O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
Tips For Bride

Mães dos noivos nos preparativos do casamento: Como envolvê-las?

Existe um velho ditado que diz que: felicidade só é de verdade quando é compartilhada. Quando pensamos em casamento, essa frase faz ainda mais sentido! Não estou falando apenas do casal de noivos, mas de toda a família e dos seus melhores amigos. Quer coisa melhor do que dividir todas as etapas dos preparativos e do grande dia com as pessoas que você mais ama? Falando em amor, as mães dos noivos deveriam ter uma categoria especial em nosso coração. Já imaginou a emoção de ver um filho – ou uma filha – se casando?

fotografia preta e branca abraço da noiva na mãe durante making of de casamento
Romulo Silva

Nós sabemos que não é fácil controlar a emoção – que dirá a ansiedade e a vontade de fazer tudo do jeito delas nesse dia tão especial. Claro que existem milhões de perfis de mães e sogras, mas existe uma boa parcela que gosta de participar de tudo! Pensando justamente nesses casos, nós preparamos um post exclusivo com dicas e sugestões para você. Afinal, qual é a melhor maneira de envolvê-las nos preparativos? Para que não interfira na relação de vocês e naquilo que vocês sempre sonharam?

A princípio a ideia pode até parecer não tão boa assim, afinal, a primeira coisa que vem à cabeça é a quantidade de palpites com que você terá que lidar. Mas, pode confiar na gente, dá para administrar a situação de forma tranquila e ainda agradar essas duas mulheres tão queridas e especiais, cheias de boas intenções e vontade de participar deste momento único em suas vidas. Quer saber como? A gente te ensina!

Planejando bem, que mal tem?

A primeira coisa a se fazer para evitar possíveis aborrecimentos e desentendimentos é estabelecer limites. Entrar em um acordo com seu noivo e, juntos, criarem algumas regras que devam ser obedecidas por sua mãe, sua sogra e, principalmente, por vocês dois. Para se chegar a um acordo, é necessário que ambos deem suas sinceras opiniões e que se comprometam a conversar com suas respectivas mães, caso algo fuja do controle.

Uma medida preventiva bastante necessária, afinal, a gente sabe que durante este período a ansiedade costuma aflorar. Daí para o início de uma discussão, basta um piscar de olhos, não é mesmo?

carinho da noiva com a mãe durante cerimônia de casamento
Guilherme Santos

Para que nenhuma das partes envolvidas se sinta mais ou menos privilegiada ou excluída, outra boa ideia é pensar em uma divisão de tarefas. Assim, vocês não correm o risco de suas mães transformarem os preparativos em uma competição, nem de que uma se sinta ofendida, caso você decida acatar o conselho da outra. Convide sua sogra para te ajudar com a escolha das flores, dos doces e dos convites, por exemplo. Para sua mãe, deixe tarefas que exijam um pouco mais de intimidade e conhecimento de seu gosto pessoal como a eleição do seu vestido, do penteado e dos presentes de padrinhos e madrinhas. É uma forma de deixar ambas felizes, sem ter nenhum tipo de dor de cabeça.

Você sempre sonhou com um casamento no melhor estilo DIY o famoso do it yourself, ou simplesmente, faça você mesmo? Que tal convidar as duas para ajudá-la e botarem a mão na massa? Por mais trabalhosas que as tarefas estipuladas por você sejam, com certeza, elas se sentirão orgulhosa por saberem que, de alguma forma, te ajudaram a transformar seu sonho em uma linda realidade.

Imagina só o tamanho do orgulho e da satisfação das duas quando chegarem ao local da cerimônia e à festa e verem aquilo que prepararam com tanto carinho ajudando a tornar seu grande dia ainda mais inesquecível. <3

carinho da noiva com a mãe durante making of de casamento
Cesar Junior

Dicas práticas para um final feliz

Você pode tomar todos os cuidados necessários para evitar problemas e discussões com sua mãe e sua sogra. Não tem jeito: durante os preparativos para o casamento, na grande maioria das vezes, elas acabam sendo inevitáveis. Os motivos para se chagar a isso são os mais diversos possíveis. Falta de dinheiro, ideias divergentes, a bendita lista de convidados – essa é campeã das desavenças! – ou mesmo pura teimosia, de uma ou das duas partes.

Apesar disso, todas as vezes que o arrependimento por as ter convidado a participar queira bater, lembre-se de que poder contar com sua presença e ajuda é um verdadeiro privilegio. Deixe as diferenças de lado, valorize-as e permita que colaborem, dando seu melhor.

brinde da noiva com a mãe e a sogra durante making of de casamento
Leandro Donato

Nós te ajudamos a facilitar este processo e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Especialmente para você, separamos algumas dicas de atividades que em que você pode incluir sua mãe e sua sogra. Cinco tarefas aparentemente complexas, mas que com amor, carinho e dedicação de mãe, podem ser facilmente tiradas de letras. Confira!

Consultoras especiais

Na hora de escolher o modelo perfeito para subir ao altar, o que a gente mais precisa é de uma opinião sincera, porém carinhosa. Por mais que vocês tenham gostos diferentes, com certeza, elas irão respeitar suas vontades. Afinal, antes de serem sua mãe e sua sogra, elas são mulheres, por isso sabem o quanto é importante para você estar se sentindo deslumbrante e confiante. Isso sem falar nas boas lembranças que a saga em busca do vestido, com certeza irão render. Momentos recheados de afetos, boas risadas, muita emoção e cumplicidade.

Tricotando

Ao invés de ficar fazendo o meio de campo entre a mãe de seu futuro marido e a sua, para acertar os detalhes do que irão vestir no seu grande dia, deixa-as incumbidas de resolver isto sozinhas. Caso ainda não tenham proximidade, apenas as coloque em contato inicialmente. Depois, deixem que cuidem de tudo sozinhas. Além de facilitar e muito sua vida, isso faz com que te surpreendam. Assim, você só saberá o que irão vestir, quando estiverem prontas!

Anfitriãs mais do que especiais

Vão celebrar o início da vida dois com um destination wedding ou têm convidados de fora da cidade? Deixem suas mães incumbidas de recebê-los. Elas são simplesmente perfeitas para tarefa. Impossível encontrar alguém que saiba receber e acolher melhor do que uma mãe, não é mesmo?  Peça para que se coloquem à disposição, caso os convidados precisem de algo. Uma forma carinhosa e calorosa de mostrar o quanto são importantes e agradecê-los pela presença.

fotografia preta e branca alegria do noivo com a mãe durante cerimônia de casamento
André Alves

Cheias de responsabilidade

Hoje em dia, com as listas de presente, geralmente disponibilizadas no site de casamento, a grande maioria dos presentes chegam direto em nossas casas. Apesar disso, sempre tem um ou outro que aparece na recepção. Para que eles não se percam, você pode pedir para que sua sogra e sua mãe fiquem responsáveis por cuidar deles. Isto inclui encontrar um lugar seguro para guardá-los e garantir que eles cheguem são e salvos à casa de vocês.

Registros carinhosos

Estas mulheres tão especiais por seu empenho e dedicação merecem uma atenção especial. Não só durante os preparativos e o casamento em si – mas, ao longo de toda a sua vida e de seu futuro marido. Nada mais justo do que preparar recordações especiais. Façam fotos especiais que traduzam todo amor e gratidão de vocês durante o making of, cerimônia e ao longo da festa. Para que esses registros sejam ainda mais inesquecíveis providenciem um mimo para entregar junto com eles. Com certeza, eles irão entrar para a lista dos melhores presentes que elas já ganharam em suas vidas.

carinho da mãe com a noiva durante making of de casamento
Ricardo Clavello
Tips For Bride

Como escolher as madrinhas do meu casamento? Confira nossas dicas!

Só quem está prestes a subir ao altar sabe o quanto é difícil fazer a lista de convidados para o casamento. Antes de passar por isso, a gente até imagina como seja, mas, na prática, a coisa fica ainda mais complicada. É por isso que, sempre que possível, damos dicas aqui para te ajudar a resolver esta questão. Se eleger as pessoas que irão celebrar este dia especial com você costuma gerar uma série de dúvidas, imagina escolher as madrinhas.

como escolher as madrinhas para o casamento foto making of madrinhas com robes com barrado de renda e brinde com champanha
Victoria Carlson

Sabemos muito bem como é ter que encarar esta árdua tarefa, por isso, resolvemos dar uma forcinha! Preparamos um post recheado de conselhos e informações que, com certeza, irão te ajudar muito na hora de eleger as pessoas mais qualificadas e indicadas para estarem ao seu lado no altar no dia mais importante e feliz de sua vida. É conferir e já começar a pensar nos presentes e na melhor forma de oficializar o convite!

como escolher as madrinhas para o casamento noiva com véu longo em cerimônia no campo
Keen and Kind / Nayara Tognere

Muito carinho e responsabilidade

Muito mais do que fazer parte do cortejo, ser madrinha requer uma série de responsabilidades. O envolvimento com o grande dia começa bem antes da cerimônia. Como a fase dos preparativos costuma ser bastante atribulada, geralmente, são elas quem ajudam na organização das comemorações pré-casamento. Da lista de presentes, às lembrancinhas e brincadeiras, elas cuidam de tudo para que você possa só relaxar e curtir a festa.

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas e noiva com coras de folhagens e buquês de flores exóticas
Nayara Tognere

Outra tarefa que fica a cargo das escolhidas para serem testemunhas do tão sonhado SIM, é aconselhar e auxiliar você e seu futuro marido, sempre que estejam passando por alguma situação inusitada ou momento difícil. Daí a importância de serem pessoas por quem você tenham um grande afeto e confiança. Alguém que acompanhe a vida de vocês de perto e com quem realmente possuam intimidade e afinidade.

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas com vestidos claros e buquês de flores exóticas
Pinterest

Convidar ou não convidar, eis a questão

Seja qual for o estilo de cerimônia escolhido por você e seu futuro marido para oficializar o início da vida a dois, não existe nenhuma regra sobre a quantidade certa de padrinhos e madrinhas. Apesar de os especialistas recomendarem contar com, no máximo, quatro casais de cada lado, você pode convidar quantos quiser, sem medo de errar. Basta usar o bom senso, levando em conta o tamanho do altar e o tempo de entrada de todos os casais durante o cortejo. Tudo para garantir que ninguém fique desconfortável, nem entediado e que as fotos fiquem lindas, é claro!

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas com cabelos soltos e vestidos azul bebê
Pinterest

Conseguir determinar a quantidade certa de pessoas que irão testemunhar seu tão sonhado sim já é difícil. Quem convidar, então, nem se fala. Dá medo de deixar de fora alguém que realmente mereça ocupar esta importante posição ou de chamar uma determinada pessoa e se arrepender depois, não é mesmo?  Para ter certeza de que você está fazendo a escolha certa, é só responder as seis perguntinhas abaixo.  😉

como escolher as madrinhas para o casamento foto making of madrinhas com robes coloridos brindando com champanhe
Pinterest
  1. Quanto você ama esta pessoa?
  2. Ela é realmente importante e presente na sua vida?
  3. Você espera poder tê-la por perto para sempre?
  4. Você já pode contar com o apoio e carinho dela em algum momento difícil?
  5. Ela tem ou teve algum papel importante na história de vocês?
  6. Você e seu futuro marido desejam que esta pessoa frequente sua casa?
como escolher as madrinhas para o casamento noiva sem véu e madrinhas com coroas de flores
Nayara Tognere / Pinterest

As melhores escolhas

Critérios a parte, algumas pessoas são tão importantes para você ou mesmo para a história do casal que acabam conquistando, naturalmente, o cargo de madrinha, não é mesmo? Alguém que está sempre presente e que de tão especial já possui um lugar de destaque na sua vida. Motivo mais do que justo para merecer também uma posição privilegiada no seu grande dia. Essa escolha é muito fácil! Mas, e as outras madrinhas, quem escolher?

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas com vestidos em tons de lavanda e headbands de flores
Pinterest

Existem algumas pessoas que podem não ser tão presentes no seu dia-a-dia, mas que, mesmo assim, são importantes e muito queridas. Elas também merecem um lugar de destaque na cerimônia.

como escolher as madrinhas para o casamento madrinha com vestidos curtos de paetê e buquê de flor única
Pinterest

Sempre ao seu lado

Nada como dividir este momento tão especial com alguém que te acompanhou por toda a vida. Se você tem uma amiga de infância com quem ainda mantém contato, ela não deve ficar de fora da lista de madrinhas. Ela, com certeza, ficará muito feliz em poder compartilhar com você algo tão importante. Um reconhecimento e tanto pelos muitos anos de amizade.

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas com vestidos candy colours
Style my Pretty

Profissão: cupido

Sabe aquela pessoa que serviu de cupido para esse relacionamento? Que apresentou vocês ou mesmo que deu a maior força para ficarem juntos e seguirem em frente, mesmo nos momentos mais difíceis? Nada mais justo do que dar a ela um papel de destaque no grande dia de vocês, não é mesmo? Imagina só o quanto ela vai ficar feliz em saber que, de será promovida de grande incentivadora à testemunha dessa linda história de amor.

como escolher as madrinhas para o casamento foto divettida com os noivos na porta da igreja
Pinterest

Laços de família

Nem só de amigas deve ser feita sua lista de madrinhas. Contar com alguém de sua família, é sempre uma boa ideia. Calma! Nada de chamar parentes mais distantes só para agradar seus pais. Tias e primas são bem-vindas, desde que você tenha bastante intimidade e conexão com elas. Se for para fazer este importante convite, que seja para quem sempre esteve presente e torceu por sua felicidade.

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas com vestidos listrados preto e branco
Pinterest

Celebrando os ciclos da vida

Uma boa dica para ter certeza de que ninguém que seja realmente importante para você ficará de fora deste momento único, é convidar, pelo menos, uma representante de cada ciclo da sua vida. Pessoas que estiveram ao seu lado em momentos importantes e que vibraram com suas conquistas. Vale chamar uma amiga de infância, uma da época da escola, uma da faculdade, uma do trabalho e, claro, alguém da sua família. Um jeito celebrar toda sua trajetória, até chegar ao altar.

como escolher as madrinhas para o casamento madrinhas com coroas de flores em cerimônia de casamento ao ar livre
The Hen Planner
como escolher as madrinhas para o casamento noiva e madrinhas com buquês de flores exóticas
Ponto Click Fotografia
Tips For Bride

Inspiração para mães e madrinhas: Conheça o estilo da noiva Meghan Markle

Falta menos de uma semana para o tão badalado casamento real da atriz Meghan Markle e do príncipe Harry. Em todos os países, a mídia está eufórica de tanta ansiedade e curiosidade. A começar pelo traje escolhido pela noiva para o grande dia, que acabou influenciando até os maiores nomes da moda bridal na hora de elegerem suas apostas de vestido de noiva para 2019. Dona de um estilo único e muito apurado, a relação entre a noiva do ano e o mundo fashion não é de hoje. Nós elegemos seus principais looks – dentro e fora do red carpet. Tudo muito bonito e discreto, no melhor estilo simples e chique. Ótimas sugestões para inspirar mães e madrinhas que buscam produções discretas, porém cheias de glamour.

estilo de meghan markle no red carpet com alfaiataria em tons escuros
Getty Images

Sempre elegante, antes mesmo de entrar para família real, os looks de Meghan Markle, futura esposa do príncipe Harry já inspiravam mulheres ao redor do mundo. Para celebrar a proximidade do casamento, decidimos desvendar seu estilo. É conferir para se inspirar e já começar a sonhar com o modelo que ela deve usar para dizer o tão esperado sim.

estilo de meghan markle no red carpet com conjunto de alfaiataria de short e paletó
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido branco e jaqueta de couro
Getty Images

Básica, confortável e muito chique

Presando sempre pelo conforto e a simplicidade, Meghan Markle costuma roubar a cena por onde passa. Acredite se quiser, muito antes de pensar em entrar para a família real, ela já foi nossa colega de profissão. Isso mesmo, a atriz era blogueira! Ela se dedicava a um site de lifestyle, beleza e viagens, o Thetig.com. Sua ligação com o universo fashion não para por aí. A atriz já prestou colaboração a uma coleção cápsula da marca canadense Reitmans.

estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido preto com modelagem clássica
Getty Images

Básica e muito feminina, Meghan é adepta dos looks chiques e cleans em seu dia-a-dia. Nada de estampas e cores chamativas: as peças lisas, todas confeccionada em cores neutras e sóbrias, são as queridinhas da atriz. Suas marcas registradas são os jeans e saias lápis, quase sempre combinados a camisas brancas ou listradas. Para completar as produções, jaquetas de couro, lenços e chapéus. Nos pés, um belo par de sapatos de saltos – garantia de um visual sexy e causal.

estilo de meghan markle no red carpet com vestido branco minimalista
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido preto liso
Getty Images

Fiel a seu estilo, a futura esposa do príncipe Harry aposta em looks minimalistas até mesmo no red carpet. Seu bom gosto e senso de estilo são tão apurados que ela consegue se manter chique sem abrir mão do conforto e da simplicidade. Mais elegante impossível, né? Para ocasiões como estas, que pedem produções mais elaboradas, a noiva do ano sempre dá preferência a peças cleans e modernas. As modelagens e monocromáticas ajudam a trazer um ar mais chique e glamuroso ao visual. Arrematado, na maioria das vezes, pelos longos cabelos soltos.

estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista em tons terrosos
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido preto básico
Getty Images

Beleza natural: Marca registrada de Meghan

Quando o assunto é beleza, Meghan Markle também segue o estilo básico e chique! Nada de makes muito elaboradas ou marcadas. A noiva do príncipe Harry costuma apostar em produções discretas que realcem sua beleza natural e maquiagens mais clássicas que privilegiam o equilíbrio. Olhos e lábios muito marcados em um mesmo look, nem pensar!

estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista em ton escuro
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido preto
Getty Images

Sua marca registrada é a pele iluminada. Sempre com cobertura bem leve e o mais natural possível. Além de garantir que o visual não fique pesado e envelhecido, esta escolha garante que suas discretas e charmosas sardas continuem à mostra. Já para destacar seu olhar, sem brigar com a pele natural, a noiva do ano costuma turbinar a maquiagem usando e abusando do clássico cat eye. Ela ainda aposta em um efeito power nos cílios, caprichando nas camadas de máscara para dar mais volume, tanto aos fios superiores, quanto inferiores.

estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista oof-white e etampa geométrica
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista metalizado
Getty Images

Outra característica comum às makes de Meghan são os batons clarinhos – alternando entre o nude cremoso e o glossy. Opções perfeitas para maquiagens naturais e peles iluminadas – e, especialmente para noivas. Apesar de serem seus preferidos, em algumas ocasiões, a atriz prefere apostar em algo mais ousado. Ela substitui os tons claros nos lábios pelo bom e velho vermelho – dando à produção um certo ar femme fatalle. Quando a intenção é criar um visual mais moderno e descontraído, a noiva do ano aposta nos tons de pink, que combinam perfeitamente com sua pele morena.

estilo de meghan markle no red carpet minimalista marsalla
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista com mangas
Getty Images

Muito brilho e volume na medida certa

Diante de tantas particularidades, fica realmente difícil de imaginar a Meghan Markle como noiva do casamento real mais aguardado dos últimos anos. Outra característica bem muito marcante no visual da noiva do ano são os cabelos. Usados soltos, na maioria das vezes, os longos fios escuros são naturalmente sensuais. Praticamente impossível não e encantar por seu brilho e movimento. Eles chamam tanta atenção que acabaram servindo de inspiração para mulheres de todas as idades, mundo afora, se consagrando como um dos mais pedidos nos salões de beleza. O queridinho do momento no quesito cabelo!

estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista em cores sóbrias
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com vestido minimalista azul
Getty Images

Considerados uma de suas marcas registradas, os fios castanhos escovados com volume parecem estar sempre sedosos e muito bem hidratados. Sabe aquele famoso cabelo de comercial de xampu? Para conseguir o aspecto suave e despretensioso, Meghan Markle não abre mão das ondas largas e soltas. As grandes responsáveis por deixar seus fios ainda mais sedutores e sempre com bastante volume. Uma ótima pedida para quem sonha em subir ao altar usando os cabelos soltos! 😉

estilo de meghan markle no red carpet com cores sóbrias
Getty Images
estilo de meghan markle no red carpet com alfaiataria
Getty Images

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride