O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Daminhas e pajens – TER ou NÃO TER crianças no casamento?

Crianças são sempre sinônimo de alegria. Muito sinceras e espontâneas, são capazes de encantar a todos à sua volta. É graças a essas e outras inúmeras qualidades – que só elas têm, que acabaram ganhando lugar cativo nos cortejos de casamentos, principalmente aqui no Brasil. Eles trazem um toque a mais de emoção à cerimônia, seja carregando plaquinhas com frases fofas, espalhando pétalas pela passarela ou levando as alianças. Sem falar nos trajes escolhidos especialmente para a ocasião, que os deixam ainda mais encantadores.

daminhas e pajens no cortejo de casamento no campo
Mike Staff Productions / Perry Vaile Photography

É praticamente impossível resistir diante de tanta fofura. À primeira vista, a opção de contar com a presença de crianças no cortejo parece ser uma boa ideia. Mas, na hora de bater o martelo sobre esta questão, muitas noivas acabam tendo dificuldade. Apesar de seus inegáveis encantos, para ter certeza sobre dar ou não a eles um papel de destaque na cerimônia, é preciso analisar os prós e os contras. Se você está passando exatamente por este momento, pode respirar aliviada!

Para te ajudar a tomar esta importante decisão, recorremos a uma especialista. Convidamos assessora e cerimonialista Thais Kashivagui, da Kampai Eventos, para listar os cinco principais motivos para TER crianças no cortejo. Com 10 anos de experiência e mais de 500 eventos sociais e corporativos realizados na cidade de Sorocaba e região, Thais também deu dicas preciosas para quem NÃO QUER a participação dos pequenos na cerimônia. Confira e reflita! Não se esqueça: o importante mesmo é que tudo no seu grande dia seja exatamente como você sonhou!

daminhas com vestidos brancos no cortejo de casamento rústico
Luminaire Foto

Cinco motivos para TER crianças no cortejo:

  • Crianças representam a inocência, pureza e fertilidade, nada melhor do que elas para levarem o símbolo maior do casamento que são as alianças.
  • Crianças ficam lindas nas fotos.
  • Todos param para olhar, elas chamam atenção e causam emoção nas pessoas.
  • Tudo o que elas fizerem soa espontâneo e engraçadinho.
  • É uma forma de homenagear a criança e os pais, dando um lugar de destaque no dia mais especial das vidas dos noivos.
daminhas e pajens no cortejo de casamento no campo
Ashley Fisher Photography / Simply Bloom Photography

Cinco dicas para quem NÃO QUER crianças no cortejo:

  • Ao invés de crianças, homenageie os avós, colocando-os para levarem as alianças. Certamente esta homenagem trará muita emoção à cerimônia.
  • Crianças são imprevisíveis e, dependendo da idade, elas podem ou não querer entrar na hora do cortejo.
  • Bastante utilizada atualmente é o cortejo das alianças feito pelo pet de estimação, fica muito engraçadinho e divertido, pode ser uma opção!
  • Talvez os noivos não tenham crianças na família. Outra alternativa seria colocar as damas de honra adultas. É uma maneira de homenagear aquela amiga que não é casada ou não tem um par para compor o altar como madrinha.
  • Com ou sem crianças, o importante é aproveitar cada minuto da cerimônia, pois é a parte mais emocionante e inesquecível do casamento.
Tips For Bride

Gravatas borboleta para pets: Tendência fofa e cheia de estilo

Se você está noiva e sempre sonhou com um casamento ao ar livre, essa dica especial é para você. Ambientes externos como fazendas históricas e praias oferecem uma gama de possibilidades infinitas para deixar a criatividade rolar solta. De todas as tendências para cerimônia fora de igrejas, sem dúvidas, uma das mais fofas é trazer o seu pet para participar do seu grande dia. Se o seu companheiro de quatro patas ocupa um lugar tão importante em sua vida, porque deixá-lo de fora deste momento mais do que especial? Uma ocasião como essa pede uma produção à altura! Assim como os demais participantes do cortejo, o seu peludinho também precisa de um traje exclusivo. Se a simples presença de um convidado tão ilustre já causa frisson entre os convidados, imagina ela desfilando em traje de gala?!

As roupinhas para pets, tanto para fêmeas, quanto para machos, são inúmeras! Uma mais linda que a outra. Entre os modelos masculinos, roupinhas que simulam um traje social, punhos de camisas posicionados nas patinhas e, as queridinhas da vez, as gravatas borboleta. Segundo Mirela, proprietária da gravataria O Francês, a gravata borboleta é a mais comum e a mais segura para ele. A empresa oferece opções artesanais feitas sob medida e uma coleção especialmente desenvolvidas para os animais de estimação. “Um acessório maior, como a gravata tradicional, oferece o risco do animal tentar tirar e acabar estragando o visual. Além disso, o modelo tem um ar mais leve, que combina mais com os pets”, explica Mirela.

All Wedding Dresses
All Wedding Dresses
Créditos: O Francês
O Francês
Créditos: Olivias Doggie Designs / Poppy Parker Market
Olivias Doggie Designs / Poppy Parker Market

Qual o melhor modelo de gravata para o meu pet?

Fica a dúvida: como escolher o modelo perfeito? Basicamente, existem dois tipos de gravatas borboletas. Um deles vem com um elástico para ser preso na coleira de pescoço que o seu bichinho está acostumado a usar e a segunda opção vem com um regulador, igual aos utilizados pelos homens. “O primeiro é uma ótima opção para aqueles que não gostam muito de acessórios diferentes do habitual ou são muito agitados. Já o outro fica mais visível, considerando que toda a coleira será personalizada, exatamente da cor que você escolheu”, explica Mirela, sócia-proprietária da gravataria O Francês. Nesses casos, a nossa dica é: faça alguns testes para descobrir qual o modelo mais confortável para seu pet, afinal é essencial que ele esteja bem e feliz.

As possibilidades de cores e estampas para as gravatas são infinitas. Segundo a especialista, dois importantes pontos devem ser considerados. “É preciso haver um contraste entre as cores do animal e da gravata, para que ela não suma. Outro fator determinante é definir o papel do animal no casamento”, comenta Mirela. Apostar na paleta escolhida para o casório é sempre uma ótima pedida. Caso ele participe do cortejo da cerimônia, vale coordenar a sua gravata com a dos demais participantes, como pajens e padrinhos. Se você quiser surpreender ainda mais os presentes, que tal combinar o acessório de seu animalzinho com o do noivo? Seus convidados vão morrer de amores! Sem contar que os looks rendem fotos incríveis para o álbum de casamento.

Créditos: O Francês
O Francês
Crédito: Fifth & Chest Nut
Fifth & Chest Nut
Créditos: O Francês
O Francês

Gravata borboleta: para machos e fêmeas?

Super versáteis e cheias de estilo, as gravatas borboletas podem ser usadas até pelas fêmeas. Isso mesmo! “Elas viram um lacinho lindo. Basta posicioná-las para o lado”, explica Mirela, da gravataria O Francês, que possui uma linha exclusiva para os animais. Outra opção bem feminina e muito charmosa é combiná-la com as roupas da florista ou da daminha de honra. “Dá para fazer um faixa com o mesmo tecido dos vestidos delas e fazer um laço bem bonito em seu pescoço”, comenta Mirela. Outra boa alternativa é enfeitar a coleira que ela costuma usar com flores naturais ou artificiais. Uma aposta simples e certeira que, com certeza, irá deixá-la ainda mais linda e encantadora.

Crédito: Paris, Meet Boston
Paris, Meet Boston
Créditos: Marta Locklear Photography / Taylor Lord / Caroline Lima Photography
Marta Locklear Photography / Taylor Lord / Caroline Lima Photography
Créditos: Planterra Conservatory / Red Fly Studio
Planterra Conservatory / Red Fly Studio

Independente de suas preferências e escolhas, Mirela ressalta que o bem de seu pet deve sempre estar em primeiro lugar. “O mais importante é levar em consideração o perfil do animal para que ele não se estresse com acessórios demais”, explica a especialista. Uma boa dica para garantir que a participação de seu bichinho seja um sucesso é eleger o modelo ideal. Para isso, seu tipo físico deve ser levado em conta. “O tamanho da gravata precisa ser proporcional ao do animal, ela não pode ser maior que a medida da largura de sua cabeça, na altura dos olhos”, diz. Em casos de gravatas com reguladores para pets com muito pelo, existe outro fator que deve ser considerado. “Neste caso, basta medir o pescoço do animalzinho, deixando 2 dedos de folga, para regulagem”.

Crédito: Kate Noelle Photography
Kate Noelle Photography
Crédito: Fifth & Chest Nut
Fifth & Chest Nut
Créditos: Carmen Santorelli Photography / Jack Looney
Carmen Santorelli Photography / Jack Looney
Crédito: Weddbook
Weddbook
Crédito: Daily Dog Tag
Daily Dog Tag
Tips For Bride

Crianças em casamento na praia: Roupas para daminhas e pajens

Duas coisas são certas quando pensamos em cerimônias de casamento. Quando os noivos escolhem se casar na praia, será um dia inesquecível e cheio de boas energias. Além disso, quando as crianças entram em cena, elas roubam a atenção de todos os convidados e distribuem charme e delicadeza por onde passam. Agora, vocês conseguem imaginar as duas coisas juntas? O resultado só pode ser a coisa mais linda do mundo! Para as noivas que escolheram se casar na praia, pensar nos trajes das crianças é uma das etapas dos preparativos para garantir um momento cheio de amor e doçura para o dia do seu casamento. Assim como qualquer cerimônia ao ar livre, seja no campo ou no litoral, as roupas devem ser prioritariamente claras, com tecidos leves e que permitam que as crianças aproveitem esse momento.

Diferente de um casamento em fazendas, sítios ou chácaras, a praia pede looks ainda mais despojados e descontraídos. No campo, a inspiração para as roupinhas das crianças é mais voltada para o vintage e para o camponês ou campestre. Rendas de algodão, guirlandas de flores e trajes mais arrumadinhos são perfeitos para uma cerimônia na fazenda, por exemplo. Na praia, apesar de ser bem similar, é preciso prestar atenção nos detalhes. É um local geralmente com temperaturas mais elevadas, por isso, os tecidos devem ser leves e confortáveis. Muitas vezes, as crianças caminham até o altar descalças, com os cabelos soltos e sem muitos acessórios. Em casamentos à beira-mar, a simplicidade dos looks dos pajens e daminhas deve falar mais alto.

A regra número um é que as crianças devem se sentir à vontade com as roupas escolhidas. Pense em looks que reflitam um pouco do estilo da cerimônia e do casamento em si. Itens que, definitivamente, devem ficar fora dos looks das crianças são: mangas bufantes, saias muito volumosas (opte por retirar o tule por baixo da saia das daminhas), cores escuras, tecidos pesados ou sintéticos (devido ao calor intenso no litoral). No caso das daminhas, brilhos e bordados também devem ser evitados. A proposta é mesmo apostar em trajes mais simples, com poucos detalhes e que dê maior liberdade para as crianças. Óculos escuros, suspensórios ou tranças são perfeitos para os looks praianos.

Etsy / Rensche Mari
Etsy / Rensche Mari
Island Import / Divulgação
Island Import / Divulgação

Pajens

Cáqui, cinza ou azul claro são as cores preferidas para as roupinhas dos pajens do casamento na praia. Camisa branca e bermuda de alfaiataria são uma combinação perfeita e super charmosa para a ocasião. Outros acessórios como os óculos escuros, chapéu de palha, gravata borboleta e suspensórios também ajudam a compor o look das crianças. Dê preferência aos tecidos mais leves como algodão e linho.

Divulgação
Divulgação
Project Wedding / Brian and Leah
Project Wedding / Brian and Leah
Etsy / Divulgação
Etsy / Divulgação
Divulgação
Divulgação

Daminhas

Crochê, renda de algodão e tecidos leves são as opções perfeitas para montar o look das crianças. Para casamentos na praia, os tradicionais vestidos com saias volumosas podem ser substituídos por modelos mais simples. Um laço na cintura ou algum detalhe em renda podem dar um charme especial à produção das meninas, deixando-as confortáveis para um dia quente à beira mar. Além das cores claras como branco e nude, as daminhas também podem apostar em outros tons, como rosa e azul claro, fica uma graça! As flores naturais e tranças nos cabelos são ideias para construir um penteado natural e despojado.

Regina as the Photographer
Regina as the Photographer
My Whites and Wedding / Tea Princess
My Whites and Wedding / Tea Princess
Ralph Lauren / One Wed
Ralph Lauren / One Wed
Fab You Bliss / Etsy
Fab You Bliss / Etsy
Divulgação
Divulgação
Style Me Pretty / Divulgação
Style Me Pretty / Divulgação
Amanda K. Photography / WeddBook
Amanda K. Photography / WeddBook
Style Me Pretty / Tea Princess
Style Me Pretty / Tea Princess
Style Me Pretty
Style Me Pretty
Brides / Cassie's Closet
Brides / Cassie’s Closet
Project Wedding / Etsy
Project Wedding / Etsy
MOD Wedding / Etsy
MOD Wedding / Etsy
Ali Brown Photography / Brides
Ali Brown Photography / Brides

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride