O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Buquês assimétricos e desconstruídos: Nova paixão das noivas

Buquê: eis uma verdadeira paixão das noivas! Uma linda combinação de cores, tipos de flores e formatos diferentes… Na maioria das vezes, o buquê é produzido pela empresa de decoração contratada pelos noivos. Apesar disso, ele é um acessório especial do look da noiva – e merece todo o carinho e cuidado! Assim como o penteado, a maquiagem e as joias, o buquê deve ser pensado para criar algo harmônico e charmoso. Nós já falamos sobre os principais tipos de buquês, mas hoje gostaríamos de destacar um deles. O buquê desconstruído – ou assimétrico, como também é conhecido – tem sido um dos favoritos das noivas.

Wedding Sparrow

No Brasil, os formatos clássicos como o buquê redondo ou cascata eram os preferidos das noivas. Hoje em dia, o mercado de casamento está completamente diferente e até mesmo os estilos e preferências se transformaram. A busca por cerimônias ao ar livre, seja no campo, como chácaras, sítios ou fazendas, ou à beira-mar, fez com que os gostos e prioridades das noivas também mudassem bastante. O buquê assimétrico é ideal para cerimônias menos formais. Eles ficam incríveis com vestidos rendados, tecidos leves e fluidos. Não existe uma regra de quais tipos de flores ou como criar um arranjo perfeito – é exatamente aí que mora o charme do buquê desconstruído.

Style Me Pretty / Rock My Wedding
Style Me Pretty / Rock My Wedding
‪Chic Vintage Brides‬
‪Chic Vintage Brides‬

A liberdade para criá-lo como a noiva sempre sonhou é o fator que conquista o coração das mulheres. Na maioria das vezes, são feitos com flores exóticas, com diferentes texturas e sem necessariamente seguir uma paleta de cores. Coloridos e cheios de vida, eles são simplesmente encantadores! Para as noivas mais românticas, mas que buscam uma dose de ousadia, a nossa sugestão seria optar por tons mais claros. Uma cerimônia noturna pede uma paleta de cores mais clássicas, como o rosa claro e folhagens em verde mais claro. Elegante e discreto: essas são as palavras chave para a ocasião. Nesse caso, as flores mais recomendadas são: rosas, hortênsias, astromélias, orquídeas, peônias e lírios. Os tons de verde nos detalhes podem ser produzidos com avencas e heras mais delicadas.

As flores silvestres e sementes são perfeitas para um look mais campestre ou vintage, enquanto cores vibrantes ficam incríveis para um casamento durante o dia. A proposta do buquê assimétrico é dar a impressão de algo bagunçado, que foi feito no improviso. Como se a noiva, minutos antes do casamento, tivesse pegado algumas flores de maneira aleatória para o seu grande dia. Eles são diferente dos modelos tradicionais, que são feitos com uma única flor. O charme desse tipo de buquê está justamente em criar uma harmonia perfeita entre tipos de flores de maneira improvável.

Tryphenas Garden / Sweet Blossoms
Tryphenas Garden / Sweet Blossoms
‪Bloom Fleuriste‬ / Envy Events
‪Bloom Fleuriste‬ / Envy Events

Equilíbrio do look é algo que precisa falar mais alto na hora de optar pelo estilo do buquê. Caso o vestido de noiva seja princesa, com muito brilho, corset acinturado e saia volumosa – mesmo numa cerimônia diurna, fuja do formato assimétrico. Nesse caso, a dica é usar arranjos menores e mais simples, de preferência com cores claras e folhagens. O vestido clássico, com brilhos e bordados, pede algo mais simples para que ele seja o destaque principal. O buquê desconstruído é um modelo para as noivas mais moderninhas, que buscam leveza e algo menos formal. São inúmeros os tipos de flores para construir um arranjo do tipo assimétrico, mas nós separamos alguns favoritos das noivas – e dos floristas. São elas: rosas, suculentas, eucaliptos, orquídeas, peônias, sementes de cheflera, eucaliptos, folhagens e até mesmo pequenos galhos.

Divulgação
Divulgação
‪Bonjour Bride
‪Bonjour Bride
Stabinger / ‪Martha Stewart Weddings‬
Stabinger / ‪Martha Stewart Weddings‬
Tips For Bride

Buquês com fitas amarradas: Charmoso e romântico

Nós sabemos como é a vida de noiva em busca de novidades, inspirações e tendências para transformar seu casamento num dia realmente inesquecível. Para aquelas que gostam de apostar em novas ideias, o buquê com fitas penduradas é uma ótima pedida: super charmoso e cheio de estilo. Ainda pouco conhecido no Brasil, pode ser uma opção perfeita tanto para o momento da cerimônia como para o ensaio fotográfico do casal no dia do casamento. Montamos uma galeria de lindas inspirações para vocês: vejam como as fotos ficam incríveis, com um clima todo romântico e elegante.

São diferentes tipos de fitas, laços, cores e espessuras: podem ser fitas mais curtas e delicadas, na altura do joelho ou na barra do vestido. Basicamente, o comprimento irá depender do estilo da cerimônia e até mesmo da produção da noiva. Os detalhes de rendas do vestido, acessórios de cabelo e penteado são essenciais para definir o melhor modelo de buquê para a noiva. As fitas penduradas deixam qualquer arranjo de flores mais charmoso e feminino: o movimento das fitas cria uma atmosfera etérea encantadora, perfeito para locais abertos e em contato com a natureza. Nós amamos a ideia justamente por ser uma aposta bem democrática, ideal para qualquer tipo de cerimônia. A composição das flores e cores das fitas amarradas ao buquê darão o charme especial, seja para uma produção mais romântica, mais despojada, mais elegante ou mais moderna.

Boho Weddings / Adorn Magazine
Boho Weddings / Adorn Magazine
Divulgação / Belle The Magazine
Divulgação / Belle The Magazine
MODWedding / Divulgação
MODWedding / Divulgação
Divulgação / KT Merry
Divulgação / KT Merry

Para quem ama a ideia, mas não tem coragem de ousar a ponto de usá-la na cerimônia, uma dica especial é utilizar no ensaio fotográfico pós-cerimônia. É uma forma de garantir mais charme e delicadeza às fotos dos noivos. As cores preferidas para as fitas amarradas ao buquê são: nude, rosa e azul claro, lilás ou roxa e tons avermelhados. A nossa dica é sempre consultar seu decorador para saber exatamente como criar um arranjo perfeito, cujas flores, folhagens e cores de fitas se harmonizem perfeitamente e estejam bem encaixados à proposta do visual da noiva. Cores mais quentes e vibrantes são ideais para cerimônias realizadas durante o dia, enquanto cores mais escuras são perfeitas para casamentos em montanhas, locais mais frios ou cujas cerimônias são realizadas durante a noite. O assimétrico é o modelo de buquê mais recomendado para ornamentá-lo com fitas penduradas.

Hi Miss Puff / Divulgação
Hi Miss Puff / Divulgação
Style Unveiled / Wedding Forward
Style Unveiled / Wedding Forward
Sonoe Kinoshita / Now Kiss The Bride
Sonoe Kinoshita / Now Kiss The Bride
Project Wedding / Green Wedding Shoes
Project Wedding / Green Wedding Shoes

Além de garantir fotos incríveis para o álbum de casamento, o buquê com fitas penduradas também dá um charme especial ao making of da noiva. As madrinhas também podem aderir à nova tendência e participar do cortejo até o altar com mini buquês. Renda, cetim e veludo, assim como acessórios de pérolas, relicários ou broches são perfeitos para criar um buquê maravilhoso e super produzido para o grande dia. Outra dica especial é apostar em arranjos com folhagens para evidenciar o contato com a natureza e ainda destacar o greenery, a cor pantone do ano de 2017. É um estilo que tem tudo a ver com casamentos ao ar livre, em contato com a natureza, seja com a brisa do mar ou com o verde do campo.

O mais importante é que a noiva se sinta confortável com a produção e faça alguns testes de buquê, vestido de noiva, cabelo e maquiagem. Como é algo ainda novo para as noivas brasileiras, vale considerar as fitas amarradas ao buquê como um acessório adicional para ter certeza da escolha. Como já sabemos, o buquê não precisa combinar com nenhum detalhe da decoração da cerimônia ou da festa de casamento. Ele precisa ser pensado para criar uma harmonia com o look da noiva. Para casamentos mais moderninhos, que seguem uma proposta mais voltada para o boho chic ou vintage, os buquês com fitas são simplesmente perfeitos. Nossa dica especial é também apostar em flores exóticas para garantir um visual ainda mais despojado e diferente. Que tal, noivinhas? Fiquem à vontade para salvar as referências em suas pastinhas e dividir suas ideias com seu decorador para transformar seu sonho em realidade! Nós reunimos os buquês de diferentes modelos e estilos, especialmente para vocês.

Paper Flowers by Adelina / Wedding Sparrow
Paper Flowers by Adelina / Wedding Sparrow
Ruffled Blog / Wedding Chicks
Ruffled Blog / Wedding Chicks
Hey Wedding Lady / Paper and Lace
Hey Wedding Lady / Paper and Lace
Ruffled Blog / Southern California Bride
Ruffled Blog / Southern California Bride
Green Parlour / Once Wed
Green Parlour / Once Wed
Wedding Sparrow / A Perfect Little Life
Wedding Sparrow / A Perfect Little Life
Montana Rose Painter / Junebug Weddings
Montana Rose Painter / Junebug Weddings
Ruffled Blog / Cuty Paste
Ruffled Blog / Cuty Paste
Brides / Style Me Pretty
Brides / Style Me Pretty
Style Me Pretty / WedLuxe Magazine
Style Me Pretty / WedLuxe Magazine
Mon Cheri Bridals / Paper and Lace
Mon Cheri Bridals / Paper and Lace
Whimsical Wonderland Weddings / Nouba
Whimsical Wonderland Weddings / Nouba
Tips For Bride

Charmoso e exótico: Aposte nos buquês com suculentas

Elas são charmosas, românticas, delicadas e muito exóticas. Já sabem de quem estamos falando? Apesar de ser uma das plantinhas preferidas das noivas, as suculentas ainda são um mistério para muitas mulheres: são aquelas plantas com folhas mais grossas e que deixam qualquer arranjo de flores ainda mais bonito. Novamente é uma inspiração de casamentos de fora do país, que tem conquistado as noivas do Brasil especialmente por se tratar de uma planta que se adapta muito bem a temperaturas mais altas. As suculentas não são sucesso apenas para compor o buquê das noivas, mas também em outros detalhes do casamento. Seja nas lembrancinhas, nos arranjos de centro de mesa, como destaque na decoração floral ou até mesmo como lapela para o noivo e os padrinhos, elas são sempre muitíssimo bem vindas.

Os casamentos com inspiração vintage ou no estilo campestre são apostas certeiras para investir em suculentas e criar uma harmonia mais exótica ao look da noiva, sem perder a sofisticação e a delicadeza. Originalmente, são espécies da mesma família do cacto e recebem o nome de suculentas exatamente pelas suas folhas gordinhas, que armazenam água. São espécies perfeitas para casamentos em locais mais quentes, ou seja, ideias para casamentos no litoral ou no campo. Para as noivas que são apaixonadas por essas plantinhas, uma boa notícia. Existem milhares de formatos, cores, tamanhos e texturas, o que possibilita uma série de combinações e arranjos florais. A grande maioria dos buquês com suculentas segue o formato redondo ou descontruído, montado com um mix de outras plantas e flores.

Se você decidir incorporar as suculentas ao buquê, uma dica especial: que tal também investir nessas plantinhas para a lapela do noivo? Fica muito charmoso e garante fotos incríveis. Outra ideia muito fofa é especialmente para os noivos mais ligados à natureza e que possuam alguma habilidade com jardinagem: vocês podem cultivar as próprias suculentas meses antes do casamento. São plantas que não exigem muito cuidado e conhecimento técnico, além de se adaptarem muito bem em lugares mais quentes como o interior de São Paulo, por exemplo. Quer mais? Pois é, essas plantinhas são realmente especiais. Elas podem ser replantadas depois da cerimônia e compor a decoração floral do seu novo lar como uma lembrança muito especial desse dia inesquecível. Existem diversos métodos de replantio de suculentas, todos bem fáceis e práticos.

Na galeria de fotos abaixo, destacamos alguns modelos com tons mais claros, com a predominância de cores verdes e também em versões com cores mais fortes e vibrantes.

Buquês com suculentas: Cores fortes e vibrantes

Succulently Urban
Succulently Urban
My Wedding / Wedding Forward
My Wedding / Wedding Forward
Style Me Pretty
Style Me Pretty
Divulgação / Wedding Wire
Divulgação / Wedding Wire
Ruffled Blog / 100 Layer Cake
Ruffled Blog / 100 Layer Cake

 

Buquês com suculentas: Cores claras e tons pasteis

Refinery 29 / Divulgação
Refinery 29 / Divulgação
Wedding Chicks / Dave Richards Photography
Wedding Chicks / Dave Richards Photography
Deer Pearl Flowers / Karyn Johnson Photography
Deer Pearl Flowers / Karyn Johnson Photography
The Knot / Divulgação
The Knot / Divulgação
Colin Cowie Weddings / Divulgação
Colin Cowie Weddings / Divulgação
KT Merry Photography / Style Me Pretty
KT Merry Photography / Style Me Pretty

 

Buquês com suculentas: Tons verdes e outras folhagens

MOD Wedding / Brides
MOD Wedding / Brides
Wedding Chicks / My Wedding
Wedding Chicks / My Wedding
Love Katie and Sarah / Divulgação
Love Katie and Sarah / Divulgação
Botanical Brouhaha / La Petite Fleur
Botanical Brouhaha / La Petite Fleur

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride