante sofisticado. Maiores que os buquês tradicionais, eles já são um complemento e tanto à produção do seu grande dia, por isso dispensam o uso de acessórios muito elaborados.

buquê de noiva em arco feito com flores e folhagens
The Peach Polka Dot / Jonnie + Garrett
buquê em arco para daminha feito com rosas grandes
Innocent Chaos
noiva e madrinhas com buquê em arco feito com folhagens
Love Me Do Photography / Lotus Floral Art

Assim como não combinam com vestidos clássicos, os buquês em arco também não são a melhor pedida para cerimônias tradicionais. Por privilegiarem a mistura de flores e folhagens de diversos tipos e tamanhos, combinam com celebrações que tenham um estilo mais descontraído. Eles são perfeitos para casamentos que exaltem a beleza das paisagens naturais, ganhando ainda mais destaque em cerimônias realizadas ao ar livre. Super versáteis e inovadores, eles fazem bonito tanto em casamentos no campo, quanto à beira mar. Geralmente grandes e bastante chamativos – além de encantar a todos os presentes – costumam render lindas fotos, ressaltando ainda mais a beleza da noiva junto à paisagem.

buquê em arco para daminha feito com flores brancas
Innocent Chaos
buquê de noiva em arco feito com flores em tons pastéis
Julia Schick / Lauren Carnes Photography
noiva e madrinhas com buquês em arco feitos com folhagens e flores grandes
Valerie Demo
Tips For Bride

Buquê da noiva com flor única: Para mulheres com personalidade

O que vou usar no dia do meu casamento? Sem dúvidas, essa é a primeira coisa que toda mulher pensa ao ficar noiva. São muitas reuniões, decisões e escolhas a serem feitas quando o assunto é casamento. De longe, a maior preocupação daquelas que estão prestes a subir ao altar é acertar no look. Vestido de noiva, véu, acessórios, sapato, cabelo e make – são apenas os principais da lista! Cada item recebe atenção especial e, claro, não dá para esquecer do buquê. Além de dizer muito sobre você, é ele o responsável por arrematar o visual. Assim como as outras peças e acessórios, o buquê também segue tendências. Apostar no buquê com flor única está super em alta!

buquê da noiva com flor única para casamento no campo
The Love of Yours Photography / Lucia Gill
buquê da noiva com flor única para casamento
KT Merry Photography / Heather Waraska
buquê da noiva com flor única para casamento
Kiss the Groom / Picotte Photography / Jose Villa

É isso mesmo, diferente de tudo que a gente já viu, ele é composto por uma única flor. Por aqui, a gente sempre inspira vocês com os tipos e formatos de buquês assimétricos, com fitas amarradas, com suculentas, com relicário, e muito mais! O buquê de flor única possui um formato excêntrico e que não lembra em nada a tradicional combinação de flores. Chique e minimalista, ele pode ser usado por noivas de todos os estilos – desde as mais românticas e clássicas, até as mais modernas e ousadas. Uma alternativa delicada e muito charmosa para quem quer fugir dos padrões sem perder a elegância.

Como escolher a flor perfeita?

Uma coisa é certa: para conseguir o tão sonhado look perfeito da noiva, é preciso que as peças conversem entre si. Antes de definir como será o seu buquê, vale se perguntar: Quero que ele tenha muito destaque ou que seja apenas um complemento ao look? Meu vestido de noiva é muito especial e quero que ele brilhe mais que tudo? Os maxi buquês ou aqueles assimétricos caíram no gosto das noivas de uns anos para cá. Não tem jeito: eles roubam a cena por onde passam! A proposta do buquê de flor única é justamente o contrário: chamar a atenção pela delicadeza e simplicidade. Além de, é claro, surpreender a todos!

buquê da noiva com flor única para casamento no campo
Jose Villa / Briana Marie Photography / Jose Villa
buquê da noiva com flor única para casamento
Buffy Dekmar / Alea Lovely / Thanasis Kaiafas
buquê da noiva com flor única para casamento vintage
Jordan Brittley / Weddbook / With Love by Emme Wynn

Por ser algo tão difícil – e ainda muito novo no mundo dos casamentos – a dúvida sempre aparece. Afinal, que tipos de flores são mais indicadas para esse tipo de buquê? Como saber se realmente é o estilo que eu estou buscando? Nós reunimos quatro dicas básicas para que você não tenha dúvidas na hora de definir como será seu tão sonhado buquê. Confira!

  1. Como você levará uma única flor, aposte em espécies lindas e diferentes das tradicionalmente usadas por noivas.
  2. Quanto mais exótica e magnífica, mais a flor chamará atenção e dispensará qualquer tipo de complemento.
  3. Para realçar ainda mais a beleza do buquê, é importante que a flor pareça fresca, como se tivesse sido colhida na hora.
  4. Dê preferência a flores com caule longo e firme, isso facilitará o manejo no momento da entrada.
buquê da noiva com flor única para casamento
Alicia Petitti Photography / Fiander Foto / Style Me Pretty
buquê da noiva com flor única para casamento
Amanda Suanne Photography / Jose Villa

Da noiva clássica ao estilo campestre

O buquê de flor única é tão democrático, charmoso e atemporal que ele pode ser usado tranquilamente por todos os tipos de noiva. Diferente dos outros estilos e formatos que possuem suas restrições, a flor sozinha combina com o campo, com a praia e também com as cerimônias religiosas na linda. Fica tão singelo, delicado e autêntico! Estamos morrendo de amores do lado de cá – e já estamos ansiosas para receber um lindo casamento com flor única!

Gostou da ideia de substituir o buquê tradicional pelo de flor única? Mas ainda não sabe como escolher a que mais combina com o seu estilo e o de seu casamento? Calma que a gente te ajuda! Separamos belíssimas opções de espécies capazes de se transformar em um buquê de flor única encantador. Inspirações para todos os gostos, uma mais linda que a outra. Dá uma olhada e conta pra gente o que achou das nossas sugestões. Vai ser um prazer saber que conseguimos participar do seu grande dia! 😉

buquê da noiva com flor única para casamento
Buffy Dekmar Photography / Amanda Doublin / Jose Villa
buquê da noiva com flor única para casamento de dia
Lisa O’Dwyer Photography / Lisa Hessel Photography / Style Me Pretty

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride